Favela Gótica

Favela Gótica Shiva

Resenhas - Favela Gótica

Darkpookie 04/04/2020

Comentário
Confesso não ter entendido o fim da obra, talvez por causa de que não tenho tanta afinidade com fantasia e universos novos. Entretanto, nesse livro não há somente criatividade, grande parte da narrativa é repleta de referências à realidade: a prostituição como meio de saciar um vício, a corrupção da polícia e da igreja, políticos tramando para se reeleger, o tráfico dentro de uma favela, entre outros; revestidas de metáforas que se utilizam de seres fantásticos (orcs, lobisomens, zombis, etc) para se adequarem à estética da obra. O que torna tudo mais interessante e novo, sem clichês.
Durante toda a obra são persistentes dois aspectos: as cenas extremamente gráficas de assassinatos, vômitos, e tantos outros que podem causar enjoos (não recomendo a leitura para pessoas sensíveis); e também as várias referências a questões místicas (meu desconhecimento contribuiu para minha incompreensão) e religiosas.
Enfim, é uma história bem criativa e que me prendeu por longas horas. Provavelmente, se em meus gostos pessoais estivesse incluso fantasia eu teria gostado mais do livro, mas acho esse gênero bem cansativo. Fica a recomendação para quem gosta e quer algo que destoe do usual.

Natasha 30/03/2020

Leitura obrigatória para os brasileiros
O livro traz uma crítica social muito necessária através das analogias utilizadas para representar os personagens, é uma leitura desconfortável, não pelos personagens em si, mas pela realidade representada por trás das suas aparencias nefastas.

Cris @cristinadaitx 24/03/2020

Olhando essa capa é provável que o leitor fique confuso e pense que se trata de uma história assustadora. Talvez o assustador seja que um livro de ficção mostre muito da realidade e mostre que assustador mesmo é o mundo em que vivemos. Prostituição, drogas e corrupção são alguns assuntos abordados aqui. Então, não se assuste se encontrar nessas páginas a mais pura realidade.

Murasakibara12 23/03/2020

Drugs give me drugs
Um livro muito impactante, que faz MUITAS críticas sociais por meio de metáforas sobrenaturais e incisivas, em um mundo classico de distopias. Tem apontamentos que nos fazem pensar sobre o que é a realidade em que vivemos ao mesmo tempo que embarcamos em uma história mística e fantástica.

Thales44 08/03/2020

Favela Gótica - Fabio Shiva
Uma leitura surpreendente, um universo distópico fazendo analogias onde dependentes químicos são zumbis, policiais são lobsomen, traficantes são jacarés e diversas outras criaturas.

O livro conta com vários elementos como registros Akáshicos que me fez lembrar de um dos meus livros favoritos de distopia que é  o Duna logo vi que seria um livro bem interessante. O livro conta a história de Liana uma "bebê Z", título esse dado às pessoas que adquiriram o vício recentemente e que estão no processo de se tornarem zumbis por completo a medida que o vício aumenta.

A história nos leva junto com Liana entre as mazelas, becos e vielas por onde ela tem que fazer o possível e o impossível para sustentar o seu vício que vai cada vez mais aumentando e algumas vezes tu acaba se perguntando se Liana é  realmente uma zumbi ou outra coisa, mas isto só  lendo você vai descobrir, com uma reviravolta incrível e um final que só me deixa dizer o quão Fabio Shiva é surpreendente  na forma como escreve essa obra, a descrição dos fatos, gírias faz este livro se tornar uma das melhores obras nacionais que já li mostram nossa sociedade realmente como ela é.

Só tenho a agradecer  ao Fabio Shiva por ter indicado e sedido essa leitura fantástica que vale MUITO apena ler.

Bruno Oliveira 03/03/2020

TUDO AMOSTRA. SÓ QUE NÃO
Nesta curiosa e bem engenhada trama de Fábio Shiva, as coisas são realmente como são. Há de tudo ali. Desde figuras de outros folclores até seres de outras dimensões. Contudo, não se engane, não, com essa “máscara”, com o que há na superfície visual da coisa toda. Vá mais fundo. Vá de encontro com o que o autor expõe ali: as nossas próprias mazelas e dissabores humanos. Se tu fores por esse caminho, verás o quão somos limitados e o afã com o qual almejamos realmente. Vá sem medo. E vá logo, pois, conforme tu vai vendo o desenrolar da coisa, tu quererás ver logo onde essa parada toda vai dar. O fim é só o começo.

