Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

TatianaTati 05/06/2022

Aguardando a versão da Isabel
O livro não cresceu muito em relação à reportagem. Eu esperava uma apuração bem mais aprofundada, e no início da leitura parecia que isso ia rolar, já que o Felitti foi atrás de tantos personagens... mas tudo é envolto em um véu de mistério e de conversas pela metade. Parece que só entrou no livro o que os personagens queriam mostrar. Com um dizendo uma coisa, outro dizendo outra, faltou o papel do repórter aí no meio para trazer mais elucidação, evidenciar contradições, alinhar os fatos.

O que mais me chamou atenção ao longo do livro foi a obsessão pela imagem, a busca por uma beleza idealizada. O silicone injetado nos anos 80 é a harmonização facial de hoje em dia. Nesse aspecto, a entrevista com o médico poderia até ter rendido alguma coisa com relação à evolução dos procedimentos estéticos, mas ele só apareceu no livro pra dizer que se fez no filão de remover fibrose de silicone do corpo.

E o que foi a mãe do Felitti nessa história toda? Por que ela não escreveu o livro? Pois ela parece ter mais mérito pela apuração que o filho... Enfim, pra mim, não saiu como reportagem, muito menos como biografia. Ficaram inúmeras lacunas e dúvidas sobre a história dos personagens retratados.

Francisco.Junior 25/04/2022

Um artista....
Muito comovente quando ele ter minha um capítulo lendo a matéria de um jornal dizendo quem ele era um Artista de Rua..

Ricardo.Flauzino 13/03/2022

Na época que trabalhei na Paulista cheguei a encontrar o Ricardo algumas vezes por lá (era conhecido por Fofão da Augusta). Fiquei curioso para conhecer mais quando li a matéria que o Chico Felitti fez sobre ele, até que descobri esse livro.
Um livro muito interessante sobre a história do Ricardo e para minha surpresa, da Vânia que foi sua companheira por um tempo.
Leitura fácil porém de conteúdo difícil, dado os últimos anos sofridos de Ricardo.
Excelente e primoroso trabalho do Chico Felitti de dar nome a um personagem tão marcante da cidade, e eternizar sua história.
Recomendo.

Porto 04/03/2022

Por trás de cada rosto há mil histórias
Que privilégio poder conhecer a história de Ricardo e vania que por muito se conecta com a história de milhares de LGBTQs Brasil afora. Os altos e baixos da vida que não mostram que apesar de tudo o que vale mesmo é o amor e o que você é.

exica 02/03/2022

Impressionante.
Nossa. Amei, amei, amei. Fiquei muito apaixonada pela Vânia, que mulher, que mulher.
Uma história fantástica, mesmo que seja baseada na vida do Ricardo, mas a Vânia ganhou meu coração.

Sabryelle Torres 02/03/2022

💙 Li essa história em poucos dias. Com uma linguagem envolvente e dividida em capítulos curtos somos conectados ao livro rapidamente.

Ricardo, conhecido pelo apelido "Fofão da Augusta" viveu intensamente entre Araraquara e São Paulo (capital) suas dores, experiências amorosas, farras e foi da fama, por ser um excelente cabelereiro desejado pelas estrelas da época, ao lugar de ser uma figura caricata na rua Augusta.

Da metade do livro em diante conhecemos sua história ao lado de Vânia, "o amor de sua vida" como ele mesmo relata durante uma vídeochamada com ela pouco tempo antes da morte de Ricardo.

Eu acredito que é um livro importante pois oferece ao leitor o outro lado desse homem, desconhecido pela maior parte do público que o conhecia como apenas o Fofão da Augusta, e, dessa forma, o apresenta como alguém que amou, foi amado, sofreu, se desesperou, e, afinal, foi tão humano como qualquer um de nós.

