Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Julia 06/09/2022

Sensível, triste, repleto de luta e superação!
Adoro o Chico Felitti. Ele me encanta com sua escrita fácil e com toda a sua pesquisa, para ir a fundo em cada história.

Aqui vemos uma história sensível, triste, repleta de luta e superação!
Se hoje não é fácil ser LGBTQIA+, imagina nos anos 70?

Felibalex 27/08/2022

Uma agradável surpresa
"Ricardo e Vânia" é um livro que te emociona e te cativa. Conforme o autor vai desvendando a vida de Ricardo, você se sente ali, do lado dele nessa investigação. A história é linda e forte e te hipnotiza. Eu que sou apaixonado por leituras bibliográficas, amo uma boa história de um desconhecido. E melhor ainda é uma história que conta toda a luta da galera lgbtqia+ lá no começo, na década de 70/80. O livro é incrível e super recomendo

brunaluc 24/08/2022

Fofão da Augusta
Como diz o título, a história é sobre Ricardo e Vânia, mas confesso que a parte dela ficou meio cansativa e queria saber mais sobre ele do que sobre ela.

Lucy 21/08/2022

O livro é um relato jornalístico muito fluido e fácil de segui, é quase possível ouvir a voz do jornalista narrando os fatos. Sobre a história, tem glamour, mas também tem muita tristeza e violências. Vale muito conhecer essas vidas que, em sua maioria, se escondem no escuro da noite.

Marcel 11/08/2022

Antes de "A Mulher da Casa Abandonada"...
Chico Felitti já demonstra seu talento (ou obsessão?) para descobrir as histórias por trás de personagens pitorescos. Neste caso, a investigação leva Chico a ressignificar a vida de uma pessoa em situação de rua e em contar uma história marcada pelo amor, liberdade e preconceito. Lindo!

victorjbrandao 31/07/2022

Simplesmente emocionante
Não tem como não se emocionar ao conhecer um pouco da história de Ricardo e Vânia. E como a sociedade trata as pessoas LGBTQIA+

São histórias reais, tristes e de superação, todas contadas com uma sensibilidade única.

Carlinha 25/07/2022

Chico Felitti é um jornalista fantástico e um escritor espetacular.
Suas produções mostram um profissionalismo e respeito difíceis de encontrar atualmente.
Aqui, nós temos o prazer de conhecer um pouco da vida de Ricardo, o fofão da Augusta. Com relatos de pessoas que conviveram com ele, trazidos com o excelente trabalho investigativo do autor.
É verdadeiro, emocionante e delicado!
Ao final, tem algumas fotos bem interessantes.
Ótima leitura!

bibliostella 24/07/2022

Eu já havia lido a reportagem do Buzzfeed e vinha sedenta por mais detalhes. Nesse ponto confesso que fiquei um pouco frustrada, mas em compensação ganhei uma personagem a mais para conhecer e com quem me emocionar, Vânia, companheira de Ricardo e outra criatura interessantíssima.

O livro tem uma narrativa sensível e envolvente, impossível deixar de lado antes do final.

Marja 24/07/2022

Quem me chama de fofo não me conhece
Impossível não se emocionar com essa história. Chico escreve de forma fluida, leitura muito agradável. Te prende e te faz sentir várias emoções ao longo do livro.

Amanda 17/07/2022

Que livro bom!
Já tinha lido a matéria do Buzzfeed, e anos depois, com o hype do podcast da casa da mulher abandonada, eu resolvi me adentrar mais no universo do Chico Felitti e comecei essa leitura (e que leitura).
A escrita é muito fluida e é muito difícil parar de ler, e quanto mais a gente lê, mais a gente quer.
Se eu já tinha ficado triste anos atrás com a matéria sobre o Ricardo, aqui então me peguei emocionada em vários momentos. Era deitar a cabeça no travesseiro e pensar em todas as histórias e como que foi chegando até onde chegou.
Acho que a leitura é válida pra qualquer pessoa, impossível não se emocionar com as histórias desses personagens tão interessantes da vida real

Luci 03/07/2022

Gosto da sensibilidade do Chico para narrar as histórias de vida. É surreal que a busca por padrões estéticos possa transformar tanto uma pessoa a ponto de fazer tantas loucuras. E o que se consegue no final?

Vann.Deodato 19/06/2022

História triste
Uma história triste, de esquizofrenia, não aceitação da própria beleza. Mas que transformou um homem diferente conhecido por muitos, julgados pela maioria.

"Eu não sou desconhecido. Eu sou muito popular. Eles fazem isso porque querem dispor de mim."

Ricardo passou por muita coisa, mas saiu de casa pra tentar a vida em São Paulo. Se tornou um cabeleireiro exemplar, fazendo escovas em artistas como a Ana Maria Braga, por exemplo.

"Destruiu" o próprio rosto colocando silicone em casa com o amor de sua vida, Vânia/Vagner.

Vânia, foi para Paris viver de seu corpo. Depois de muitos anos nessa vida, decidiu abrir um salão.

Duas histórias que se cruzam. De lutas, lágrimas, sofrimento, e de correr atrás do que se quer.

Amei a narrativa, a forma como o Chico escreveu. Já quero ler mais livros dele.

TatianaTati 05/06/2022

Aguardando a versão da Isabel
O livro não cresceu muito em relação à reportagem. Eu esperava uma apuração bem mais aprofundada, e no início da leitura parecia que isso ia rolar, já que o Felitti foi atrás de tantos personagens... mas tudo é envolto em um véu de mistério e de conversas pela metade. Parece que só entrou no livro o que os personagens queriam mostrar. Com um dizendo uma coisa, outro dizendo outra, faltou o papel do repórter aí no meio para trazer mais elucidação, evidenciar contradições, alinhar os fatos.

O que mais me chamou atenção ao longo do livro foi a obsessão pela imagem, a busca por uma beleza idealizada. O silicone injetado nos anos 80 é a harmonização facial de hoje em dia. Nesse aspecto, a entrevista com o médico poderia até ter rendido alguma coisa com relação à evolução dos procedimentos estéticos, mas ele só apareceu no livro pra dizer que se fez no filão de remover fibrose de silicone do corpo.

E o que foi a mãe do Felitti nessa história toda? Por que ela não escreveu o livro? Pois ela parece ter mais mérito pela apuração que o filho... Enfim, pra mim, não saiu como reportagem, muito menos como biografia. Ficaram inúmeras lacunas e dúvidas sobre a história dos personagens retratados.

Francisco.Junior 25/04/2022

Um artista....
Muito comovente quando ele ter minha um capítulo lendo a matéria de um jornal dizendo quem ele era um Artista de Rua..