@victuleu 02/03/2020

Surpreendente
Primeiro livro de 2020... Nada mal, de verdade, nada mesmo!
Vamos falar sobre Favela Gótica, do Fábio Shiva!
A história gira em torno de Lica, uma personagem que nos faz questionar tudo o tempo todo. Lica é uma jovem, aparentemente a única normal (não é spoiler, é que tudo parecia tão assustador e ela tão destemida que, para mim, parecia uma humana mesmo) que vive na periferia, rodeada por drogas, prostituição e abusos de todo tipo.
Se você mora no Brasil vai identificar cada parte dessa história. Sim, apesar dos monstros, lobisomens, zumbis e drogas como o Z, você bem sabe que tudo isso é real ou melhor pare e assista o jornal por alguns minutos e perceba quantas Licas existem por aí.

O autor traz a verdadeira face das pessoas em suas respectivas classes sociais de maneira fantasiosa, a personagem principal vai de mal a pior e está sempre procurando mais encrenca, como na vida real, onde o viciado vai cada vez mais fundo para achar seu vício.
Desde o início lemos os registros Akáshicos e isso no começo não tem sentido, apenas à nivel de informação do leitor, mas calma, tudo vai fazer sentido!
O ponto alto para mim é quando vamos até a raiz do problema e descobrimos tudo, exatamente tudo, sobre a droga que faz toda narrativa girar.

Fabio Shiva nos surpreende com um fim bombástico e como filhos abandonados queremos saber um pouco mais sobre o que virá, apesar de compreender e ter a sensação que ele quer que sintamos: o fim.

Recomendaria de olhos fechados, abertos, entreabertos, de todo jeito.
Viva a literatura brasileira!!

Siga meu BookStagram, lá tem um vídeo sobre a obra!
@mimarqx

site: https://www.instagram.com/mimarqx/

Marriete 01/03/2020

Favela Gótica - Resenha Autor: Fabio Shiva
Uma cidade onde os habitantes são seres diferenciados: jacarés (narcotraficantes), zumbis (humanos viciados em drogas), vampiros (políticos), lobos (policiais), entre outra tantas variedades. Dentre eles está Liana, um ser humano aparentemente comum não fosse o seu vício em Composto Z, a droga do momento. Liana vive a margem da sociedade, numa comunidade periférica e trabalha como prostituta e dançarina para manter o seu vício, que, embora a domine em partes, não inibe sua consciência. Ela busca dentro de si descobrir a sua essência. Nessa busca ela se envolve em assassinatos, é perseguida sem saber o motivo e se sente acuada pela voz em sua mente que tenta auxiliá-la.

Favela Gótica é composto por um enredo de cenário fantástico com seres de aparência animalesca mas de sentimentos bem humanos, os piores sentimentos na verdade. Excetuando Liana, dificilmente encontraremos aqui personagens que atuem por bondade, a maioria tem sempre em mente algum benefício próprio. O leitor encontrará aqui todos os subterfúgios que a alma humana é capaz de utilizar para ganho próprio, é possível visualizar a consciência política e social do autor que desnuda ao leitor mais atento as nuances políticas para emburrecer e usar o povo a seu belo prazer. Nada é por acaso, tudo está interligado, mas, haverá sempre alguém ou um grupo que irá vislumbrar as verdadeiras intenções e lutar contra o poder em movimento.

É um cenário fantástico passado em uma realidade alternativa que utiliza de metáforas bem claras para nós mostrar o paradoxo de nossa própria realidade. Utilizando da física e da tecnologia ele narra uma história que ?talvez? não seja assim tão improvável. Me lembrou muito o livro ?Admirável Mundo Novo? que também satiriza o comportamento humano. É um livro que vai te prender do início ao fim, sem dúvida. Recomendo imensamente a leitura.

#FavelaGótica#FabioShiva#Resenha#MarryAquinnah#EditoraVerlidelas#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#LiteraturaNacional#LiteraturaFantástica#Akashas#RealidadeAlternativa#RealidadeVirtual#Física#Tecnologia#ComportamentoHumano#ComportamentoSocial#AmoLer#Instabooks

joaoaranha 27/02/2020

História peculiar
Admito que não é o meu tipo de história favorito. Mas, me aventurei a ler e achei um conto que tem um universo bem interessante sendo explorado, na vida de Liana e seus percalços para além dos muros invisíveis que uma sociedade pode impor. Acredito que o livro peca em ser descritivo demais, a ponto de atrapalhar um pouco a fluência da leitura. Mas gera um bom entretenimento.

