Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Marquesca 27/10/2020

conde Drácula é um personagem fascinante
Que leitura maravilhosa, conde Drácula é um personagem fascinante, mesmo aparecendo tão pouco na obra, ele te deixa intrigado. A imagem apresentado no livro é de um lorde inglês, dono de posses, castelos, e com uma educação e conhecimento refinados, o vampiro nos é apresentado como alguém encantador. Um cavalheiro digno de uma boa noite de ótimos assuntos, capaz de nunca nos entediar. É assim que Jonathan Harker o conhece na sequência inicial do livro e nos únicos trechos em que realmente temos oportunidade de conviver com o terrível personagem. Depois disso, ele só aparece a partir de relatos de terceiros.
Tudo que conhecemos sobre defesa anti-vampiros vem desse livro. Bram Stoker reuniu informações, lendas, superstições e crendices para lançar as bases de como se proteger de um sugador de sangue? Em Drácula temos reunidas a estaca no coração, a defesa com rosa branca ou alho, a cruz, a hóstia, a água benta.
Nele descobrimos que vampiros não possuem reflexo em espelhos, não toleram a luz do dia, dormem em caixões.E com ele, vivemos uma experiência única em companhia de personagens cuidadosamente bem construídos e impossíveis de serem esquecidos.
O livro é um verdadeiro mergulho na Londres do século XIX. Os relatos dos diários de cada personagem, que vão se sucedendo e construindo a narrativa, dão velocidade e trazem diferentes pontos de vista. O desfecho é simples, rápido e direto demais. Não tem aquele clímax que leva o leitor ao final, mas o que temos são sucessivas cenas de tensão ao longo de toda a história que levam a um ponto final burocrático e sem ambições de tirar o fôlego dos leitores. É um livro inesquecível, envolvente e que mexe com qualquer apaixonado pela literatura de horror.

Larissa Tabosa 10/10/2023

Uau! A parte final é muito emocionante, frenética! Fiquei super empolgada lendo, queria saber o que ia acontecer, se iam conseguir ou não. Todos estavam em perigo, foi muito bom!

Fiquei feliz de ter sido ?obrigada? a ler em uma LC. Acho que de outra maneira continuaria adiando a leitura. E olha só que livro incrível que eu perderia. Felizmente consegui reparar esse erro.

Felipe 01/02/2021

Histórias sobre vampiros remontam a datas bem mais longínquas do que geralmente supomos, e provém dos mais variados lugares e culturas. As vemos na antiga Babilônia, na Roma e na Grécia antigas, na Índia, na China e até na civilização inca. Em contrapartida, vemos em “Drácula” de Bram Stoker um retrato sobre os vampiros sobrevive até hoje no imaginário popular e dificilmente é ignorado por qualquer autor que conceba uma história sobre vampiros. Que virtudes da obra explicam essa realidade? Vale a pena lê-la nos dias que correm?

Em seu diário, Jonathan Harker registra a sua visita ao castelo do Conde Drácula. Bem recebido pelo conde, Jonathan não enxerga perigos em nele se hospedar. Com o passar do tempo, o mocinho nota que se tornou prisioneiro do vampiro. Ele tenta escapar do castelo, em vão.

Certo dia, Jonathan percebe estar na companhia de mulheres descritas por ele como horripilantes e decide empreender uma nova tentativa de fugir do castelo, alegando que preferiria correr o risco de morrer escalando as suas paredes a nele permanecer. O então narrador seria bem sucedido?

Somente lendo a obra para saber. Sem prosseguir com a narração da vivência de Jonathan, a história passa a ser contada por outros narradores, que também participam da história. Mina Murray e Lucy Westenra tornam a narrar a história por meio de uma correspondência de cartas.

Amigas de longa data, Mina e Lucy discutem sobre questões amorosas. Mina era noiva de Jonathan Harker, demonstrando nas cartas ama-lo imensamente. Lucy, por sua vez, aos 20 anos de idade recebe três propostas de casamento. É apresentando um novo narrador da história: o dr. Seward.

Com o avançar da narrativa, acontecimentos inexplicáveis tornam a ocorrer com Lucy. Eis quando todas as estruturas em que a história é contada tornam a se cruzar.

A história é contada por meio de uma narrativa epistolar. Ela se apoia em cartas, registros em diários e matérias de jornais. Esse tipo de narrativa não foi uma invenção de Bram Stoker, tendo surgido no século XVII e atingido o seu auge no século XVIII. Porém, ele foi muito bem empregado pelo autor.

Conclua a leitura da resenha no blog. Caso tenha gostado e deseje ler mais resenhas nesses moldes, siga o perfil no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2021/01/resenha-dracula-bram-stoker.html

Rafa 24/07/2021

Faz juz à fama!
Eu sempre acho que histórias antigas vão ser alguma coisa monótona ou que você precisa pensar muito pra obra ser boa - afinal, reflete outra época.

Drácula é visceral mesmo tendo sendo escrito há 120~ anos. Desde a página 1, o ar de mistério, gótico, medo e sobrenatural estão presentes em casa linha.