none 16/02/2022

Educação sentimental
Como contar uma história de amor de dois seres que se cruzaram em um relativamente breve momento? Como tornar a história atrativa ao leitor e à leitora que conhece Ricardo pelo seu apelido ou ao leitor e à leitora que nunca ouviu falar desse ser? Chico Felitti soube contar a história e a tornou atrativa por introduzir-se nela e conhecer de perto os dois, por ousar dividir a história em antes e depois, em Ricardo e Vânia, um texto completando outro e se tornando um só. Vânia contribuiu muito não só com fotos incluídas no livro, mas com sua vivência e convivência com Ricardo. Não vou contar como ela aparece na história porque é um dos momentos mais emocionantes (entre outros muitos). Chico traz a figura cativante da mãe para a história na busca da identidade do primeiro biografado, Ricardo chega no hospital sem lenço e sem documentos. Nascido em Araraquara interior de São Paulo vindo de uma família relativamente rica e influente, tendo sido ele mesmo célebre cabeleireiro de artistas. Vânia aparece em Paris, camaleoa, na capa vemos dois homens, pois foi assim que eles se conheceram e se amaram (eternamente enquanto durou). Ela vai ser figura chave para desvendar o passado de Ricardo e do casal. Mas vai além com sua figura carismática relatando seu sofrimento com as intervenções cirúrgicas para aplicação de silicone, retirada de silicone, prisão, conflitos familiares. Vânia e suas múltiplas personagens pode não ser famosa aqui, mas causou bastante furor onde passou na França junto aos seus amores e conhecidos. O autor soube contar uma história sem sensacionalismos, a presença da mãe dele e dos amigos de Vânia na história trazem uma intimidade que a gente fica com a impressão de que algum dia vai receber a biografada em casa ou que ela vai convidar o leitor ou leitora para sua casa. Impressões a parte, a presença de Ricardo nas ruas de São Paulo faz parte da história da cidade, aponta o quanto ignoramos as regras básicas de cuidado a pessoas como ele (gay, morador de rua, esquizofrênico). Ricardo podia ter um gênio difícil, assustava pessoas com seu jeito e sua aparência (pelo excesso de silicone aplicado), mas isso não dá permissão para a polícia espancá-lo e para pessoas atacá-lo. Uma rápida conversa amiga com a mãe do autor - no momento em que se encontrava hospitalizado- o trouxe para um passado feliz, em que atuava como cabeleireiro, falava em francês. convivia com celebridades (Tonia Carrero, Ana Maria Braga, gente do teatro e da vida noturna de SP). O que a educação pode fazer para amenizar as dores.

Cristiano 13/02/2022

Ricardo, finalmente Ricardo!
Incrível, direto, simples e emocionante! Li de uma vez só? e queria mais!
Interagi algumas vezes com o Ricardo em passagens pela Augusta, e foi impossível não ?escutar? sua voz lendo sua história.
Durante anos minha família, conservadora demais até os dias atuais, tentou me fazer ter medo daquele homem da Augusta, riam de sua aparência e do apelido que ele tinha. E eu sentia algo que não entendia direito, um pouco de curiosidade com algo além que não sabia explicar. Talvez pq eu sentia que, de alguma maneira, existia uma pessoa especial, livre e que viveu a vida pura e simplesmente sendo quem era.
A matéria no BuzzFeed já havia mexido muito comigo, mas o livro é a chave de ouro!
Agora o mundo sabe quem é Ricardo! Ricardo, finalmente Ricardo!

Gabriel.Foppa 27/01/2022

Monique tu também é de farmácia
Se tu critica meu silicone tu tá criticando a xuxa, tá criticando a pamela anderson...
História muito importante e contada com imensa sutileza, consigo ouvir o Chico narrando na minha cabeça.

Marcella 10/01/2022

Conheça a história de Ricardo e Vânia.
Conheci o autor Chico Felitti através do podcast Um milkshake chamado Wanda, e de cara me interessei em ler livro. Anos se passaram até finalmente conhecer a história de Ricardo e Vânia. Nele, Chico e sua mãe, embarcam em uma jornada para resgatar a verdadeira história de Ricardo e não do Fofão da Augusta. Chico escreve como se tivesse nos contando uma história em uma conversa descontraída.

suellen 05/01/2022

Apaixonante
Apesar de se tratar de uma história triste, eu jamais imaginaria que pela famosa rua Augusta existiu esse personagem. Ricardo foi uma vítima da vaidade, mas que ao mesmo tempo não precisava de muito para ser feliz. Já Vania teve que adentrar o mundo da prostituição para ter seus cobiçados bens, e no final se viu voltando a estaca zero da coisa.

Chico foi capaz de contar a história de forma sútil e delicada, mas sem deixar de expor os fatos tanto de Vania, quanto do ?Fofão? da Rua Augusta. Eu amei!

Gustavo.Leme 31/12/2021

Um livro para chorar, rir e se emocionar muito com a historia de uma das maiores personas da cidade de São Paulo. Uma historia linda e contagiante que te proprociona o sentimento de empatia a cada pagina lida.

@limakarla 25/12/2021

Sou apaixonada pelo Chico desde que li a matéria que ele escreveu para o Buzzfeed sobre a história do Ricardo, a forma como ele conta histórias me hipnotiza, não dá vontade de parar de ler. Livro lindo e emocionante.

JULIA 23/12/2021

Li com a voz...
De Chico na minha cabeça, ouvi o podcast do buzzfeed e completei a experiência no livro. Uma história de vidas complexa e intensa.