Angela Davis - Uma autobiografia

Resenhas - Angela Davis - Uma autobiografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafael 01/04/2022

Revolução é coisa séria!
Uma autobiografia aos 28 anos. Cedo demais? Certamente não para Angela Davis, feminista e intelectual negra cuja vida entre nós, a essa altura (1974) marcada por forte militância política contra o racismo, o machismo e as injustiças do sistema de justiça criminal, por diversas vezes esteve "por um fio".

No livro, sem ceder à tendência autobiográfica de personalizar e individualizar a história, a autora enfatiza as contribuições e as realizações de base popular do fim dos anos 1960 e início dos 1970, "desmistificando a noção comum de que a história é produto de indíviduos excepcionais que possuem características inerentes de grandeza" (p. 16).

Essa escolha se verifica, por exemplo, quando o movimento por sua liberdade aumentava em número, força e confiança (ela, que já foi uma das pessoas mais procuradas pelo FBI, foi presa e depois absolvida das acusações criminais). Com razão, ela entendia que esse ato deveria ser visto apenas como uma pequena parte de algo maior, de uma grande luta do povo contra as injustiças.

Na peculiar trajetória de Davis, é possível observar que desde cedo ela nutria uma grande preocupação social. Da constatação das incoerentes promessas da sociedade meritocrática estadunidense, à sua aproximação dos ideais socialistas e à posterior pausa na carreira acadêmica para dedicação às causas políticas, aprendemos com a autora que "Revolução é uma coisa séria, a coisa mais séria na vida de uma pessoa revolucionária. Quando alguém se compromete com a luta, deve ser para sempre" (p. 164).

Natalia 16/11/2022

Leitura intensa
Eu amei ler a autobiografia da Ângela Davis. Me ajudou a compreender questões políticas e a importância do coletivo. É perfeito

Maria19277 17/12/2022

uma mulher procurada pelo FBI por defender direitos civis (?
uma aula de força, resistência e introdução nos assuntos sobre classe e raça, que a autora faz muito bem.

Let Carvalho 14/03/2022

Uma autobiografia- Ângela Davis (??????????)
Um dos maiores nomes do ativismo e da luta racial norte americana, A Ângela narra nesse livro sua vida e o difícil processo que enfrentou para provar sua inocência.

tinoco 04/03/2023

Angela: minha figura materna
Incrível. maravilhoso. sensacional. essencial. uma inspiração. você fica chocado como uma pessoa consegue ser tão inteligente e corajosa.

Gabrielly 21/04/2023

Ângela era uma mulher incrível
As histórias contadas nesse livro são muito comoventes
Gostei muito

.claire 10/05/2023

Angela<3
Não tem como dar menos de 5 estrelas pra essa mulher, narrando com precisão não somente sua vida mas tudo aquilo que a fez ser a líder (sim, líder, apesar de nunca ter sido a intenção dela) política que ela é. Admiro muito.

maria cueca 27/07/2023

Que livrasso!!
Para quem não conhece Angela Davis: nasceu em Birmigham, Alabama (EUA), em 1944. É filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis.

Marxista e revolucionária, Davis descreve seu envolvimento político durante sua juventude e conta um pouco de sua história.

Apesar de se intitular 'autobiografia' a autora registra com ênfase a biografia da luta racial e de classes dos EUA, se considerando apenas uma das diversas pessoas que lutaram e ainda lutam por seus direitos e pela emancipação.

Recomendo profundamente.

Vini 10/09/2019

Biografia imperdível.

Perfeita definição de mulher a frente do seu tempo, pois na década de 70, já discutia sobre o encarceramento em massa da juventude negra, tanto no meio acadêmico quanto com o próprio povo.

flowersndreams 07/08/2022

Que trajetória!
Angela Davis é com toda certeza uma mulher sem igual. Que trajetória difícil e brilhante. Foi a primeira biografia que li e não poderia ter escolhido melhor. História de uma mulher forte que mudou e segue mudando o mundo.

Kaline.Alencar 10/10/2020

Livrão ??
Ler esse livro só me fez admirar ainda mais essa mulher! Foi muito lindo ler sobre toda a sua luta, ver o quanto ela permaneceu fiel aos seus ideias e lutou pela libertação não só sua mas dos seus irmãos também. Angela Davis é fantástica!

Pri Moura 03/01/2024

Esse livros abriu minha mente para muitas e coisas e me fez querer ler e entender muitas outras. Muito obrigada Angela Davis!!

Sssa_silvia 19/07/2023

Que obra!
Essencial a leitura! Uma força, uma verdade que só lendo para sentir e entender!

Uma das melhores biografias que pude ler e recomendo a todos.

A luta precisa ser contínua e essa heroína está de prova para nos inspirar e nos encorajar a permanecermos firmes à luta!

Poder ao povo!

Christiane 27/11/2022

Li a primeira vez por ocasião de seu lançamento no Brasil, com anos de atraso da edição original, como é comum ocorrer por aqui. Reli agora para estudos sobre o encarceramento de mulheres negras, realizando uma analogia com a prisão de Preta Ferreira no Brasil.
Davis nos relata no livro sua infância no Alabama, sul dos EUA, onde o racismo é mais forte do que no Norte do país, sua formação acadêmica em filosofia e sua relação com Marcuse. O início de seu ativismo e militância, e seu envolvimento com os Panteras Negras. A outra metade do livro que vai sendo intercalado, é sobre sua prisão acusada injustamente e o risco de pena de morte. Sua experiência nas cadeias de Nova York e depois na Califórnia, sua defesa, e ao final sua liberdade.
A política racista, o racismo que estrutura as instituições e a supremacia branca é exposta com clareza e análise. A luta dos negros em prol de seus direitos e contra o racismo, contra o encarceramento, os assassinatos de negros sem motivo, mas justificados como justa defesa, legítima defesa, diante de um negro algemado e deitado no chão.
Infelizmente uma realidade que continua, tanto nos EUA como no Brasil. A diferença é que nos EUA chegou a ser institucionalizado com leis de segregação, as leis Jim Crow e aqui é camuflado, é negado, mas tão atuante quanto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5