Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Nicolas388 27/12/2022

"Crianças devem ser enganadas para crescerem sem traumas"
Tenho que confessar que foi uma leitura muito diferente do que eu esperava. Trata-se de um livro de memórias e, sendo sincero, não era a escrita que eu esperava de um Nobel, o que não necessariamente quer dizer que seja ruim. Pelo contrário, a história é instigante, além de uma das construções mais reais que já vi de personagens, como se realmente os conhecesse e estivesse ali durante cada pequeno evento cotidiano.

Particularmente, gostei de certas escolhas narrativas do autor, como se demorar ao máximo para explanar as engrenagens de sua distopia. Em geral, histórias de ficção-científica sempre têm capítulos e capítulos só de explicações só para exibir o quanto o escritor criou um mundo doido e complicado, mas Ishiguro não tem essa preocupação. Ele está focado em seus personagens, seus sentimentos, sua vida.

É interessante notar que, como clones criados para doarem seus órgãos até "concluírem", isto é, morrer, eles em momento algum colocam suas esperanças num outro destino que não este. Apenas pedem um adiantamento.

Kathy, a narradora-protagonista, relata-nos suas memórias como se nós também fizéssemos parte desse mundo estranho... e será que não fazemos mesmo?
dani 13/02/2024minha estante
Sua resenha me fez querer dar outra chance para a literatura de Ishiguro. Achei bem interessante a premissa desse livro.

Nicolas388 15/02/2024minha estante
Ahh, fico feliz de ter desperta esse sentimento ^^

Lou 05/11/2022

Chato
Li pq é uma leitura obrigatória para o vestibular da UERJ porém o livro é muito chato, minha leitura foi lenta pois não conseguia me prender na história, parece que nada acontece nele, 343 páginas que poderiam ser resumidas a bem menos que isso
Carla 09/11/2022minha estante
to lendo por causa do vestibular tbm e tô odiando

Carla 09/11/2022minha estante
to lendo por causa do vestibular tbm e tô odiando

amy 24/10/2022

Sinceramente, nunca teria lido esse livro se não fosse pela UERJ. Agora que terminei, posso disser que foi uma leitura ótima e agradável.

A todo momento, o assunto abordado no livro é tratado com naturalidade, o que deixa o leitor "acostumado" com a ideia, por mais repulsiva e antiética que ela seja, achei esse fator algo bem interessante.

Também percebi um certo tom de melancolia durante a narração, personagem principal sempre parece muito passiva em relação aos outros, ela se impõe, sim, mas não muito. Na maioria das vezes, ela deixa a Ruth passar por cima dela. - inclusive, a Ruth foi muitíssimo bem escrita como aquela garota irritante e arrogante que você e obrigado a conviver e, por mais que queria, não pode soc@r a fuça dela.

Uma coisa não 100% relacionada a leitura, mas que eu acho que devo comentar porque achei muito bom é que: como eu senti essa vibe melancólica do livro, toda cena que imaginava na minha cabeça tinha um filtro azul, meio Crepúsculo kkkk
Daitoros 26/10/2022minha estante
Também tô lendo por causa da UERJ, segunda vez q faço o vestibular deles e geralmente os livros indicados são muito bons. Da última vez q fiz era "o seminarista", adorei também

Gabi 28/10/2022minha estante
Oie te chamei no direct aqui do skoob

Aline 07/01/2013

Uma não-resenha de um livro excelente
Sabe aquele livro/filme que, quando acaba, deixa você procurando palavras? Você fica lá, deixando os créditos correrem enquanto ainda está sentado na poltrona, ou simplesmente fica ali, encarando a última palavra do livro (ou a capa). E parece que você pensa tudo, e ao mesmo tempo nada, sobre a mensagem do que você acabou de absorver (ou que é coisa demais para absorver).
Kathy tem 31 anos e vai deixar de ser uma cuidadora, tarefa que ela e muitos outros acreditam que ela desempenha muito bem. Vai voltar ao plano originalmente traçado e se tornar, enfim, uma doadora. Enquanto não encerra as atividades de cuidadora, e se torna doadora, ela começa a revisitar seu passado em Hailsham, junto aos amigos Tommy e Ruth.
Não se deixe enganar, trata-se de uma distopia, e muito bem elaborada. E não ligue para meu resumo tosco e, se quer mesmo um conselho, NÃO saia por aí procurando mais coisas sobre ele. Vai por mim, deixe o livro tomar seu tempo, e ir explicando esses conceitos por eles mesmos (Hailsham, doador, concluir, guardiões, cuidador...). Serei até mais ousada e diria para pegar o livro e não ler sequer mesmo sua orelha, muito menos entrar nos sites de compra (ou até mesmo da editora) e ler o resumo dele. Muito do que está escrito ali pode estragar grandes partes do livro. E é muito interessante que você deixe que ele te choque por si só. Ou te assombre.
Mas não espere um thriller. Não é um daqueles livros cheios de reviravoltas ou de fatos chocantes jogados na sua cara. Ele é sim, cheio de situações-limite, mas daquelas de filme de suspense, que vão chegando, chegando... chegam, se instalam e o terror está aí, em você constatar um fato que deveria ser óbvio.
Para mim, o livro traz questionamentos complicados: o que nos torna humanos? Existe tempo para viver as coisas? Há como voltar atrás e recuperar o tempo, ou uma vez passado o momento, ele fica perdido? Para o amor, existe tempo? O que nos faz aceitar ou nos rebelar com o que é exposto? Se você tivesse mais tempo, o que faria? Ou o tempo nunca é suficiente?
gabriela z 16/02/2013minha estante
Aline, eu adorei suas observações. Me senti exatamente como você descreveu quando li o livro. Suas ponderações não poderiam ser mais perfeitas. Parabéns!

