Contos de fadas em suas versões originais

Contos de fadas em suas versões originais Joseph Jacobs
Marina Avila
Giambattista Basile

Resenhas - Contos de Fadas em suas versões originais - volume único

Ana Ribeiro 16/06/2020

Que livro incrível!
Estava procurando um livro com todos os contos que me interessam e não encontrava mas valeu esperar! O livro é lindo e muito bem traduzido e ilustrado, ótimo trabalho da Editora Wish

Mialle @mialleverso 11/04/2023

O que tem de bonito, tem de chatinho
Muito bonito, muito interessante de folhear. Alguns contos realmente eu nunca tinha visto, mas outros eu achei as versões as mais básicas possíveis aí me bateu um sentimento estranho de saber que esse título de "originais" quer dizer simplesmente que não é exatamente a mesma versão da Disney. Um livro lindo de se ter, mas eu não recomendo ter altas expectativas com o conteúdo.
Eu não sei nem pra que eu compro esses livros. Eu sou uma palhaça viciada em coisas bonitas sem lá muito conteúdo. Esse é o primeiro que a Wish lançou, na verdade, eu li o de contos nórdicos primeiro e achei meio qualquer coisa, achei esse aqui a mesma coisa, mas é belíssimo mesmo, estou esperando o de contos sombrios chegar e se lançar mais, eu vou comprar mais, mas não espere grandes novidades em nenhum desses livros, até tem alguma coisa que eu nunca vi, mas eu compro porque é bonito e leio porque comprei.
anapmoscoso 23/01/2024minha estante
Eu dei uma gargalhada com a sua resenha porque eu tô lendo o livro agora e tô meio revoltada comigo mesma

Duda.Salgado 10/06/2020

Excelente trabalho
Os contos foram transcritos da forma mais fiel possível e nos leva às histórias como acontecia às pessoas em suas respectivas épocas.

Jey Canavezes 16/06/2020

Contos Maravilhoso
Depois de ler alguns livros de contos é possível dizer que não há nada aqui muito surpreendente. Você já leu alguma coisa ou outra por aí. Contudo o capricho, as ilustrações e todo o acabamento do livro tão outro tom as histórias.

Algumas eu já conhecia outra não.
Algumas foram bem enfadonhas e outras deu vontade de ler mais.

O livro é realmente um presente para aqueles que são apaixonados por essas tradicionais narrativas.

Manços 29/06/2020

Riqueza
Uma preciosidade esses contos sem o açúcar da Disney que povoa nossa mente.
Ainda mais legal que as versões conhecidas, são os contos raros.

_Gabs_ 23/06/2022

Cansei
Eu já esperava uma certa brutalidade nos contos, coisa que a Disney modificou muito bem nos seus filmes, mas a leitura me causou uma agonia que eu não esperava, meu cérebro não parava de gritar sobre o quanto elas eram erradas e inapropriadas para todos os tipos de público. Há toda uma romantização da jovem que só será feliz se for casada e constituir família, sem falar na sexualização do corpo e abusos sexuais que se encontram em quase todas as histórias desse livro.
Elas definitivamente eram criadas para definir costumes, reforçar crenças e barbáries da época, e por mais que os tempos fossem outros, achei a leitura bastante tediosa, alguns contos não tinham pé nem cabeça e chega num ponto que parece que você está lendo sempre a mesma coisa, dando vontade de abandonar a leitura logo nas primeiras 100 páginas.
Quanto aos ?contos inéditos? que o livro se propõe a apresentar, nada mais é do que releituras ou misturas de contos que já conhecemos, mas com outros nomes. A ideia da editora de reunir esses contos foi muito legal, mas é um livro cansativo.

Gabriela Gonçalves 16/01/2022

Desde criança eu sou apaixonada por contos de fadas e, mesmo após crescer, eu continuo amando. Essa edição da editora Wish é linda demais! O cuidado e capricho tornam a leitura ainda mais mágica. Grande parte dos leitores já conhecem a maioria do contos. Os filmes da Disney, as adaptações cinematográficas etc. contribuíram para as pessoas saberem de cor e salteado alguns contos. Mas, originalmente, eles eram bastante diferentes. É possível ver que nem todos os finais são felizes e que os heróis e heroínas, muitas vezes, sofrem além da conta para atingir seus objetivos. Foi um experiência legal conhecer esses contos sem o ?filtro família?. A parte dos contos raros foi a que eu mais gostei. Confesso que achava que as versões originais eram mais sangrentas e violentas, mas foram poucas as que realmente tinham esse teor. Enfim, foi uma leitura bem legal de fazer e estou ansiosa para ler a edição celta e nórdica.

