Hamlet

Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

Angelica75 28/10/2023

4,5 =)
"Nada é bom, nada é mau,
a não ser por força do pensamento."

Obra clássica e atual ao mesmo tempo. Moralidade, traição, vingança, incesto, assassinato, o Estado...são muitos os temas tratados aqui.

Destaque pra essa edição com o tradutor e estudioso Lawrence Flores Pereira, pós-doutor, acadêmico da UFSM,especialista na literatura dos século XVI e XVII. Incrível as suas notas, uma visão totalmente profissional, que detalha aspectos relevantes do texto. As notas vão da pág 195 até a 311 e são um apoio espetacular pra entender, ainda mais, esse clássico.

A nota 4,5 equivale ao 5 praticamente... só não coloco nota 5 pq essa nota dou apenas àqueles inesquecíveis pra mim.

Carolina 08/02/2022

Eu enrolei? Sim, enrolei, mas li o clássico:

"Há mais coisas entre o céu e a terra Horácio, do que supõe sua vã filosofia?

Ana Jeyse 29/12/2022

Hamelet
Um bom livro , muito bom ,do tipo que faz você pensar: caramba olha a que ponto uma pessoa pode chegar por rancor , vingança, ganância e amor
Pensei que seria uma leitura cansativa e até pensei que abandonaria o livro,mas a escrita é boa para um livro do século passado e a história prende muito

Castro 02/06/2022

A vida de um homem é só o tempo de se contar "1".
Hamlet é uma obra clássica de William Shakespeare escrita entre 1599 e 1601, considerada um símbolo da indecisão (?ser ou não ser, eis a questão", tal peça retrata uma tragédia permanentemente atual pela força com que trata de problemas fundamentais da condição humana. Ambientada na Dinamarca, ?Hamlet? disserta sobre vingança, traição, propósitos e traz uma profunda reflexão sobre o ser e o fazer.

No enredo, o príncipe Hamlet é surpreendido pelo fantasma de seu pai (Rei Hamlet) que lhe revela quem foi responsável pela sua morte, o atual Rei Claúdio, seu irmão. Logo, o príncipe tem como objetivo vingar o seu pai (o que o nos mostra que um espírito vingativo é tão destrutivo quanto o motivo da vingança).

Assim, com a quantidade de informações que Hamlet recebe, o jovem resolve fingir que está com problemas psiquiátricos pra manter assim sua vida e seus planos de vingança preservadas, mas o atual rei não confia nessa loucura repentina do seu sobrinho. Nesse momento os seus planos entram em ação. Para confirmar os atos relatados pelo fantasma, o príncipe assusta o seu ?tio padrasto? fazendo uma peça em que encena de forma parecida com a qual seu pai foi assassinado, e aguarda com muito anseio a reação do Rei.

O protagonista da trama, por mais que esteja rodeado de pessoas, é um ser sozinho, descrente do amor, acompanhado pelo fantasma das desilusões da vida, com objetivos que no mundo das ideias é esplêndido e simples de se resolver, mas no mundo material a questão ?ser ou não ser?? vem à tona.

Shakespeare através de Hamlet, traz como um tipo de resposta as ideias da época como ?penso, logo existo? de Descartes, mostrando que não basta pensar, mas também, agir.

Hamlet revela as próprias facetas do ser humano.

Lorena.Mireia 07/06/2020

Tragédia familiar e estatal
O enredo de uma das peças mais famosas do mundo traz uma densa e reflexiva narrativa de um jovem príncipe que busca vingança pela morte de seu pai, perpetrada pelo próprio irmão, tio de Hamlet e atual rei da Dinamarca.
Hamlet passa a ter sua sanidade contestada e posta em dúvida por todos da Dinamarca, porém a aparente loucura reside apenas num fingimento do príncipe. Contudo, à medida que os eventos dramáticos vão se desenvolvendo, Hamlet apresenta cada vez mais lampejos de insanidade, tornando-se um perigoso objeto de ameaça para a estabilidade do reino.
O protagonista debate-se com seus conflitos internos e longos monólogos sobre filosofia e moralidade. Um príncipe imerso no desejo implacável de vingança e o seu tio Cláudio, um rei astuto e ávido de poder tornam-se os ingredientes para um desfecho, irremediavelmente, trágico.
Não à toa a peça teatral encaixa-se no gênero de tragédia. Portanto, vimos que a tragédia movida por conflitos familiares culmina na degradação do Estado soberano.