gabriela z 16/02/2013minha estante

Gustavo Kamenach 06/09/2021

Um sci-fi e vários nós na garganta
Antes de mais nada, sugiro para aqueles que não se incomodam em ler e ouvir música ao mesmo tempo, procurem no YouTube por Judy Bridgewater - Never Let me Go e a reproduzam nos momentos da leitura em que vocês começarem a sentir uma pontinha de emoção que seja, certamente vai potencializá-la, recomendo no momento em que a música e sua fita são citadas pela primeira vez e também nos momentos finais da terceira parte.
Gostei bastante da história por unir um tema tão polêmico da ciência e suas possíveis implicações com um enredo emotivo. Em alguns momentos, o ritmo fica um pouco lento, mas o final será recompensador para quem teve empatia com toda a situação das personagens. Certamente vou procurar outras obras do Kazuo Ishiguro!
Correio.Mataverdense 11/02/2022minha estante
Quem abandonou quem ao longo do livro?

________________________________________
A clonagem das pessoas no livro exposta (com relativo tempo de eficácia e alcance) e o tempo real de vida fora do livro: diferenças, semelhanças... Desenvolva considerações a respeito.
Os clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição. Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino ? doar seus órgãos até ?concluir?.
Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses ?doadores?, em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.?

________________________________________
Você acredita que o amor ou a paixão entre Tommy e Kathy ? não que não houvera interesses pretéritos entre o casal ? em face da notícia do adiamento, deu-se justamente motivado por ele? Desenvolva...

________________________________________
Hailsham parece ter sido fechada, desaparecida, até restar somente uma lembrança dela. Quais as correlações que podem ser feitas entre essa desconstrução da instituição e a vida que se prosseguiu para os ex-alunos de Hailsham? Ou, ainda, podendo-se se concentrar nessa última proposta: ? qual o sentido que o fechamento ou o desaparecimento de Hailsham pode ter para todo o enredo?

________________________________________
Como o mecanismo do ?adiamento?, no livro expresso, era em verdade? Mais uma porta para a melancolia tão bem desenhada por Ishiguro?

________________________________________
Qual a analogia que você faz entre a sociedade atual e a ?utilidade? das crianças de Hailsham?

________________________________________
As ?esquisitices? de Miss Lucy (relatado em certo momento e deste modo por Kathy), na verdade, diziam respeito a quê?

________________________________________
Por que a ?falta de criatividade? de Tommy foi um ponto de certo modo destacado na época de Hailsham? Debata as hipóteses que pensar serem possíveis.

