Os sete maridos de Evelyn Hugo

Os sete maridos de Evelyn Hugo Taylor Jenkins Reid

Resenhas - Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

mpettrus 20/12/2022

A Falsa Complexidade de Um Romance Adorado
??Os Sete Maridos de Evelyn Hugo? é a história sobre a renomada atriz de Hollywood Evelyn Hugo que, após décadas de sucessos de bilheteria e glamour, aos 79 anos está pronta para dar uma entrevista exclusiva depois de anos se esquivando da imprensa. A escolhida para presidir a entrevista é uma jornalista desconhecida chamada Monique Grant. Ela vai até a casa da atriz e descobre que ela não quer apenas dar uma entrevista - ela quer expor cada episódio de sua vida íntima e pessoal para a jornalista escrever e vender sua biografia.

?A personagem-título é uma protagonista feminina forte. Ela é amorosa, implacável, cruel, gentil, poderosa e pessimista. Em contrapartida, a personagem Monique, a jornalista, é extremamente mal desenvolvida. Ela é muito unidimensional, de uma escassez narrativa que simplesmente me fez questionar qual era o objetivo de sua trama, afinal. Para mostrar que ela poderia se afastar do marido? Para mostrar que ela poderia conseguir o emprego que desejasse? Qual era o sentido de sua mãe vir para a cidade? Eu queria gostar de Monique, mas ela era tão indiferente na história que foi difícil conectá-la na história de maneira geral.

A sensação que eu tive é que se tirássemos a Monique da história, a narrativa continuaria forte o suficiente para seguir em frente porque a jornalista não me pareceu nem um pouco importante aqui. Conveniência narrativa é algo que não me agrada muito, vejamos: Monique não fez uma pergunta ?astuta? para a Evelyn. Achei que fazer perguntas inconvenientes fazia parte de entrevistar uma pessoa famosa. À priori, eu pensei que ela seria o contraste com a protagonista que é quase vilanesca. Ledo engano: Monique é apenas um acessório narrativo para a autora usá-la ao final da história como um grande Plot Twist, que verdade seja dita, você já desconfia logo no começo da leitura, justamente porque Evelyn insiste em ser entrevistada somente por essa mera jornalista desconhecida do mundo das fofocas de celebridades.

Outro ponto que quero destacar é o quão Evelyn, a protagonista, é vendida pelo Bookstan como uma personagem complexa e moralmente cinzenta. Eu amo personagens moralmente cinzentos. Eles são provavelmente os mais interessantes para ler e "dissecar". Mas Evelyn não é moralmente uma personagem cinzenta, na minha opinião. Porque personagens moralmente cinzentos fazem coisas erradas principalmente pelos motivos certos. Ou fazem coisas boas por motivos errados - Evelyn fez tudo na vida por apenas unicamente dois motivos: fama e dinheiro. Mesmo que ela afirmasse o contrário, sempre foi sobre fama e dinheiro.

?A literatura ?young adult? norte-americana do século XXI é permeada de vícios e com uma característica comum de seu gênero: pequenas doses de moralidade prescritiva. Pareceu-me que a autora não quer que eu, enquanto leitor, formule a minha própria opinião acerca dos fatos e, principalmente, da personalidade das personagens. E a autora me apresentou uma narrativa com uma prosa boba e sentimental, implausível carregada de truísmos em um enredo visivelmente simplista e artificial.

Muitas das discussões sobre raça e sexualidade me pareceram terrivelmente forçados. A autora foi muito ?descarada? em escrever sobre pautas das quais ela não tem domínio de discutir ou sequer, vivências para contar sobre. Achei de um oportunismo de revirar os olhos.

?A própria história da Evelyn não passou uma verdade crível de tudo que ela passou enquanto cubana-americana. Sinto que a autora falhou miseravelmente em narrar as nuances necessárias para contar a jornada de uma cubana-americana que obteve sucesso na Era de Ouro de Hollywood. Falhou totalmente em retratar as nuances de como alguém como Evelyn, com sua identidade racial teria um impacto na maioria das coisas que ela experimentou na vida. E imediatamente a protagonista cai no estereótipo da latina sexy, sensual e provocante.

