Quando Eu Voltar a Ser Criança

Janusz Korczak

Resenhas - Quando Eu Voltar a Ser Criança

Tha 29/02/2020

Lição pra toda a vida
O encontro com esse livro foi inesperado e até ter meu contato frequente com crianças, eu não tinha noção do impacto que ele tinha me causado. Li quando tinha meus 17/18 anos, foi espantoso me reconhecer mais como adulto do que como criança e com certo pesar reconhecer aquela perspectiva de criança que perdi.
O livro traz lições maravilhosas e nos ajuda a entender e recordar como enxergamos o mundo quando crianças.

Antonio Maluco 08/07/2019

Nostalgia
o livro mostra o que pode ser a infância escolar do escritor do livro resenhado e pode ser a infância escolar dos seus leitores e seria uma autobiografia do escritor na escola

(juju) angelslovs 20/04/2018

Adorável e contagiante.
"As crianças choram mais vezes que os adultos, e não é por frescura, mas porque sentem as coisas mais profundamente, sofrem mais."

De tantos trechos lindos e incríveis desse livro esse foi o escolhido para começaressa resenha. Janusz Korcsak escreve em seu livro sobre como seria vivenciar sua infância novamente mas com a sua vivência adulta já. Esse livro foi indicado pela minha professora da universidade para fichamento, e eu amei cada parte dele. A escrita é gostosa e a todo momento o autor nos leva a relacionar nossa infância e como nós estamos agora. Também sobre como a criança é proibida, xingada, humilhada, negligenciada, privada de tantas coisas, como deixamos elas de lado e nao pensamos que eles também passam pelos problemas pessoais deles, por mais estranho que sejam, que o que eles sentem não deve ser deixado de lado e sempre aproximar a criança para si e escutar quando ela precisa ser escutada, apoiar quando precisar ser escutada e também chamar atenção quando estiver errada.
Foi uma leitura muito prazerosa e adorável.
Giullia.Maria 16/05/2021minha estante
Aonde tá essa parte do livro?

Carolina.Cunha 26/02/2017

Meu primeiro livro de gente grande
Eu o li com dez anos. Até então só havia lido livros infantis. Acho até que vou reler ....

Marcela 11/05/2016

Livro Que deixa uma reflexão..
O livro traz a narrativa de um homem que volta a ser criança. Nessa transformação ele continua consciente e a todo o momento faz reflexões a cerca de tudo que ele passa a viver novamente como criança. Por se tratar de ser um professor quando adulto passa a refletir sobre o tratamento que ele mesmo dava aos próprios alunos e sofre a cada opressão e injustiça que ele passa.

O livro é uma ótima reflexão sobre como tratamos as crianças ao nosso redor, nos fazendo repensar e ver que há muito mais além de uma criança bonitinha e fofa, há crianças que tem opinião, que merecem respeito e possuem vontade.

Caldeira.Filho 27/06/2015

Crescemos mais quando somos pequenos.
"Quando era criança pela primeira vez, ganhei de presente um par de patins de gelo. Naquele tempo os patins ainda eram um objeto raro, valioso. Pois troquei os patins por um estojo de cerejeira para lápis, arredondado, com um cachorrinho desenhado em cima. O cachorrinho tinha perdido um olho, mas era muito simpático. O estojo de lápis a gente usa todo dia, e os patins só de vez em quando, e o inverno daquele ano era suave, não havia gelo. Quando meus pais souberam, passaram-me uma descompostura. Tive que desfazer a troca. Fiquei muito envergonhado, pois se os patins são meus, deveria ter o direito de fazer com eles o que bem entendesse. Se eu prefiro um estojo para lápis, de madeira perfumada e com um cachorrinho cego em cima, ninguém tem nada com isso. O colega absolutamente não queria me tapear, eu sabia que os patins custavam mais, mas o que eu queria mesmo era o estojo. Pois então, o viajante no deserto não trocou uma sacola de pérolas por um jarro cheio de água?"

Esse eu garimpei no sebo. O livro relata a vida de um professor primário que encontra um gnomo numa noite qualquer. Cansado de seus problemas e de sua tediosa vida adulta, ele não hesita e faz um pedido ao gnomo: "quero voltar a ser criança, mas sem perder a memória de adulto!". Mal sabia ele que as crianças também tem preocupações, e não é que sejam menores, mas são mais profundamente sentidas.
E é a partir daí que o livro começa.
Janus Korczak nasceu em Varsóvia. De família judia, seus primeiros escritos de ficção, temas pedagógicos e literatura infantil datam da década de 1910, proclamando a libertação da criança. De uma fidelidade total à causa dos menores, Korczak recusou-se a salvar sua vida e, em 1942, acompanhou um grupo de duzentos órfãos retirados do gueto de Varsóvia até sua jornada final a um campo de concentração, onde foi morto.
Recomendo!

Marques 10/06/2015

Uma excelente história que nos faz pensar sobre nossas escolhas e como os universos do adulto e da criança são verdadeiros extremos. Li quando criança e não pude aproveitar tanto quanto aqueles que leram quando adultos, mas a história me acompanhou por muito tempo e me fez refletir minhas próprias decisões.

