Eu, travesti

Eu, travesti Nana Queiroz
Luísa Marilac

Resenhas - Eu, travesti

Luis Felipe S. Correa 26/02/2021

Vai para a lista de melhores leituras deste ano.
Um relato impressionante sobre as experiências de Luisa Marilac. Nana Queiroz empresta com maestria a sua capacidade de narrar histórias e atribui um toque poético e rico aos relatos de Luisa. Sem muitos rodeios, o livro é direto e apresenta perspectivas extremamente relevantes para a percepção de travestis na sociedade. A capa, em si, causa choque a quem não tem noção do conteúdo. Durante a leitura, fui bastante questionado sobre a direção das minhas leituras. Suponho que isso possa impedir alguns leitores de se permitirem aprender sobre um grupo de pessoas marginalizadas. A história de Luisa é bastante impactante, abordando as relações familiares, abusos sexuais iniciados desde a infância, estupros, exploração sexual, tráfico internacional de pessoas, o uso de drogas associado à prostituição, o tratamento destinado a travestis em prisões européias, a dificuldade de se envolver emocionalmente e, principalmente, a solidão.
Vai para a lista de melhores leituras deste ano.

Prof. Angélica Zanin 26/02/2021

Um sonho não tem gênero
Ela apenas queria ser aceita. Com um coração enorme e com uma incrível capacidade de perdoar Luísa Marilac se jogou. Vivendo uma trajetória arriscada e ganhando a vida se prostituindo ela acreditou e foi traída, ela protegeu e foi abandonada, ela se entregou, mas foi, muitas vezes, menosprezada. Uma vida diferente, mas em nenhum aspecto menos importante ou irrelevante. Ela é uma referência sobre a vida de milhares de "meninas" condenadas ao submundo profissional, pessoal e humano. Para combater um problema, é preciso conhecê-lo. E ainda dizem que você está na pior? Na pior está quem se esconde e não tem coragem de ser quem é.

hendy2 22/02/2021

um relato de vida tão real e forte que chega a ser doloro. muito obg, marilac por compartilhar sua intensa história conosco, você é EXTREMAMENTE necessária. obg, nana que ajudou marilac a contar sua história através da escrita.

Luconics 19/02/2021

Excelente
A auto-biografia de Luisa Marilac é um completo livro extremamente bem feito em cada ponto. Sua vida é de certa forma impressionante pra qualquer um. É algo gratificante de ser lido. Uma informação crucial sobre como a sociedade realmente funciona.

Renata Almeida 05/02/2021

"Luisa."
Um relato de sobrevivência, Luísa Marilac narra o que pensa sem receio sobre sua trajetória no mundo da prostituição Brasil/ Europa, o sucesso relâmpago nas mídias, amores e romances, a amizade com outras travestis, as desilusões, conquistas, e a convivência difícil e turbulenta que tem com a mãe.
Mulher trans, que luta desde criança para sobreviver no mundo de pobreza e caos, a falta de acolhimento e rejeição, as constantes agressões físicas e verbais, os estupros, o preconceito, a intolerância, discriminada pela livre e espontânea vontade de ser autêntica e dona de si e do seu destino.

Paula.Castro 10/01/2021

Humanidade
Luísa é a prova de que podem nos tirar TUDO, menos a nossa humanidade...Quem.comhece a Luísa pelo bordão não imagina o ser humano forte, e com a capacidade de perdão que ela tem...mesmo sofrendo tantas injustiças ... Ela.nos leva a outra realidade, uma realidade dura que bate na nossa cara nos mostrando como para algumas pessoas a luta pra ser aquilo que se é pode ser tão árdua...

Recomendo a leitura...

Brug 03/01/2021

Necessario
Luisa é uma mulher batalhadora e eu já tinha essa noção por causa do seu canal no YouTube, mas o livro volta no tempo e nos traz essa noção mais profunda. É um convite doloroso pra mergulhar na rotina de uma travesti. É uma realidade que nós, como sociedade, escolhemos tornar invisível. Esse livro é o grito da Marilac que todos precisam ouvir.

Gleison 26/12/2020

Vida real
Belo relato de uma vida difícil, mas bem verdadeira. Impossível não se emocionar com as alegrias e tristezas vividas por Luisa Marilac.

Carlinha 25/12/2020

Resiliência
A história da Luísa é o retrato do Brasil. Uma pessoa guerreira, que luta pelo que acredita e pelo que acha certo e justo.
É uma narrativa interessante, emocionante, triste e verdadeira!
Recomendo!

Jhoni 02/12/2020

Leitura necessária
Ano passado eu li o livro Vidas Trans, o texto era formado por pessoas trans, com intelecto, base de estudos e leituras privilegiadas. É um livro essencial. Mas ao ler esse livro da Marilac, eu tive uma outra visão do mundo e do corpo de uma pessoa trans. As mazelas em que estão sujeitas pela falta de acesso aos veículos, a força que precisam ter diariamente, a rotina muitas vezes miserável.
Um livro que dá um soco no estômago. Mas um soco necessário!

Sadraque 28/11/2020

Embora seja uma história dura, a visão da Luísa traz muitos ensinamentos sobre a vida é como a sociedade enxerga travestis. Não é uma história contada sobre a narrativa de piedade e sim uma narrativa de muita força e luta. A história de Luísa Marilac deveria ser lida por todas as pessoas para que a gente entenda que travestis são pessoas como qualquer outra.

Carol Castro 30/10/2020

Ouvi milhares de recomendações e entrevistas de Luísa, até finalmente ler sua história através destas páginas. Meu único arrependimento: não tê-lo lido antes! Não pelas dores de Luísa, mas pela forma que a narrativa nos leva a nos aproximar, de tantas outras histórias que viram estatísticas. É necessário e urgente, que mais pessoas conheçam essa história (e muitas outras)!

Liane.Dias 18/10/2020

Transformador
Que livro incrível! Realidade dura e cheia de força dessa mulher maravilhosa!!

Amei ler e conhecer essa existência ??