O Chalé No Fim do Mundo

O Chalé No Fim do Mundo Paul Tremblay

Resenhas - O Chalé do Fim do Mundo

Ricc 05/04/2023

Nadou, nadou... e morreu na praia
Andrew e Eric são os pais adotivos de Wen. Eles decidem passar uns dias em família num chalé isolado dos grandes centros. O que eles não esperavam é que teriam péssimas visitas.

***PODE CONTER SPOILERS***

A premissa é interessante e, pelo menos nos capítulos iniciais, a escrita prende a atenção do leitor. Começa bem, apresentando os fatos diretamente no ponto, criando um suspense e mistério em relação às motivações dos malfeitores.

A ideia é ótima. Soa original e intrigante. Porém, a execução deixa a desejar.

O autor se utiliza de descrições e flashbacks na tentativa de ambientar o leitor, mas peca pelos excessos. Páginas de descrições e flashbacks vazios, sem utilidade alguma para o desenvolvimento da história e até mesmo dos personagens, tornam a leitura maçante e arrastada.

A trama central é rasa em sua execução, tornando apenas mais um livro sobre sequestro. Temos uma história que promete ser pós-apocaliptica, mas só promete mesmo.

Do meio pro fim, tive a sensação de que o próprio autor desistiu do livro. Finalização corrida, sem grandes explicações, deixando a cargo da interpretação de cada um (se a intenção aqui foi trazer uma reflexão mais filosófica, o autor falhou miseravelmente).

Enfim, foi frustrante. Tinha potencial, mas acabou se tornando denso e sem profundidade. Uma pena!

***

Precisamos falar sobre gafanhotos... (risos)

#1: A coisa já não ia bem, mas a morte da Wen foi a gota dágua pra mim. A única personagem cativante do livro foi totalmente desperdiçada. Que ódio!

#2: Que apocalipse foi esse? E as visões aleatórias? Origens? O que justificam os eventos? PI-A-DA! Explicar pra quê né, sr. Paul? VOCÊ ME PAGA!

#3: Eric e Andrew foram um casal tão sem carisma, tão chatos... Deu até preguiça!

#4: Os malfeitores foram tão rasos que, mesmo com as cenas de violência, não chegaram a me assustar. Talvez seja pela falta de argumentação nas ações. Fracos.

#5: Ainda não assisti a adaptação recente mas pretendo assistir somente pela direção do M. Night Shyamalan. 'Batem à porta' pode ser um raro caso em que a adaptação se sai melhor do que o livro.

Mona 17/12/2022

Uma das maiores decepções do ano :(
Vamos la, eu não gosto de falar mal de livros mas esse aqui vai ser meio difícil kkkkkk eu geralmente olho as notas dos livros que quero ler mas acabo não levando isso muito em consideração pro que gosto é igual cabelo, cada um tem o seu, e mesmo com notas não muito boas eu peguei pra ler por que ja havia lido outro livro do autor e amado muito. Infelizmente não foi isso o que aconteceu com esse :( até os 45% do livro eu fiquei vidrada, sério, não conseguia para de ler, tava tudo muito frenético, mas depois disso parecia que o autor tinha se perdido e não sabia muito bem como terminar a história e fez os personagens tomarem decisões burras além de dar um final horrível pro livro. Espero que a adaptação que vai sair ano que vem seja melhor :(
Alansantiago 22/12/2022minha estante
A nota é três mesmo? Se for, acho que é uma nota boa. Ainda estou em dúvida se leio ou não.

Mona 22/12/2022minha estante
Na vdd a nota é 2,5 akskssskskskakakakaak mas acho que vale a pena vc ler pq vai que voce gostaa?!

Gabryelle 17/08/2020minha estante
Meu amigo odiou esse livro KKK, eu nunca li

Natalie.Coppola 17/08/2020minha estante
Eu fui sem expectativas, mas achei ele bacana, não é nada maravilhoso, mas achei divertido é o.autor escreve super bem.

Gabryelle 17/08/2020minha estante
Nada melhor que você mesmo tirar suas conclusões sobre algo né? Que bom que foi uma leitura válida. ?

Natalie.Coppola 17/08/2020minha estante
Com certeza! A experiência é diferente para cada um.

@YasmineComY 28/02/2023

Uau, eu não esperava por isso
Resolvi ler ?O Chalé No Fim do Mundo? porque assisti a adaptação de Shyamalan e gostei bastante da tensão que o filme me provocou (leia aqui minha critica ao filme). Pois bem, me peguei em uma situação engraçada porque peguei o livro obra para ler e, inicialmente, estava sentindo que a leitura não rendia.

