Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

emclara 22/07/2023

"Ouça-os: as crianças da noite. Que doce música eles fazem"
? // ?

Por meio de cartas, diários e jornais, acompanhamos a história de simples humanos tentando derrubar o sombrio conde Drácula, um ser nefasto que se tornou uma lenda temida por todos.

Apesar do livro levar seu nome, o misterioso vampiro não aparece muito. Contudo, sua figura vive presente através do medo e horror dos personagens. As ações dos "heróis" da trama são muitas vezes, para não dizer sempre, demasiadamente dramáticas, o que estranhei no começo mas logo passei a amar.

Os relatos e pensamentos ocorrem de modo arrastado, podendo tornar a leitura lenta. Entretanto, eu estava tão envolta pelo sobrenatural desse livro que não me importei com esse detalhe. Com certeza, um dos meus livros preferidos!

Gabriela.Rosas 20/10/2023

Tem um drácula que me persegue
Sempre fui melancólica. Sempre gostei de fantasia. Sempre consumi terror. Nunca havia lido drácula.
Gosto de terror porque sinto que o assombro nos vem de dentro.

Somos todos assombrados. Assim como Lucy, há um drácula que me persegue. Há lembranças que me fazem permanecer acordada durante as madrugadas, há pessoas que me marcaram de forma que me sinto infectada por elas, e há reações que tive sobre tudo o que passei das quais me arrependo com muito amargor. Tenho medo dos meus pesadelos e de seus causadores. Mas, serei sincera quando digo que amo investigá-los. Geralmente eles me vêm à noite, mesmo.

Gostaria que tudo isso saísse de mim, se transformasse em um monstro qual eu pudesse perseguir, justificando todas as mazelas de minhas lembranças e alma com uma estaca de madeira, um terço na mão e fé. Mas, ah... daí já seria fantasia. Como não posso fazê-lo, leio os demônios de outros sendo perseguidos. Os meus me perseguem porque a minha vida é real.

Sinto pena de meu drácula. Às vezes sinto que me persegue. Às vezes quem o persegue sou eu.

Josi 04/10/2021

Leitura indispensável
Acredito que a maioria das pessoas conheça Drácula, o grande vampiro. Entretanto, muita gente não sabe sua origem. Antes de ler esse livro, eu também não conhecia. E acredite: conhecer a origem de Drácula foi, para mim, uma das melhores experiências literárias que eu poderia ter. Acredito que essa versão maravilhosa da Darkside tenha melhorado e muito minha experiência com esse livro.
Fiquei com muita dúvida em que nota dá a esse livro, pois, para mim, história em si é 4, minha experiência com ela é 4,5 e a edição do livro é 5. Acabei optando por 4,5, levando em consideração mais a minha experiência e opinião do livro.

Acho que a melhor parte do livro é o começo, a hospedagem de Harker no castelo de Drácula. Caramba! Foi incrível esse começo. Mas o livro foi por um caminho que acabou não me proporcionando tão bem a experiência que tive no começo dele.

Um dos pontos a dizer é: o livro tem pouca participação do Drácula, o que pode soar estranho a primeira vista para alguns, afinal o nome do livro é Drácula. Mas o livro gira mais em torno do efeito que o Drácula causa as pessoas ao seu redor, realmente aparecendo em poucas partes. Não que seja um defeito, mas espera ter mais participação, afinal, o livro é sobre ele.

Ademais, acrescento que esperava mais da figura em si. No começo, a presença do Drácula é de arrepiar, mas no decorrer do livro, sinto que ele virou simplesmente um monstro burro que, com meia dúzia de pessoas pensando em um jeito de acabar com ele, pode ser dizimado em pouco tempo. Cadê a força, a inteligência e conhecimento acumulado através dos séculos que é mostrado no começo do livro? Dizer que o monstro teria uma mentalidade e imaturidade de criança é um pouco estranho e não me parece um bom argumento para a grandeza dele sumir ao longo do livro e ser relativamente facilmente destruído no final. Acho que é um dos pontos fracos do livro. Ora, se o Drácula sabia onde eles se encontravam, e podia entrar e ataca-los a qualquer momento, principalmente no ponto do dia em que é mais forte, porque fugir de volta para a Transilvânia? Um monstro como ele se sentir ameaçado por meia dúzia de pessoas quando ele é forte o suficiente para derrotar 10 homens de uma vez? Acho que Bram Stoker subestimou o próprio monstro que criou.

