O bom filho

O bom filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Lukeee 08/05/2024

"não se engane. O vencedor é quem continua vivo."
Para falar a verdade, já tinha passado muitas vezes por esse livro e ele não me chamava a atenção, me instigando a lê-lo, mas que bom que eu resolvi dar uma chance.

Yu-jin um dia acorda e se dá conta de que a casa está muito silenciosa, quando sua mãe deveria já estar acordada. Achando estranho, Yu-jin resolve ir até o andar de baixo e se depara com o corpo de sua mãe no chão, com uma poça de sangue ao redor. E só assim se dá conta que está coberto de sangue, mas ele não se lembra de nada do que aconteceu na noite anterior...

Assim começa o livro e você vai descobrindo o que pode/aconteceu para ele ter se encontrado naquela situação. E o bom disso é que você descobre junto com o yu-jin, questiona junto com ele o que pode ter acontecido (por mais que exista uma resposta mais óbvia). Aí quando menos se espera, percebe-se que o que aconteceu na noite passada é apenas a ponta do iceberg.

Por mais que os capítulos sejam enooooooormes (o que quase me desencorajou a ler), eu realmente fiquei presa à história, não queria largar enquanto tudo não fosse resolvido. E não me arrependo nem um pouco. O livro realmente merece o título de "resposta coreana a stephen king", por que mesmo agora, depois de ter acabado o livro eu continuo tensa, porque claramente não acabou ali.

Fiquei apreensiva até o último segundo. Não sabia ainda como ia acabar tudo até realmente o fim (e admito que ainda fiquei em choque com o epílogo).

Agradecimentos finais: Kim Namjoon, muito obrigado pela recomendação, aqui você foi gigante!
Enfim, recomendo super a leitura, garanto que não tem como se arrepender ?

Karime 06/05/2024

Denso, intenso e insano.
Yu Jin, um jovem que tinha um futuro promissor na natação e vê isso mudar ao receber o diagnóstico de epilepsia, o fazendo seguir um rumo diferente enquanto é cuidado e controlado por sua mãe e pela tia.

Yu Jin se vê declinado entre o real e o irreal ao acordar de um sonho distinto e se encontrar em um cenário difícil de engolir. Seu quarto está repleto de sangue e lama, sua mãe está morta na sala e o mesmo não consegue se lembrar de nada da noite anterior, enquanto em seu bairro o corpo de uma mulher também é encontrado e a morte dela e de sua mãe parecem ter uma ligação em comum, o próprio Yu Jin.

Yu Jin vai aos confins de sua mente e narra fragmentos das suas lembranças, a perda do pai e do irmão a chegada de um novo irmão e melhor amigo, o início da doença, o tratamento difícil e as formas que ele encontrava de burla o controle da mãe enquanto evita os remédios.

Em um narrativa densa e cheia de conflitos internos, acompanhamos Yu Jin e a descoberta de sua real natureza e a aceitação de seu eu Interior.

Seus desejos e anseios não poderiam ficar aprisionados para sempre e entender isso faz as ações de Yi Jin se tornarem mais e mais insanas.

liadorock 04/05/2024

Chocante e complexo.
Ao nos depararmos com um crime, o primeiro instinto é nós perguntarmos: quem é o culpado? E é aí que essa obra entra de uma forma extremamente complexa. Configuração familiar forma um assassino? Um assassino já nasce assassino? Ele é uma vítima ou sempre foi culpado?
De qualquer forma, após ler o livro eu não consegui ter a resposta, mas o que posso confirmar, são as inúmeras cenas chocantes que a autora detalha de uma forma incrível, e incrivelmente crua, realmente capaz de repudiar o protagonista, independente de seu passado.
Muito bem desenvolvido, e um final criativo e instigante.

Vivi 03/05/2024

Que livro bom! Agora entendo por que a autora está sendo chamada de Stephen King da Coréia. O livro conta a história de um menino com uma séria doença mental e como sua mãe tentou protegê-lo. A história me prendeu do início ao fim, era impossível parar de ler.

fernandocarreiro 13/04/2024

Uau !!!!!
Decididamente minha melhor leitura até aqui neste ano de 2024. Cinco dias de leituras foram o suficiente par completar essa leitura empolgante e angustiante.
Nem sempre o fim é como esperamos e queremos mas é o fim.

Junior Rodrigues 12/04/2024

Um suspense denso e intrigante
Os asiáticos tem uma maneira diferente de contar suas histórias - principalmente as de vingança, vide os filmes Oldboy, Eu vi o diabo, Rastros de um seqüestro e Parasita - e isso é visto aqui em uma história que precisa da atenção de quem estiver lendo, já que o protagonista é um jovem repleto de problemas e sendo ele o narrador, isso colabora para as várias dúvidas que vão surgindo. Digo, porque a primeira parte, na minha opinião é densa e me confundiu em alguns momentos tendo que voltar para reler com mais foco, o que mostra que a atenção é primordial para entender tudo o que acontece ao redor de Yu-Jin. A partir da segunda parte, a história flui de uma maneira natural e isso faz com que vejamos mais a fundo, tanto a personalidade do protagonista, quanto sua jornada até o fatídico momento e o suspense vai crescendo na mesma medida.

Com uma escrita que vai amadurecendo a tensão, You-Jeong Jeong demonstra criatividade na criação de personagens complexos, mas simples ao mesmo tempo, já que a história me fez lembrar Precisamos falar sobre Kevin - sem tanta ênfase na relação mãe e filho - com um protagonista com várias nuances dentro de si.

É um livro intrigante em sua premissa e para quem gosta de suspense que vai sendo intensificado aos poucos, O Bom Filho é uma interessante opção a se ter em mente.

Recomendo!

limavictor 11/04/2024

O bom filho e a agonia de ler pensamentos
O Bom Filho é Thriller de suspense que eu jamais pensei gostar. Imerso na mente e Yu-jin, nós acompanhamos toda uma história a partir do sentimento e da perspectiva do jovem de 25 anos. Iniciamos intrigados e terminamos com um sentimento agoniante, embrulhando o estômago de tão ?real?. Confesso que nos momentos finais do livro fiquei bem incomodado e ?pesado? de tanta raiva do personagem. Vale a leitura pra quem gosta do estilo.

Camila.Fugihara 08/04/2024

Ótima leitura
Simplesmente perfeito, ele te prende, você consegue se sentir no lugar, imaginar as ações do protagonista, e o final mds, que final...

Pedro 02/04/2024

Um thriller visceral e surpreendente
Trata-se de um thriller visceral e surpreendente, com um dos protagonistas mais inusitados que já vi - não entrarei em detalhes para não dar spoiler, hehehe. No entanto, posso dizer que entrar na mente dele foi uma experiência ímpar em minha vida de leitor. A forma como ele tenta se entender e se conhecer é muito bem arquitetada e o final me deixou de queixo caído. Recomendo a leitura!

dudi =) 28/03/2024

O bom filho
Que nojeeeeeeeera

O livro é bem escrito, a história prende MAS EU ME SENTI ABUSADA LENDO ESSE LIVRO como se eu soubesse de um segredo e fosse cúmplice de um crime. Tipo, quatro estrelas mas espero nunca mais ler nada assim na mia vida que agonia