Hamlet

Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

linne 31/01/2021

Recomendo!
Gostei bastante!!! Os questionamentos de hamlet são bem interessantes e eu gostei muito do personagem.

Matheus 18/09/2020

O resto é silêncio
Uma das obras mais famosas de Shakespeare, e da literatura mundial, "Hamlet" é uma tragédia sobre vingança, loucura, angústia e conflito.

Os monólogos do príncipe dinamarquês Hamlet são repletos de melancolia, desespero e dúvida. Também há espaço para falas com um fundo de humor ácido através de insultos sutis carregados de ironia.

A tradução de Millôr Fernandes é o toque final nessa edição. Facilita o entendimento sem abrir mão da dramaticidade da obra e realça a profundidade e sagacidade dos diálogos. Isso foi fundamental para mim, que tenho certa dificuldade de absorver todo o significado da linguagem poética.

É uma história atemporal, assim como sua temática, com citações tão famosas quanto o próprio autor. A obra fala por si só, o resto é silêncio.

rafaewh 13/03/2021

Interessante
Contudo não sei se realmente gostei. Eu não entendi tudo de fato quando o livro terminou, precisei recorrer à internet. A história é um clássico, mas talvez eu tenha que ler de novo pra gostar.

Maria.Rafaela 28/07/2020

Hamlet esta presente no nosso dia a dia, em nossas vidas. Hamlet deveria ter a chance de ser lido por todos.
Mensagens e questionamentos importantes, que deveriam ser levados em consideração por todos:
?Não expressar tudo que se pensa.
?Ouvir a todos, mas falar com pouco.
?Ser amistoso, mas nunca ser vulgar.
?Evitar qualquer briga, mas se for obrigado a entrar numa, que seus inimigo o temam.
?Ser fiel a ti mesmo, e jamais serás falso com ninguém.
?Quem é que eu sou de verdade, quando os outros que eu acho, que me julgam pelo oque  eu devo ser, tiverem desaparecido

Mich 06/07/2020

Shakespeare é tudo de bom!
Confesso que a leitura foi meio difícil no início, ainda mais por eu ter escolhido ler na tradução portuguesa. Houve momentos que eu não estava entendendo o mínimo, e tive que buscar resumo por Ato para conseguir me guiar e entender melhor os acontecimentos.
Apesar disso, a leitura foi ótima e, como sempre, encho de elogios os personagens de Shakespeare. Gosto como ele envolve assuntos que ainda podem ser discutidos nos dias de hoje, como a sede pelo poder e o perdão.
O autor dentro da obra consegue manter um equilíbrio entre os assuntos que podem deixar o leitor cada vez mais chocado em cada cena.
E é claro que ter lido a obra na tradução portuguesa me fez ter mais uma experiência com a leitura. ?

Edson 02/07/2023

Tragédia na realeza
Essa narrativa chamada de Tragédia fazia parte do gênero das histórias trágicas da época e tinha o foco na moralização e instrução para nobreza.
Hamlet em especial, trata de um príncipe que recebeu a missão do espectro de seu pai Rei Hamlet, que fora assassinado pelo seu próprio irmão e ainda casou com a rainha (cunhada). A tragédia começa com o príncipe tentando se vingar, simulando uma loucura, perturbando o rei infrator que buscará formas de também matar o príncipe. Nessa trama de vinganças e ardis, morrem mais pessoas, inclusive inocentes.
Shakespeare nessa tragédia, nos ensina que o crime camuflado, um dia pode ser manifesto; que a vingança sempre tem retorno e as vezes mais trágicos; e que mentiras, fingimentos e apatias só alimenta o estrago. Podemos notar também a essência da fé cristã na crença de céu e inferno na vida pós morte, no retorno ao pó para todos, independente da posição terrena e que tentar solucionar algo de maneira cruel, a crueldade retornará.
De fácil leitura e compreensão, com doses de moral e comédia, excelente clássico.
Michela Wakami 04/07/2023minha estante
Amo ?????

Eduardoow 20/11/2023

"Ser ou não ser, eis a questão"
Graças a meu professor de literatura decidi ler essa peça, confesso que no início é sempre difícil ler clássicos e precisei ler umas duas vezes para entender o que se passava em cada cena, mas aos poucos foi me interessando cada vez mais, gostei por ser bem objetivo, e o final em si uma grande tragédia, valeu bem a pena ter lido.

yas 15/04/2023

Quantos infortúnios na Dinamarca! Logo no início me chamou a atenção a descrição de como a neblina e a atmosfera do lugar fazia com que todos se voltassem a parte "mais amedrontadora de suas mentes", um detalhe importante e um tanto perturbador ao desenrolar da trama.

Assim como em Macbeth, a realeza desse conto cava a própria cova (ou covas, e muitas, inclusive). Todos realmente parecem totalmente fora de suas faculdades mentais quanto mais a história avança. O final para essa história tão frenética não poderia ser outro senão trágico.

+ Fiquei surpresa em ver tão pouco de Ofélia, aparentemente uma personagem quase que secundária.