________________________________________
Quais as finalidades ou sentidos da arte para os professores da escola Hailsham e, em particular, para Tommy em "Não me Abandone Jamais"?
Madame tentou provar aos cientistas que eles eram dotados de sentimentos e, por isso, mereciam viver e não pagar com suas vidas a salvação de outras. Por isso, Hailsham desenvolvia um projeto com artes. Mensalmente Madame aparecia na escola para coletar os melhores trabalhos artísticos que fariam parte de sua galeria de arte. Na verdade, Madame desejava provar aos cientistas que se os clones eram capazes de revelar seu interior por meio da arte, isso significava que tinham sentimentos e, por esse motivo, tinham direito de optar pela não doação. Embora Madame e Miss Emily desejassem um destino digno para os clones, apenas Lucy teve coragem de alertar os jovens sobre o futuro ao afirmar que não tinham entendido de fato o que ocorreria a eles em breve e que era preocupante o fato de se darem por satisfeitos com o pouco que lhes foi revelado. Durante uma de suas aulas, Lucy enfaticamente desabafa, antes de abandonar Hailsham: Se vocês querem ter uma vida decente, então é preciso que saibam, e que saibam direitinho. Nenhum de vocês irá para os Estados Unidos, nenhum de vocês será ator de cinema. E nenhum de vocês irá trabalhar em supermercados, como ouvi alguns planejando outro dia. Suas vidas já foram mapeadas. Vocês se tornarão adultos e, antes de ficarem velhos, antes mesmo de entrarem na meia-idade, começarão a doar órgãos vitais. Foi para isso que todos vocês oram criados. Vocês não são como atores que veem nos vídeos, não são nem mesmo como eu. Vocês foram trazidos a este mundo com um fim, e o futuro de vocês, de todos vocês, já está decidido [...] Se querem uma vida descente, é precisam que saibam quem são e o que os espera no futuro (ISHIGURO, 2005, p.102-3).

10)
Kathy, acreditamos, fez um movimento pendular, este a oscilar entre a desmitificação e a idealização sobre sua vida... Como ela operou este movimento pendular inquisitório?

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Não me abandone jamais, Kazuo Ishiguro - Nota 5,5/10
Vencedor do Prêmio Nobel de literatura de 2017, Ishiguro é conhecido por sua escrita sensível, mesclando a realidade com a fantasia. Apesar de ter gostado da primeira obra que li do autor (“O gigante enterrado”), o escolhido para o mês de novembro do #DesafioBookster2018 não me agradou! A premissa da obra é instigante: um internato em que as crianças são tratadas de forma diferente, criadas para um propósito maior - mas que, para elas, é desconhecido. Nasceram para desempenharem a função de “doadores".

A escrita de Ishiguro é muito boa, o que deixa a leitura mais fluida e me ajudou a não abandonar o livro. O problema para mim está no desenvolvimento da narrativa. Tive a sensação de que ela não evoluía e que as cenas eram extensas demais, sem contribuir para o desenvolvimento da obra. As questões abordadas pelo autor são interessantes, como ética e condição humana, mas não conseguiram me despertar reflexões. Os personagens também não me cativaram muito. Tentei me apegar a algum deles, mas não consegui me aprofundar nos seus questionamentos. Ao final, me pareceu mais um livro juvenil, que não conseguiu refletir, “através da ficção científica, a questão da existência humana" - como promete uma das sinopses.

Enfim, o livro não ME fisgou; tinha muito potencial, mas achei que foi pouco aproveitado. Por outro lado, recebi muitas mensagens de pessoas que adoraram a leitura! Ou seja, como sempre falo, umas das coisas mais interessantes da literatura é como cada leitor tem uma experiência única com uma obra. Se ficou curioso, leia e depois me conte o que achou! E para quem já leu, quero saber as opiniões! .

"É um momento gélido, esse, o da primeira vez em que você se vê através dos olhos de uma pessoa. É como passar diante de um espelho pelo qual passamos todos os dias de nossas vidas e de repente perceber que ele reflete outra coisa, uma coisa estranha e perturbadora."

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Correio.Mataverdense 11/02/2022minha estante
Quem abandonou quem ao longo do livro?

10)