O leitor desenrola a história junto com os personagens, e todo o ar vitoriano (e machista, várias vezes rs) é impregnado na obra. A fé, temor em deus, no sobrenatural, "supremacia" britânica contra povos de fora... tudo isso reflete a época e, mesmo com alguns conceitos ultrapassados hoje (e até ultrajantes), a gente se apega a todos os personagens pois são, acima de tudo, muito complexos. E, conhecendo à época em que foram criados, são, inclusive, bastante disruptivos.

Isso sem falar nessa edição da darkside, né? Todo o material extra deixa a experiência muito mais rica, e, mesmo com a história já fisgando desde o começo, aprofundam imensamente a experiência. Muito, muito bom!

Fábio Nogueira 29/12/2021

Um clássico pra lá de contemporâneo
Confesso que de tanto saber da história sem nunca ter lido este clássico, comecei a leitura de forma despretensiosa.

De forma magistral, está obra prima me fisgou e mostrou-se por demais o quanto é geniosa e por mais que se tenham inúmeros filmes, etc... Nunca chegarão aos pés deste maravilhoso livro.

Super recomendo!
@eu_sandroka 28/03/2022minha estante
S2

emclara 22/07/2023

"Ouça-os: as crianças da noite. Que doce música eles fazem"
? // ?

Por meio de cartas, diários e jornais, acompanhamos a história de simples humanos tentando derrubar o sombrio conde Drácula, um ser nefasto que se tornou uma lenda temida por todos.

Apesar do livro levar seu nome, o misterioso vampiro não aparece muito. Contudo, sua figura vive presente através do medo e horror dos personagens. As ações dos "heróis" da trama são muitas vezes, para não dizer sempre, demasiadamente dramáticas, o que estranhei no começo mas logo passei a amar.

Os relatos e pensamentos ocorrem de modo arrastado, podendo tornar a leitura lenta. Entretanto, eu estava tão envolta pelo sobrenatural desse livro que não me importei com esse detalhe. Com certeza, um dos meus livros preferidos!

Francisco240 13/07/2021

Um esplêndido romance epistolar gótico!
Livro realmente fascinante!
Finalmente conhecer a história do vampiro mais famoso da literatura. Um livro bem competente e cumpre muito bem essa proposta, não deixa a ponta soltas; e é muito instigante, criar muita curiosidade no leitor e a recheado de informações muito interessantes referentes ao avanço tecnológico da época na qual o livro se passa.

Tiffanipompeu 26/12/2021

O que dizer sobre essa obra prima de Stoker...
Começando pela história, o enredo é muito bom, a história prende o leitor em suas páginas, mesmo sendo um clássico, Bram nos prende em sua escrita fluída.
Os personagens são muito bem trabalhados, o autor conseguiu explorar muito bem as características de cada um.
A minha nota foi 4 pelo fato de não ter conseguido me conectar com a história, 2021 foi um ano bem atarefado para mim, quando pegava o livro para ler conseguia fluir na leitura, mas não consegui me conectar na história pelo fato de não lê-lo de forma constante.
Essa edição da DarkSide está incrível, as imagens, as informações, partes da escrita original, sem contar nas cores muito bem trabalhadas em todo o livro. Eu simplesmente amei.
É uma leitura que eu indico muito para qualquer um.

Sa Klabacher 26/09/2023

Um clássico que não deixou a desejar!
Sempre ouvi muita gente falando sobre como Drácula, do Bram Stocker, era uma leitura obrigatória, especialmente por ser aquela que mais lembramos quando o assunto é vampiro. Então, quando ganhei esse livro, fiquei bem animada pra ler.
Uma das minhas preocupações seria o ritmo e a linguagem, os quais normalmente são mais difíceis de pegar em clássicos. Mas, para a minha surpresa, nenhuma dessas coisas afetaram a leitura: o ritmo é muito muito bom e a escrita é bem tranquila.

Sobre a história, gostei muito e fiquei entretida desde os primeiros capítulos. Gostei de como o Drácula, mesmo com poucas aparições diretas, coloca o terror e mostra o quão perigoso é. Também gostei bastante das personagens e da construção delas.
Acho que a única coisa que me decepcionou foi o final (que achei corrido demais) e algumas conveniências (tipo o Van Helsing sabendo do completo nada do que se tratava a ameaça e quais as medidas que deveriam ser tomadas). Eu também teria ficado mais satisfeita se o desfecho de um dos personagens fosse diferente, colocando outro mais importante no lugar.

