Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

lyrkiv 16/12/2023

Uma distopia um tanto melancólica¿¿
Comprei esse livro por pura recomendação de um video do bookstagram e cá vim. Não estou nem um pouco arrependida por ter lido essa obra, só esperava mais aprofundamento nesse tal contexto de mistério científico e seus limites, ter levado mais além as teorias, com detalhes e objetivos claros, sabe? Me prendi por completo na leitura pois requeria um pouco mais de atenção por conta da cronologia meio bagunçada, e também por serem as memórias da protagonista.

Esse sendo o meu primeiro livro do Ishiguro, foi uma escrita facilmente de ser entendida. Todo um suspense muito fascinante, senti um clichezinho no desenvolvimento do personagens principais, me lembrando um pouco uma leitura adolescente mas relevei.

Penso que se tivesse mais aprofundamento, mais explicações sobre as teorias e a ciência em si, se por algumas vezes a narração/perspectiva fosse de alguns dos guardiãs!!! Poderíamos ter uma noção de oque cada lado da trama defendia e como eles pensavam. Gostei bastante da ideia, porém, na minha opinião, executaram com outros focos.

sla

Vicky.Schneider 13/12/2023

Positivamente surpreendente
"De olhos fechados, pensei no lixo, no plástico balançando nos galhos, na franja dos vários objetos ao pé da cerca, e imaginei que esse era o lugar onde tudo o que eu havia perdido desde os tempos de infância tinha ido parar, e que se eu, ali imóvel, esperasse o suficiente, aquilo que eu procurava apareceria no horizonte..."
Um livro que fala sobre propósito, de uma forma muito sutil, no início. Mas que pega pesado nas últimas páginas. Não respondeu todas as perguntas feitas durante a leitura, mas falou sobre muito mais do que se pode ler nas palavras impressas.

LuanLima94 13/12/2023

Oh Baby, não me abandone jamais!
Demorei mais tempo do que deveria, mas enfim terminei. Acredito que a demora tem mais relação com momento que vivo e não com a narrativa.

Falando nela (a narrativa), no início o livro mantém um fluxo muito bom. Você percebe que o autor vai te revelando o que ele quer, quando ele bem entende. Como se lançasse a isca para você ficar preso.

Até um certo ponto isso é muito bom, depois de um tempo fica cansativo. Isso junto com os capítulos longos foi me fazendo esfriar o ritmo da leitura também.

Os personagens são bem explorados, mas as lacunas prejudicam um pouco. A escrita do autor é perfeita, a tradução melhor ainda. Muitos termos bem interessantes são usados.

No fim fiquei contente com o final que não só revelou as coisas que estavam ocultas, mas entregou grandes pontos de reflexão.

Alice 13/12/2023

Melancolia
Essa é a principal sensação que esse livro me passa. O plano de fundo de ficção, na minha opinião é apenas isso, um plano de fundo. Os três primeiros terços do livro focam muito mais, ao meu ver, na sensação de relembrar a infância e a juventude, com todas suas perspectivas e experiências únicas, com a saudade daquilo que não volta mais. Como a escrita é bem fluida e eu gosto de dramas de amadurecimento, não me incomodou. Mas se você procura uma ficção científica empolgante e cheia de reviravoltas, com certeza esse não é o livro certo.

1tha3 11/12/2023

É sobre não abandonar as memorias
A distopia mesmo sendo o constante plano de fundo durante todo o livro, esse assunto continua mais só isso mesmo, uma camada fina ali presente. O grande artista desse livro são as memórias e o principal coadjuvante é a inocência infantil. Kath passa o livro todo divagando entre descrições desnecessariamente precisa sobre lugares e acontecimentos do passado. Não são grandes acontecimentos o que torna o livro morno quase frio, o que me fez seguir foi o plano de fundo que no fim é pouco explicado. Os personagens vistos por uma única visão pode influenciar, mas Kath é irritantemente passiva, covarde. Tommy um verdadeiro bundao que fica com o que ou uem estava mais fácil e Ruth é a garota mais odiosa que poderia existir.
Poderia. ser melhor e me lembrou 1984, se você gostou daquele vai gostar desse aqui.

girlatbook 10/12/2023

I've never been a natural, all i do is try, try, try
A história desse livro é perfeita. Quando a gente percebe do meio pro fim o que o autor quis passar, é como as peças do quebra-cabeça finalmente se encaixando. Mas preciso dizer ? é um quebra-cabeça longo e cansativo. A narrativa é monótona. Demorei pra me tocar que o livro não teria um clímax muito grande. Que não ia ter um ponto de tensão, uma reviravolta tremenda, algo que me tirasse do eixo (e tirasse os personagens também). Mas, quando consegui compreender isso, passei a aproveitar a leitura do jeito que ela era. É parada, nada emocionante, nada que faça seu coração bater rápido demais em busca de respostas. Na verdade, você acaba tendo um pouco da personalidade dos personagens. Eles são calmos e conformados, e no decorrer, você aprende a ser assim também. A não esperar muito da leitura. É um livro ótimo, eu com certeza leria de novo, e a história me chorou em pontos que não consigo descrever. Só não do jeito que eu esperava. Sempre acho que um pouco mais de emoção seria melhor.