Nara May 10/05/2015

Agora eu sei
As crianças sofrem. Antes desse livro, eu já sabia. Ainda sou jovem, então ainda lembro. Estava sempre sem grana. Era incompreendida e tirada das conversas dos adultos. Mas tive um tratamento melhor do que muitas crianças. Sempre tive uma ligação boa com a família.

As crianças sofrem. Depois desse livro, eu sei. Eu lembro o que é ouvir de muitos: “Mas você só estuda.” Sei o que é ter que aprender uma série de novidades sem pausas. Sei como foi… estranho.

Janusz Korczak percebeu isso muito bem. Ele alcançou a alma das crianças. Percebo isso em seus escritos. Ele morreu pelas crianças. Não espalhem muito por aí, mas apesar de não gostar de saber que o autor morreu de forma injusta, sei que sua atitude só confirmou a verdade: ele queria o bom dos pequenos.

O protagonista não tem nome. Mas passa por tudo que passamos. Leia, não vou dar spoiler.

O livro é bom, na edição que eu li ele faz parte de uma coleção feita para os educadores. Talvez não só aqueles que estão ou estarão numa sala de aula, como também para pais que querem abrir os olhos. Ou aqueles que querem se recuperar de uma amnésia, lembrando de como era conflituoso ser criança.

As crianças sofrem. Eu já sabia. Agora eu sei. E depois de ter lido esse livro… Quero saber para sempre.

Me desculpem, crianças. Da próxima vez vou considerar os seus sentimentos.
Vou sim.

Giullia.Maria 16/05/2021minha estante
Olá em que página vc viu isso????

Wagner Schule 05/12/2014

Qual adulto nunca sonhou em voltar a ser criança? Enquanto criança há inúmeras aventuras para se viver, muitas perguntas para serem respondidas e uma simples brincadeira de imaginar pode se tornar a maior alegria daquele dia. Seguindo essa proposta, Janusz Korczak deu vida a Quando eu voltar a ser criança, uma obra capaz de fazer jovens, adultos e velhos mergulharem de volta à sua infância, relembrando o que de fato faz dessa fase tão especial e apreciada, mesmo após muitos anos de vida e de aprendizado.

A história começa de uma maneira simples: um professor, tomado pelo sentimento de nostalgia, deseja voltar a ser criança porque, segundo ele, a vida de uma criança é muito mais fácil e agradável. Pois bem, seu pedido é acatado e, por incrível que pareça, ele mantém as memórias de quando era adulto, mas o conhecimento que ele tinha antes não parece mais tão útil ao longo das novas descobertas. Logo ele percebe que, mesmo com tanta experiência, ainda é capaz de sentir, agir e pensar como uma criança e, sendo realmente uma, permite-se viver tudo que “não poderia” como adulto. E é aí que as aventuras começam a acontecer, como a descoberta do primeiro amor, as tristezas por não poder fazer e ter o que se quer, como um companheiro animal ou dez centavos para pagar uma dívida.

Apesar de ser inicialmente classificado como um livro para pedagogos, a obra é capaz de cativar a qualquer um, afinal todos nós já fomos criança um dia e sentimos falta de pelo menos alguma coisa de nossa infância. E é esse o maior acerto do livro: o mais importante na história é o desenrolar de cada uma das tramas com que o garoto tem que tratar ao longo de sua aventura, não o final de sua trajetória como criança. É fácil, enquanto adulto, dizer que a vida de uma criança é fácil e extremamente prazerosa, mas o livro nos ajuda a lembrar que, na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam, nos fazendo lembrar de nossos próprios problemas, desejos e ensejos da infância.

site: https://mundoschule.wordpress.com/

Nilce 09/06/2013

Quero voltar a ser criança
Este livro propicia momentos mágicos... a cada linha lida fico imaginando ter de volta minha infância, perdida lá no passado.
Se pudesse voltava a ser criança, mas como não posso, estou viajando e sonhando com o livro.

MARA 03/02/2013

A visão de um adulto sensível sobre a vida das crianças. Nossa infância está muito distante agora para que possamos voltar a sentir todas as angústias passadas pelos pequenos. Só o exercício da empatia poderá nos aproximar deles e entender seus anseios. Deveríamos todos voltar a ser crianças ao ouvir seus relatos.

Luis Mauro 25/12/2012

Meu primeiro livro
Este foi o meu primeiro livro que li quando eu era criança.
É um mundo fantástico, cheio de histórias e coisas que só crianças ou adultos com uma boa imaginação irão entender.
É uma ótima leitura e uma volta ao tempo de criança.

Mestre 26/08/2012

Esse livro me impediu de pensar em outras coisas. Ele realmente me amarrou até terminar. E quando veio o fim, fiz até um "ooh, já?". Delicioso. Reflexivo. Imaginativo. Percebemos facilmente a mensagem passada por Korczak... Vale a pena ler e se emocionar!