O modo como Drácula age também é contraditório. Diz, no começo do livro, que não quer chamar atenção e quer viver tranquilamente em Londres. Entretanto, em vez de não atacar uma vez mais de uma vez, ele ataca Lucy repetidas vezes. Que estratégia de passar despercebido é essa? Os séculos não ensinaram nada para ele? Engraçado que mesmo podendo entrar na casa de Lucy, ele só ataca a Lucy, não ataca Mina, que dorme no mesmo aposento. Posteriormente, só ataca Mina, mesmo o seu marido estando no mesmo aposento.

Outro ponto é sobre a aparência dos vampiro. No final do livro, as análises deixam claro que a aparência do Drácula é animaléstica, possuem do muitos pelos, por exemplo. O objetivo não é mostrar Drácula como uma figura bela e sedutora, como posteriormente foi feito nos filmes, mas como uma aparência mais medonha, lembrando um animal. Entretanto, as vampiras não são descritas assim. As vampiras são bonitas, com bochechas coradas e sedutoras. Isso é muito estranho. Por que o Drácula é animalesco e as vampiras são belas? Não deveriam os dois terem a mesma beleza?

Apesar de ter gostado muito da primeira parte, sendo a minha favorita. Sobre falta de um desenvolvimento maior sobre a relação do Harker com o Drácula. Por que não tirou seu sangue e o deixou para as vampiras? Por que as vampiras, ao tentarem atacar Harker e o Drácula o defender, fizeram que ele não era capaz de amar, respondendo que era sim depois de olhar Harker, como já foi no passado? Tantas dúvidas ficaram, mesmo após o término do livro.

Também queria saber mais sobre a relação do Dr.Seward e de van Helsing. De que forma o Dr. Seward teria salvo ele, e de quê? Bram Stoker, você não pode dizer algo e depois me matar de curiosidade por não falar mais!!

Apesar das coisas negativas que falei, o livro é muito bom e acredito que todo mundo deveria ler Drácula. Drácula foi morto, mas ainda vive, dentro dos nossos corações.
Bia 04/10/2021minha estante
Acabei esse clássico faz pouco tempo e confesso que transcrição epístolar me deixou cansada, mas eu gostei muito do livro e da edição impecável da Darkside!

baracho.rodrigo 02/07/2021

Mais do que esperava
Uma bela surpresa, por ser uma história tão antiga o livro é bem escrito, te instiga, por isso fez tanto sucesso.

Mas como já conhecia a história (principalmente pela série da Netflix Drácula) fui pulando uns pedaços, mas é uma baita leitura ? ???

Larissa Tabosa 10/10/2023

Uau! A parte final é muito emocionante, frenética! Fiquei super empolgada lendo, queria saber o que ia acontecer, se iam conseguir ou não. Todos estavam em perigo, foi muito bom!

Fiquei feliz de ter sido ?obrigada? a ler em uma LC. Acho que de outra maneira continuaria adiando a leitura. E olha só que livro incrível que eu perderia. Felizmente consegui reparar esse erro.

Thais.Rodrigues 28/06/2022

Gostei muito! A forma que a história é contada através de cartas e diárias dos personagens trás uma dinâmica muito legal. Achei intrigante e interessante a história. Recomendo.

Myzlen1 01/05/2021

Drácula
A narrativa se dá de forma bem interessante com inúmeros relatos de pessoas diferentes, sejam cartas, diários e afins, temos as perspectivas de cada pessoa na história com seu próprio estilo de escrita e um peso digno da obra em si. Sua história traz aflição e nos pegamos em dúvidas reais se alguma coisa realmente vai dar certo e se torcemos para ele ou não, o que faz o livro se desenrolar de forma bem fluida.

Muitos dos fatos são puramente interpretativos então não temos noção real das capacidades de Drácula ou dos seus motivos. O livro legou tanta coisa para a posteridade que na medida em que eu lia pude notar inúmeras referências ao nosso antagonista nos livros que já li e nunca tinha reparado (Muito esperta JK, muito esperta) certeza que o tio Valdemar leu Drácula antes de ter azideia.

A escrita é fantástica os personagens carecem de desenvolvimento, mas sua presença tem peso pelo que fazem, e mesmo trazendo muito a raiz donzela indefesa, temos mulheres de peso conduzindo o andar da carruagem. O pano de fundo nem preciso comentar afinal a onda de vampiros que dominou por tantos anos só nos mostra a força do nosso querido Drácula, um livro que pode ser relido diversas vezes e não iremos parar de encontrar mais detalhes. Simplesmente amei o livro.

