Favela Gótica

Favela Gótica Shiva

Resenhas - Favela Gótica

Livros trechos e trecos 28/05/2020

Favela Gótica
Uma boa surpresa! A história se passa em uma realidade alternativa, onde o mal de Circe (enfermidade q faz a pessoa regredir à sua natureza mais primitiva bestial) afeta boa parte da população. Dessa forma seres animalescos mostram o que realmente habita em seu interior, e deixam em evidência a corrupção existente na sociedade. Zumbis, vampiros, lobisomens também fazem parte da sociedade, assim como alguns poucos seres humanos. Liana é humana, uma viciada em drogas, e isso fará com que ela eventualmente se tranforme em zumbi.

Ao expor a natureza selvagem de cada um, a maldição também deixa evidente a corrupção da sociedade como um todo. Como o próprio nome sugere, a história dá bastante destaque à grupos marginalizados. Nesses grupos a maldição está bem presente, mas não tem como deixar de lembrar do "dilema do jacaré". Os jacarés são traficantes de drogas e tem uma comunidade grande e dominante na favela, um deles ajuda Liana num momento de grande perigo e ela se questiona sobre a bondade dele. Esse jacaré nasceu de outro jacaré e viveu sua vida inteira nessa comunidade, fora da favela ele seria caçado e jamais teria oportunidade e ao invés de acompanhar Liana na fuga, o mais sensato para ele seria voltar, o que ele faz sem pensar duas vezes. Nascer jacaré dita seu futuro. A própria Liana, enquanto viciada em drogas, nos leva a lugares e situações que joga na nossa cara as maquinações políticas e o quão pouco a sociedade civil se envolve para ajudar essa comunidade. Mesmo que os reflexos de tudo isso chegue às cidades, o que vemos é apenas a separação dos grupos. Desde que a favela permaneça na favela, a cidade prospera com cidadãos de bem.

Em determinado momento a narrativa sofre uma mudança de rumo, acredito que foi esse o ponto que algumas pessoas acharam meio confuso. Entendo que era necessário para o que o autor pudesse desenvolver o final que ele imaginou, que foi diferente de tudo o que eu esperava para a história (isso não quer dizer que foi ruim, eu gostei!). Mas eu queria tanto que a trama permanecesse na favela que todo o esforço dela resultasse numa vitória para toda a comunidade marginalizada, apesar de que, reconheço que seria mais a realização de um desejo pessoal que um final realmente possível. No fim das contas, a bebê zumbi acaba tendo uma importância global.

No geral, o livro é muito interessante. O autor nos conta duas histórias, a jornada de Liana, e uma narrativa alternativa que vem sendo contada através de notas constantes. Que nos esclarece vários fatos e acaba por se tornar parte importante da história. Foi uma leitura rápida, e apesar de todos os seres sobrenaturais, há bastante da realidade nesta narrativa recheada de crítica social. Queria agradecer ao Fabio Shiva pelo livro, gostei demais!!!

site: https://www.instagram.com/p/CAvRi7oDTXH/?utm_source=ig_web_copy_link

Leonardo 27/05/2020

As Hóstias
Favela Gótica é um livro do escritor brasileiro Fabio Shiva, publicado em 2019 pela editora Verlidelas.

Nesse livro é narrado um pouco da história de Liana, uma jovem viciada em uma droga chamada informalmente de hóstias. Essa droga deixa as pessoas parecendo zumbi depois de um tempo de uso (uma ótima analogia com o crack). E quando falo zumbi, estou praticamente descrevendo um zumbi das histórias populares, já que, quando a pessoa já está extremamente viciada, acaba matando outras pessoas para comerem os seus cérebros.

Mesmo sendo um livro que contém elementos da literatura fantástica, como ogros, policiais que viram lobisomens durante a noite, e seres afetados por uma doença que se tornam monstros (pelo menos na aparência física), ainda existem muitos elementos da nossa sociedade, como vícios em drogas, violência, prostituição, entre muitos outros maus que acometem a nossa sociedade atual, o que acaba dando um peso maior na história.

A história é contada em duas linhas, uma mostrando a visão de Liana, e a outra mostra os ´Registros Akáshicos`, que são basicamente alguns comentários de alguns fatos ocorridos no passado e explicação de alguns elementos presente no livro). Não vou descrever muito a história para não dar spoiler, mas posso dizer que tem um final surpreendente

Com uma narrativa impecável, personagens muitos carismáticos, e uma história que nos prende, indico para todos aqueles que gostam de histórias fantásticas com um toque de realidade. Não leio muito livros nacionais, mas esse me surpreendeu bastante.