Ina 08/12/2023

Não deu pra mim?
Como mencionado na sinopse, o romance trata-se sobre criação de clones para serem doadores de órgãos, assim vamos acompanhando a estória na visão de Kathy. Como já havia assistido à adaptação, a minha experiência com o livro foi cansativa, não consegui me apegar à protagonista principal e nem nos seus amigos. Quanto a escrita de Ishiguro, é primorosa assim como as suas críticas sobre o descarte de clones. N

Pamela.Pugliano 04/12/2023

"Pobres criaturas. Quem me dera poder ajudar."
Esse é o tipo de livro que não conquista a todos. Mesmo que seja um romance de formação, ele traz questões mais importantes do que se lê na superfície. Ele é denso, vagaroso, com poucas falas, mas consegue transmitir tudo o que se propõe, sem revelar de fato o que é o que.

Bom, temos a história contada por Kath, desde sua infância até a fase adulta, onde ela relata como foi crescer em Hailsham, um tipo de orfanato para crianças "especiais". Junto com seus amigos Ruth e Tommy, acompanhamos seu desenvolvimento dentro das circunstâncias em que essas crianças foram inseridas. Depois, como cuidadora, acompanhando seus amigos doadores, temos suas lembranças e entendemos um pouco da amizade, dos segredos, e das questões íntimas que os envolvem. Em um mundo onde o nascimento dita o seu futuro, é como se vive nesse intervalo que vale.

Enfim, leiam. Não é uma leitura fácil, mas vale o número de pensamentos sobre a vida que ela proporciona. Te faz pensar por um tempo. Leitura meio que recomendada. Aproveitem.

clara 03/12/2023

Inesquecível
Acabei de terminar e já tenho a impressão que vou lembrar dele o tempo todo. Em conversas com minhas amigas, relembrando memórias da infância, escutando músicas que, de tão boas, fazem a imaginação ir longe e nos fazem dançar sozinhos no quarto. Esse livro é muito bem escrito, o ritmo é muito interessante (a forma como a história vai e vem, sem uma cronologia perfeita ? afinal, é contada a partir de memórias) as revelações são surpreendentes e, na maior parte das vezes, partem o coração. Acompanhar essa história foi uma jornada que eu nunca vou esquecer. Levarei Kath, Tommy e Ruth comigo.

Jhenyffer.Ryssat 02/12/2023

Devagar quase parando...
Foi a velocidade que eu li esse livro kkk
Na verdade ainda bem que tinha audiobook dele, assim eu consegui terminar para participar da reunião do Clube de Leitura.
A história em si, o assusto abordado é legal, mas o livro é extenso e com detalhes desnecessário, fazendo com que fique cansativo e quase insuportável a leitura.

AmandaRabelom 26/11/2023

Acredito que esse livro pode ser considerado uma distopia, mas uma totalmente diferente das que estamos acostumados. Ele apresenta o mundo bem aos poucos, demora o livro todo pra vc ter o cenário completo. Além disso, não existe uma tentativa de rebelião/mudança. Gostei da ideia, da forma como tudo foi abordado. Eu livro mais lento, digamos assim, mas muito bem escrito e interessante.

amanda 26/11/2023

A premissa do livro é muito boa, mas achei que demorou demais a chegar num ponto interessante.
Achei que foi explorado de forma bem fraca uma ideia que tinha tudo pra ser uma história incrível. Demora demais pras coisas serem explicadas e por mais da metade do livro ficam só conjecturas do que tá acontecendo.
Mas a escrita é muito boa, mesmo com esses problemas da forma como a história é contada, a leitura flui bem.

Rauecker 24/11/2023

Não me abandone jamais
Eu não sei ao certo como cheguei a essa leitura, mas após concluí-la fiquei grato ao Victor do passado por ter decidido ler este livro.

Não consigo expressar muito o que achei da obra em si sem dar spoiler, então o que posso dizer para não cruzar essa linha é: a narradora Kathy é humanamente incrível em cada detalhe e acompanhar sua trajetória pela escrita de Kazuo foi uma experiência maravilhosa, temos um ar de suspense, romance, tristeza e a acima de tudo de compaixão.

O livro trata da crueldade humana em um universo de ficção científica muito bem escrito, leiam vale muito a pena de verdade.

Citação preferida:

?Está à espera do momento de dar-se conta de que; existem pessoas lá fora, que não odeiam você, nem lhe desejam mal, mas que ainda sim estremecem só de pensar em você, de lembrar de como você veio ao mundo e porquê, e que sentem pavor diante da simples possibilidade que sua mão roce a mão deles.?