Realmente destetei ver que a personagem foi reduzida nesse fetiche, muito próprio da sociedade norte-americana. Não vou nem entrar no mérito da Evelyn se aposentar na Espanha para fazer tortilhas, reconectando-se com suas raízes cubanas ou de como Monique se distancia ativamente da sua negritude, sem nunca questionar o impacto de ser criada por uma mãe branca solteira após a morte de seu pai negro.

?E, por fim, o relacionamento central retratado aqui foi o meu problema com este livro. O romance de Evelyn e Célia é vendido como uma grande história de amor. Esse "grande amor" era abusivo, desgastante emocionalmente, que por vezes, beirava a infantilidade. Era infantil, permeadas de brigas bobas, a clássica cena clichê da briga na piscina, onde ambas dizem coisas que nunca poderiam ter dito e uma vai embora para sempre.

Célia nunca foi uma das minhas favoritas. Ela precisava ouvir que era amada o tempo todo. Ela ficava com muita inveja de qualquer homem que entrasse em contato com Evelyn. Pelo amor de Deus, ela ficou com inveja de um homem gay. Ela também não a tratava com o respeito que ela merecia. Ela a chamou de prostituta. Ela nunca tentou ver as coisas do ponto de vista de Evelyn.

? Fiquei abismado que foi com esse material que a autora vendeu para o público uma ?grande história de amor?. A única maneira da autora escrever problemas de relacionamento era tornando o interesse amoroso horrível. Eu não estou dizendo que isso não aconteça na vida real, mas depois da primeira vez que esse tipo de coisa acontece, eu gostaria de ver as personagens crescerem e aprenderem a lidar como adultos e não agindo ?ad aeternum? como duas adolescentes de 16 anos. Pareciam ?duas mulas teimosas? para fazer as coisas funcionarem.

? Gostaria de dizer que amo Evelyn. Porém, não conseguir nem odiá-la. Eu merecia mais como leitor, francamente. Não posso, de boa-fé, recomendar que alguém leia este livro. Definitivamente não vale a pena, mesmo com todo o potencial que essa história tem. As memórias superficiais da protagonista são entediantes.

Vou dizer a mim mesmo que esta é a última vez que estou lendo um livro sensacionalista que todos adoraram, mas todos sabemos que não é verdade e que nunca vou aprender. Como Abraham Lincoln observou: " Para aqueles que gostam desse tipo de livro, é exatamente o tipo de livro de que gostariam." O que não é meu caso.
Geovana.Esther 21/12/2022minha estante
Confesso que quero ler este livro por causa do hype pra ver o que atraiu tanto, porque provavelmente se visse numa livraria não me interessaria. Mas me consola que tem gente que não ama absolutamente.

Bellesbooks 21/12/2022minha estante
Eu não achei tão ruim quanto ele, mas é um livro bem "ok" não tem nada de esplêndido nele não sei o que causou o alvoroço nas pessoas

B.norte 21/12/2022minha estante
A sinopse desse livro nunca me atraiu hehehe. É mais um que vai para o final da fila ? junto com os da CoHo

dani 21/12/2022minha estante
Ótima resenha! Sinceramente não pretendo ler esse livro ?. Mas amei como você expôs sua opinião com lucidez e senso crítico.

mpettrus 22/12/2022minha estante
Oi, Geovana Esther, tudo bem?!

Então, eu tive uma expectativa altíssima com esse romance da TJR. Mas, quebrei a cara. Tive vários problemas com esse romance. Para além dos que eu já citei na resenha, acredito que o não desenvolvimento das personagens me deixou bastante frustrado. São sete maridos. E todos são incrivelmente esquecíveis.

Mas, assim Geovana, acredito que o ponto positivo que essa obra me mostrou foi a criação da personagem central: Evelyn Hugo. A autora a construiu muito bem. Infelizmente, isso não foi suficiente para mim. Não consegui fechar os olhos para as outras enormes deficiência da narrativa da TJR.

mpettrus 22/12/2022minha estante
Valeu por comentar, Isa! E como você disse ?não tem nada de esplêndido?. Por isso me frustou tanto porque eu esperava isso mesmo: Era de Ouro de Hollywood, muito glamour e vanguarda. Nadica de nada: tive uma história genérica de um relacionamento abusivo.