dudis 12/03/2022

Atemporal
acho que realmente esse é um dos livros atemporais, que se retrata de transtornos como algo louco e insano? hamlet tem um final trágico mas compreensivel e honrado tambem. Penso se o fantasma pode ser algo a transtornos mentais? enfim muito bom simplesmente clássico e maravilhoso

Cris 20/05/2020

Grande clássico.
Narrativa leve e audaciosa. Leitura fácil e agradável. Dentre os surtos de loucura e lucidez de Hamlet, se devolve a trama, regada a astúcia, desilusões e traições.

psraissafreire 21/12/2022

Clássico, clássico, clássico
Foi uma leitura que me agradou bastante. Mesmo que eu não tenha compreendido bem algumas subtramas, o enredo principal faz refletirmos bastante sobre vários aspectos filosóficos e sociais. Gostei bastante do final.

Martins 03/06/2022

Atemporal
Independente da edição, hamlet é atemporal e muito bem escrito, com certeza a compreensão torna-se dependente da edição escolhida, entretanto da editora Principis a tradução é simples e bem gostosa. A história em si nem se fala, um misto de sentimentos bem transcritos, digno de um "eiiita" no final de cada capítulo ? uma das minhas leituras favoritas desse ano!

Nanda 20/04/2021

Que faria o homem se não risse?
"Felizes esses nos quais a paixão e razão vivem em tal harmonia que não se transformam em flauta onde o dedo da sorte toca a nota que escolhe."

Bruna.Duailibe 28/07/2023

E o resto é só silêncio
Depois de passar anos recusando qualquer livro que não fosse escrito em prosa, precisei ler Hamlet para o clube do livro. Por coincidência, também foi meu livro lido nº 200 (de acordo com o skoob). Foi então um marco simples elucidado em grande estilo.
Considerado por muitos a melhor peça de Shakespeare, Hamlet não é na verdade uma peça totalmente original: foi baseada na narrativa medieval de Saxo Grammaticus, ?Gesta Danorum? que traz Amleth no papel de protagonista. Porém, o ponto principal da peça não é sua história em si, mas a profundidade psicológica de Hamlet durante a sua busca por vingança (fator que corrobora para o reconhecimento da peça interpretada por Shakespeare).
Mas afinal, o que Hamlet, o jovem teatral e dramático pode nos despertar?

O primeiro ponto, e sua célebre frase, ?ser ou não ser??, que a uma primeira instância, reflete sua indecisão de tirar sua própria vida (Saber se é mais nobre na mente suportar/ As pedradas e flechas da fortuna atroz/ Ou tomar armas contra as vagas de aflições/ E ao afrontá-las, dar-lhes fim). Hamlet é, essencialmente, um jovem que sofre pelo seu destino. Porém, apesar da sua divagação inicial, na mesma cena do seu solilóquio, sua fala tem uma virada que remete a tomada de ação. Ele passa a considerar então, se sua procrastinação de realizar a vingança do pai é um ato de covardia mascarado de prudência. Hamlet busca a vingança perfeita, as circunstâncias ideais e reflete tanto sobre as consequências de suas atitudes que perde a oportunidade de agir diversas vezes. O resultado de tanta demora é a tragédia compartilhada dos atos finais. Enfim, quantas vezes não somos Hamlet?s esperando o momento ?ideal? de agir?.

