Favela Gótica

Favela Gótica Shiva

Resenhas - Favela Gótica

Suh 24/08/2020

EMOCIONANTE
UAU. Eu estou em completo êxtase por ter acabado de ler essa obra tão perfeita! Amei tanto. Nunca subestimei autores nacionais, mas sempre me impressiono com a grandeza de suas estórias. Queria indicar esse livro a todos os que estão enjoados daquele enredo batido das distopias porque esse quebra todas nossas expectativas e deixa tudo num lugar de ignorância a respeito do que acontecerá.
Que alegria poder viver na mesma época que autores com tal talento e ter a oportunidade de ler suas obras!!!!!!

Dominique.Auler 19/08/2020

O livro traz para a realidade brasileira o gênero de fantasia urbana, que mostra elementos do imaginário popular e folclórico (zumbis, ogros, fantasmas) inseridos na realidade.

Na minha opinião, é uma das mais apuradas metáforas do gênero, em que todo tipo de “criatura” representada serve como representação de uma classe real, instantaneamente reconhecível mas ainda bem elaborada. Um exemplo são os policiais lobisomens e sua fraqueza pela “prata”.

O autor usa essa ambientação para trazer uma reflexão profunda das classes sociais e da realidade de tantos lugares, com um enredo envolvente e intenso.

Conhecemos várias partes de um mundo muito bem estabelecido e vivo, interconectado pelas mais diversas tramas.

magerdulo 08/08/2020

não sou boa fazendo resenhas
Em um livro com metáforas e críticas sociais, Fábio Shiva nos prende do início ao fim. Eu nunca poderia ter imaginado o final ? que eu não entendi direito, particularmente ?, mas vale a pena ler!

Nayra 07/08/2020

Ideia interessante, desenvolvimento nem tanto
Aceitei a proposta de ler esse livro, pois pela sinopse e algumas resenhas, achei a proposta interessante, até um pouco audaciosa.

Sobre o desenvolvimento, achei um tanto chato e tendendo ao confuso, revezando duas narrativas em questão de parágrafos.

Uma narrativa puxando para uma crítica social, a outra puxando talvez para uma ficção científica, mas de tal forma emaranhada que, ao meu ver, prejudica o desenvolvimento da história, deixando ela um tanto sem sentido no final.

A ideia base do livro foi interesse, mas finalizei com a sensação de que o autor não conseguiu se decidir por um gênero e história então jogou tudo num mesmo balaio e liberou para o mundo.

Pra mim, é mais um exemplo de livro com uma premissa boa, porém mal aproveitada/desenvolvida.

Raquel 02/08/2020

Livro que levanta muitas questões sociais do Brasil que vivemos, coisas que como o próprio autor fala, demonstramos ser invisíveis aos nossos olhos, para não termos que nos preocupar.
Alta crítica social com personagens fantásticos, no duplo sentido a palavra.

Beto 02/08/2020

Surpreenda-se
Como menciona a gigante do streaming nas sinopses de filmes e séries: "Aqui tudo é possível."

A bela Liana, é uma viciada, com dezoito anos recém completados, que tenta sobreviver ao caótico mundo de Favela Gótica, sem ter muito com quem contar. Ao ler isso, você pensa: Certo, mas, o que tem diferente nisso? Bom, para começar, a história é bem contada, a personagem principal muito bem trabalhada; podemos perceber seu amadurecimento de maneira bem nítida, sem esquecer de suas limitações. Os coadjuvantes, embora não tão aprofundados, conseguem contribuir bem para o enredo e andamento da trama, sem contar as cenas impactantes e brutais, temas intrigantes, como vício de drogas, conspiração política, crítica social, preconceito racial, abuso sexual, seita religiosa... No decorrer do livro ainda descobrimos a existências de outras raças, alienígenas, e misturas de animais com humanos.

Destaque também para a técnica do autor em migrar de um cenário para outro, em intervalos bem curtos, sem aviso prévio. Não é que caiu super bem? Em nenhum momento me perdi na leitura. E na hora certa acontece a conexão dos fatos.

