Favela Gótica

Favela Gótica Shiva

Resenhas - Favela Gótica

Cami 14/06/2021

Liana é viciada em Z (a droga final, a pior de todas, que acaba tornando seus usuários em zombies) e para conseguir pagar pelo seu vício acabou entrando no meio da prostituição e roubo. Lica passa por poucas e boas para conseguir sobreviver todos os dias em um mundo animalesco e podre. Assassinato; preconceito; vício; traição e crueldade são só o começo para sua sobrevivência.

Esse livro foi uma surpresa muito positiva, a escrita do autor é de certo modo muito boa, a história me prendeu bastante. A construção do mundo e dos personagens são sensacionais, os acontecimentos do livro são de explodir a mente, gostei muito de toda a reflexão do livro em geral sobre a realidade do mundo atual. Alguns pontos da história e até mesmo o final são um tanto confusos, mas eu acho que faz parte de toda a experiência do livro, foi uma ótima leitura.

Lary 02/04/2021

Recomendo a leitura, mas já aviso de antemão que, a obra pode deixar-lhes com uma sensação de nojo e repulsa perante as mazelas aqui, competentemente descritas pelo autor Fábio Shiva. Favela Gótica nos convida a tomar um soco no estômago enquanto prosseguimos nas páginas de textos ágeis e ácidos a descrever a transparência da corrupção no Brasil e a vida das vítimas sob as consequências desses atos e desleixos. A metáfora usada de forma inteligente neste livro denuncia e expõe os detalhes já óbvios, no entanto nem sempre vistos pela sociedade, infelizmente é um tipo de livro que certamente não agradará à todos, principalmente os que, de certa forma não ligam, ou agem indiferentemente à situação caótica da famigerada sociedade brasileira como um todo.

Yuririn 26/03/2021

Fui convidada para ler este livro e adorei
A história é descrita de tal modo que tornou as cenas muito vívidas e me cativou bem rápido. Temas sociais foram abordados e misturados com elementos da ficção deixando a narrativa interessante e bem encaixada no mundo criado. Porém, o final me pareceu meio apressado. Fiquei com gostinho de quero mais em relação a alguns pontos da história e me perguntei: "tá, mas e agora, o que acontece? E em relação àqueles personagens, o que houve?". Algumas das minhas curiosidades, principalmente em relação ao final, não foram sanadas, mas este livro da literatura brasileira me surpreendeu; a leitura foi envolvente do começo ao fim e as descobertas sobre os Registros Akáshicos, as narrações e conspirações foram bem legais.

Joao.Almeida 16/03/2021

Desde o início já somos inseridos em uma atmosfera pesada e densa onde acompanhamos a vida de Lica, uma jovem dependente química da substância aqui denominada Z, e de cara somos apresentados à diversas situações presentes na atualidade como o: tráfico, a prostituição e a violência. Assim, o autor utilizou muitas criaturas fantásticas para fazer alusões a indivíduos da nossa realidade, um exemplo é denominar como zumbi o indivíduo que existe apenas para satisfazer sua dependência.
É necessário parabenizar Fabio pela sua capacidade em adicionar muitos elementos e mantê-los organizados. Inicialmente, estava receoso com a inclusão de entidades de universos diferentes, tais como: indivíduos acometidos pelo mal de Circe que pertencem a mitologia grega e os zumbis que são uma criação bem recente. Desse modo, fiquei surpreso ao presenciar essa coexistência funcionar.
Ademais, um ponto negativo seria o tamanho do livro. Ele é bem enxuto e é possível terminá-lo rapidamente, contudo, o universo criado é muito complexo e cheio de desdobramentos. Logo, senti que a obra foi um pouco compactada e ela poderia ser melhor desenrolada. Leria facilmente mais 5 livros dessa trama.
Pensei que seria apenas uma história de terror, mas fui surpreendido com as críticas sociais e pela construção dos personagens.

Carolina Zaghi 15/03/2021

Leiam, só leiam
Que livro fantástico! A escrita é tão gostosa que fica fácil imaginar cada cenário e cada detalhe. Além de ter uma profundidade social e crítica em cada cantinho. Te prende do início ao fim. Cada início de capítulo tem uma imagem e um resumo que inicialmente não fazem sentido mas depois de ler o capítulo e voltar para essa página você entende tudo! Tudo se encaixa e faz sentido! Recomendo demais!

