Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Camila1856 12/07/2020

Demorei mais de um mês pra terminar este livro haha....mas consegui...bom vamos as minhas considerações...a história em si é interessante, acredito que eu não tenha gostado tanto por que é um clássico e a linguagem usada na época e difícil de interpretar principalmente eu que nunca li um...mas eu gostei apesar de n ter gostado do final haha mais cada um tem sua opinião...recomendo sim essa leitura.

Marcia 27/11/2021

Gostei
Interessante a leitura, até que tem uma pegada no sentido de te prender, devido a curiosidade do que vai acontecer, no mais não achei lá essas coisas pelo tanto que já comentavam, mas deu pra seguir e não abandonar rs

Coruja 19/04/2012

Esse ano marca o centenário de morte de Bram Stoker – e que forma melhor de marcar tal acontecimento do que reler aquela que é considerada não apenas sua obra-prima, mas um clássico do gênero do horror? Mesmo quem nunca pensou em lê-lo conhece o sombrio e sedutor Conde Drácula – e, se vampiros já existiam na mitologia e já tinham aparecido na literatura antes, ainda assim, não podemos deixar de sentir que, de verdade, tudo começou ali.

O que é curioso, quando você afinal aceita o desafio e se senta para ler o livro – achando que já sabe o final e por que mesmo que decidiu começar? – Stoker leva por terra a maior arte daquilo que você achava que sabia.

Drácula é um livro surpreendente – da história que conta ao estilo com que é narrado, ele pega o leitor desprevenido e o faz exatamente porque você começa achando que sabe tudo o que precisa saber sobre ele. Você pensa em Bela Lugosi, em Nosferatu e Coppola, mas o conde que nos é apresentado por Stoker não é nenhum desses e, ao mesmo tempo, é todos eles.

Quando Bram Stoker publicou Drácula, em 1897, o público era bem diferente do de hoje. Deixando de lado os pontos óbvios dessa comparação, há o fato de que a figura do vampiro não era então um ícone pop, conhecido e explorado. O horror por trás do que o conde representava era desnudado aos poucos e, mesmo assim, apenas através de sombras e sussurros. Exceto pela primeira parte do livro, quando recepciona Jonathan Harker em seu castelo, Drácula é apenas uma presença, uma ameaça quase invisível, ainda que sempre iminente e mortal.

A ironia é que tendo dado seu nome ao título, e estando por trás de todas as ações orquestradas na história – seja como presa ou predador, causa ou conseqüência – Drácula é o único personagem de quem não ouvimos a voz.

Escrito em formato epistolar, entre cartas, diários, telegramas e notícias de jornal, o livro tem ao mesmo tempo um tom intimista, de quem convida a fazer confidências (pobre Dr. Seward...) e documental, com todos os fatos anotados e cientificamente analisados. Num crescendo de suspense, temos primeiro a experiência de Jonathan na Transilvânia, seguida dos relatos que nos apresentam Mina Murray e Lucy Westenra – e é em torno das duas que toda a ação se concentra – até a perseguição desesperada para parar o conde através do leste europeu.

Drácula é o ápice do romance gótico, com seus castelos sombrios, passagens secretas, paisagens sublimes e heroínas virginais ameaçadas por um vilão maligno (que pode ou não estar enrolando os bigodes). Mas é, ao mesmo tempo, uma quebra dos padrões convencionais, no que traz a trama para Londres – pulsante, viva, moderna – e centra o debate nas ansiedades da época: o medo da vingança colonial, da emancipação e sexualidade feminina e, acima de tudo, na repercussão dos avanços científicos frente às crenças tradicionais.

A ameaça que o conde representa está fundada, em grande parte, nesse embate: sob o império da razão, a realidade das superstições representadas pelo conde Drácula são simplesmente ignoradas. Sem equilíbrio entre fé e ciência – equilíbrio esse traduzido na figura de Van Helsing, o grande mentor por trás da caça ao vampiro – ele está livre para agir impunemente.

Surpreendente, clássico, diferente, atemporal – Drácula permanece fascinante, aberto a um sem número de interpretações e capaz de agradar aos mais diferentes públicos; quer estejam eles atrás de uma grande aventura, quer de reflexões mais sérias. A pergunta então é... e você? Está disposto a arriscar o pescoço e se perder na obra-prima de Stoker?
Aline 26/10/2013minha estante
Confesso que sentir falta de alguma narrativa que fosse do personagem Drácula, mas o livro é envolvente não ti deixa preso a detalhes.

