A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Sara Marinho 22/12/2023

Nem todo homem mas sempre um homem
A leitura foi muito boa e rápida já que me prendeu bastante. Mas confesso que queria algo mais pesado e ousado. Com certeza gostaria de ler mais sobre a Gaia depois dos acontecimento do final do livro.
De qualquer modo é sempre um deleite ver homem escroto se f*dendo.

Emanuelly7 20/12/2023

Que livro!
Eu realmente acho que todos deveriam ter a experiência que essa leitura passa. É simplismente incrível e traz uma perspectiva totalmente diferente da história original, uma visão muito mais realista eu diria, fala sobre assustos bem polêmicos e necessários.

SabrinaDanyele 14/12/2023

Que?
Ah mas que final merda foi esse??? É essa a mensagem feminista no final? Eu sabia que seria algo mais liberal, só que o livro da a entender que teriamos uma revolução, sla alguma mudança.
O livro tratar sobre a opressão a mulher é algo muito real, e tbm entendo a personagem principal ser tão cega quanto a isso. Em vários momentos ela parecia entender que tinha algo de errado mas ainda sim se entregava a isso, pq oq mais ela poderia fazer como mulher? E ERA NISSO QUE EU ESPERAVA UMA MUDANÇA!!!!! Esse foi um ponto que me incomodou mt. Ela querer se moldar por um homem é algo que mulheres passaram e continuam passando, essa é infelizmente a nossa realidade. Ela foi ensinada a ser assim, como muitas mulheres atualmente, só que lutamos contra isso. Cada vez mais buscamos nosso espaço e viver dignamente na sociedade. E eu pensei que o livro trataria justamente sobre isso. A opressão contra a mulher e a luta dela contra isso. A partir do momento que ela foi criando conciência, eu esperava uma atitude da parte dela, mais sororidade inclusive. Para um livro que se diz feminista faltou muito disso. E o final foi simplesmente "Ah agora eu vou atrás de vingança e acabar com todos os homens maus". ?????? Era essa a mensagem final então? E as outras mulheres?
Ela desejando que as irmãs tenham filhos homens só pra provar o ponto de que, sim essa é a nossa condição e não, não vamos mudar isso ent espero que vcs vivam bem com isso pq é oq há para hj, mas EU vou atrás de vingança. Pelo amor de Deus, o feminismo nunca foi sobre isso. Tudo mal explicado, mal resolvido. Eu já imaginava que algo assim poderia acontecer quando cheguei na metade do livro e ela continuava assim, tentando e tentando conquistar o cara mesmo sabendo que isso colocava ela em um papel inferior, como um objeto e não parecia querer sair dessa situação, mesmo já vendo quem ele realmente era. Não sei, esperava que em algum momento de fato fosse surgir uma mudança pessoal dela juntamente com uma revolução no reino das sereias. Ou ao menos o começo de uma. Ela percebendo que é mt mais que isso. No final ela percebe mas daquele jeito de "agr irei me vingar, mas o resto que se lasque".

Enfim, o livro me prendeu mt pela expectativa de ver oq aconteceria e no final foi tudo jogado as pressas, com uma mensagem podre.
Gabriella 15/12/2023minha estante
Estarei passando longe desse??

Laris 05/12/2023

Meio assim
Livro com uma história interessante, mas admito que passei raiva. O desenrolar é um pouco parado e em vários momentos me senti extremamente desconfortável. Mas o plot do final é muito bom e o livro terminou bem com uma baita lição.

Isa Maria 03/12/2023

Esperava algo mais sombrio, mas é mais uma critica feminista e não das boas. Seria um livro muito melhor se tivessem focado na parte DARK ou se fizessem criticas profundas sobre o machismo.

IngridCosta84 25/11/2023

Comprei com preconceito, achei que ia ser muito Disney, mas me surpreendi. Embora pra uma garota de 15 anos que não conhece o mundo, dona Gaia é bem saidinha.

