Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Bea - Be 15/04/2023

Cansativo mas incrível
Demorei bastante para ler e foi uma leitura bem cansativa mas eu gostei muito. Peguei o livro na promoção e quis ler por ser um clássico, era esperado que a leitura fosse massante devido que foi escrito por volta de 1800. A história narra sobre o vampiro Drácula e tudo o que rondou sua vida e morte, é interessante e cativante, mas a escrita é pesada e cansativa. Eu recomendo, especialmente se você quer ampliar seu vocabulário e conhecimento sobre clássicos.

Francisco240 13/07/2021

Um esplêndido romance epistolar gótico!
Livro realmente fascinante!
Finalmente conhecer a história do vampiro mais famoso da literatura. Um livro bem competente e cumpre muito bem essa proposta, não deixa a ponta soltas; e é muito instigante, criar muita curiosidade no leitor e a recheado de informações muito interessantes referentes ao avanço tecnológico da época na qual o livro se passa.

killvgirl 16/01/2022

esperava mais
começou bem mas do meio pro final a narrativa se tornou muito arrastada, quase não consegui terminar. esse formato de escrita através de cartas também não me agradou.

dmartinsc 19/05/2020

Uma ótima surpresa
Os vampiros estão presentes desde a minha infância, provocando medo e muita imaginação. Mais tarde os vampiros se tornaram os mocinhos e galãs, eles brilham no sol e todo mundo quer se tornar um. A questão é que os vampiros estão no imaginário coletivo desde sempre. Os povos antigos tinham suas lendas e atualmente nós temos os filmes de hollywood.
Por conta de toda essa história acerca dos vampiros eu decidi finalmente ler o livro que deu origem ao mais temido de todos, o drácula. E foi uma grande satisfação ler esse livro. Tive medo que por ser um livro antigo também seria maçante e sem graça. Mas felizmente estava errada. Me senti ansiosa e temerosa pela vida do Jonathan quando aos poucos ele começa a fica suspeito e percebe que sua vida corre risco. Me afeiçoei à jovem Lucy e torci pela sua melhora. Tive aversão ao lunático Renfield. E quis vingança junto a Mina, Jonathan, Van Helsing, Doutor Seward, Arthur e Quincey.
Foi uma ótima leitura e recomendo a todos.

site: https://www.instagram.com/p/CAXzkzopFDP/
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oi, tudo bem? Bom dia ??
Criei um Instagram Literário e estou quase com 1000 seguidores, se puder me ajudar a chegar nessa marca será muito bem vindx!
Obrigado.. ?

@leituraeponto

Felipe 01/02/2021

Histórias sobre vampiros remontam a datas bem mais longínquas do que geralmente supomos, e provém dos mais variados lugares e culturas. As vemos na antiga Babilônia, na Roma e na Grécia antigas, na Índia, na China e até na civilização inca. Em contrapartida, vemos em “Drácula” de Bram Stoker um retrato sobre os vampiros sobrevive até hoje no imaginário popular e dificilmente é ignorado por qualquer autor que conceba uma história sobre vampiros. Que virtudes da obra explicam essa realidade? Vale a pena lê-la nos dias que correm?

Em seu diário, Jonathan Harker registra a sua visita ao castelo do Conde Drácula. Bem recebido pelo conde, Jonathan não enxerga perigos em nele se hospedar. Com o passar do tempo, o mocinho nota que se tornou prisioneiro do vampiro. Ele tenta escapar do castelo, em vão.

Certo dia, Jonathan percebe estar na companhia de mulheres descritas por ele como horripilantes e decide empreender uma nova tentativa de fugir do castelo, alegando que preferiria correr o risco de morrer escalando as suas paredes a nele permanecer. O então narrador seria bem sucedido?

Somente lendo a obra para saber. Sem prosseguir com a narração da vivência de Jonathan, a história passa a ser contada por outros narradores, que também participam da história. Mina Murray e Lucy Westenra tornam a narrar a história por meio de uma correspondência de cartas.

Amigas de longa data, Mina e Lucy discutem sobre questões amorosas. Mina era noiva de Jonathan Harker, demonstrando nas cartas ama-lo imensamente. Lucy, por sua vez, aos 20 anos de idade recebe três propostas de casamento. É apresentando um novo narrador da história: o dr. Seward.

Com o avançar da narrativa, acontecimentos inexplicáveis tornam a ocorrer com Lucy. Eis quando todas as estruturas em que a história é contada tornam a se cruzar.

A história é contada por meio de uma narrativa epistolar. Ela se apoia em cartas, registros em diários e matérias de jornais. Esse tipo de narrativa não foi uma invenção de Bram Stoker, tendo surgido no século XVII e atingido o seu auge no século XVIII. Porém, ele foi muito bem empregado pelo autor.

Conclua a leitura da resenha no blog. Caso tenha gostado e deseje ler mais resenhas nesses moldes, siga o perfil no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2021/01/resenha-dracula-bram-stoker.html

Felipe 07/11/2020

Drácula - resenha
Quando meus olhos dobraram a página 367 rumo a reta final, meu coração palpitou, senti como se estivesse assistindo uma corrida de fórmula 1, onde Airton Senna levaria a bandeirada. Um arrepio tomou conta enquanto um sorriso brotou no meu rosto. Assim digo que este clássico apresenta apenas um defeito: não ter lido antes.

emclara 22/07/2023

"Ouça-os: as crianças da noite. Que doce música eles fazem"
? // ?