Lusca 24/07/2022

Interessante
O livro é bem interessante, a leitura é rebuscada em alguns momentos, o que achei bem legal, porque me fez aprender palavras muito legais. A história fica um pouco estagnada um certo momento, demora para chegar no ápice. Confesso que esperava mais do final, mas foi bom!

Cris 22/07/2021

Em sua totalidade, uma obra-prima.
Publicado em 1897, 'Drácula' de Bram Stoker é um clássico do horror gótico e traz a vida do Conde e seu amor (obsessão) por Mina Harker. Conheci a história através da adaptação de 1992 dirigida por Francis Coppola e desde então meu interesse pelo livro dispertou, devo dizer que ambos me conveceram mas o filme me envolveu um pouquinho mais e já já conto o porquê de tudo.

No livro a trama se inicia com Jonathan, um advogado do ramo imobiliário prestes a viajar até a Transilvânia a fim de ajudar um riquíssimo Conde com a assinatura de umas papeladas acerca de sua mais recente aquisição, porém, logo no caminho Jonathan soube que sua vida nunca mais seria a mesma, assim que pôs os pés no pitoresco castelo sentiu uma áurea funesta e o que era para ser apenas uma rápida visita, deu lugar a meses reféns de algo inumano.

(...) A última coisa que vi do Conde Drácula foi quando ele beijou minha mão, com uma luz vermelha triunfante nos olhos e um sorriso do qual Judas se orgulhava.

A primeira coisa que você precisa saber sobre o livro é que ele é narrado em forma de cartas, assumo ter estranhado um pouco tendo por base meu fascínio pela adaptação. No filme tudo foi mais dinâmico e o protagonista da história é o vampiro Drácula, no entanto, no original o personagem título fica na retaguarda perdendo seu destaque para Mina e o caçador Van Helsing. Também senti falta de mais detalhes sobre o passado do Conde, um único capítulo pelo seu ponto de vista seria simplesmente perfeito já que todos ali na história se uniram em prol de sua destruição. Sim, temos diversas cartas escritas por vários personagens com a única finalidade de pôr fim à existência do Conde. E não é por menos, o vampiro de Bram Stoker é um ser maligno destituído de emoções, logo, precisa deixar de existir. Contudo, voltando lá para a adaptação por vezes me colocava em sua pele, afinal, ele perdeu o amor da única mulher que amou na vida e mesmo após a morte tinha em mente recuperar o tempo perdido. Bem, não fica difícil se envolver, afinal, floreando aqui e acolá, 'Drácula' é uma história de amor, né? Não. Não é! Esqueça a adaptação, foco no livro. Não romanceie rs.

Ambas as obras são imensuralmente benfeitas separadamente, não tente compará-las pois não dará certo. Creio que se não tivesse assistido ao filme antes, teria me envolvido muito mais com o universo sombrio de Bram Stoker que mesmo depois de anos, continua entretendo e fascinando muito leitores, sem dúvidas, 'Drácula' em sua totalidade é uma obra-prima da literatura gótica que nunca sairá de moda.

(...) Mais uma vez, bem-vindo à minha casa. Venha livremente, saia em segurança; deixe um pouco da felicidade que você traz.
Jooh 22/07/2021minha estante
Eu estou lendo, mas ainda nem sei o que pensar, e ela está indo devagar só pq é por cartas...

Cris 22/07/2021minha estante
Sim, é mais parado por conta das cartas ... o ponto alto para mim da leitura é o início, quando o John viaja até o castelo.

Jooh 22/07/2021minha estante
As primeiras 100 páginas para mim foram maravilhosas mas depois ficou meio parado

Cris 22/07/2021minha estante
São maravilhosas mesmo, deu até um medinho rs ... se te conforta, do meio para o final melhora, fica mais dinâmico.

Graças a Deus kkk

Cris 22/07/2021minha estante
Eheheheh vc já assistiu ao filme? Eu amo sem limites.

Jooh 22/07/2021minha estante
Faz um cadinho de tempo q estou me segurando para não assistir, quero ler o livro antes de assistir

Cris 22/07/2021minha estante
Então faça isso, do contrário, achará o livro ainda mais parado rs.

Jooh 22/07/2021minha estante
Eu coloquei muita expectativa nesse livro, e até no momento não é tudo aquilo que eu pensei q fosse...

Cris 22/07/2021minha estante
Não me surpreendi negativamente, mas fico com a adaptação rs... fugi à regra.