Ricardo743 19/01/2024

É uma história emocionante sobre um príncipe atormentado que busca vingança pela morte de seu pai. A peça trata de temas como loucura, traição, amor proibido, e a podridão da sociedade, nos faz refletir sobre questões profundas da vida. Com personagens interessantes e uma trama cheia de emoção, Hamlet é uma leitura que promete entretenimento e reflexão. É uma obra clássica que reflete o nosso mundo atual, mesmo após anos. Isso que torna o livro fascinante!

edzlke 12/05/2022

Alexandre, o Grande, a tapar um furo de barril
Sempre tive um medo terrível de ler Shakespeare. Achei que me sentiria extremamente estúpida, não entenderia nada. Sem contar o formato? roteiro de peça? Pfff, um tédio completo.
Mas devo admitir que eu estava errada. Dei altas risadas muitas vezes, entendi o enredo, entendi as falas. São rebuscadas e às vezes exigem uma pesquisa de sinônimos, mas é totalmente compreensível. E você sente até um calorzinho no peito ao entender ? lindo demais!
Tô totalmente apaixonada e feliz por ter me desafiado a fazer uma disciplina na faculdade que finalmente me obrigasse a parar de adiar ler Shakespeare.
O que eu posso dizer além de afirmar a perfeição desse livro, né? É Shakespeare!
?Alexandre morreu, Alexandre foi enterrado, Alexandre retornou ao pó, o pó é terra, da terra se faz o barro. Por conseguinte, por que o barro no qual ele se transformou não pode tapar o furo de um barril??
stardust 24/05/2022minha estante
Lê "Sonho de Uma Noite de Verão" dele também, não vai se arrepender.

Miguel.Lopes 22/03/2021

Ler ou não ler? Eis a questão!
?Hamlet?, tragédia escrita por William Shakespeare (1564-1616) entre o fim do séc. XVI e início do séc. XVII, narra a história de Hamlet, principe da Dinamarca, em busca de vingança pela sombria morte de seu pai.

O livro, recheado de palavreado arcaico, referências literárias e vocabulário extenso pode ser medianamente cansativo ao leitor ávido, que, mesmo acostumado, terá que buscar diversas vezes definições em dicionários e sites de pesquisa. Como já é de se imaginar, isso acaba por prejudicar o ritmo da leitura. Portanto, fica a questão: é um livro que exige tamanha maturidade literária e vocabular? Ou é daqueles clássicos para serem lidos e re-lidos diversas vezes?

Gostaria de destacar a ilustre desavença entre Hamlet e Polônio, pai de Ofélia - que, por sua vez, seria amor platônico de Hamlet. O adjunto do rei Cláudio, mesmo não sendo um personagem genial, é figurante nas mais cômicas e chocantes intrigas entre os dois, momentos esses caracterizados por ironia, sarcasmos, baixarias e ofensas.

Falando em termos de história, nada que se sobressaia as tragédias de vingança, gênero bastante popular à época da estreia de Hamlet, um reflexo claro da sociedade inglesa que clamava por justiça e não era correspondida, recorrendo a pensamentos e atitudes autônomas, ou seja, a clássica justiça pelas próprias mãos. É claro, impossível desconsiderar a genialidade que só Shakespeare pôde dar ao príncipe danês, com toques de loucura e reflexão. O solilóquio ?Ser ou não ser, eis a questão? traz consigo importantes questionamentos entre o ser (estar vivo) e o não ser (estar morto). Será que vale à pena ser? E por que temos tanto medo do não ser? Não sabemos do que ocorre nele tanto quanto não sabemos o que ocorrerá conosco amanhã.

Enfim, deixo a vocês: ler ou não ler? Eis a questão. Respondo: ler! E não só ler, re-ler quando possível, quando a senescência e a maturidade permitirem. Penso que a relação de Hamlet conosco é como o vinho: quanto mais velho, melhor.
rebeca 22/03/2021minha estante
Top

Rafael.Luiz 22/03/2021minha estante
?????? também concluí que, com o tempo e a maturidade literária, podemos absorver novas referências!

Liih.Meira 06/03/2023

Primeira obra de Shakespeare que li. Amei, com certeza irei ler outras.
Apesar da obra ser antiga, foi muito fácil de ler. Consegui imaginar cada cena...
Leonardo.Broinizi 10/03/2023minha estante
Adoro Shakespeare e estou lendo Hamlet agora! Achava que era um bicho de sete cabeças e quando comecei a ler suas obras tbm achei fácil de ler, visualizar as cenas. E os diálogos são excelentes!

Marina 18/02/2023

Não achei que fosse gostar tanto desse livro. Pra mim a tradução dessa edição da Ubu tá muito boa, dá vontade de ler em voz alta para realmente sentir os diálogos e o ritmo das falas. Achei que a leitura flui bem e não é muito difícil de entender.
Por fim, os textos de análise no final também acrescentam muito na experiência, ajudando a entender a importância dessa obra e porque a história é um clássico. Essa última parte pode ser mais difícil de ler, por serem análises literárias mais específicas, mas vale a pena para complementar a leitura.
caio.lobo. 18/02/2023minha estante
Que tal experimentar Rei Lear agora?