Hamlet

Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

Dani Sousa - @eulieulerei 12/08/2020

...Loucura não é mais do que estar louco...
"Ser ou não ser - eis a questão...
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
ou Pegar em armas contra o mar de angustias -
E. combatendo-o, dar-lhe Fim? Morrer; dormir;"
"Um homem pode pescar com o verme que comeu o rei e comer o peixe que comeu o verme..."
"O que é um homem cujo principal uso e melhor aproveitamento
Do seu tempo é comer e dormir? Apenas um animal..."
Hamlet é a peça mais extensa que Shakespeare escreveu. Ela possui 4.042 linhas com 29.551 palavras.
Um príncipe que ainda em sua juventude se alia ao fantasma de seu pai, casado com sua viúva, foi o culpado por seu assassinato. Diante desse relato, o príncipe elabora um plano para fazer prova dessa grave acusação. Seu objetivo é descobrir a verdade.
O príncipe entra em estado depressivo e resolve se passar por um doente psiquiátrico para alcançar sua vingança. Sua aparente insanidade atinge diretamente os culpados e também os inocentes. Totalmente perturbado ele começa a viver sobre a linha tênue entre a sanidade e a loucura.
Entre tantos acontecimentos é organizado uma batalha de esgrima entre Hamlet e Laertes, que não passa de uma armadilha para matar Hamlet, tragedia eminente, ambos acabam envenenados inclusive a rainha e os três morrem, um depois do outro.
Drizzle 12/08/2020minha estante
Li .... Assisti e encenei no teatro ... Gratificante

Rafael 15/06/2023

Ok
Primeira vez que li a história e estou confuso, não sei se entendi ou se não entendi. Com certeza vou ler o original, deve ter detalhes que ficaram abstraídos, ficou bem resumida esta adaptação então não sei se peguei a ideia principal da obra.

k.j. 19/07/2021

o burlesco trágico
... com um texto muito afiado (assim como o debochado Hamlet), Shakespeare criou um microsmos cheio de uma graça trágica (seria repetitivo falar de tragédia sobre essa peça??), em que, ao mesmo tempo, cria reflexões sobre o ser, suas transformações e desejos - sendo esses anseios os mais vingativos dos exemplos.

Lucas1429 16/06/2023

Shakespeare sendo Shakespeare
Não é atoa que Shakespeare é considerado um dos melhores escritores dramaturgos que já existiu, Hamlet entra na minha lista de melhores leituras do ano, aqui posso garantir que contém de tudo um pouco: traição, comédia, drama e ação. Hamlet deixará marcado em minha mente que por conta de traidores dentro da sua própria família que armaram para roubar o trono a sua principal fala: "Ser ou não ser? Eis a questão." (Maluco por tamanha traição)

Laura.Michelangelo 17/10/2023

"ser ou não ser, eis a questão".
[...]"boa noite doce príncipe. Que anjos em revoada cantem para o teu descanso!" [...]

Quincas Borba 07/12/2023

"Há algo de podre no Estado da Dinamarca."
"A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca", ou simplesmente "Hamlet", é uma peça escrita por William Shakespeare, encenada entre 1599 e 1601. A mais longa tragédia do Bardo, a história segue o príncipe Hamlet, que é visitado por um fantasma que lembra o rosto de seu pai, o rei da Dinamarca, pedindo que Hamlet o vingue, pois ele teria sido morto e usurpado por seu irmão, e tio de Hamlet, Cláudio. Seguimos as angústias do jovem príncipe sobre seu papel vingativo e a tragédia se desenrolando.

Tem tanta coisa que eu gostei, que fica difícil organizar e falar sobre cada uma.
Os temas que permeiam a peça são bem diversos, bem apresentados e misteriosos o suficiente para deixar você pensante. Aliás, a maior virtude dessa peça é deixar várias questões em aberto: seria o fantasma do rei Hamlet um demônio? Gertrudes teria cometido adultério? O príncipe está fingindo ser louco, ou estamos vendo um personagem à beira de um colapso mental? Qual sua verdadeira relação com Ofélia?

Cada personagem tem uma função e um tema que são deliciosos de ver e pesquisar sobre. Falarei aqui do protagonista, o jovem príncipe, o "primeiro homem moderno". Hamlet é cheio de dúvidas e incertezas sobre tudo, um ser cheio de contradições: ressentido sobre seu papel de vingador, dividido entre a vida e a morte, partido entre o pensamento e a ação... todos aspectos de Hamlet que deixam seu personagem ser um poço de interpretações. É dele também que vem as melhores cenas da peça, com seus destruidores solilóquios. Destaco aqui o icônico e melancólico discurso do ato III, cena I: "ser ou não ser, eis a questão".