Ayumi.kimura 11/03/2021

Antes de tudo gostaria de agradecer Fábio, por momentos tão intrigantes e aventurosos, uma mescla de sensações, daquelas que muitas vezes é tão difícil digerir. Realmente eu não li a sinopse antes e mergulhei sem saber do que se tratava e lógico que logo pude perceber que seria algo que nunca iria saber se fosse pela capa do livro. E a cada momento que você vai lendo, vai se deparando com novas ideias e concepções que você se questiona onde o autor quer chegar. Enfim onde a fantasia e a realidade se misturam e fica o questionamento: o que é real e o que é fantasia.

Paul Law 22/02/2021

Você é um bebezê, cheiroso ou zumbi?
Favela Gótica do escritor Fábio Shiva foi lançado em 2019 pela editora Verlidelas e é uma história alucinante. Nele acontecimentos inusitados em uma realidade paralela peculiar misturados à atmosfera degradante levam o leitor a uma viagem inesperada e única. Nas 276 páginas do livro, acompanhamos a personagem Liana ou Lica e as consequências de sua dependência pela droga Z.

A história começa com Liana acordando no barraco que divide com Samara, Galego, Mandrá e tio Biu já sentindo os efeitos da falta do tóxico. Logo surge a oportunidade para descolar algumas hóstias (o nome da cápsula de Z) com tio Biu que pede a ela para busca um tanto de maconha na boca do alto comando dos jacarés (que são jacarés mesmo!) para um playboy qualquer. A ideia era enganar o comprador da massa e usar toda a grana dele para comprar Z para todos do barraco. Contudo, o plano falha, na hora de voltar para o cafofo o playboy percebe o golpe e exige o seu dinheiro de volta. Há confusão, o sujeito morre e Samara se transforma em zumbi. Zumbi é a fase final da dependência de Z em que o usuário fica violento e devora cérebro humano. Liana foge do lugar e é aí que sua aventura começa de verdade.

O texto de Shiva é sem frescura. Ao mesmo tempo que conta a história de Liana vai disponibilizando textos explicativos sobre a ambientação, chamados de "registros akáshicos. No final esses texto que parecem desconexos com a trama central se unem. Isso é bem criativo. Aliás, criatividade é a palavra que bem define o autor, já que seu mundo é formado por criaturas "não humanas" e eventos catastróficos que culminam numa aventura surpreendentes. Espere encontrar de quase tudo no que diz respeito a fantasia e ficção. Considere, também, não fazer ideia do que vai acontecer no capítulo seguinte. Isso é muito bom!

Cada capítulo do livro é aberto com um desenho do autor e uma breve explicação do que encontraremos pela frente na leitura. Fique tranquilo, pois os resumos do que virá não são antecipações substanciais. São mais como um norte mesmo. Outro ponto positivo em "Favela Gótica" é o estado decadente do mundo da periferia. A divisão social que existe é bem nítida e a realidade paralela do livro não é tão distante da nossa nesse quesito. Favela continua sendo favela ainda que tenha jacarés e lobos.

Resumindo: um livro autêntico com uma história envolvente e sem rodeias; de cunho social e fantasioso ao extremo. Com desenhos, explicações, acontecimentos e personagens mirabolantes. Boa pedida para quem assim como eu gosta de originalidade.

No fim ainda vamos saber do que o Z é feito.

Fica a resenha e a dica.