Triste ter expectativas altas com determinados livros ?hypados?

Kkkkkkkkkkk

mpettrus 22/12/2022minha estante
Oi, Baú do Norte!!! Hahahahahahahhahaha nossa, os romances da CoHo também me fizeram quebrar a cara.

Basicamente, ambas as autoras apresentam defeitos nas suas narrativas que são muito semelhantes. O que fica mais claro pra mim é a falta de uma construção narrativa consistente, coerente e coesa. As autoras jogam informações com pontas soltas e depois não ?as amarram? mais adiante. É bizarro.

Enfim, eu queria fazer uma resenha sobre um livro da CoHo, mas pelo que eu percebi ela é mais querida no Bookstan do que a TJR. Prefiro não atrair ?hater? e olhos revirados pra mim kkkkkkk

Bellesbooks 22/12/2022minha estante
Sim além de ter relacionamento tóxico ainda tem clichês mas fazer o que né ??????????

mpettrus 22/12/2022minha estante
Oi, Daniele, tudo bem?! Muito, muito obrigado pelo seu feedback.

Eu tento nas resenhas ser bastante objetivo, porém, sou humano e a subjetividade faz parte da nossa natureza né?! Mas procuro não perder o tom, embora, às vezes, eu queira dizer ?que livro ruim? não leiam? kkkkkkkkkkkkkk

Mas agir assim não nos leva a uma troca de ideias inteligente e interessante. E sempre é bom trocar ideias com outros leitores para visualizarmos outras perspectivas. Grande abraço ?

mpettrus 22/12/2022minha estante
Meninas, muito obrigado pelo feedback de vcs! Saibam que aprecio muito os comentários e também as curtidas! Valeu!

Geovana.Esther 22/12/2022minha estante
Também tive curiosidade de ler CoHo mas é mais pra ver a bomba que é porque ninguém que eu conheço realmente gosta, mas ela já vejo mais gente criticando, tente falar mal de Sarah J Maas....

mpettrus 22/12/2022minha estante
Hahahaha sim da CoHo eu vejo mais gente criticando a narrativa dela mesmo. Sobre a Sarah J eu não me atreveria porque ainda não li nenhum dela. É a escritora de ?Acotar??! Se for essa, provavelmente, vou querer ler porque prometeram adaptar pra série de TV kakakakakka

Quel Bastos 26/12/2022minha estante
Eu amei o livro. Mas sua resenha foi a única resenha negativa que eu achei coerente. A maioria das pessoas só falaram que criaram expectativas e se decepcionaram. Já começaram errado em esperar muito de livro do booktok kkkkk. Eu vi gente que odiou Evelyn hugo e que amou "é assim que acaba" tipo ????????. Boa resenha, concordo que a repórter é inútil. Não acho que o livro tinha que entregar um plot incrível pq é uma simulação de biografia, a vida das pessoas não tem que ter um milhão de reviravoltas mirabolantes. Achei a Evelyn super cativante e gostei muito da leitura.

ca.rol 19/06/2023minha estante
Que resenha viu! Incrível.
Eu gostei do livro. Mas concordo contigo em vários pontos.

mpettrus 20/06/2023minha estante
Oi, Ana Raquel!!! Como assim somente agora estou lendo seu comentário?!! Esse aplicativo nem pra me notificar ???

Perfeita sua colocação. Para quê o Plot Twist em cima da Monique?! Não entendi o objetivo. O romance é sobre uma simulação de biografia. E veja que interessante, analisando a narrativa da TJR, a autora usa essa mesma fórmula para ?Daisy Jones & The Six?.

E não consigo compreender como um leitor que diz que amou ?É Assim Que Acaba? e odiou a Evelyn. Basicamente, ambas as histórias tem o mesmo viés narrativo, uma problemática semelhante, inclusive, acho o da CoHo bem mais pesado.

Enfim, o leitor/leitora que diz algo assim não sabe nem o que está lendo.
Obrigado pelo feedback, Ana ???

mpettrus 20/06/2023minha estante
Oi, Carol ??obrigado pelo feedback!!! ???

Eu estou acompanhando sua jornada com esse livro nas suas publicações de ?Histórico de Leitura? e sobre a sua última publicação: você desconfiou certinho ??????