Helder 02/06/2011

Um livro triste
Há tempos estava curioso para ler este livro, pois li no blog do Zeca Camargo que informou até que ele tinha virado filme. Ainda não vi o filme, mas li a resenha na Veja, onde o critico descabeçado revelava um dos pontos principais da estória, mas mesmo “sabendo” o final, fiquei curioso e resolvi embarcar na estória.
O titulo e capa parecem de uma linda estória de amor, porém o que achei foi uma estória extremamente triste. Cinza como a imagem que faço da Inglaterra.
Conta a estória de 3 jovens que vivem numa escola inglesa sob um regime aparentemente cheio de regras. O livro, a principio, não explica desde quando eles estudam ali, nem de onde eles vieram, já que nunca recebem visitas de suas famílias ou saem em férias.
Kate e Ruth são duas amigas muito próximas. Ruth é uma menina mais revoltada e atua mais ou menos como uma líder entre as garotas. Kate é a narradora, e é sob sua ótica que vamos entrando na estória, ou seja, sob a sua ingênua ótica vamos conhecendo aquele mundo. E neste mundo onde tudo parece tão correto, pequenas coisas tomam vultos enormes, como as crises de raiva de Tommy; os bazares de coisas usadas; as visitas de Madame para escolher as melhores obras para sua galeria; a fita com a musica Não Me Abandones Jamais que desaparece, etc.
O 3º jovem é Tommy, amigo de Kate e que acaba sendo namorado de Ruth. Saindo fora da curva fixa da escola, Tommy não possui dons artísticos, e é extremamente impaciente, estourando com qualquer provocação.
Com o tempo Kate nos revela de onde eles vieram e porque estão ali, e aquilo que achávamos que seria um romance, acaba ficando com toques de ficção cientifica, e é ai que fica mais triste.
Ruth pensa contestar seu destino, acreditando que as coisas podem ser mudadas e tenta buscar isso, se apegando a um boato sem nenhum fundamento, mas que traz uma esperança. Kate e Tommy não acreditam que devam mudar alguma coisa e assim seguem suas vidas, sem aparentemente precisarem de muita esperança.
É muito difícil fazer uma resenha deste livro sem contar pontos importantes da trama, mas garanto que não é um livro fácil de ler. Porém é uma estória que te faz pensar muito.
Você já imaginou que existem criadores onde frangos nascem e crescem com o único objetivo supremo de nos alimentar? Sua consciência pesa por isso, ou você come os frangos tranquilamente sem saber de onde eles vieram, ou melhor, tendo certeza que eles foram feitos para você?
Antes deste livro eu só comia os frangos!
Sei que o objetivo do que acontece na estória é maior do que isso. Não estamos falando de alimentação, mas de salvação , que na maioria dos casos é o que nos trarão. Mas a falta de livre arbítrio, ou o destino pré escrito e a total falta de opção, ou chance de mudança é exatamente a mesma, e isso mexeu muito comigo. É possivel criar um ser humano sem esperança ou isso é uma caracteristica instintiva do ser humano?
Acho que se um dia a humanidade atingir este nível de progresso, eu terei muita dificuldade para entender.
Nâo entendeu nada? Me achou confuso? Leia o livro e tire suas próprias conclusões.
No minimo ele te fará pensar!
Daniel 16/07/2012minha estante
É bem triste mesmo...
A gente lê com um nó na garganta.

Achei que a adaptação cinematográfica foi bastante competente: roteiro fiel à história original e elenco afiado.

brenda.anacleto 15/11/2022

uerj vc me obrigou
li o livro por conta da uerj e fui com uma expectativa péssima, li a sinopse e continuei o livro apenas pela curiosidade.

a crítica do livro é boa, e ler na perspectiva do ?elemento? q foi usado p uma evolução científica foi interessante.

até 90% do livro eu tava completamente perdida, com a sensação q ficaria completamente mal explicado e um final mega aberto e tudo sem nexo, mas deu tudo certo kkjkjkkk

a falta de luta contra o sistema passada pelos personagens, na qual eles aceitam a realidade q vivem incomoda pra mim q sou acostumada com livros onde há revoluções para mudanças, mas faz você entender que não é assim tao simples e que eles se viam numa realidade onde eles olhavam e pensavam: não tem oq fazer, ninguém sabe, oq nos resta é aceitar.

ver o autor transmitir os sentimentos de forma tao intensa, no intuito de fazer vc ver que eles são tão humanos quanto nós faz a gente refletir sobre a questão científica na vida humana.

até onde a ciência pode ir para promover mudanças?
Ester 23/11/2022minha estante
se a ciência me promover um tommy, entao eu estou com a ciência.

Caca 09/09/2022

Uma leitura fácil e continua, o livro me prendeu como se a história fosse leve e tranquila, mas no final uma grande reflexão foi garantida.
Muito bom. Obrigada, UERJ.
Gii chagas 24/09/2022minha estante
Vou ler por causa da UERJ também kkkkkk boa sorte pra gente

Nicolle.Farias 12/07/2022

UERJ obrigada pelos mimos.
Se você entra nesse livro na expectativa de um final feliz, que contemple seu desejo por felicidade, acho que a narrativa do Kazuo não é para você.
Ele coloca em evidência como a humanidade é egoísta. Até onde a ciência iria na finalidade de salvar o corpo humano? Até onde os desejos egoístas podem chegar?
Em uma leitura de difícil digestão, e intensos dilemas morais, Não Me Abandone Jamais trás uma perspectiva assustadora de futuro.
O amor pode ser um caminho para a revolução? A desumanização é arma de controle dos mais vulneráveis? Se você simplesmente busca respostas simples que auxiliam na escrita da sua redação do vestibular sem entender o peso da obra a leitura fica intragável mesmo, mas, quando você se dispõe a perceber que o mundo não funciona para ser da forma como a gente deseja, o livro ganha inúmeros nuances.
Kathy, Rute e Tommy tem seus destinos selados muito
antes da sua existência fatídica no planeta.
A revolta, dor e tristeza são deixados de lado pela apatia eminente da narradora contra um caminho que não pode ser mudado.
Vale muito a pena.
Manu 19/07/2022minha estante
Li pelo mesmo motivo e que descrição perfeita a sua esse livro sem dúvidas me marcou muito

