Hamlet

Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

Gabriel1994 04/06/2023

Ser ou Não Ser, Eis a Questão.
Uma leitura extraordinária!!

Minha terceira peça de William Shakespeare e já sou um apaixonado por suas tragédias!!

Hamlet é um personagem sensacional! Desde a melancolia do luto e a estranheza dos fatos, até sua mudança e ascensão, alinhando os pontos da verdade e da mentira, sedento por vingança e justiça. É um personagem completo e emblemático, certamente.

A peça é uma obra completa que traz uma trama com um aspecto sombrio, envolvente e instigante.

Para mim, Hamlet não superou Macbeth no conjunto da obra, porém no que diz respeito ao personagem em si, Hamlet supera Macbeth.

Hamlet carrega a peça nas costa, pois é justamente sobre ele e sua redenção. Macbeth vai falar mais sobre a volatilidade de Macbeth que envolverá outros protagonistas.

Hamlet é o protagonista da própria história e certamente um "anti-heroi" de respeito na literatura.

Recomendo muito essa obra! Vale a pena conhecer Shakespeare e as tragédias.

Não tenha receio de ler Shakespeare por pensar ser uma leitura que configura algum tipo de "nível intelectual". É diferente. É escrito no formato de peça teatral, mas Shakespeare fala mais de pessoas comuns e de coisas comuns armazenadas no homem do que algo relacionado a burguesia ou alta classe.

Leiam William Shakespeare e leiam Hamlet!!!

Pedro Henrique 05/04/2021

Trágico e genial!
Finalmente, li esse clássico da literatura, escrito entre os anos 1599 e 1606 pelo célebre dramaturgo inglês William Shakespeare, considerado um dos maiores e mais importantes autores da história - e não por acaso: é o que constato após a leitura dessa peça maravilhosa.

"A tragédia de Hamlet, princípe da Dinamarca", é uma trama trágica, repleta de sentimentos (tais como, vingança, traição e corrupção) e reviravoltas.

A peça, escrita há mais de quatrocentos anos, me foi devorada em menos de um dia e certamente ocupará um lugar especial no hall das minhas melhores experiências literárias.

Jhow Wonka 08/02/2024minha estante
Pretendo ler em breve! *-*

Hebi 07/11/2021

Atemporal
É de outro mundo, Shakespeare é magnífico quando escreve, é uma peça em que o Hamlet tem muita liberdade, ele não se prende ao cargo dele, e é um personagem criativo, a ideia de fazer a peça dentro da peça é muito divertida e... bom, quem leu sabe o que acontece né.

Kamy 28/01/2023

Loucura, vingança e farsa.
Teria Hamlet sido vítima da sua própria farsa?
A vingança o consumiu a ponto da sua loucura inventada ter se transformada em ?realidade?
Teria sido Ofélia mais uma vítima de toda essa trama de vingança ou teria ela mesma sido consumida pelas próprias dores?

Hamlet é uma figura que transitando entre a loucura forjada, a loucura real e a consciência pura, consegue prender a atenção total do leitor para essa obra clássica de Shakespeare.

limallanita 31/03/2023

SENSACIONAL
Poxa eu me senti tão encantada com essa história (porque é meu primeiro contato com Shakespeare) Eu tive minha primeira leitura dele a partir de Hamlet porque vi as inúmeras referências à obra em Quincas Borba do Machado de Assis. E eu não poderia ter feito melhor escolha.

É uma tragédia tão bela pra mim, bela porque ela tem TANTO significado, repleto de filosofia de vida e com personagens tão humanos. Tudo tão bem construído e desenvolvido. Não tem nem 200 páginas e pra mim é como se fossem 400. No bom sentido. Teve palavras que precisei recorrer ao significado, e por ser uma peça, a história segue sem pausas e eu tive que voltar uma ou duas páginas para não me perder no raciocínio e na compreensão.

Os personagens têm diálogos tão bonitos, ricos e galantes. Tem momentos divertidos, para mim, como nas partes em que Hamlet testa sua influência e até onde as pessoas vão pela bajulação ao príncipe dinamarquês, as vezes que ele muda de opinião em segundos e as pessoas concordam com ele na mesma velocidade. Ignorando suas próprias opiniões!

O fantasma do falecido rei Hamlet ter vindo contar ao filho o que de fato aconteceu, e seus horários de aparecer e de sumir no início são realmente uma das partes mais interessantes. O que pra mim ficou meio confuso foi que já no final, a última vez que ele aparece não é na mesma condição que antes aparecia. Me permitindo questionar: teria Hamlet sucumbido a momentos de alucinações?