Favela Gótica é um livro de romance, cheio de reviravoltas, que irá surpreendentemente te fazer devorar as páginas para saber o que ira acontecer.

Agradeço ao autor Fabio Chiva, pela oportunidade de ler Favela Gótica.
Adorei, muito obrigado.

Bateu aquela vontade de ler o livro?
Valorize o trabalho do autor.

Segue abaixo o link para compra do livro.

Jean Silva 30/07/2020

Mais uma surpresa positiva em meio ao caos!!
Devo, antes de mais nada, confessar que não sou um leitor assíduo de literatura brasileira que não seja a acadêmica. Sendo assim, só tomei conhecimento de "Favela Gótica" graças ao autor que me contatou, contou sobre o livro e o disponibilizou a mim. Então, sem muitas pretensões, eu resolvi dar uma chance ao livro, e posso dizer, não estou nem um pouco arrependido.
A obra me surpreendeu em vários aspectos, e me proporcionou três dias de um ótimo deleite. A escrita do autor é simples e tranquila, você vai lendo e nem vai percebendo o tempo passar.
A estória dispensa comentários, achei super interessante a sociedade distópica que é apresentada no livro, recorrendo muitas vezes a uma fantasia com toques de realidade, bem instigante.
No mais, algo que me incomodou em certos momentos do livro foram as transições entre a narrativa da estória em si, e os registros/vozes/afins(ok, essa parte ficou confusa, mas quando lerem o livro, irão entender).
Dêem uma chance ao livro, e aos autores brasileiros!!

4ndrewnunes 25/07/2020

Surreal mundo real
"A melhor maneira de transcender é transgredir".

Nem sei direito o que falar, só sentir. Só digo isso: por favor, leiam.
Eu acabei de ler a última frase e, ainda assim, o livro não acabou. Ele continua vivo em mim, como se ainda houvesse uma mensagem nele que ainda não me foi revelada. Ler "Favela Gótica" foi uma aventura, que deixou algo incrível e estranho em mim. Ao mesmo tempo que gostaria que tivessem mais dez livros em uma série de Favela Gótica, eu estou satisfeito com a chave de ouro que li. Não dá. Esse livro, com certeza, se tornou uma referência de ficção para mim. Uma história cotidiana e interdimensional ao mesmo tempo. Uma jornada crua e cruel, pelo nosso surreal mundo real.

Maycon.Felipe 21/07/2020

Esse livro é algo que eu não tenho nem palavras para descrever em palavras. A princípio, eu não estava entendendo muito bem, porque é um livro que faz uma estupenda crítica social e até distópica sobre a sociedade.
Quando acabei, fiquei triste por ter acabado em menos de uma semana, mas ao mesmo tempo fiquei na torcida por uma continuação de "Favela gótica".

Rapha 08/07/2020

Favela Gótica | Resenha
Diversas obras retratam o mundo pós-apocalíptico, mas nenhuma delas conseguiu até então me mostrar de uma forma tão disforme e animalesca como Favela Gótica proporcionou.

Favela Gótica é um romance publicado pelo autor brasileiro Fabio Shiva em 2019, pela editora Verlidelas. Tivemos o prazer e a honra de receber a história diretamente do autor, e confesso que desde a primeira leitura do que se tratava, fiquei curioso para ver aonde a história poderia me levar, e fui surpreendido com referências a outras obras que eu tanto amo e jamais imaginei que poderiam estabelecer uma conexão ao final da minha leitura (sem spoilers, é claro).

Liana é a personagem principal em toda a história. Ela vive numa favela em que o perigo ronda todos os dias, e as incertezas são maiores do que os êxitos durante as lutas para sobreviver a cada perrengue que passa. Ela é conhecida como a mais astuta dentre um grupo de pessoas, a ter acesso ao produto mais visado da favela: a droga Z. Nessa sociedade, além de todos os vícios e males que conhecemos das nossas rotinas, a Z é a mais potente de todas, causando uma dependência sem igual.