Mas, quando fui ver o progresso no aplicativo percebi que já tinha lido mais de 50 páginas. Entretanto, ainda não estava gostando da forma que o autor escreve, não sei porque. Provavelmente senti falta do jeito Stephen King de nos fazer emocionar e preocupar com os personagens que eu não estava vendo aqui.

Texto completo em

Sol 24/04/2020

Inexplicável
Este um livro é único pela capacidade de provocar tensão em que está lendo, bem como pela total falta de nexo em tudo o que está sendo narrado.

Aqui vai ser 8 ou 80. Ou você vai amar ou se odiar, porque a última coisa com que Paul Tremblay se preocupou foi com detalhes que dessem um quê de realidade ou que prendessem a atenção em uma narrativa com começo-meio-fim. Aqui existe apenas a narração de um episódio insano e inexplicável em que homens são movidos por uma crença – inspirada em visões, e decidem partir para ação sem questionar nada.

Do outro lado, uma família que já carrega um trauma do passado, se vê às voltas com a própria vida ameaçada e sem ter absolutamente nada a que se agarrar para fugir.

Matheus656 19/02/2023

Seria mesmo no fim do mundo?
Fiz o caminho inverso do que costumo fazer com esse livro. Assisti sua adaptação primeiro, para depois ler a obra que a inspirou. A proposta era bem boa, mas sem um bom desenvolvimento. Acredito que faltou vida para os personagens, é daquele tipo de livro, que você vê que talvez, se houvessem mais páginas, faria com que, você ao menos pudesse gostar dos personagens, ao ponto de se tornarem marcantes ou memoráveis na história. O livro não tem muito desenvolvimento, que é o que o tornou fraco, os acontecimentos então, se tornam fúteis perto dessa falta de descrição, é tudo muito gratuito. E aquele final, foi um pouco covarde, Shyamalan fez uma adaptação redondinha, com início, meio e fim, e suas mudanças trouxeram sentidos para a trama, coisa que não tem muito em sua originalidade. Dito isso, estou aberto para novas percepções que possam dar sentido para o final do livro, se talvez eu deixei passar alguma coisa que faria jus a obra como um todo. A minha nota, foi por a obra ser original e me atiçar a ler sem querer abandonar a leitura, mas queria que pudesse ter sido uma nota maior.

Colares.Marietto 20/03/2023

O chalé no fim do mundo
Leitura chata, final péssimo. Demorei demais pra terminar essa leitura por ela ser muito arrastada. O final é péssimo pois te deixa sem as respostas para as principais questões apontadas no livro.

A.Paula.Sz 24/02/2020

Até hoje, esse foi o pior livro q eu já li.... nunca passei tanta raiva por causa de um livro

Mônica R. 19/06/2021

O chalé no fim do mundo
Sinceramente, a leitura desse livro demorou a me prender, até parei de ler ele por um tempo e depois retomei a leitura. Mas fico grata por ter retomado porque acabou me surpreendendo.

leti 24/02/2023

Apesar de bem curto, esse livro foi uma leitura arrastada de se fazer. Eu vi o trailer da adaptação e achei muito legal, resolvi ler o livro primeiro, pq o livro sempre é melhor que o filme, mas me decepcionei.

A ideia em si é boa, mas não foi bem explorada. Gostaria de mais informações sobre as visões e sobre o apocalipse.

Gostei só da Wen, coitadinha injustiçada. não recomendo a leitura err

Gab' 05/03/2023

Péssimo.
Esse é um daqueles livros que deixam a gente com raiva quando termina. Para dizer a verdade foi tão ruim que eu nem lembro direito o final que ele teve, apenas sei que foi péssimo.

A trama foi razoavelmente construída, personagens pouco carismáticos e nada aprofundados, história envolvente, mas que peca no excesso e o pior de tudo, a motivação. Até agora fiquei sem entender esse livro. Não recomendo para ninguém.

jefrey.oliveira 09/07/2022

Apocalipse
Andrew e Eric sao um casal que tem uma filha chamada Wen, eles estao em uma chalé no final de um local isolado.

Estão tirando uma semana de férias, qua do tudo muda, 4 pessoas denominadas invasores, aparecem em seu chalé e começam a verbalizar coisas sobre salvação final dos tempos, o Apocalipse.

No decorrer da trama vamos entendendo e vai ficando mais claro que realmente os invasores tem alguma ligação com acontecimentos.

É uma trama, misturado com suspense e muito sangue.

Na minha perspectiva entendi q os 4 invasores sao o 4 cavaleiros do Apocalipse.