Será que depois de avisar ao filho sobre o que aconteceu o fantasma simplesmente teve sua missão cumprida? Eu pretendo reler e pesquisar outras opiniões. Mas que raiva senti do desejo do vilão de querer matar ao Hamlet, e sempre das formas mais covardes!

Que bela amizade a do Hamlet e do Horácio. que cruel o destino dos quase amantes, pobre Ofélia sofreu tanto. É o meu primeiro contato com uma tragédia é ainda estou digerindo tudo. Eu indico Hamlet a todos que são sensíveis, leais, pacientes e que tem a inteligência para conseguir enxergar não somente o significado das palavras, que é muito importante pra compreensão, mas a beleza que trás cada reflexão.

Vou bagunçar as minhas leituras e ir ler Romeu e Julieta, só pra confirmar minhas suspeitas de que não final vou ter gostado muito mais de Hamlet! O príncipe Hamlet se torna um dos meus personagens mais queridos, chorei com o final e amo as lindas palavras ditas sobre ele por Fortinbrás.

Hamlet : "Ser ou não ser, eis a questão "
Hamlet: " Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que supõe a tua filosofia."

Leiam sem medo
Iluvitoria 01/04/2023minha estante
Cara esse livro é tudo de bom

fwairy. 01/04/2023minha estante
Shakespeare é uma perfeição.

Danyelle22 18/12/2022

Um clássico que dispensa comentários...
Este livro dispensa maiores comentários, é um clássico.
Hamlet teve sua vida virada do avesso por causa de ambição e vingança. Com uma família destas, não tem como ficar bem.
"Ser ou não ser, eis a questão..." ?
Este clássico vale a leitura, a escrita de Shakespeare é linda e as divagações de Hamlet sobre os rumos de sua vida são muito interessantes.

By a lady 15/08/2023

Ser ou não ser: Eis a questão.
Uma tragédia clássica, que nos faz refletir até onde vale a pena agir por vingança, que apresenta o sofrimento opressivo, o ódio, a loucura fingida e real. Além disso, também vai tratar de temas como traição, incesto, corrupção e moralidade.

Durante a leitura, além de precisar parar pra respirar muitas vezes (por conta de tudo acontecer de forma repentina e rápida) eu me peguei refletindo sobre muitas coisas, que de fato, Hamlet era uma pessoa de consciência bruta, que se via insatisfeito com toda aquela degradação moral que estava acontecendo no reino dinamarquês, após a morte de seu pai. Ele questionava o porquê de tudo aquilo estar acontecendo e de sua mãe ter se casado tão rápido, com o próprio cunhado e em pouquíssimo tempo após a morte de seu pai. Aos seus olhos, aquilo era praticamente um incesto.

A partir disso, com o desenrolar da história, notei que tudo começou a ficar fora de controle após a primeira morte, por uma falta de cuidado do próprio Hamlet, e de certa forma ele reconheceu isso também. A verdade é que ele poderia ter acabado com tudo isso quando teve a oportunidade de se vingar do seu tio enquanto ele estava orando. Mas ele não queria apenas mata-lo, ele queria que seu tio fosse para o inferno, por isso não queria surpreende-lo justamente quando estava se arrependendo, mas sim quando o mesmo estivesse em seu ato mais sujo e imoral. Ele queria que Cláudio sofresse, assim como o Rei Hamlet estava sofrendo após a morte (se assim considerarmos que seu fantasma não seja uma aparição demoníaca, e sim o próprio rei, que não consegue encontrar paz e fica perambulando pelo castelo.)

E após toda essa tragédia, lembramos do início, no qual Fortinbrás pretendia se vingar e invadir o reino da Dinamarca. Este mesmo Fortinbrás tem o voto de Hamlet para a coroa da Dinamarca. Sendo assim, Fortinbrás sequer precisou por sua vingança em prática, o tempo fez isso por ele. A família de Hamlet sucumbiu por completo, sem deixar sequer um herdeiro.

Enfim, sem mais spoilers. Recomendo muitíssimo a leitura, não tem erro! Você vai tirar muita coisa interessante desse clássico.

Alex708 28/07/2023

Minha primeira peça lida
Eu não pensei que fosse gostar tanto, tive receio, achando que teria palavras muito difíceis e que o ritmo fosse muito estranho, mas não. Devorei o livro e me envolvi muito com os personagens.