Um fato curioso é que o livro se desenrolou em preto e branco na minha mente e isso nunca havia me ocorrido kkkkkkkkkkkkkkk eu tô ficando muito louco sério.
Kacio 10/05/2021minha estante
Kkkkkkk que daora, imaginei aqui como seria em preto e branco.

Colombini 22/01/2021minha estante
Realmente, sua rassalva é bem pontuada. Acredito que poderia ser mais elaborado nesse ponto (foi bastante clichê) (comentário evitando spoilers direito kkk)

Bea - Be 15/04/2023

Cansativo mas incrível
Demorei bastante para ler e foi uma leitura bem cansativa mas eu gostei muito. Peguei o livro na promoção e quis ler por ser um clássico, era esperado que a leitura fosse massante devido que foi escrito por volta de 1800. A história narra sobre o vampiro Drácula e tudo o que rondou sua vida e morte, é interessante e cativante, mas a escrita é pesada e cansativa. Eu recomendo, especialmente se você quer ampliar seu vocabulário e conhecimento sobre clássicos.

Tiffanipompeu 26/12/2021

O que dizer sobre essa obra prima de Stoker...
Começando pela história, o enredo é muito bom, a história prende o leitor em suas páginas, mesmo sendo um clássico, Bram nos prende em sua escrita fluída.
Os personagens são muito bem trabalhados, o autor conseguiu explorar muito bem as características de cada um.
A minha nota foi 4 pelo fato de não ter conseguido me conectar com a história, 2021 foi um ano bem atarefado para mim, quando pegava o livro para ler conseguia fluir na leitura, mas não consegui me conectar na história pelo fato de não lê-lo de forma constante.
Essa edição da DarkSide está incrível, as imagens, as informações, partes da escrita original, sem contar nas cores muito bem trabalhadas em todo o livro. Eu simplesmente amei.
É uma leitura que eu indico muito para qualquer um.

Dominique65 28/01/2023

Drácula
Eu não percebi que estava esperando um romance gótico envolvente até não encontrar isso nesse livro, eu particularmente acredito que livros de época são muito parados, e isso me incomoda, mas tirando a parte que eu estava esperando e o fato do livro ser muito chato e parado, tem umas partes muito divertidas e algumas que você realmente se entrega ao livro para saber o que vai acontecer depois.
Renan Ferreira 28/01/2023minha estante
tem partes que parece que vai ter um climax e de repende volta a estaca zero ?

killvgirl 16/01/2022

esperava mais
começou bem mas do meio pro final a narrativa se tornou muito arrastada, quase não consegui terminar. esse formato de escrita através de cartas também não me agradou.

rafamassagardi 31/05/2023

Um batismo de sangue de vampiro!?
"O fato é que nos tornamos, como ele, demônios da noite... sem coração ou consciência, perseguindo o corpo e a alma daqueles a quem mais amamos."
O Drácula não é considerado um clássico da literatura gótica e de terror a toa. Ele explora muito bem a figura do vampiro, tem um ar de suspense e até de mistério, uma ambientação lúgubre, riqueza de detalhes e uma narrativa em formato epistolar.
É impressionante em muitos aspectos e uma leitura que com certeza vale a pena, e definitivamente um dos meus novos favoritos.
Entretanto, admito que achei, no momento que estava lendo, alguns trechos e pedaços da história meio desnecessários, mas no final, notei que cada caractere inserido no livro tinha um propósito.
mirianbezerra 31/05/2023minha estante
drácula é uma leitura que eu quero muito fazer, esse livro parece ser incrível!!

rafamassagardi 01/06/2023minha estante
É realmente muito bom!!

Felipe 07/11/2020

Drácula - resenha
Quando meus olhos dobraram a página 367 rumo a reta final, meu coração palpitou, senti como se estivesse assistindo uma corrida de fórmula 1, onde Airton Senna levaria a bandeirada. Um arrepio tomou conta enquanto um sorriso brotou no meu rosto. Assim digo que este clássico apresenta apenas um defeito: não ter lido antes.

Otavio.Guassu 02/06/2023

"O homem só sabe quão doce e agradável a seu coração e aos seus olhos pode ser a manhã quando a noite já o fez sofrer"