Por meio de cartas, diários e jornais, acompanhamos a história de simples humanos tentando derrubar o sombrio conde Drácula, um ser nefasto que se tornou uma lenda temida por todos.

Apesar do livro levar seu nome, o misterioso vampiro não aparece muito. Contudo, sua figura vive presente através do medo e horror dos personagens. As ações dos "heróis" da trama são muitas vezes, para não dizer sempre, demasiadamente dramáticas, o que estranhei no começo mas logo passei a amar.

Os relatos e pensamentos ocorrem de modo arrastado, podendo tornar a leitura lenta. Entretanto, eu estava tão envolta pelo sobrenatural desse livro que não me importei com esse detalhe. Com certeza, um dos meus livros preferidos!

Lelê 27/11/2023

"Como são afortunadas algumas pessoas cujas vidas não conhecem medos, nem pavores, a quem o sono é uma bênção que chega com a noite, e não traz nada além de sonhos bons".

YisraelC 31/10/2022

A história é bem interessante, o que atrapalha são os muitos relatos que deixam a leitura meio parada. Sinto que se houvesse menos relatos sobre várias noites que não acontece absolutamente nada, poderia fazer o livro ser mais objetivo. O começo é bem parado, mas depois começa a ficar interessante, depois vai perdendo o ritmo e termina de uma forma bem simples.

De uma forma geral foi uma boa leitura, me lembrou muito Salem do King, que no caso é inspirada nesse livro né, então muita coisa que aconteceu parecia que eu já tinha lido, mas isso porque li Salem antes de ler esse.

Amanda2994 26/02/2022

Enrolou muito
Livro muito enrolado e na parte mais importante que é a batalha final achei super corrido.
Durante o livro senti que ele tava repetindo várias coisas, ri bastante quando a Mina falou "Cada minuto importa", sendo que o que mais tem nesse livro é enrolação.
Se o dracula e o passado do Van Hellsing fossem mais desenvolvidos, com certeza seria melhor, as melhores partes são as que citam o drácula mesmo

Vih Vargas 15/11/2021

Melhor livro do ano
Favoritasso!
Surpreendente conhecer a história original do vampito mais famoso que existe e que serve de inspiração para tantos outros!
A narrativa epistolar é ótima, deixa o leitor com uma versão imparcial dos fatos e ao mesmo tempo cego de um dos pontos de vista principais (o do próprio vampiro) e isto torna a narrativa envolvente, misteriosa e suspeita.
Apesar da narrativa ser antiga, ainda é possível sentir aquela tensão nos momentos de aventura e aquele calafrio nas cenas em que o dracula aparece!
Escrita fluída, leitura rápida! E está versão da antológica está deliciosa de ser apreciada...

Ana Andrade 27/05/2024

"O amor é mais forte que a morte."
Quando eu terminei esse livro fiquei completamente SEM PALAVRAS!! De longe, um dos livros mais incríveis que já li
Bram Stocker era um gênio, ou melhor, ainda é, porque sua obra tornou-se clássica!
Resenha no meu Instagram @dicas_de_livros_ana_clara .
LEIAM, APENAS LEIAM!!?

V_______ 28/03/2021

O Mais Clássico Vampiro
O livro que criou o mais célere, memorável, cultuado e temível vampiro, o Conde Drácula (Sim, Drácula é o mais importante vampiro, não Edward Cullen com sua epiderme pirilampesca).
Jonathan Harker um jovem procurador inglês vai a remota região dos Cárpatos, no leste europeu, em uma visita de negócios à Conde Drácula, onde coisas bizarras acontecem durante sua estadia no castelo de seu anfitrião. Drácula embarca para Londres deixando para trás Harker a beira da loucura. Em Londres Drácula começa sua trajetória sanguinária, mas não sem encontrar adversários que estão dispostos a por um fim em seu diabólico ser.
O livro transcorre através de cartas, diários e matérias jornalísticas de diversos personagens montando assim essa jornada pertubadora. Apesar de longo e com um ritmo um pouco lento o livro não é cansativo e prende bem o leitor, pelo menos comigo foi assim, gostei bem mais do que havia imaginado, gostei da trama, personagens, ambiente, um verdadeiro clássico.

Gabi 13/12/2021

Um clássico surpreendente
O livro é bem denso e com linguagem rebuscada, em certas partes isso torna ele extremamente lento. Levei um bom tempo pra engatar na história e confesso que acabou me surpreendendo, mas não de forma negativa nem positiva, apenas não era o que eu esperava desse clássico. Principalmente o final!

Letícia 22/02/2023

Um livro muito bom. Gostei do modo de como foi escrito (em formas de diários, cartas, etc) você se apega muito aos personagens pois os diários permitem que nós saibamos o que eles sentem e pensam, é possível sentir as emoções nas palavras.
Me prendeu muito esse livro, mas, apesar de tudo, eu achei o final meio fraco; acontece o que todos esperamos.
Enfim... Esse livro é ótimo.