E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

LeuCanabarra 30/01/2024

Que livro lindo, que história de romance linda, ainda não superei o final desse livro por misericórdia !!! ?

José Vitor - @zetalendo 29/01/2024

Arthur está de férias em Nova Iorque, e pretendo passar esse tempo como se estivesse vivendo seu melhor momento em um musical. Ben acabou de terminar o seu primeiro relacionamento e está bem triste por toda a situação, principalmente por ter que enviar todas as coisas do seu ex pelos correios.
Arthur e Ben se esbarram na agência dos correios, ambos ficam interessados um no outro, sentem que rolou uma faísca entre eles, mas, por alguns motivos, eles acabam se separando, sem saber o nome ou o numero de cada um. Então, vamos acompanhar os personagens tentando procurar uns aos outros.

Lembro de quando o livro foi anunciado, fiquei super animado, principalmente pela Becky Albertalli estar envolvida. "Simon vs. a agenda homo sapiens" foi, por muito tempo, o meu livro favorito da vida, e queria muito ler mais coisas da autora, mas acabou que não dei prioridade na época, e acabei lendo só agora.

A primeira parte do livro consegui me entreter bastante, achei todo esse role deles se procurando muito divertido. Porém, precisei dar uma pausa na leitura, quando retomei, na parte dois, comecei a sentir alguns problemas.
O tom da história é muito adolescente para mim, sinto que se tivesse livro ele na época do lançamento, teria aproveitado muuuuuuito mais todo o drama dos personagens. Agora, com quase 25 anos, já não estava me importando.

Isso não quer dizer que seja uma história ruim, muito pelo contrário. Apesar de não ter tanta paciência, ainda acho fofo um romancinho YA, bem clichê e bobo.
A história dos personagens tiveram seus altos e baixos, mas gostei de acompanhar toda a trajetória deles. Os problemas abordados poderiam ter sido melhor desenvolvidos, mas foi ok.

Adorei os personagens, apesar de muitos. Os amigos mais próximos deles são bem únicos e divertidos. É um livro engraçado, muitos momentos eu esboçava um sorrisinho com as situações.

Uma coisa que me incomodou também, foi o excesso de referencias a Harry Potter. Normalmente eu não ligo para isso, mas esse livro é 30% referencias a HP. Eu nunca acompanhei muito a saga, só assistia alguns filmes, e não me importo tanto. Mas, diante das atrocidades que a autora fala, eu peguei um certo ranço de tudo que envolve isso. Então, ficar lendo sobre a saga começou a me irritar.
As referencias de musicais da Broadway acabei não me importando tanto, pois não sou tão familiarizado com esse universo, mas entendi um pouco.

No geral, é um livro divertido para passar o tempo, tem uma história fofa, mas não para todos os públicos. Acho que os adolescentes, principalmente os que estão começando a ler livros com temática LGBT+, possam aproveitar a história melhor. Ah, e a edição em português possui audiobook na Audible, e está com uma narração maravilhosa.

laurinha.camilo 28/01/2024

Lindinhos
A história em si do livro é *realmente* muito boa, a narração é tão fácil e fluída que você nem sente que está de fato lendo.
Eu ri horrores com certos momentos, também surtei, passei raiva e chorei. Mas esses que são os melhores, né?

Eu AMEI todos os personagens ? sem exceção alguma ? e me apaguei muito fácil por eles (até porque isso não é tão difícil. Todos eles tem uma personalidade única e um desenvolvimento incrível.)
O romance é muito fofo e dá aquela sensação gostosa de casais literários, sabe? Isso significa que quase 80% do tempo eu estava me contorcendo de vergonha alheia?

Bom, enfim, é aquela história de ?não é o meu favorito, mas nunca vai sair da minha lista de recomendados.?
É muito muito bom mesmo, e já quero muito ler o segundo para enfim saber aonde a história do Ben e do Arthur vai dar.

Clara3596 25/01/2024

E se fosse a gente?
E se fosse a gente... que nome!
Os escritores Backy Albertalli e Adam Silveira pansaram em um bom título usando e famoso "e se"

Esse livro fala sobre um garoto, Arthur, de Georgia que foi passar o verão fazendo estágio na empresa de sua mãe, em Nova York e Ben, um garoto de Nova York que acabou de terminar um relacionamento.

Eu surtei, sorri e chorei com esse livro, mas vamos reforçar o surtei!!
Esses dois deram muitas reviravoltas. Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é que ele intercala os capítulos entre o Ben e o Arthur, vendo o lado da estória de cada um. Dá para ficar com raiva dos personagens e ama-los ao mesmo tempo. Eu posso afirmar que o meus preferidos são Ben e Dylan, fiquei até com inveja da amizade deles KKKKKKKK.

É uma leitura suave, sem agitação mas com contratempos, nem sei descrever o que senti lendo esse livro e ainda mais quando soube que tem continuação!! Não é um livro grandioso, mas quem está querendo uma leitura leve mas com um pouco de inquietação, vai gostar.

arthuroeafins 21/01/2024

E se fosse a gente
É um livro fofo. É uma história que dá até de acreditar que realmente aconteceu, pois não acontece nada de extraordinário (no sentido de "só acontece em ficção"). Me fez rir, surtar com o drama de alguns personagens, ficar triste, ficar com o coração quentinho, ...

O drama é meio exagerado em algumas partes? Sim. Mas acho que os autores conseguiram capturar bastante da essência do adolescente. Pq pro adolescente (generalizando, claro), tudo é mais intenso. As mudanças, os primeiros encontros românticos, primeiros namorados, primeiras brigas entre amigos, etc.