AmyLivros 18/11/2023

@AmyLivros Booktok | Bookgram
Tão ruim que chega a doer fisicamente.
Um dos livros mais bonitos da minha estante e que estive ansiosa por muito tempo pra ler, um dos poucos livros que conseguiu me decepcionar em todos os aspectos possíveis e imagináveis. Eu entendo o porquê ele é vendido como "um reconto feminista da Pequena Sereia", se não fosse pelo fato de estar extremamente longe de um discurso feminista e não ter nenhuma das partes boas da história da Pequena Sereia. Várias cenas e situações mal escritas que soam forçadas e dão aquela cosquinha de vergonha alheia no cantinho da cabeça.
A ambientação e cenários são escritos de forma pobre e rasa, os personagens tem pouquíssima personalidade ou motivações realmente interessantes, o livro fica metade do tempo sem qualquer acontecimento relevante, tem uma leitura densa e enfadonha. No final que eu imaginei que ficaria um pouco mais interessante, revela um plot ÓBVIO e uma protagonista fraquíssima. Realmente na minha opinião, uma bomba.
Marina 18/11/2023minha estante
Um dos piores livros que li.

Le ;) 14/11/2023

A pequena sereia que de pequena não tinha nada? nem o nome
Definitivamente, essa história não foi nada do que pensei. Aquela história da Pequena Sereia dos contos infantis, não existe aqui. É uma leitura necessária pra sociedade atual, associada ao poder das mulheres. O poder silenciado por muitos. Confesso que não era o tipo de leitura que eu queria, mas era a leitura que eu precisava.

Gabriella 13/11/2023

Achei que tivesse um tiquinho de terror, mas na verdade achei completamente sem sentido, me decepcionei com o final, não entendo essa pegada "feminista" que no meu ver não deu certo, nem pareceu emponderamento, e muito menos assustador.

Babbi 12/11/2023

Achei interessante a abordagem adotada sobre outro ponto de vista da história já conhecida.
Demostrando que a vontade de fugir se dá também pelo fato da opressão de não poder ser o que deseja.

Cekcis 27/10/2023

Desperdício de cenário
É uma pena que tenham feito isso com esse livro, ele tinha tudo pra ser muito bom. Na verdade, ele começa muito bom realmente, e eu fiquei com muita vontade de ver onde a trama do início ia parar, mas ela se perdeu completamente.

Também achei viagem ela dar aquele significado às russalkas, mas aí já é pessoal demais porque a gata é fã de mitologia eslava.

Fica um tempo ENORME numa coisa tão, mas tão superficial e sem significado, se aprofunda demais nisso e deixa outras flutuando no abismo do esquecimento. Chega a ser impossível se relacionar com a protagonista, contraditória demais da conta, a ponto da crítica feminista se tornar forçada e medíocre.

Eu teria adorado esse livro, e ele poderia até ter sido mais brutal do que realmente foi, rigorosamente mais triste, e teria sido incrível. O problema é que ele tá mais focado tentar chocar do que realmente transmitir uma mensagem.

Esse livro é tipo um sorvete sabor carne.

Mas só pra não dizer que não gostei de nada, adoro os momentos descritivos, principalmente sobre os pés dela, eu consegui senti a dor a cada momento que isso foi mencionado, uma delícia de descrição.

Sammy 24/10/2023

Talvez tenhamos que repensar as princesas
Começo dizendo o quanto esse livro é bonito.
Dark Side, arrasou como sempre.
Agora sobre a história, eu li muitos comentários positivos e negativos, e entendi os dois lados.
O livro é bom, nos trás uma história escura da pequena sereia, dentro da proposta está bem válido, só a questão feminista que pode ser vista como um extremo e não empoderamento, mas nada que estrague a magia, até porque tudo é ponto de vista.

Tuanne4 23/10/2023

Uma história que quebra todos os padrões "Disney" e mostra um lado mais empoderado e amadurecido da pequena sereia. . Gostei!

Dezza 23/10/2023

Ruim ainda é um elogio.
Eu nem sei o que escrever aqui, porque não tenho nenhuma opinião formada, só posso dizer que estou decepcionada.
Imaginava uma história completamente diferente ou pelo menos coerente, mas não rolou. Os personagens não me cativaram, nenhum deles, nem a personagem principal, o lance do feminismo também ficou muito vago e não me agradou em nada. As interações são péssimas, os cenários mal aproveitados, um plot sem pé nem cabeça, sério, nada fez sentido aqui. A autora tinha tudo para fazer uma releitura boa, mas infelizmente não conseguiu. Esse é o segundo livro de uma releitura da Pequena Sereia que li e diferente do outro (A Ruína de Um Reino da Alexandra Christo, que foi maravilhoso e um dos meus faves desse ano) esse aqui só foi decepção.