Jaine Jehniffer 26/05/2020

Muito Bom
Favela Gótica é um livro distópico sobre uma sociedade literalmente animalesca. Ao lermos o livro é impossível não nos questionarmos sobre qual animal trazemos dentro de nós e que nos dominaria se pudesse. Trata-se uma obra bem estruturada, com reviravoltas que se sustentam. Um detalhe é que o livro tem ilustrações do próprio autor, e quem seria melhor do que ele para ilustrar a sociedade que ele vislumbrou?
Em determinados pontos da narrativa, o autor mescla duas histórias de forma integra e com maestria. Assim como no livro A Menina que Roubava Livros, no início dos capítulos o autor lista os acontecimentos que irão se desenvolver. Ainda assim, o mistério e a ânsia em saber como os fatos listados irão se desenvolver permanecem.
Como um bom livro distópico, temos muitas críticas sobre o momento social vigente, as corporações dominantes e questionamentos de quais serão de fato as consequências de tudo o que estamos vivendo e provocando a nós mesmos e ao planeta no momento. Livros como Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica e A Revolução dos Bichos tentaram responder esses questionamentos e se tornaram clássicos, podemos então questionar se Favela Gótica está destinada à eternidade ou se desaparecerá na prateleira do tempo.
É importante ressaltar que o enquadramento escolhido pelo autor se destaca de tantas outras obras. Ao retratar uma protagonista que vive na favela, Fabio Shiva nos proporciona a visão de um mundo que a maioria dos brasileiros desconhece. O autor teve ainda o cuidado, de retratar a fala dos personagens baseado na realidade social que ele está inserido. Como resultado, uma gíria repetida muito na história, é “só que não”, chega a ser irritante.
Conforme todos os mistérios do livro vão se desenvolvendo e os questionamentos sendo respondidos direto ou indiretamente, sentimos a curiosidade crescer em relação a desfecho da história. Desfechos de distopias nunca são fáceis e no caso presente creio que o final chegou cedo demais, deixando a sensação de que poderia ter ainda algumas páginas para o desenvolver de forma mais completa.

site: https://www.paginasetakes.com.br/l/favela-gotica-fabio-shiva/

Valerio.Assolari 19/05/2020

Uma viajem muito louca!
Esse livro veio inesperadamente, o Fabio Shiva entrou em contato comigo e me enviou a versão digital dele, agradeço a ele o envio.
Poderia dizer que esse livro é uma viajem muito doida, nele estamos em uma outra realidade ao qual é possível fazer muitos paralelos com a nossa e encontrar algumas críticas sociais no meio da leitura. De modo geral gostei do livro, entretanto algumas coisas para mim não fizeram muito sentido.

Elis.Naiara 17/05/2020

Conta a vida das pessoas que vivem na favela e usam uma droga chamada Z. Que após um tempo de uso as tornam zumbis. Liana é a personagem principal, ela se obrigada e fazer, ponto, roubar e dançar para conseguir um pouco de hóstia, como chamam a droga.
É uma leitura leve, apensar de parecer com a realidade de muitas pessoas, os termos usados são fictícios, fantasiosos.
Confesso que não compreendi o que o autor quis passar com o final do livro.

Comenta Livros 15/05/2020

Um livro diferente
Um livro bem diferente mas que gostei bastante.
Valeu a pena, o final fiquei surpresa pois imaginava uma coisa e foi outra.

site: https://comentalivros.com/favela-gotica-fabio-shiva/#.Xr6ScGhKjIU

Paulus 12/05/2020

A Favela e o Universo das Metáforas
Nessa obra, o escritor Fábio Shiva nos apresenta um universo criado por ele, com figuras que acostumamos a ver em contos de terror como lobisomens, zumbis, fantasmas e alienígenas, porém, quase sempre como uma metáfora para algo que vivenciamos em nossa realidade, o que é muito bem feito.
Temas do nosso cotidiano são bem explorados pelo autor, tais como a dependência de entorpecentes, a violência policial, a corrupção, a prostituição, a dura vida de moradores de rua e de aglomerados, o poder paralelo dos traficantes de drogas, a crítica aos jovens de famílias abastadas que perpetuam a violência gratuita com os menos favorecidos, dentre outros.
Todo esse universo criado pelo autor tem suas grandes peculiaridades, que são explicadas com o decorrer da trama em notas explicativas, chamadas, curiosamente, de registros akáshicos, que acompanha Liana, uma garota dependente química na droga mais potente daquele mundo.
Apesar da variedade do universo criado, o livro é de uma leitura fácil, utilizando-se da linguagem geralmente utilizada por aquilo que os seus personagens representam. Recomendo àqueles que gostam de uma leitura ficcional dramática e original e também àqueles que conseguem ver uma crítica social por trás das representações.