Murilo393 24/02/2020

Muitas reviravoltas!
Esse livro unio a fantasia ao "terror" urbano qual vivemos atualmente, principalmente nas favelas, o livro foca na nossa personagem principal Lica, um personagem que vai se desenvolvendo ao longo da história, até um final arrebatador. Um livro rápido, com muitas reviravoltas, e momentos de ação constante

Leandro 21/02/2020

FAVELA GÓTICA: A HUMANIDADE E SEUS MONSTROS
O desafio de apresentar um mundo que é um espelho do nosso, porém muito mais sórdido e cruel (ou será que não?) parece ter sido a premissa do autor. Ao iniciarmos nossa jornada em Favela Gótica somos chocados, todo o tempo!

Justamente pelo ritmo do início do livro e pelas constantes explicações dos "Registros Akáshicos", tive certa dificuldade com a leitura. Achava que tais registros, que serviam como notas explicativas no meio do texto, quebravam dinâmica proposta. Mais do que isso, o uso das gírias e de um vocabulário altamente informal causava estranheza.

Porém isso foi apenas na primeira parte da trama. Com a reviravolta construída pelo autor na metade do livro, tudo muda e eu mal podia esperar pela conclusão dessa história. Vencendo o início, tudo vale a pena.

Para continuar, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2020/02/favela-gotica.html

Damata 16/02/2020

Comecei lendo uma DISTOPIA, e terminei lendo uma FICÇÃO WEIRD.
Pela sinopse já sabia que iria gostar, mas não achei que seria a grande surpresa que foi.

Que bela habilidade em trançar diversos gêneros literários na mesma obra, distopia, fantasia, terror, filosofia, ficção científica, entre outros em menores proporções.
Sendo uma visão lúcida da sociedade atual.
Com desenhos muito imaginativos no inicio de cada capítulo.
Um final bem "Black Mirror", pra quem gosta é um prato cheio. (eu, no caso)

Comecei lendo uma DISTOPIA, e terminei lendo uma FICÇÃO WEIRD.
Vou atrás de outros livros do autor.

Sérgio 15/02/2020

O livro é um abrir de olhos, uma catarse. Fabio Shiva foi fundo na ferida social: políticos que são vampiros, policiais que são lobisomens. A droga e o efeito que ela causa em suas vítimas. O livro é distópico e ao mesmo tempo é real. É futurista e ao mesmo tempo é atual. Vivemos entre monstros e somos monstros. A metrópole parece uma selva, onde se deve lutar a cada dia pela sobrevivência. E em meio a esta guerra diária, vemos uma personagem que também é vítima do mal que há em todo canto: Liana, que é jovem, que também sofre, que também é "zumbi", que também tenta enfrentar a cada dia a existência. Liana vai, como o próprio livro informa, "das trevas para a luz", se conhecendo aos poucos e tentando se libertar através deste conhecimento. Liana vive numa "divina comédia" particular, e vamos junto com ela, às vezes nos apavorando diante de sua existência complicada, às vezes nos comovendo com as dificuldades por ela enfrentadas, e aprendemos também que "ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso."

Bela Lima 14/02/2020

Recebi o ebook desse livro para resenhar por meio do autor, que me contatou no skoob. Eu li a sinopse, me agradei e já pensei: "vou lê-lo para o #DLL20, na categoria autor brasileiro".

"O que torna esta nossa cidade digna de registro é apenas um pequeno detalhe, que faz tudo ficar diferente: aqui as pessoas enxergam as coisas como elas são. Ninguém fica tentando mascarar a realidade com elaboradas fantasias de civilização. Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras. A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem."

Em Favela Gótica, os monstros não escondem quem são, eles mostram sua verdadeira identidade, quaisquer que sejam elas. Policiais? Lobisomens que foram corrompidos pelo poder. Traficantes? Jacarés que rasteja sobre a desgraça dos outros. Pedreiros que soltam cantadas? Ogros sem educação.

Nesse universo, temos nossa protagonista Lica, que é uma viciada em Z, uma droga que faz o usuário sentir uma mistura de dopamjna, serotonina e adrenalina. Quem usa uma vez a droga, já está sentenciando a virar zumbi, capaz de fazer qualquer coisa, inclusive pegar os hormônios diretamente no pé, diretamente no cérebro de outro ser humano. Para sustentar o vício, Lica faz programas e é uma dançarina sensual numa casa da noite.