O maravilhoso da literatura é sabermos que ela vai funcionar de maneira diferente para cada leitor/leitora. Mas o que não nos impede de termos um olhar crítico sobre as coisas que lemos, ouvimos, assistimos. Isso é bom para nós e também para o próprio autor/autora que se dispõe a encarar as nossas críticas como um motor propulsor para o seu próprio crescimento na sua narrativa literária.

????????????

Marli.Santos 11/08/2023minha estante
Dificil ler a sua resenha com esse monte de pontos de interrogação.Iso totalmente equivocado.

chris 21/12/2023minha estante
perfeito!!! E a maneira como a perspectiva da Evelyn foi feita nos 60 anos dela com a mentalidade de 20 anos ainda!! Não consegui imaginar Evelyn e Celia entrando na terceira idade, pois elas ainda pareciam crianças.

Animal Noturno 07/04/2024minha estante
Leitura cancelada, kkkkkkkkkk

Ana Schultz 03/04/2024

Fenomenal
Simplesmente uma leitura cativante, chorei horrores não vou negar! Incrível e extremamente reflexivo todo o enredo.
Kety 03/04/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso mesmo ??

Julia 09/01/2023

?o carisma é o charme que inspira devoção?
Se existisse a opção ?10 estrelas?, esse com certeza seria o livro que eu colocaria.
Essa história me prendeu de um jeito que nunca nenhuma havia me prendido.
Chorei que nem um bebê nesse final, e tem um plot INEXPLICÁVEL.
Eu amei e com certeza lerei mais vezes

cvscam 05/01/2022

te amo evelyn hugo
eu vou BATER em quem falar que esse livro é overrated!!!!! li tendo muita expectativa SIM, mas não tenho palavras pra falar o tanto que me apeguei durante a leitura!! terminei REZANDO pra evelyn ter existido de verdade e queria muito que a autora lançasse alguns contos só pra matar a saudade..queria esquecer tudo só pra ter a sensação de ler pela primeira vez.
ana 05/01/2022minha estante
tô terminando e não consigo acreditar que a evelyn não existe, ela é tão real?? parece uma biografia de verdade

Madu.u 05/01/2022minha estante
Pra mim ela existe kkkkk e nada tira isso da minha cabeça

Maria Clara 05/01/2022minha estante
sim!!! to terminando mas não quero que o livro acabe

cvscam 06/01/2022minha estante
NOSSA SIM parece mesmo kkkkkk eu me apeguei tanto a ela que queria poder pesquisar mil coisas no google sobre a vida da atriz inexistente ??

pra mim tbbb KKKKK

anita 06/01/2022minha estante
verdade

te amo anita

anita 06/01/2022minha estante
vc eh muito fofa amor te amo

Ju Pinho 10/01/2022

Os sete maridos de Evelyn Hugo foi, de longe, um dos livros mais lindos que eu já li. A história sofrida e complicada da atriz vai te encantando de pouquinho em pouquinho, e quando você se dá por si, está completamente imerso nessa leitura. Admito que chorei com Evelyn, me apaixonei por sua trajetória e sua coragem.
Quando comecei a leitura, eu não podia imaginar o que estava por vir. Achei que seria só mais um livro de romance e, depois da centésima página percebi o quão errada eu estava.
Evelyn é aquele tipo de personagem que você só quer poder dar um abraço e dizer que tudo vai ficar bem. Depois de concluir a leitura, esse livro, definitivamente, se tornou um dos meus favoritos.
entre._.livros 10/01/2022minha estante
Esse livro é perfeito. Um favorito!!

Beatriz 10/01/2022minha estante
esse livro eh o melhor, uma das personagens mais reais que já li

Manu 07/01/2022minha estante
esse livro tem meu coração

Lenas 02/04/2021

Um dos melhores do ano
Eu sabia que este livro seria bom, mas não esperava que fosse tão bom. Vi tantas críticas boas que estava até com medo de me desiludir.

A autora conseguiu criar não apenas personagens bem escritos e desenvolvidos, mas personagens que realmente parecem pessoas reais. Foi revigorante ver um personagem que não é totalmente "bom" e, na verdade, é profundamente falho.