Rsrsrs

Lucianalg 23/06/2021

Extraordinário
O medo irá crescer pouco a pouco nesse livro. Ao ler Drácula entendemos a fascinação que até hoje temos com a história, o autor nos envolve com mistério e pavor.

Gabi 13/12/2021

Um clássico surpreendente
O livro é bem denso e com linguagem rebuscada, em certas partes isso torna ele extremamente lento. Levei um bom tempo pra engatar na história e confesso que acabou me surpreendendo, mas não de forma negativa nem positiva, apenas não era o que eu esperava desse clássico. Principalmente o final!

TNL.Lene 20/03/2023

Drácula...
Achei incrível... recomendo, achei bem envolvente, me manteve curiosa por muito tempo sempre querendo saber o próximo passo

Camys Meneghini 20/07/2020

Assisti o filme Drácula de Bram Stoker muitos anos atrás, e é um dos meus filmes favoritos, sendo o filme baseado no livro, imaginei já ter uma noção do enredo do livro, não poderia estar mais enganada!
Enquanto o filme é uma obra romantizada do Conde Drácula, o livro nos traz um Drácula despido de qualquer tipo de sentimento.
O livro tem muito suspense, por vezes me vi segurando a respiração com medo do que ia acontecer.
Adorei as descrições do autor, temos personagens e paisagens riquíssimas, não deixando nada a desejar.
Uma das coisas mais bacanas foi conhecer as origens de Van Helsing, amplamente conhecido como caçador de demônios atualmente, mas que na criação de Bram é um médico e advogado inteligentíssimo.
Amando vampiros e amando literatura gótica, foi um deleite ler essa obra que casa os dois.
Drácula definitivamente merece toda a sua fama, simplesmente maravilhoso!

Ricardo 25/10/2020

Mais do que esperava...
Facilmente o enrendo vai lhe pegar pelo pescoço e lhe levar até o fim da história. :-)

Stanleyasr 14/01/2021

Um clássico definitivo em uma edição definitiva
Impossível fazer uma resenha de um livro da darkside sem sem dar um crédito extra à essa editora. Mas vamos em partes.

1 - Drácula é uma das melhores surpresas que já tive na minha vida de leitor. Começei a ler terror recentemente por Lovecraft e fiquei com vontade de ler o clássico do conde vampiro. E foi paixão à cada página virada. Não julgue o livro pelo tamanho pq ele não é NADA lento. É extremamente fluido, tem um ritmo incrível e uma história e personagens extremamente cativantes (Mina, Lucy e Van Helsing, os q mais amei ?)

2 - A darkside trouxe a edição definitiva de Drácula. Qualquer edição que não tenha todo o material extra que a Darkside trouxe será muito inferior, para mim. A editora trouxe uma equipe que realmente ama a obra original para montar um material completíssimo sobre a vida e obra do Bram Stoker, sobre a mitologia dos vampiros, morcegos e adaptações dessa obra (Drácula).

Impossível dar menos de 5 estrelas na avaliação dessa maravilha. Entrou para a lista das minhas obras favoritas.
?????????
rayssabrenndadl 16/01/2021minha estante
Você tá me deixando com muita vontade de ler esse livro.

Letícia 22/02/2023

Um livro muito bom. Gostei do modo de como foi escrito (em formas de diários, cartas, etc) você se apega muito aos personagens pois os diários permitem que nós saibamos o que eles sentem e pensam, é possível sentir as emoções nas palavras.
Me prendeu muito esse livro, mas, apesar de tudo, eu achei o final meio fraco; acontece o que todos esperamos.
Enfim... Esse livro é ótimo.

Madu | O corvo livros 01/08/2020

Drácula é um romance gótico que além do suspense sobrenatural nos traz representações de amizade e amor bastante devotos, além de uma leitura fluida e agradável, o que me surpreendeu. A cada capítulo senti a necessidade de saber mais sobre o que iria acontecer.
É surpreendente a forma como o autor prende a atenção do leitor com a curiosidade sobre o vampiro imortal sem de fato introduzi-lo no enredo, tudo o que sabemos sobre ele é através dos escritos dos personagens.
Drácula aterroriza suas vitimas pelo simples fato de existir, e sua presença e influência pode levar à loucura. Não foi à toa que esse livro se tornou tão aclamado na literatura e no cinema, tornando-se também um dos meus preferidos do ano.

Te convido a conhecer meu perfil literário no Instagram @ocorvolivros