O Chalé No Fim do Mundo

O Chalé No Fim do Mundo Paul Tremblay

Resenhas - O Chalé do Fim do Mundo

pedrohax 27/12/2022

Tinha tudo pra ser bom...
Prometeu tudo e não entregou nada! Uma premissa impecável mas péssimo desenvolvimento. Decepção total, espero q o filme seja bem diferente.

Aline 08/01/2023

Chatinho
Li por uma recomendação mas é um livro bem chatinho. A história toda se passa dentro do chalé e algumas passagens na vida das personagens são rememoradas, acredito que para explicar melhor a história. Bem, creio que a mensagem a ser passada seja a do fanatismo religioso, de coincidências e do caos que nossa mente pode criar para sobreviver a traumas, por exemplo. O final não é explicado explicitamente, o que dá margem para diversas interpretações.

polly.telles 28/05/2024

Olha, eu não achei que diria isso, mas não achei esse livro ruim igual a maior parte das resenhas disse.. eu gostei dele.
É uma história repleta de simbolismos e eu tentei ler e interpretar ela com esse pensamento sempre fixo...
Eu já tinha visto o filme e desde então estava ansiosa para ler o livro. Convenhamos que muitas coisas foram mudadas (MUITAS)... mas eu acho que o livro me impactou muito mais. A história toda se baseia em possibilidades e decisões "hipotéticas".
"E se?" Não é essa a pergunta que permeia toda a nossa existência?

Zé Guilherme 21/01/2023

Não tinha tanta história, né?!
Como pode um livro com personagens tão curiosos, ao mesmo tempo ser tão entediante? Claramente isso aqui era um conto ou uma novela, mas sugeriram um extensão para o autor. Da pra sentir os momentos em que a história tá se arrastando para as conclusões mais óbvias. Queria ter gostado mais. É tenso e até um pouco claustrofóbico, mas não consegue muito ir além dessas sua características.

Yasmin.Cade 01/06/2023

Complicado de definir
É muito cmplicado expressar o que penso do livro.

A leitura foi fluida e teve seus bons momentos. Tem um ponto de partida sensacional: uma criança conversando com um estranho e depois percebendo que tem algo de muito errado prestes a acontecer. Em seguida, a família tenta de tudo para impedir que invasores adentrem a cabana isolada que alugaram para passar as férias.

É um início intrigante, promissor e extremamente tenso. Que te envolve e te deixa preso à trama. Porém, o desenrolar da história acaba gerando muito mais problemas do que soluções.

A sensação que fica ao final é que toda a situação absurda que foi criada não levou a nada. Os argumentos não se sustentam e tudo termina vago demais.

Os personagens são rasos, não há tanta conexão emocional e a própria tensão vai sendo perdida na medida em que a trama se torna repetitiva e pobre de conteúdo.

Acredito que o livro seja uma metáfora envolvendo a ideia de amor (e de seus sacrifícios), do apocalipse, da religião, das motivações divinas, da intolerância humana e da disputa entre razão e fé.

Pegando como exemplo o fato de que as tragédias televisivas mostradas no livro poderiam ser consideradas "normais" para nossa sociedade, por si só já é uma reflexão interessante. O fato de que o ódio para com certos grupos sociais é tão grande a ponto de se considerar como razão plausív para tamanha crueldade. Também.

Porém, a conclusão me deu muito a sensação de algo com propósito indefinido. Como alguém que nada sem parar, mas não sai do lugar. É como se a mensagem final fosse "enfrentaremos o apocalipse juntos, porque o amor está acima de tudo". Ficou muito solto e pouco crível perante tudo o que aconteceu no livro.

Não conseguiu me ganhar o suficiente.

Renato Klisman 28/01/2023

Funcionaria se fosse um conto, talvez não
Pensa num livro arrastado, entupido de linguiça, que "troca" de visão dos personagens mas o tom da história permanece exatamente o mesmo, transformando essa mudança de personagens em algo chato usado pra ficar gerando páginas e mais páginas que não deixam a história progredir.
Uma merda imensa que eu me arrependo de ter ido pelo hype comprar.
E o desenvolver com um plot podre, podre ???

sentineila 06/07/2023

"A bondade me agraciou" disse Henny-Penny. "O céu vai cair."
Vamos ser honestos, o casal gay não foi colocado ali por causa de representatividade. Passei o livro inteiro me perguntando o que motivou Tremblay a fazer essa escolha porque, apesar de tudo, não engulo o "tinha que ser um casal composto por dois homens ou duas mulheres porque, se fosse um casal hetero, o homem iria se sacrificar" que eu li em um tweet. (Dei uma risada sincera com isso).

Em resumo: odiei esse livro.

Não consegui me apegar aos personagens, mas senti muito raiva por eles, especialmente quando certa personagem morreu. Isso aí foi uma merda e a motivação dos 4 cavaleiros do apocalipse também; é basicamente a mesma picuinha que religiosos reais usam pra condenar geral há anos, então não consegui acreditar nem por um segundo na conversinha deles, o que é esperado levando em conta quais são as minhas crenças e opiniões.