Eduardha 27/09/2020

Quando percebi que havia deixado esse livro para o final da minha TBR, do mês de setembro, tive medo, pois imaginei que por já ter um conhecimento prévio sobre os contos de fadas aqui apresentados a leitura poderia se tornar maçante e desinteressante. Porém, fiquei extremamente surpresa, uma vez que as versões originais dos contos de fadas já conhecidos se mostraram extremamente interessantes e me prenderam durante toda a leitura. Além disso, sobre a parte dedicada aos contos raros, posso dizer que me deixaram ainda mais encantada pela obra.

Thabi.Almeida 20/01/2021

Sombrio
Tenho certeza que algumas histórias irão me assombrar por um tempo.

Jota 19/08/2021

Coisa mais linda
Li cada uma dessas histórias para meu filho de 5 anos. Ele amou. Acompanhava tudo com muita atenção.
Nada melhor que incentivar o hábito da leitura nas crianças com um livro tão lindo .

Alejandro.Jonathas 13/01/2021

Edição incrível!
A editora Wish está de parabéns por esses contos incríveis. As ilustrações são lindas e originais, o que aproxima o leitor da obra. Gostaria de falar um pouco a respeito de todos os contos, mas são só as minhas impressões. Nao escrevi muito sobre cada conto para nao dar spoiler.

A pequena Sereia
É incrível como o conto é bastante diferente da adaptação. O conto é longo e com bastante lições. Eu pensei que o final decepcionaria, mas terminou com uma mensagem diferente de "faça tudo por amor". A mensagem no fim foi "siga seus sonhos e nunca faça mal a ninguém".

Aladdin e a lâmpada
Eu já havia lido "Lasse, meu vassalo" dos contos nórdicos. Este é uma variação de Aladdin. O conto tem muitas repetições que são típicas de contos de fadas, mas com um desenrolar diferente da adaptação para os contos nórdicos e para as telas de cinema.

A Bela e a Fera
É um conto curto e já o conhecia. Gosto bastante da história e como a mensagem dela fica bastante clara todas as variações do conto. O amor enxerga além do mundo material.

Branca de Neve
Sem dúvidas me surpreendeu. A história conta com variações, mas não cai em algo chato, mas em um conto envolvente. Como é direcionado a crianças é comum ter a mensagem de não "abrir a porta para estranhos". Sei que não posso resumir a história a isso, mas digo o mínimo para não dar spoiler ;-)

A Bela Adormecida
Achei bastante curto. É uma história que eu curto muito nas adaptações, desde a mais antiga à atual. Mas na realidade é que O conto é bastante curto, sendo uma variação de outro conto mais a frente no mesmo livro.

A Rainha da Neve
É uma história comprida, mas envolvente. Gosto de como ela apresenta um início meio e fim. A linguagem é bastante envolvente e descritiva. Nessa história diferente é a menina que salva o menino. Me atrevo a dizer que o plot dessa história me cativou mais que frozen. (Frozen foi inspirado nessa história)

Rapunzel
Outro conto que achei muito curto. Acontece que eu já havia ouvido uma versão que se assimila ao original, mas pra mim faltou algo.

Chapeuzinho Vermelho
Posso dizer que a história é realmente assustadora para crianças. A forma como foi escrita é bastante assustadora e tenho certeza que a mensagem foi bastante clara: don't talk with strangers.

Cinderela
Outra vez. Já havia ouvido uma versão similar ao original, mas ao ler vi que a história é bastante direta. E por não ter rodeios não fica cansativo.

Polergazinha
É uma história de aventura de uma pequena menininha. Posso dizer que o conto é divertido, mas não gostei muito do final..

Os três porquinhos
Bastante similar as versões já ouvidas. Mas não é um conto chato.

João e Maria
Gostei bastante de como foi feita a história. Ela não teve repetições. Foi diferente das versões que eu ouvi. Teve uma escrita gostosa de se acompanhar. O modo como Joao sempre ajuda sua irma e procura um modo de ajudá-los é incrível

Barba azul
Terror. Esse é um conto de terror. Eu fiquei em choque depois que li. Não tinha o que pensar depois que o li. É uma mensagem a respeito do machismo, mas o modo como é apresentado é bastante assustador.

Rumpelstiltskin
Uma história divertida que nos faz pensar como seria aquela criatura. E nos traz a lição de que não devemos prometer mais do que devemos cumprir.

O gato de botas
Já havia lido no contos nórdicos uma versão. Me atrevo a dizer que gostei mais da versao nórdica, mas não tem como não se divertir com esse conto. É um conto bastante alegre e cômico.

A princesa e o sapo
Eu ri nesse conto por simplesmente pensar: "é essa a história?".

A princesa e a Ervilha
Mesma coisa que o conto anterior.

João e o pé de feijão
É um conto interessante. Tem bastante movimentação e ação. Gostei desse conto, mas a lição seria melhor se João tivesse se dado mal no final (Não me julguem) a mensagem seria para não sermos soberbos.