Eu releria algum dia em que tivesse nada p fazer.
arthuroeafins 21/01/2024minha estante
Inclusive o Arthur (um dos protagonistas do livro) me fez assistir Hamilton, e gostei muito do musical. Mesmo ele sendo um personagem fictício, conseguiu me tornar um fã de Hamilton ("Tomorrow there will be more of us!").

Wania Cris 19/01/2024

Estória fofa de dois caras chatos
Não é meu primeiro livro de Becky Albertalli, inclusive gosto muito, mas esse não me apeteceu. Não pela estória, mas pelas personagens mesmo. Amo Simon, adoro Molly, mas Arthur e Ben não são cativantes, são irritantes e absurdamente imaturos, então a estória deles não me convenceu, não me emocionou e foi com pouco apego que concluí a leitura.

Prestei tão pouca atenção que nem sei como resenhar o título...

Com tradução de Viviane Diniz e narração de Gabriel Rosa e Yuri Magalhães, que fizeram um excelente trabalho de um material não tão bom assim, é um livro que eu não recomendo. Tem coisa melhor da autora.

Samsam3 15/01/2024

"e se..."
E se fosse a gente é um livro extremamente romântico e faz a gente pensar "e se a gente tentar?"
Com personagens cativantes e uma história viciante!!
Doidinho pra ler o dois!!

Alberto 14/01/2024

E se fosse a gente? by Becky Albertalli+Adam Silvera
?E se fosse a gente?? é um livro escrito em conjunto entre Adam Silvera e Becky Albertalli (não vou mentir, vim por causa do Adam pq já li ?Os dois morrem no final? e adorei), é uma história de romance lgbt nos moldes das histórias dos Adam (não sei se a Becky tem alguma literatura assim), o que, por si só, já deveria ser suficiente pro livro ser legal, mas aqui ele ultrapassa E MUITO as suas outras obras, a escrita desse livro é impecável -arrisco dizer que um dos melhores estilos de escrita já entrei em contato-, não só extremamente fluida como também muito inteligente, as piadas, as ironiazinhas, o background de cultura pop ali entre os anos 2010-2020, a subjetividade dos personagens que reflete nitidamente os aspectos de jovens adultos no mundo contemporâneo, enfim, a escrita e o fluxo narrativo desse livro me surpreenderam num ótimo sentido. Acerca da narrativa, dessa vez temos uma ambientação diferente dos grandes hits do Adam -se eu não me engano esse livro nem se situa no msm universo de ?Os dois morrem no final?, não existe Central da Morte aqui-, o que eu achei interessante já que não saturou aquele universo e trouxe mais proximidade com o leitor; no aspecto de acontecimentos da história, o fluxo dos acontecimentos é rápido mas sem se perder (só teve um momento que eu achei meio utópico demais mas enfim quem sou pra dizer o que pode eu não acontecer neh) e é praticamente impossível você ficar entediado. Em resumo, esse é um livro excelente, um perfeito perfeito exemplo doq é ?literatura young adult? e que vale MUITO a pena ser lido, eu me apaixonei demais pelos personagens (apesar de perceber que eles pisam na bola as vezes) e me conectei demais com vários aspectos da história, principalmente sobre as questões de envelhecer, partir/ficar, ciclos de amizades mudarem? enfim, esse livro me tocou muito em muitos pontos, é um livrinho leve, meio bobinho mas que traz um aconchego por ser super fofo e saudável, tive um pouco de dificuldade de terminar ele pq estou passando por uns meses difíceis e minha saúde mental não está 100% mas eu fiz um esforço e valeu a pena pq ele com crtz entrou pro meu Top10 livros da vida :)

gaybuttercup 13/01/2024

Final fofo para um livro irritante
Premissa super divertida, se eu tivesse lido alguns anos atrás com certeza teria amado muito essa história, mas como já passei da adolescência, me irritei demais com algumas questões dos protagonistas

Kai Cruz 12/01/2024

Mais um livro feito pra me irritar
O começo até que eu entendi uns dilemas que pareciam ser "absurdos demais" para os personagens, mas do meio pro final teve uns problemas que foram as coisas mais absurdas possíveis só pra se criar uns plots, que pra mim, foram totalmente desnecessários, mas ok, eu saio ignorando tudo isso e foco somente onde o livro foi bom, que pra mim foi na maior parte.

Jennyfer 12/01/2024

Não sei ao certo
Cara esse livro é bom no começo, bem clichê mas chega uma hora que fica muito tedioso, por isso demorei todo esse tempo pra ler KKK

Lucas.Abad 07/01/2024

Por favor, TEM que ser a gente!
O livro é dinâmico, com uma linguagem muito fácil. Com certeza quem ama romance clichê vai gostar de ?E Se Fosse A Gente??.

Enquanto eu estava lendo pensei: nossa mas que história clichê para adolescentes. É como um dos livros que eu lia no 2° ano do Ensino Médio em uma versão gay e foi aí que eu percebi que esse livro é muito bom por causa disso. Queria poder ter lido esse tipo de romance enquanto eu descobria o que era ser gay, o que eu estava sentindo e até poder me ver nas histórias.

Então digo que continuem fazendo livros clichês envolvendo personagens LGBTs, porque isso é de fato histórico.

Os personagens como um todo são bem construídos, não são extremamente detalhados (o que não atrapalha a história) e a narrativa é excelente, é algo que te prende.

Indico esse livro para adolescentes gays que querem ler um romance clichê onde se sintam como os personagens principais.
jhenifermariac 07/01/2024minha estante
ameiii

Ralheanco 07/01/2024

Nota pessoal
Esse livro é tão ruim que levei 78 dias pra conseguir acabar! ?

Infelizmente não consigo simplesmente largar e não ler, então fui até o fim em ponto de ter um surto.