Evelyn é egoísta e completamente sem remorso. Ela toma decisões questionáveis ??e coloca tudo em risco para conseguir o que deseja, no entanto, também é muito protetora com aqueles que ama e está disposta a arriscar tudo por eles (embora em alguns momentos tenha arriscado coisas demais).

Monique foi uma ótima narradora e mesmo que não seja real, eu me peguei esperando o melhor para o futuro dela.

Gostei que cada marido representou uma caracterização diferente e fiquei muito interessada em ler sobre como seus relacionamentos funcionaram, mas a verdadeira expectativa que eu tinha era a Célia. A história delas é ao mesmo tempo edificante e de partir o coração e você não pode deixar de torcer por elas e sentir empatia com seus problemas no relacionamento.

O final me deixou embasbacada e preciso admitir que chorei. O enredo me manteve absorta o tempo todo, a escrita foi suave e tudo fluiu em um ritmo ótimo.

Enfim, esse é um daqueles livros que sempre vou recomendar para quem me pedir indicação de algo. 10/10.

Milleprale 28/01/2022

Os sete maridos de Evelyn Hugo
?Amar não é errado, querida. Não é?, respondi. ?As pessoas é que estão erradas.?

Acho que é impossível superar a rainha E.H.

?Se existirem outros tipos de almas gêmeas? (...) ?então você é a minha.?

Recomendo esse livro com todas as minhas forças. Realmente não esperava tanto da escrita da autora, mas é impossível não se impressionar com a forma que ela conduz e apresenta os fatos.

?Eu te amo. Te amo de um jeito que nunca pensei ser possível. Passei a maior parte da vida pensando que esse tipo de amor era um mito. E agora aqui está, tão real que parece palpável, e enfim entendo sobre o que os Beatles cantaram por todos aqueles anos.?

Uma estória de amor, força, superação, luta, coragem, fama e principalmente muita dor.

Evelyn é uma personagem humana. Seus sentimentos, receios e intenções são falhos e imperfeitos! Ela é perfeitamente humana.

Harry, Evelyn e Celia: eu nunca vou conseguir superar vocês - principalmente o Harry hahaha -

?...eles são só maridos. A Evelyn Hugo sou eu.?

Dizer que amei seria fraco, até os agradecimentos foram emocionantes:

?É um orgulho e uma alegria absolutamente sem paralelos saber que nossa filha está sendo criada por um pai que vai apoiá-la a ser o que for, que vai mostrar a ela como deve ser tratada, e servindo de exemplo para isso. Evelyn não teve essa sorte. Eu não tive isso. Mas ela vai ter. Por sua causa.?

(Contém gatilhos)

Anninha 24/01/2023minha estante
tu ta certa entre o "ama ou odeia" mas tu é a primeira pessoa q eu conheço que achou ela insuportável

Kamilly.Ianiski 24/01/2023minha estante
tbm achei isso dela, pra mim parece que no meio do livro fiquei forçando a leitura até terminar, sei lá

urityx 24/01/2023minha estante
o negócio de ama ou odeia me indentifico muito, mas tipo, odiar e achar a evelyn insuportável depois de tudo é como você não tivesse lido o livro

Clarinhacaca 24/01/2023minha estante
Jesus amado, nunca vi um comentário com tanta curtida