Num dia, não em qualquer dia, mas no seu aniversário, um acontecimento dá lugar ao outro e Lica se ver tendo que fugir, sendo perseguida por Lobisomens, que a querem por algum motivo, que ela mesma não entende.

"Você precisa entender que não tem mais ninguém brincando de polícia e bandido por aí. Não existe essa de polícia e bandido, bem e mal, branco e preto. É tudo cinzento, que nem aqueles mondrongos que ficam andando de camburão por aí. É tudo bíuzinesse. Não existe o bem e o mal. Tudo o que existe é o negócio, quem está dentro e quem está fora."

O começo da leitura é meio pausado, porque o autor usou muitas gírias e não é algo que estou acostumada, o que foi uma leitura difícil para mim. Ademais, ele colocou meio que o significado das palavras diferentes destacadas no texto, ao invés de explicá-las por texto corrido na história, justamente na trama. A criação do mundo ficou como se fosse algo separado do livro, assim. Depois de um tempo, essa escolha do autor faz sentido, contudo no início foi irritante.

Outra crítica que, infelizmente, não dá para relevar, foi que demora um pouco para acontecer o grande porquê de tudo, que nos faz querer ler mais. O livro é dividido em duas partes e só no fim da primeira, início da segunda, que há uma reviravolta; e cada parte equivale a metade do livro, o que, sim, demorou bastante. Eu estava comprometida a ler o livro e não havia nada de ruim para me impedir de continuar lendo. Eu sou teimosa desse jeito.

"Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso."

Depois desse ponto, a história melhorou e eu devorei o livro, não quis largar dele em nenhum momento. Estava eu na cozinha fazendo meu brigadeiro de fim de semana enquanto lia mais um capítulo. Chegou um momento que a trama me fez sentir desconfortável, mas não consegui me desprender dela, tal absorta quanto estava.

Esse é um livro que gostei e que me fez refletir para entender o que cada "monstro" significava. Os segredos revelados foram algo que eu não esperava no início da história, embora em um ponto eu tenha pensado isso parece m... Sem spoiler. Entretanto o final foi algo... que final foi aquele? Quero pessoas para discuti-lo!

É um livro que recomendo, embora não vá ser para todos os públicos, com certeza não para crianças, porque tem algumas cenas fortes de violência e sexo, e vamos proteger as nossas crianças da forma certa.

site: https://outrosjeitos-algumaspalavras.blogspot.com/2020/01/livro-210-favela-gotica.html

Mandy Nerújo 14/02/2020

Boa ideia mas a execução nem tanto...
Inicialmente não me apeguei a história, mesmo reconhecendo que a personagem principal era uma viciada, achei desnecessário o início ser sombrio nesse tanto, somente ao longo da leitura você percebe que o foco muda aí se interessa pela história.
A proposta inicial, de se passar em uma favela é interessante, mas percebi que o autor se demorou muito em cenas que não tinham necessidade, já que o restante do livro não se baseia nisso e você logo percebe a diferença de foco ocorrendo durante a leitura.
Admito que o que me fez continuar a leitura foi a curiosidade, pois a história principal não tinha muito fundamento, as histórias ocorriam de maneira corrida e com situações que eram resolvidas muito facilmente, eu entendo que o autor colocou essas cenas propositalmente com o intuito de denunciar as questões sociais (o que é louvável), porém creio que tenha ficado demasiado forçado pela quantidade de situações, fazendo assim com que o leitor ficasse pouco envolvido na história dessas personagens. E como todas passavam rapidamente pela história e não se faziam presentes nela, acaba que até a personagem principal ficou mal desenvolvida, rasa.
Essa maçaroca de situações me lembra histórias como Alice no país das maravilhas ou O mágico de Óz, onde essas acontecem e terminam rapidamente sem muita explicação.
Mas tudo muda da segunda parte em diante. A ideia dos registros akáshicos é sensacional, uma ótima sacada até. A história secundária (que depois se torna a principal) sinceramente é a melhor parte! O autor lança mão de uma história mediana para só depois revelar a verdadeira história, que aí sim, merece atenção! Eu diria que apesar dessa segunda parte ter se tornado uma ótima história, infelizmente o autor correu muito com a resolução desse plot e por isso acabou desandando com a ideia, que por si só já é ótima.
Em suma, a história é bem interessante com MUITAS críticas sociais, com boas tiradas, ideias super interessantes de ficção científica, filosóficas e críticas religiosas (que achei desnecessário). O final com certeza deixa muitas perguntas em aberto que sinceramente eu gostaria de ver a resolução.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/2020/02/14/favela-gotica-fabio-shiva/