De qualquer forma, foi uma leitura maravilhosa que vai ficar guardada por um bom tempo na memória. Além disso, essa edição da Darkside está incrível, com prefácio e materiais extras muito muito bons (eu AMEI o conto, inclusive).

g4b5 14/12/2021

gostei desse livro mais do que eu achei que iria gostar, a escrita é bem facil e a narrativa é bem fluida e essa "coisa" de contar a historia por meio de diferentes relatos funcionou muito bem pra mim! foi um dos fatores que me fez gostar muito do livro e da historia.
sobre os personagens, no geral gostei bastante de todos porem parece que faltou ALGUMA coisa mas nem eu sei dizer exatamente o quekkkkkkk e sobre a ambientação da historia, achei boa DEMAIS, acho que Bram Stoker nem se esforçou muito pra isso mas o ar sombrio e misterioso realmente dá um medo (acho que foi um dos poucos livros que eu ja li que realmente me deixou com medo).
uma questão tambem que achei interessante e só reparei quando vi alguns comentarios sobre, é o puritanismo que o autor colocou sobre as personagens mulheres, ou entao a falta dele. enquanto a moça que estava dividida entre vampiro, por 2 rapazes foi perseguida pelo vampiro, a outra moça que estava comprometida somente com um homem (nao me recordo dos nomes kkkkk), em nenhum momento foi incomodada pelo vampiro e serviu como um modo de salvação para a outra. não sei exatamente o que pensar sobre esse aspecto da obra, mas fazendo uma comparação com Carmilla, onde o autor criou personagens femininas fortes, determinadas e sensuais, em Dracula temos o completo oposto disso.
enfim, recomendo bastante a leitura, é interessante e otima pra conhecer melhor o inicio das historias de vampiros e etc
Kah 01/03/2022minha estante
Bem parecido com crepúsculo

g4b5 01/03/2022minha estante
Dracula faz cosplay de Edward Cullen

Myzlen1 01/05/2021

Drácula
A narrativa se dá de forma bem interessante com inúmeros relatos de pessoas diferentes, sejam cartas, diários e afins, temos as perspectivas de cada pessoa na história com seu próprio estilo de escrita e um peso digno da obra em si. Sua história traz aflição e nos pegamos em dúvidas reais se alguma coisa realmente vai dar certo e se torcemos para ele ou não, o que faz o livro se desenrolar de forma bem fluida.

Muitos dos fatos são puramente interpretativos então não temos noção real das capacidades de Drácula ou dos seus motivos. O livro legou tanta coisa para a posteridade que na medida em que eu lia pude notar inúmeras referências ao nosso antagonista nos livros que já li e nunca tinha reparado (Muito esperta JK, muito esperta) certeza que o tio Valdemar leu Drácula antes de ter azideia.

A escrita é fantástica os personagens carecem de desenvolvimento, mas sua presença tem peso pelo que fazem, e mesmo trazendo muito a raiz donzela indefesa, temos mulheres de peso conduzindo o andar da carruagem. O pano de fundo nem preciso comentar afinal a onda de vampiros que dominou por tantos anos só nos mostra a força do nosso querido Drácula, um livro que pode ser relido diversas vezes e não iremos parar de encontrar mais detalhes. Simplesmente amei o livro.

Um fato curioso é que o livro se desenrolou em preto e branco na minha mente e isso nunca havia me ocorrido kkkkkkkkkkkkkkk eu tô ficando muito louco sério.
Kacio 10/05/2021minha estante
Kkkkkkk que daora, imaginei aqui como seria em preto e branco.

Bea - Be 15/04/2023

Cansativo mas incrível
Demorei bastante para ler e foi uma leitura bem cansativa mas eu gostei muito. Peguei o livro na promoção e quis ler por ser um clássico, era esperado que a leitura fosse massante devido que foi escrito por volta de 1800. A história narra sobre o vampiro Drácula e tudo o que rondou sua vida e morte, é interessante e cativante, mas a escrita é pesada e cansativa. Eu recomendo, especialmente se você quer ampliar seu vocabulário e conhecimento sobre clássicos.

Gabriela.Rosas 20/10/2023

Tem um drácula que me persegue
Sempre fui melancólica. Sempre gostei de fantasia. Sempre consumi terror. Nunca havia lido drácula.
Gosto de terror porque sinto que o assombro nos vem de dentro.

Somos todos assombrados. Assim como Lucy, há um drácula que me persegue. Há lembranças que me fazem permanecer acordada durante as madrugadas, há pessoas que me marcaram de forma que me sinto infectada por elas, e há reações que tive sobre tudo o que passei das quais me arrependo com muito amargor. Tenho medo dos meus pesadelos e de seus causadores. Mas, serei sincera quando digo que amo investigá-los. Geralmente eles me vêm à noite, mesmo.

Gostaria que tudo isso saísse de mim, se transformasse em um monstro qual eu pudesse perseguir, justificando todas as mazelas de minhas lembranças e alma com uma estaca de madeira, um terço na mão e fé. Mas, ah... daí já seria fantasia. Como não posso fazê-lo, leio os demônios de outros sendo perseguidos. Os meus me perseguem porque a minha vida é real.

Sinto pena de meu drácula. Às vezes sinto que me persegue. Às vezes quem o persegue sou eu.

Thais.Rodrigues 28/06/2022

Gostei muito! A forma que a história é contada através de cartas e diárias dos personagens trás uma dinâmica muito legal. Achei intrigante e interessante a história. Recomendo.