kutrddty 03/01/2022

É impossível não se apaixonar por Evelyn Hugo.
Olha, sinceramente, superar a Evelyn Hugo não é uma tarefa fácil. Li o livro já faz meses e mesmo assim ainda tenho a história viva na minha cabeça.
Sou suspeita a falar porque sou simplesmente apaixonada por esse livro, mas ?Os Sete Maridos de Evelyn Hugo? deveria ser leitura obrigatória! Então vai ai uma resenha sem spoilers pra te convencer a ler o livro da lenda, Evelyn.
Por meio de uma miscelânea de vários gêneros, a Taylor Jenkins Reid, autora do livro, desenvolve a narrativa que conta a história, obviamente, da Evelyn Hugo, a qual, com quase 80 anos, decidiu que era hora de abrir o jogo e contar tudo que aconteceu no backstage das câmeras da década de 50.
O livro promete te prender de forma que parece impossível parar de ler, e foi exatamente isso que aconteceu comigo: horas pareciam minutos enquanto eu estava imersa na vida da Evelyn. Não consigo explicar o quão gostoso é encontrar uma narrativa assim, que nos prende tanto, que nos faz ficar totalmente absortos. Muitas vezes, me perguntei se a Evelyn não existiu mesmo. Confesso que até pesquisei para confirmar? Até hoje me nego a acreditar que tudo aquilo que li não foi real! Sorri e chorei como se fosse de verdade.
O fato de que as celebridades escondem várias coisas não é segredo pra ninguém, mas quanto é possível se esconder? E o quão longe você iria para proteger aqueles que ama e conseguir o que sempre almejou?
Essas perguntas são parte do livro e guiam grande parte da narrativa, a qual acho simplesmente genial. Esse livro é de fato genial, na verdade. Enfim, um dos motivos pelos quais acho a escrita do livro muito impressionante é que, na verdade, o livro é um romance contado por meio de uma biografia, então você vai encontrar pedaços de revistas, jornais, cartas? Esse recurso é muito bem usado, o que me deixou muito mais imersa ainda.
Evelyn Hugo é, sem sombra de dúvidas, uma personagem bastante complexa. Se já era uma lenda viva na frente das câmeras, por trás delas é muito mais. Autêntica, forte, destemida e segura de si, Evelyn consegue cativar a todos com sua história, essa que nos ensina muito à medida que lemos o livro.
Se você está procurando um livro para te fazer chorar, sorrir e comemorar, ?Os Sete Maridos de Evelyn Hugo? promete isso e muito mais.
Simplesmente o melhor livro que li até agora. Por mim, o classificaria com infinitas estrelas! Favoritado, obviamente.
É impossível não se apaixonar por Evelyn Hugo.
Rafaella Avelar 03/01/2022minha estante
Esse livro é perfeito ?

Alline 03/01/2022minha estante
De fato, é um livro magnífico. Li em 2 dias, isso pq tinha outras obrigações a fazer. ?

Lari 03/01/2022minha estante
que resenha incrível!

killjoyzita 22/08/2021

simplesmente incrível
namoral esse livro e uma obra de arte, de um jeito que voce comeca e nao consegue parar mais, alem do plot ser incrível e o final surpreendente dms, recomendo demais

Victoria (Vic) 01/07/2020

O melhor livro que eu li em 2020!!! Fiquei totalmente obcecada por Evelyn Hugo e seus filmes! A história é tão bem construída que parece que tudo aconteceu de verdade. Minha vontade é comprar a versão física só para poder reler. Além disso, o romance é maravilhoso! Estou apaixonada

tsuyugf 30/12/2021

QUE LIVRO INCRÍVEL
Eu ainda estou em choque com esse final, um livro maravilhoso. Parece MUITO uma biografia real, até perguntei se a Evelyn realmente existiu, NAO ESPERAVA ESSE FINAL.
labbacchio 30/12/2021minha estante
fiquei bem assim quando li

Helvark 30/12/2021minha estante
Eu indo pesquisar evelyn hugo no google e descubrindo q ela n existe?

Nicole 30/12/2021minha estante
ate hoje não aceito que a Evelyn não existiu

labbacchio 30/12/2021minha estante
@Todd quem não pesquisou leu errado

gigi borges 30/12/2021minha estante
ninguém tira da minha cabeça q ela existiu

Ashley 18/12/2022

Evelyn Hugo, é e sempre será uma estrela.
Este livro é uma história muito comovente e entusiasmante sobre os setes casamentos de Evelyn Hugo, como o próprio título diz.
Mostra o lado oculto das celebridades, mostrando que nem sempre as pessoas são como parecem ser.
Fala sobre os direitos homossexuais e de como as pessoas que o eram faziam para se esconder, com isso, mostrando a história de Evelyn e Celia.
Também fala sobre a violência doméstica, praticada no seu primeiro casamento com Don.

Fama, poder, glamour, beleza e lutadora são as palavras que eu acho que definem Evelyn. Uma frase que eu adorei, lendo este livro foi:
«Porque eles são apenas maridos. A Evelyn Hugo sou eu.»

Recomendo de olhos fechados este livro!