O segundo ponto são suas divagações acerca da morte. Na clássica cena do personagem segurando o crânio de Yorick, o bobo do rei, Hamlet se pergunta se afinal, todos ficaríamos assim depois da morte. É tanto que só descobre se tratar do crânio do seu próprio companheiro após o coveiro confirmar de quem o pertencia. Após uma série de conjecturas sobre o retorno do humano ao pó, comenta: A terra que causou assombro em meu tempo/ É só pó cimentando um muro contra o vento?. Em uma cena dramática da tomada de consciência a respeito da solidão da morte e sentimento de perda dos entes amados, é surpreendido com o enterro de Ofélia, morta indiretamente pelos seus próprios atos.

E por fim, a corrupção própria da natureza do homem como permeadora de todas as cenas. Nenhum personagem é a idealização de nenhuma virtude ou de todo o mal. Nem mesmo nosso suposto ?herói? que procura livrar o reino da Dinamarca do seu regicida e usurpador é alguém digno de tanta admiração. Hamlet, em busca de seu objetivo, despreza Ofélia e sua mãe Gertrudes, mata Polônio em seu acesso de raiva e condena Rosencrantz e Guildenstern a morte. A corrupção da Dinamarca vem de dentro. O envenenamento auricular de Cláudio para o velho Hamlet forma coágulos: ?(?) do microcosmo (corpo do rei) ao macrocosmo (do país), a irrupção de crostas na pele simboliza o próprio tecido político que se rompe (?)?. Na corte da Dinamarca são todos atores dentro de uma peça. Alguns tão óbvios e outros nem tanto. Nas palavras de Marcelo: Há algo de podre no Estado da Dinamarca.
Henrique Sanches 28/07/2023minha estante
Parabéns pela leitura n° 200 e pela resenha. Ficou sensacional.

Bruna.Duailibe 28/07/2023minha estante
Obrigada Henrique!!

Mairton.Rodrigues 29/11/2021

Ser ou não ser!?
A prova de toda genialidade de Shakespeare, a história do príncipe "louco" atormentado pelo fantasma de seu pai. Uma trama repleta de traição, vingança e plots.

Obra maravilhosa, além de ser uma leitura que me pegou é cheia de camadas e você pode trazer diversas reflexões do nosso querido Hamlet para a vida.

Só posso dizer que se você não leu, leia! Um clássico absoluto rebuscado e aprazível. Impossível chegar no final sem estar cheio de júbilo. (Obs. Não pelos personagens, mas pela experiência literária)

Helena 14/08/2021

"Há algo de podre no reino da Dinamarca"
Poderíamos ler Hamlet apenas como uma peça sobre vingança que ainda assim nos sentiríamos fascinados, pois é uma leitura tão prazerosa que o leitor se sente preso do início ao final. Contudo, podemos enriquecer ainda mais nossa leitura ao observar o teor filosófico e psicológico que transborda da obra.

olivkholin 23/10/2023

Hamlet, uma tragédia de Shakespeare
Primeira vez lendo uma obra de William Shakespeare e eu esperava algo mais difícil, talvez tenha sido uma leitura mais fácil por essa edição ser de um texto adaptado em prosa, muito bem adaptado aliás. Havia algumas palavras que eu não conhecia, mas nada que uma pesquisa rápida no Google não resolva. Eu esperava algo diferente e eu recebi uma história impressionante, uma tragédia com intrigas familiares e loucura... e se eu soubesse que seria tudo isso, teria lido faz tempo.

Depois dessa leitura eu estou curioso para ler as outras obras de Shakespeare. Acho que pegarei A Megera Domada, que é uma edição física que eu tenho aqui. Hamlet é um clássico que eu vou revisitar muitas vezes.

Rúbia 10/08/2020minha estante
Muito legal! Mas tragédia, a vida é trágica, por isso Maranata! O que nos impulsiona mais a buscar a justiça do que vermos indignados a liberdade dada a injustiça? WS nós lança ao rosto um desafio, depois de agitar o interior. Fabuloso!

Lucas.Nascimento 11/08/2020minha estante
Não há remédio humano suficiente para liquidar a injustiça. Maranata!!