Além de sobreviver do tráfico, Liana se prostitui pelas ruas para que possa manter o seu vício, afinal sem as hóstias diárias, que é como são chamadas as doses da droga, Liana passa a ter impactos drásticos na sua sanidade, não sendo capaz nem de se manter em pé. A personagem é retratada a todo momento como a beira da beira da sociedade, a escória que não tem volta e está fadada ao fim muito próximo, visto que é só mais uma para sustentar a indústria do mal, movida a drogas, sexo e violência.

Um dos grandes pontos a destacar da história de Fabio Shiva está na forma que ele descreve as classes da sociedade de uma forma completamente animalesca, aonde nos faz questionar se de fato a Terra, ou onde quer que a história se passe, está sendo habitada por animais que adquiriram cognição com o tempo, ou não passa de uma percepção da personagem sobre as pessoas que passam ao seu redor. Orcs asquerosos são alguns dos admiradores de Liana no prostíbulo, crocodilos sustentam o tráfico de drogas na favela e lobos são os policiais que fiscalizam todo e qualquer ato ilícito.

Favela Gótica em grande resumo narra a jornada de descobertas de Liana e junto dela descobrimos o que de fato essa sociedade vem sofrendo, quais são suas rotinas e se aprendemos com nossos erros durante os anos ou se descemos ladeira abaixo. Muito além do que uma história futurista e fantasiosa, a obra é uma pura crítica social que retrata desigualdade e injustiças através de personagens caricatos, em que é nítida a intenção do autor.

A narrativa é direta e sem enrolações, aonde prevalece muito mais a exploração de novos ambientes e descobertas, do que de fato a descrição de uma situação ou o desenvolvimento de um relacionamento, assim como Liana, que é vazia e vive cada dia de uma maneira diferente, afinal sua vida é movida por incertezas.

A leitura é pesada e acaba assustando pela ousadia e detalhismo exacerbado em certas situações um tanto quanto repulsivas do dia-a-dia da garota, o que chegou a me incomodar em parte da leitura, principalmente pela sexualização da protagonista.

Infelizmente não li a versão física do livro, tendo explorado essa obra numa versão digital. O início de cada capítulo possui uma ilustração que nos dá um aspecto mais imersivo a obra, além de ter 3 ou 4 breves tópicos do que está por vir naquele capítulo, algo que me chamou muito a atenção.

Para quem procura uma história dramática repleta de crítica social, e que tem como cenário uma sociedade futurista repleta de imperfeições, Favela Gótica vai se encaixar no seu gosto.

site: https://dinastiageek.com.br/favela-gotica-resenha

Bela 29/06/2020

Para ler com a mente aberta
Favela Gótica foi um livro que recebi em parceria com o autor Fabio Shiva. Eu estava bastante curiosa para o que iria encontrar, pois a sinopse nos promete uma fantasia com muitas críticas sociais. E, de fato é possível enxergar diversas críticas na leitura. Mas pelo que percebi da leitura, o Fabio não está interessado em apontar culpados, ele simplesmente nos leva em refletir sobre o mundo como ele é.

"Mesmo a pior monstruosidade acaba tornando-se banal depois de ser repetida à exaustão."

Liana é uma jovem humana em uma cidade de monstros, moradora de uma comunidade, ela está viciada em uma droga chamada Z, que transforma seus usuários em zumbis com o decorrer do uso. Para sustentar o vício, ela dança em uma casa noturna e também se prostitui no calçadão. Ela possui uma vida sem muitas perspectivas, seu objetivo é simplesmente conseguir dinheiro suficiente para pagar pela próxima dose de Z quando a fome bater. Porém, após um incidente no cafofo, lugar que ela chama de casa, e uma performance particularmente boa na casa noturna, ela se vê sendo procurada pela polícia e acaba procurando ajuda com os traficantes locais.

"– Não sei de que adianta tentar salvar a sua pele se você mesma está empenhada em se destruir. Não vou voltar com a minha palavra, mas é uma pena ver isso acontecendo."