Os personagens são a melhor parte, obviamente. Hamlet, Horácio, Cláudio, Gertrudes, Ofélia, Laerte, Polônio, o coveiro, o pobre Yoric, que nem fala tem, dentre tantos outros, cada um é um universo que merece ser explorado.

Paro aqui. Tem diversas coisas que eu amo nessa peça. Talvez exponha minha opinião completa em outro lugar, para não entediar a alma corajosa que está lendo isso. Mas leiam "Hamlet"; é necessário.

Destaque para a edição da Penguin, com diversas notas e comentários do tradutor que me ajudaram muito na compreensão dessa obra prima.

Maria 30/01/2021

Apenas fritei meu cérebro. Brincadeira, a edição ajudou muito. O psicológico dos personagens e suas respectivas ações me surpreenderam em grande parte da leitura.

zoni 08/11/2021

Meu pai é um fantasma e mamãe, bom... Mamãe casou com o assassino
Resumindo Hamlet em uma frase: Eu sou louca, eu posso tudo!

Um homem bissexual (e nada além da minha opinião importa) que procrastina pra efetuar a vingança prometida, enquanto paga de louco. Com todos os ingredientes de um enredo emocionante, digno de novela com picos de audiência, da Globo, Hamlet, nos oferece algumas reflexões poéticas e filosóficas deslumbrantes e muitas risadas.

Rafahcasti 31/01/2023

Ler ou não ler? Eis a questão - e a resposta é SIM, ler.
A narrativa escala muito bem e termina em seu ápice. Sem enrolação, mas reflexiva. Loucura ou fingimento? Talvez os dois. Hamlet é mais que uma peça. A vingança justifica novo crime? Tragédia atemporal.

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1620399115485216769

Duda Vi 18/07/2023

Resenha hamlet
Gostei muito, até se acostumar com a escrita é meio confuso mas é uma história super interessante.
Há várias críticas que podem ser percebidas sobre a sociedade e as relações de poder da época.

ghost cookies 31/12/2020

"talented, brilliant, incredible, amazing, show stopping, spectacular, never the same, totally unique, completely not ever been done before, unafraid to reference or not reference, put it in a blender, shit on it, vomit on it, eat it, give birth to it."

- lady gaga sobre esse livro, provavelmente

Kelly tirelli 03/04/2021

Um clássico
Ter a oportunidade de ler hoje aos 27 me trouxe reflexões que outrora não traria. É uma história instigante que em vários momentos me gerou bastante surpresa. Foi imaginado da minha parte diversos desfechos, mas a forma como a história se encerrou foi surpreendente.
Rodrigão 05/04/2021minha estante
quando eu tava no ensino médio e ouvia os professores falar sobre shakespeare, sempre achava que era bobagem de gente que se achava intelectual rs.

depois que li hamlet pela primeira vez, mudou minha visão de mundo.

Kelly tirelli 05/04/2021minha estante
Tem hora que o livro que escolhe a gente

Alberto 24/11/2021

Hamlet é humano
O protagonista Hamlet é "gente como a gente" e talvez por isso seja tão interessante. Ele discursa por vezes sobre as mais aclamadas virtudes em um momento para em seguida agir opostamente ao que pregou. Ele tem virtudes e defeitos, como qualquer pessoa.

Por ser uma peça de época, há alguma misoginia no texto, mas, como diz Leandro Karnal em O que aprendi com Hamlet, seria anacrônico julgar Shakespeare por isso ? ruim mesmo é ainda ser um pensamento atual de muita gente.

Vale notar também como ler uma peça é sempre uma experiência diferente, pois todo aquele "entra fulano e sai beltrano" acaba criando um imersão diferente, como se estivéssemos mesmo num teatro, mas sem deixar de entrar no enredo.

Natalia Leal 16/09/2021

Hamlet
Subestimei essa obra!

16/09/2021 - quinta

Cara, é bem melhor do que eu pensei. É interessante. O mais interessante, vamos ser sinceras, é a profundidade psicológica de Hamlet. As reflexões dele, o ciclo da justiça, as decisões e as consequências.

Enfim, não quero escrever mais nada porquê já tive que escrever uma resenha pra escola. Que aliás, ficou uma merda. Mas ninguém liga.

Leiam Hamlet, além de ser um clássico, é realmente legal. Mas a escola faz parecer que não. NÃO ACREDITE NA ESCOLA!!!