As doze princesas bailarinas
Segredos servem para ser revelados. É incrível como esse conto tem bastante magia envolvida. Mas achei bastante curto. Se você gostou desse conto, eu recomendo a dança da floresta da Juliet Marilier ;-)

O Bravo soldado de chumbo
Um final triste. Quando comecei a ler pensei que seria um final feliz, mas o final é triste e demorei pra processar o que eu havia lido.

O alfaiate valente
É um conto bastante divertido. Eu ri bastante nas aventuras criadas pelo alfaiate. Mas assim como o João e o pé de feijão (Não me julguem) eu gostaria que eles se desse mal no final. Pra mostrar que a mentira tem perna curta.

As novas roupas do imperador
Outro conto bastante divertido, mas nós assusta por comparar com hoje em dia. O que estamos fingindo acreditar, por ter medo do julgamento de alguém?

Sol, Lua e Talia
Fiquei indignado com essa história. Acho que o rodapé no final da história resume bem a opinião da maioria das pessoas que leu esse conto.

O pequeno polegar
Lembra muito João e Maria, mas com muitos acréscimos. É um conto de aventura e tem bastante coisas nele. Por isso é um conto divertido.

A pequena vendedora de fósforos
Uma história poética. Não posso falar outra coisa. É um conto triste e poético.

Pele de Asno
Lembra bastante Cinderela, mas esse daqui é mais longo e posso dizer que gostei mais.

Mulan
É uma canção. É linda, mas acho incrível como conseguiram fazer uma adaptação baseado em uma canção.

As aventuras de Maui
São duas histórias. Posso dizer que gostei muito delas. São aventuras que podem fazer os olhos de crianças brilharem.

Sapatinhos vermelhos
Esse conto me fez chorar. É bastante emocionante. Gostei muito do desfecho. Você tem raiva da personagem principal, mas no final você sente pena dela.

Irmãozinho e Irmãzinha
É um conto de aventura. Gosto como a história foi se desenrolando de uma forma que fizesse que o leitor continuasse lendo. É uma história pra cima.

Filhos de Lir
É uma história que te prende. É interessante como são mesclados a relatos e canções. E termina com uma imagem que ao imaginar bem, se torna uma obra de arte.

O flautista de Hamelim
Outra mensagem a respeito de prometer e não cumprir. Ja conhecia a história. E gosto bastante dela, mas aqui é o clima é mais sombrio.

Os cisnes selvagens
Similar aos filhos de Lir, porém esse conto tem um final diferente e mais instigante. Você fica tenso até o final do conto.

Chicken little
Uma história literalmente de repetições. Ao contar para uma criança com certeza ela irá rir e se divertir bastante.

A história dos três ursos
Uma história engraçada. É interessante como a Wish colocou as letras do diálogo dos ursos diferente. Isso marca na hora da leitura. E complementado o final da história. Eu queria que ela tivesse caído e quebrado o pescoço. ?

As três irmãs
É uma história que eu achei graça quando li, mas gostei bastante do enredo. O fato de a princesa salvar o príncipe é algo que é forçado as vezes, mas aqui se torna bem natural.

Baba Yaga e Vasilissa, a Bela
Já havia lido em "a noiva da caveira e outras historias". Gosto muito desse conto. A história é bastante incrível. O local é descrito de uma forma espetacular o que faz com que o leitor seja transportado para o lugar em questão. Baba Yaga é uma criatura do folclore russo e já gostei bastante dela. Claro que gostei bastante da boneca da Vasilissa.

O rouxinol e o imperador da China
É uma história emocionante. Quando eu li não consegui fazer uma pausa. É incrível como nesse conto teve alma. A descrição do canto do rouxinol é lindo. No final mostra o bem que a música faz as pessoas e fiquei bastante emocionado. Hoje em dia as pessoas não apreciam a música e sempre me emociona quando vejo alguém ou algum relato de uma pessoa que simplesmente para o que está fazendo para ouvir uma bela melodia.

Lais Souza 27/12/2021

Perfeição, não consegui encontrar um defeito nesse livro, a edição é maravilhosa, a diagramação é perfeita desde o papel a escolha das cores as ilustrações então.. a tradução também está impecável e a curadoria dos contos foi incrível. Contos que já conhecia e outros que nunca tinha ouvido falar, foi uma experiência incrível essa leitura, gostei demais.

Brunna Fernanda Freire 08/01/2022

Uma coletânea fantástica
Adorei acompanhar os contos de fadas em sua versão original, eles me encantaram e foi uma leitura deliciosa.
A edição também é fantástica, com certeza um dos livros mais belos da minha coleção!

Fabiana657 29/12/2020

Fascinante
É uma descrição de todos os contos de fadas, mas da forma como foi escrito na primeira edição, alguns contos são sombrios, totalmente diferente da versão da Disney.

Gabriele 04/12/2021

muito bom
"Os cisnes selvagens" e o "Soldado de Chumbo" carregam o peso de serem os melhores contos desse livro