Cada grupo de personagem é representado por um tipo de monstro e a partir dessas relações já é possível começar a refletir. Os policiais são lobisomens, capazes de cometer barbaridades se provocados, a maior parte deles já corrompidos pela ganância da prata. A maioria dos cidadãos sofre do mal de Circe, uma doença que os transforma em animais, trazendo a tona o que já de mais selvagem em sua natureza. Os traficantes são jacarés, um animal que denota perigo e selvageria, mas vive em comunidade. Os servidores públicos são uma espécie de zumbi também, pois se alimentam de partes de cadáveres. Os invisíveis são menores abandonados, que vivem a margem de uma sociedade que fecha os olhos para a sua presença. E, por fim, os viciados, que vivem uma vida decadente até se tornarem zumbis.

"É uma cidade grande como tantas, com seus milhões de habitantes, cada qual isolado dentro de sua própria interpretação do mundo. Uma cidade superpovoada, onde é raro o senso do coletivo. Lar de multidões de solitários, desconectados uns dos outros, destituídos de qualquer laço de identidade grupal além do trabalho, do futebol e da novela. É um lugar abarrotado de indivíduos, que só por zombaria poderia ser chamado de comunidade. As relações humanas são baseadas na competição e na desconfiança: paira em toda parte um estado iminente de guerra de todos contra todos."

Além da história de Liana, o livro é composto por diversas notas de rodapés, que são os chamados Registros Akáshicos. Mas, se no início da obra o objetivo destas notas era de trazer a definição de alguns termos criados pelo autor, em certo momento, eles se tornam uma história a parte e ela começam a crescer até se confundir com a história de Liana. É nesta hora que o enredo toma um rumo completamente inesperado trazendo diversos elementos de ficção científica. Confesso que não gostei muito desta inserção, eu realmente não estava esperando por isso e imagino que eu tenha tido uma quebra de expectativas. Tive a impressão de que a história ficou muito fantasiosa. Pois, apesar de já termos elementos fantásticos ligados à representação dos personagens como monstros, como esta caracterização estava diretamente relacionada à uma espécie de caricatura de cada classe de pessoas, a história não tinha me passado uma impressão tão onírica como quando o autor incluiu estes novos elementos.

Porém, mesmo neste momento é possível observar a existência de críticas sociais, como a nossa reação diante do novo, a tendência à polarização devido à divergência de ideias e opiniões, as diferenças causadas pela concentração de renda, a maldade e egoísmo intrínseco à personalidade humana, entre outros. Foi uma leitura bastante interessante, que me tirou da minha zona de conforto. Se você curte leituras diferentes que nos levem a reflexão, esta é uma boa pedida. Mas, é importante realizar a leitura com a mente aberta.

site: https://www.sigolendo.com.br/

Pê Santos (@semanariol) 28/06/2020

Uma maravilhosa surpresa!!
Em Favela Gótica vamos acompanhar a trajetória de Liana (ou Lica) que é uma jovem usuária de Z (ou hóstia, uma droga letal com o princípio ativo na Dopamina, Serotonina e Adrenalina), que dança na noite e se prostitui para comprar as pílulas de Z. Ela vive no "cafofo" com outros 4 usuários de Z, que ela denomina como família e logo após acabar tendo participação na morte de um playboy, ela foge do cafofo e passa a viver em meio aos perigos que a sociedade oferece para uma jovem garota de programa viciada.

Aqui vemos policiais sendo retratados como lobos, traficantes como jacarés e usuários como a Lica sendo retratados como bebezês em seu estágio inicial do vício e em seu estado avançado de vício acaba se tornando um zumbi, são essas retratações que fazem tão real trecho "Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.".

É um livro maravilhoso, com um final que explode a cabeça da gente e nos deixa pensando na história por mais longos dias, é um livro explícito que contém cenas perturbadoras, mas nem mesmo essas cenas fazem a gente querer parar de ler.