Bruno Malini 03/03/2021

Faltou algo
A sensação que fica é que o livro é revestido de muito mistério, para uma revelação final que, na verdade, deixa o leitor atônito, pois mostra uma realidade pouco verossímil. No entanto esperava um final mais surpreendente, como, por exemplo uma fuga da personagem central do sistema
José Carlos 02/02/2022minha estante
Finalizei agora e pensei a mesma coisa! Esperava algo assim no final!

brenda.anacleto 15/11/2022minha estante
juro amg a gente q é acostumada a ler livro q adolescente de 16 anos se rebela contra o sistema lendo esse em q eles descobrem tudo e falam ?ata show vou la morrer então? da nos NERVOS

Mila F. @delivroemlivro_ 18/08/2013

Livro bom e bem escrito, mas...
Não sei ao certo como resenhar esse livro, porque à medida que reconheço que o livro é bom e traz um enredo fantástico, para mim, ele pecou na narrativa muito cansativa, descritiva e monótona [céus eu quase abandonei esse livro, mesmo ele se chamando Não me Abandone Jamais]. Não obstante, reconheço que o livro foi bem escrito, tem características de clássico e potencial para agradar a quem gosta desse tipo de leitura.
A narrativa é em primeira pessoa, cuja narradora personagem Kathy H. nos conta sua história peculiar, ela recua no tempo e começa a narrar sobre sua infância em Hailsham, sua adolescência no Casario e sua vida adulta como cuidadora. Kath também fala de seus laços de amizade com Tommy e Ruth e do destino deles serem cuidadores e doadores, viverem rodeados de guardiões e a misteriosa presença de Madame.
O livro é divido em três partes e cada parte se aprofunda numa época da vida de Kath e claro, Não me Abandone Jamais, é um livro repleto de mistério, no qual o leitor fica se perguntando constantemente o que é Hailsham, Casario e tantas outras coisas estranhas que há na narrativa. Kazuo Ishiguro consegue deixar seu leitor no vácuo durante todo o livro e apenas nas últimas páginas vem desvendar o mistério, não sem antes ter feito o leitor criar teorias e ter suas próprias ideias e essa parte é muito legal, foi uma cartada de mestre do autor [principalmente se você ainda não assistiu ao filme].
O autor realmente escreveu um livro que faz refletir e de certa forma emocionar, não é o tipo de livro que nos leva às lágrimas, mas emociona o final que é espetacular, nada muito pomposo ou esperado, mas que segue o ritmo da narrativa. Durante minha leitura eu ficava esperando o clímax do livro, mas a narrativa acontecia de forma tão natural que terminei a leitura e não consegui ver nenhum clímax, mesmo apreciando o final, não foi algo de arrepiar ou a descobertas das coisas foram tratadas de forma tão normais que também não me causou nenhum estranhamento. Fiquei triste e feliz por essa leitura.
Mesmo pensando em abandoná-lo diversas vezes, tenho que reconhecer que o livro é bom e no final valeu a pena ter lido, mas não vou dizer que a pessoa não precise de uma dose de perseverança para lê-lo, principalmente se você não curte clássico e prefere livros mais leves, será um teste ler Não me Abandone Jamais. Mas se você curte clássico, com certeza apreciará esse livro.

Camila Márcia

site: http://delivroemlivro.blogspot.com.br/
Bruninha 17/09/2013minha estante
Concordo totalmente contigo Camila. O livro é melancólico e precisa de perseverança para ler. Mas o tema e a reflexão que ele traz faz valer a pena.

luaaloren 27/11/2022

Li por ser o obrigatório da UERJ e não me arrependo nenhum pouco, mudou minha perspectiva a respeito das leituras e agora vejo a importância de ler DISTOPIAS, tanto é que já comprei 1984 enquanto lia esse livro.
A respeito de como se desenvolve a história: chega a ser irritante o tanto que do início até o meio do final é um livro lento e que te faz achar que você nunca vai entender nada, porém depois que essa "fase" passa, a trama fica super envolvente e algumas vezes me peguei lendo por horas, sem perceber, porque estava curiosa pra saber de todos os detalhes, detalhes esses que o livro expôs muito bem sem deixar faltar nada!
Paty 28/11/2022minha estante
Eu também li por ser leitura obrigatória da uerj e tô tipo U A U