Edson Camara 05/05/2020

INCOMODA, MESMO QUE VOCÊ TENHA SANGUE FRIO, VOCÊ VAI SE INCOMODAR.
Se você gosta de suspense, terror, ficção cientifica e histórias que lhe prendem do início ao fim, você precisa ler Favela Gótica.
Desde a primeira página até a última o desenrolar de eventos acontecem em um ritmo alucinante e dinâmico. Alucinante no sentido literal da palavra, tive que voltar e ler novamente algumas passagens para entender o que aconteceu, a trama é envolvente e a gama de tipos diferentes de personagens, cada um dentro da importância certa na sequência de eventos que vão te prender de uma forma que não dá para parar de ler.
No início a história parece banal, mas a cada página, você se entranha cada vez mais fundo na trama que o autor vai costurando e quando menos esperar, outra surpresa acontece que muda tudo.
Fabio Shiva escreve de forma crua, te coloca dentro da ação, dentro da cabeça do personagem principal, suas angústias, seus temores, suas dores e suas surpresas são genuínas e fortes.
Sua imaginação para criar personagens brutos, violentos e colocá-los dentro da trama na medida certa e nos momentos certos é brilhante. A descrição de certos personagens e de certas cenas, incomoda, mesmo que você tenha sangue frio, você vai se incomodar.
Há cenas fortes, de terror absoluto, a narrativa é detalhada o suficiente para te fazer sentir cheiros e gostos, e medo. Você gruda os olhos no papel e prende a respiração até a frase acabar e depois dar graças por não ser você que está lá vivendo aquilo tudo.
A história é baseada na vida de Liana, uma menina quase mulher que tem uma vida bem difícil, precisando se vender para sustentar o vício em drogas.
Mas Liana não é uma menina qualquer, ela tem um segredo, tão bem guardado que nem ela sabe exatamente o que é. E ai é que o autor mostra toda sua genialidade, o leitor vai descobrindo e aprendendo junto com a personagem, cada nuance, cada detalhe de seu segredo vital para a conclusão do enredo.
O livro vai crescendo e te deixando mais íntimo de Liana, e só nos damos conta que a personagem vai crescendo em importância no enredo lá para o final.
A partir de um certo ponto uma outra história em paralelo vai sendo costurada, até que no final, as respostas chegam, você pode até suspeitar, mas nunca vai antecipar o final do livro.
Depois que li, fiquei horas pensando no assunto. E para mim, isso é o que diferencia uma boa história. A trama é complexa, cheia de nuances e paralelos com nossa sociedade atual, e não tem um final muito feliz.
Este é o livro mais estranho e diferente que li nos últimos anos. Fabio é como Stephen King, só que mais radical direto na carne mesmo, as vezes até dói ler. Gostei muito e me proporcionou horas de diversão, medo, angústia, reflexão e gratidão por não estar dentro de um caldeirão perto de ferver como a Liana.
Ou será que estamos e nem sabemos?

alekele_ 01/05/2020

Ideia interessante
Bem, tenho que confessar que o enredo não me conquistou, embora a ideia seja interessante e sem problemas na escrita. Percebe-se que o autor não é um mero aventureiro em meio a tantos que se autointitulam escritores brasileiros.

@iasmim.cristina1 27/04/2020

Crítica social
"Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras. A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem."

Um livro incrível que retrata bem a nossa realidade, de uma forma utópica. Com grandes críticas sociais e alguns temas bem pesados que faz com que nós leitores olharmos com outros olhos a nossa volta.
Confesso que fiquei um pouco confusa com o final, mas em um todo é uma leitura incrível.

edisik 15/04/2020

Valeu a pena
Tenho que confessar que não leio livros nacionais, mas este me surpreendeu. Ainda bem que não ignorei quando me foi apresentado.

Ellie 08/04/2020

Favela Gótica tem uma representação sinistra da realidade em que a personagem principal é humana e a maioria dos personagens ao seu redor são retratados na sua forma animalística mais perturbadora, o que torna bem explícita a crítica social. Gostei bastante, o livro é cheio de aventuras e a personagem principal não tem descanso, o que não deixa um minuto de tédio e o universo criado foi bem explicado pela quantidade de páginas. Só acho que poderia ser explorado mais em algumas partes, como por exemplo o capítulo que a Lica estava no convento, deu pra perceber que foi um filler e não iria acontecer muita coisa a favor do plot porque ele foi muito corrido. Mas quero uma continuação e preciso saber sobre as outras simulações.

Rayan GQR 07/04/2020

Daria um belo RPG
A construção de mundo é bem interessante, colocando criaturas místicas conhecidas em um cenário bem real e nacional, uma realidade para muitos, o tipo de mundo que provavelmente seria interessante de se jogar um RPG, especialmente durante a primeira parte.
Interessante as reflexões que propõe e a expressão de certas realidades na forma da ficção.
O ritmo é apressado, coisa que se evidência mais na segunda parte. Personagens vem e vão sem você ter o tempo de se importar tanto com eles ou ter um vínculo emocional, demonstra certa pressa em chegar aos pontos e progredir a história, sem tanto tempo para descrever mais detalhadamente o que está ocorrendo e dar mais vida e dimensões aos personagens, muito tempo se passa em poucas linhas e isso dá uma certa sensação de desconexão com os personagens, porque não nos colocamos no lugar deles tão profundamente.
Apesar disso um livro interessante e que faz uma bela mistura de contexto nacional e mitologias diversas de mundos fantásticos.

Aninha.Laureano 06/04/2020

Diferente
E uma história com uma visão distópica muito sinistra, mostrando atitudes humanas e vidas humanas de uma forma mais fantasiosa, meu primeiro contato com esse tipo de história então ainda não sei ao certo se me agrada, mas e bem interessante e diferente.