O final é aberto e ficamos sem saber se o fim do mundo e toda aquela putaria era real ou não. Acho que a gente tem que decidir de acordo com aquilo que a gente acredita e o que eu acredito é que, no final de tudo, os quatro não passavam de fanáticos religiosos que resolveram invadir a casa de "pecadores" e obrigar eles a escolher um sacrifício pela salvação do mundo. Pra simplificar, a versão humana e sangrenta do delírio de Henny-Penny, que é atingida na cabeça por um milho e acha que o céu tá caindo.

isigyu 14/05/2023

Não se sustenta
Peguei pra ler pensando "não é possível que seja tão ruim assim". E não é que é mesmo?
Um livro confuso, repetitivo e enrolado, repleto de cenas infindáveis com pouco conteúdo. O autor forçou tanto pelo absurdo que não conseguiu vender a ideia, nada foi crível e tudo pareceu muito bobo. Uma ideia como a dessa história poderia ter sido TÃO melhor aproveitada, mas aqui ela não se sustentou.
E o desfecho me fez até rir de descrença. Não sou sempre contra final aberto, mas nesse caso foi como nadar desesperadamente só pra morrer na praia.

AlessandraD. 08/02/2023

Que bosta ein
Uma leitura rápida mas cansativa. A narrativa é bem cansativa pois usa muitos detalhes pra descrever algo simples, deixando-a bem arrastada.

Clau Melo 08/04/2023

Vencedor do Prêmio Bram Stoker 2019.
Literatura americana, 2019. Classificado como Terror. Vencedor do Prêmio Bram Stoker 2019.
A adaptação "Batem à porta" tem algumas diferenças e final diferente.

Novo livro do autor do premiado livro de suspense Na Escuridão da Mente.
A menina Wen, de sete anos, está de férias com seus pais, Eric e Andrew, em um chalé isolado perto de um tranquilo lago em New Hampshire. Numa tarde, quando Wen está caçando gafanhotos no jardim à frente da casa, um estranho aparece inesperadamente. Leonard é o maior homem que Wen já viu, mas ele é jovem e amigável, e a conquista quase de imediato. Leonard e Wen conversam e brincam até Leonard de repente pedir desculpas. “Nada do que vai acontecer é culpa sua.” Outros três estranhos chegam ao chalé carregando objetos não identificáveis de aparência ameaçadora. “Precisamos de sua ajuda para salvar o mundo.”
Assim começa uma narrativa insuportavelmente tensa e envolvente sobre paranoia, sacrifício, apocalipse e sobrevivência que se intensifica até culminar numa conclusão devastadora, na qual o destino de uma família inseparável está, possivelmente, entrelaçado ao futuro de toda a humanidade.

Isabela 14/02/2023

Não sei
Não gostei tanto, esperava muito mais. O começo é bem interessante porém o final estraga tudo, bem triste

turtleGraciosa 27/02/2023

Como diria o meu primo: é um pelo menos
Pronto!
Assisti o filme, li o livro e agora eu posso tirar uma conclusão disso tudo.

Minha conclusão: É algo que existe.

Não mudou a minha vida, nem a minha forma de pensar. Na verdade, depois eu até fiquei apresentando a premissa da história para as pessoas e perguntando o que elas fariam no lugar delas, e era bem interessante ver as respostas. Mas eu não entendi o porquê esse livro ser TÃO espetacular e TÃO movedor de montanhas. Ele só é okay e acho que tá tudo ser apenas isso.

Em um prelúdio de resenha que eu escrevi para a minha escola, disse que achei o livro lento. Não o acho mais, a tensão é criada como um fogo de artifício, o final (acho que não faz diferença se você sabe ou não) é surpreendente e esse é um ponto positivo para mim.

?Continuar não é valentia, nem covardia e, ao mesmo tempo, é as duas coisas.?

Jhulidriel 03/03/2023

Enrolação
Esse livro quase me deu ressaca literária hehehe. O enredo tinha muito potencial, mas o autor resolveu detalhar coisas demais. Era irritante ter que passar por 1 ou 2 páginas de detalhamento de episódios de desenhos infantis e objetos que não faziam diferença pro contexto.
O final deixou muitas pontas soltas e não respondeu algumas perguntas que ficamos desde o início se perguntando. Sei lá, foi simbólico e fofinho, mas ficou aquela sensação de vazio :/

Jorge282 08/07/2023

???
Esse livro é o típico caso de muita coisa boa (idéias boas) para terem desenvolvimento lixo.
O livro termina com um final tão sem sentido e tão raso, ficou totalmente em aberto as 240 páginas que li com muito sacrifício. Esse livro é raso e chato, mas não posso mentir que tem momentos de extremo choque e aflição, cerca de 30% do livro é bom, e sem falar que ao chegar em 40/50% do livro ele se perde e fica uma coisa tão ENTEDIANTE e assim destruindo todo o começo bom.