Confira a resenha completa no meu IG Literário: https://www.instagram.com/semanariol/

Bruna Melo 24/06/2020

Uma boa história!
Primeiro que o livro é bem escrito e muito tranquilo de ler. Você vai lendo, vai lendo e quando perceber já leu quase o livro todo em um só dia. A história em si também é muito boa e traz elementos da nossa realidade (o fato da personagem viver em favela, o vicio em drogas e, muitos outros). É uma história que, na minha opinião, em dados momentos é necessário muita atenção porque se você perde um detalhe, a história fica um pouco confusa. Mas, fora isso a história é muito boa e muito bem escrita. Foi um imenso prazer receber o e-Book do próprio autor e, aproveito para deixar aqui o meu agradecimento. Enfim, gostei muito da história e muito feliz em lê-la.

Michele 23/06/2020

Não é só uma fantasia...
“Favela Gótica”, do autor Fábio Shiva, é um romance para quem está atrás de uma trama de explodir a cabeça. Com uma narrativa que permeia todos os requisitos das boas histórias: ganchos para os próximos capítulos, jornada do herói, linguagem simples com toques divertidos e irônicos, entre outros aspectos, trata de um universo muito diferente do nosso ou muito igual dependendo do ponto de vista. Acontece que podemos encontrar várias camadas de significação.
A primeira dessas camadas é a que apareceria em qualquer sinopse: a obra se trata de uma fantasia/distopia/ficção científica passada em um universo em que zumbis, lobos, múmias, gárgulas, ogros, fantasmas, seres zoomórficos assolados pelo mal de Circe e mais uma infinidade de criaturas com uma origem explicada em geral por um toque de ficção científica convivem em um sistema social idêntico ao nosso. A protagonista é Liana, uma jovem prostituta e viciada em Z (ou hóstia), que na ânsia de conseguir sua droga acaba se confrontando com conflitos inesperados. O enredo é dividido em duas partes. A primeira, intitulada “Das trevas...”, é uma espécie de apresentação em que Lica (apelido de Liana) age basicamente por sobrevivência. A segunda parte, intitulada “... para a luz!”, é o momento em que a personagem acaba tomando consciência de quem é ela. A narrativa tem a estrutura convencional quebrada pela inovadora inserção dos “Registros Akáshicos”, que vêm de forma enciclopédica fornecendo as informações necessárias para que o leitor absorva com mais facilidade as características desse universo fabuloso e, ao seu tempo, vai tendo a sua função alterada-evoluída dentro do enredo.
A segunda camada já retira a obra de qualquer clichê e é percebida quando começamos a associar cada ser fantástico com a realidade. Os zumbis por exemplo são os viciados no composto Z, os lobos são a polícia, os jacarés são os traficantes e assim vamos percebendo que esse cenário é bastante familiar a nós brasileiros. Essas informações ligadas a um narrador meio crítico e meio irônico trazem destaque a problemáticas comuns em nossa sociedade – inclusive algumas muito atuais - como as milícias, o tráfico, a exclusão social, os menores abandonados, a prostituição, o abuso de poder, só para citar alguns pontos.
Enxergo ainda mais uma camada de interpretação que aponta para uma cosmogonia espiritualista com tendências conspiratórias (Bem, eu disse que explodiria a cabeça!) cuja construção vem aos poucos e se intensifica conforme Liana vai ganhando consciência de si. Entremeando essas camadas as combinações interpretativas são inesgotáveis, característica de uma obra bem planejada.
Particularmente, o romance me marcou pelo uso de técnicas ao mesmo tempo inovadoras e bem articuladas com o todo da obra, bem como pela capacidade do autor em conseguir mesclar tantas temáticas e conflitos, muitos deles de importante reflexão além de muito atuais, sem perder a graça de se contar uma boa história. Você pode ler para passar o tempo, para refletir ou até mesmo para transcender a mente.

Suzana 30/05/2020

A história se passa durante um ano na vida de Liana. Ela é viciada numa droga chamada Z. Para satisfazer seu vício, Liana entra nas mais variadas situações e você se vê torcendo pra que tudo fique bem. Mas será que tudo é assim tão simples?