Rodrigo 17/07/2021

Ler ou não ler Shakespeare
"Outstanding!" - NY Times
"Extraordinaire!" - Le Monde
"O livro é bão? É bão!" - Gazeta de Anadia

Muitas eram as críticas positivas acerca de Hamlet, mas, ainda assim, um livro improvável (nunca quis ler Shakespeare), só adquirido por conta do preço numa promoção de shopping, num daqueles momentos em que, passada a euforia pela pechincha, logo vem o arrependimento. Contudo, numa fase em que livros têm perdido espaço para outros passatempos, tenho priorizado os mais finos, ainda que, nesse caso, não tenha sido uma leitura rápida.

Desse modo, o clássico inglês em formato de peça teatral, que, em outro momento, teria sido relegado à poeira do tempo, acabou me surpreendendo positivamente; a edição de bolso da L&PM teve como méritos uma tradução que primou por simplificar o rebuscado texto original e um tamanho de fonte que facilitou a vida de um jovem senhor de óculos.

Sobre a história em si, trata-se de uma trama medieval permeada por intrigas, traição no seio da realeza, um fantasma andarilho que clama por vingança, uma pobre donzela desiludida com o amor e declarações de guerra entre nações, elementos que me prenderam fortemente logo no primeiro ato. Eu me vi andando nas brumas da madrugada sobre o platô de um castelo da Dinamarca, a acompanhar as angústias do príncipe Hamlet, tão devastado por uma tragédia familiar.

Uma curiosidade do livro é que, por ser uma obra universal, ele contém algumas daquelas frases e cenas célebres que cruzaram séculos, e que geram certa expectativa de quando irão surgir e sob qual circunstância, como numa caça ao tesouro. Quem nunca escutou, "há mais coisas entre o céu e a terra do que julga sua vã filosofia", "há algo de podre no reino da Dinamarca" ou "ser ou não ser, eis a questão"? Ainda, a cena de Hamlet conversando com um crânio... de quem seria?

Em resumo, uma peça medieval grandiosa, que surpreende por estar contida em apenas 155 páginas. E, ao final de tantas passagens poéticas ou filosóficas, me senti um pouco mais erudito, e quase caindo na tentação de comprar outro livro do autor, naqueles nichos promocionais da livraria do shopping.

Bruno Marcolino 10/08/2020

Hamlet
É a primeira peça que leio e gostei muito da experiência.

A leitura é fluida, mas tem seus floreios e meneios e gostei muito disso, pois fico imaginando como seria se comunicar dessa forma. Como é dividido em cenas (que são curtas), isso tornou a leitura mais agradável. Acho que aqui é um daqueles casos onde não há personagens para se amar, quanto à virtude, pelo menos, dentre os principais, achei todos arrogantes (monarcas!), salvoguardo talvez o Laerte, talvez. Os momentos finais, quando a peça se encaminha para seu clímax e desfecho é muito empolgante. Foi uma leitura muito divertida.

Nati 07/12/2021

Esse foi sem nenhuma dúvida meu livro predileto do ano, ou um dos prediletos. E não falo isso porque é Shakespeare, mas, porque comecei com expectativas bem baixas, pensei que não conseguiria ler no formato original, fui para uma adaptação em prosa, mas fui completamente rendida pelo texto no formato de peça mesmo.
Eu ia lendo e era como se eu estivesse assistindo a uma encenação no teatro, com atores entrando e saindo de cena, cenários mudando, o texto sendo declamando e isso não me incomodou nem um pouco como supus que incomodaria, pelo contrário tornou a experiência mais rica, mais atraente.

Quando eu comecei ler essa versão já sabia de toda a história, porém, longe de tirar o brilho da leitura, saber todo o dilema do príncipe Hamlet da Dinamarca e sua saga para distribuir sua vingança me fez ter uma leitura mais atenta a poesia do texto, a construção dos personagens e de como essa história escrita há mais de quatro séculos conversa com o nosso eu do século XXI.

Eu fiquei impressionada como o Hamlet me conquistou, em como eu não conseguia deixar de "passar pano" para as atitudes dele, em como é fácil entendê-lo e admirá-lo, mesmo com sua trilha sangrenta.

A peça em si, é divertida, dramática, triste, melancólica, inteligente, apaixonante e vibrante e gostaria muito de ter a oportunidade de vê-la encenada.

Essa edição da editora UBU está magnífica, com um texto gracioso, fluído sem deixar de ser poético, sem falar das ilustrações lindas e dos textos de apoio.

Debora.Mezzavilla 11/03/2021

É Shakespeare, né.
Eu não sei se tenho algo relevante pra comentar. Não é um clássico à toa. Só leiam.