site: http://paullawblog.blogspot.com/2021/02/favela-gotica-de-fabio-shiva.html

Yasmin.d.Leon 16/02/2021

Ficção Fantástica da vida real
Humor sutil numa história que -eu temia um pouco no começo- poderia ser uma daquelas críticas sociais dramáticas pesadas. E é uma crítica social, mas com uma visão bastante original, com ares de fábula, e que me trouxe memórias da Laranja Mecânica, Matrix e Borges.
Nessa alegoria, encontramos animais antropomórficos e outros seres que representam certos personagens familiares no nosso dia a dia, por isso no título decidi fazer a descrição de ficção fantástica da vida real, como exemplo temos os zumbis e os endemoniados, que na história, mesmo sendo criaturas diferentes, me lembraram de uma notícia anos atrás sobre uma droga que fez um homem agir essencialmente como um zumbi endemoniado que arrancou/comeu a cara de um homem na Flórida (escolhi um exemplo bastante dramático, eu sei). Tudo isso contribui para que essa realidade alternativa nos seja tão familiar, pois basicamente é a nossa.
Temos também outros aspectos bastante interessantes no livro. Primeiro, a escolha de introduzir certas notas que precisamos para entender alguns eventos/situações desse mundo como vindas dos registros akáshicos, coisa bastante conveniente que, na minha opinião deixou o texto muito mais dinâmico e ajudou para que no final a história viesse a ter um sentido completo, do começo ao fim. Outra coisa é a história em si. A protagonista passa por todas as aventuras possíveis e impossíveis, mas sem ser cansativo; de fato, os acontecimentos, mesmo fantásticos, nunca parecem forçados, senão naturais.
Minha única crítica talvez seriam alguns momentos (como quando ela se encontra com as freiras ou no hospital) que poderiam ter tido um desenvolvimento maior, umas descobertas mais lentas, mais sutis.
Leitura recomendada, especialmente para os fãs de fantasia urbana.

Ellen 10/02/2021

Li "Favela Gótica" porque o autor entrou em contato comigo através do Skoob e me propôs a leitura. Terminei a leitura há alguns dias e fiquei com a história na cabeça, tanto que recomendei o livro a alguns amigos.
Apesar de ser um livro pequeno, a narrativa é complexa e de uma crueza que sacode o leitor em alguns momentos. Mistura de Matrix, Divergente e outras histórias nas quais nada é o que parece, ou o que aceitamos como realidade na verdade é uma farsa. O final é surpreendente.
Gostei do livro e recomendo.

Micky 03/02/2021

Simulação grotesca
Obrigado, Fabio Shiva, desculpa a demora. Bom, finalmente li, hehe. E, posso falar que bizarro é seu codinome, pensa, numa história tensa, bizarra, grotesca. Pensa numa história que toca na ferida, e empurra o dedo sem dó. A que a aparente podridão existente por toda parte da história, não é tão diferente da podridão da nossa história. Muito bem escrito, você não quer parar de ler. Por vezes é difícil entender, faz parte, quem gosta de bizarrice, tem estômago, leia, leia, leia. Mas se prepara, rs. E será que a realidade é uma apenas um simulacro doentio? Essa é simulação grotesca? Qual é a verdade? Se há outra realidade, é melhor? Ou não?

Leonardo 23/01/2021

Surpreendente
Achei o livro muito diferente, no bom sentido! Faz paralelos muito inteligentes com a nossa sociedade, bastante visceral, cativante, gostei muito da estória toda. Vários momentos que chocam o leitor com a crueza das situações mas tudo bem encaixado e escrito.
Uma grata surpresa!!

Saulo Barreto 04/01/2021

Bom Livro
Favela Gótica é uma obra que recebi do autor em um contato aqui mesmo pelo Skoob e que sua sinopse me chamou a atenção que a pulei em várias posições em minha lista de leituras futuras.
Esta obra nos mostra um conto que poderia muito bem ser uma descrição da nossa sociedade atual sem nenhum exagero. AS comparações vão muito além da nossa força policial e dos infelizes dependentes químicos.
Quando fui pesquisar sobre a obra, antes de colocá-la na minha lista de leitura, vi algumas pessoas reclamando que há uma nserção de muitos personagens no conto. E realmente há muitos personagens, porém, não é nada negativo. Estes personagens possuem um background. Há explicações de como sofreram as "mutações" ou como chegaram aos estados críticos descritos.
A parte em que a personagem principal vai ao encontro das freiras é um tanto corrida, mas não atrapalha o andamento da narrativa.
Recomendo a leitura do capítulo final com bastante atenção para ter um entendimento total do mesmo.
É uma obra que li rapidamente e que deixo recomendação.

yas 22/12/2020

Fico muito grata ao Fábio por ter me contatado e dado a oportunidade desta leitura tão contemporânea e necessária.

A obra como um todo é inovadora e exala autenticidade. Em uma mistura, ao meu ver, de distopia e terror, o enredo te prende e provavelmente eu teria lido mais rápido se não fosse minha meta de leitura.

Confesso que é preciso ter estômago para passar por muitos trechos porém isso não é um impedimento para o aproveitamento da história que se torna viciante a cada capítulo.

A fantasia também me agradou demais e não podia parar de me impressionar com os novos personagens que apareciam na trama e com os caminhos que Lica seguia.