O Chalé No Fim do Mundo

O Chalé No Fim do Mundo Paul Tremblay

Resenhas - O Chalé do Fim do Mundo

Davi Lima 25/06/2023

Ideia legal, execução ruim
Tinha bastante potencial mas foi mal aproveitado. Os devaneios das personagens me atrapalharam muito.

Tiveram vários momentos em que fiquei com a sensação que o foco estava no aspecto errado da cena. (Para o meu gosto, para o que eu queria saber).

O final até poderia ser o mesmo, se tivesse sido melhor preparado. Se fosse um conto, ao invés de um romance, poderia ter dado mais certo.

Angelica.Bugari 07/03/2022

Não sei o q dizer
O livro te prende, pois quer saber o fim.

Quer saber os motivos..
E fica agoniante..
E fica..
E fica..

Vitória 02/07/2023

Eu descobri a existência, comprei e inventei de ler esse livro única e exclusivamente por culpa do M. Night Shymalan. Acompanho esse kingo desde os meus 6 anos, quando assisti o sexto sentido (sim, não era pra uma criança assistir um negócio desses, a minha tia que era biruleibe das ideias, não repitam isso em casa) e não larguei a mão do cara nunca mais. Ainda que ele tenha feito umas bombas no meio do caminho, eu precisava ler o livro usado como inspiração e assistir a obra desse homem pra tirar as minhas próprias conclusões. Não é o melhor dele, mas pela nota eu já adianto: esse aqui é um dos raros casos em que o filme é muito superior ao livro.
Já cheguei aqui sabendo da proposta básica da história, e pensei que, por ser um livro tão fino, a leitura seria mais rápida, mas não foi. O autor gasta páginas e mais páginas descrevendo o ambiente, as roupas, o clima, tudo de uma forma muito enfadonha e desnecessária, que acaba com o ritmo da leitura. A breve sinopse que eu já conhecia demorou séculos pra acontecer, porque o autor não parava de perder tempo com coisas que não acrescentavam absolutamente nada à narrativa.
Sei que os flashbacks tinham o propósito de fazer o leitor se apegar ao casal protagonista e à Wen, e isso até que funcionou, mas poderia ter sido melhor soubesse descrever os sentimentos deles. Aliás, acho que esse é o grande problema do libro: o autor sabe fazer a ambientação, sabe descrever os cenários, mas não se esforça ou talvez não tenha o talento necessário pra desenvolver bem os personagens. Eu sabia perfeitamente o que estava acontecendo em cada cena, mas sobre o que o Eric ou o Andrew estavam sentindo eu só tinha uma vaga ideia. Talvez por causa disso, o Leonard tenha sido o personagem com o qual eu mais me apeguei, porque é ele o que mais deixa os sentimentos transparecerem nas suas falas e nos seus atos, e acho que só isso já é suficiente pra apontar um dos grandes problemas dessa história.
Vou aproveitar pra falar sobre o final junto com a análise do filme, já que tenho algumas comparações pra fazer. E sim, eu sou otária e paguei aluguel desse negócio, pra vocês verem como eu cadelo o Shymalan. O início do livro e do filme são extremamente parecidos, eu sentia que estava vendo o que eu tinha lido anteriormente em live action. Por ser algo visual, que demanda bem menos tempo de uma pessoa pra ser consumido, as coisas fluíram melhor no filme. Além disso, os atores, que a propósito são incríveis, conseguiam passar perfeitamente tudo o que eles sentiam pelo olhar, e isso foi fundamental pra trazer um peso maior pra história. O Shymalan deve ter percebido, assim como eu, que o Leonard era o melhor personagem desse negócio, e escolheu trocar a ordem das mortes para deixar ele por último, só por isso esse homem merece os meus aplausos.
Também achei inteligente a escolha do diretor de não matar a Wen. Tudo bem que ela não tem muitas falas durante o livro nem o filme, mas é impossível assistir algo desse tipo sem que o espectador se apegue à criança. O flashfoward dela adulta com o Andrew, que o Eric narra pouco antes de ser morto, partiu meu coração, ao mesmo tempo em que me deu a esperança que eu precisava no final desse filme. Resumindo, ter jogado o final aberto, com dois adultos destruídos e uma criança morta, e trocado por algo otimista, ainda que triste, e fechadinho, foi a melhor coisa que o Shymalan fez nesse filme. O livro, como já deve ter dado pra perceber, vai embora da minha casa o mais rápido possível, e não quero ler outra coisa do autor nunca mais. De nada adianta ter uma proposta de narrativa boa se for pra me entregar com um desenvolvimento porqueira desses.

Hugo Sales 27/01/2023

O apocalipse dentro de uma cabana.
"O chalé no fim do mundo" usa um cenário pequeno para gerar muita tensão no leitor.

A proposta do início ao fim, inclusive, é justamente trabalhar esse desconforto conforme a história avança.

E essa é uma história com várias nuances, e com ambiguidades também, que ao despertar a vontade de saber o que diabo tá acontecendo ali, somos levados a virar página após página na busca de respostas plausíveis ? o que pode até gerar certa frustração em quem lê no final.

Ao mesmo tempo é e não é uma história pós-apocalíptica. A habilidade do Paul Tremblay em manter tudo amarrado até o final é invejável.

Só tirei meia estrelinha por causa do final que arrasta-se desnecessariamente.

A.Paula.Sz 24/02/2020

Até hoje, esse foi o pior livro q eu já li.... nunca passei tanta raiva por causa de um livro

Michele548 24/02/2020

Confesso que o livro me chamou atenção por sua capa. Os capítulos são muito longos e isso chega a ser cansativo, o desenrolar demora muito e determinado momento parece que o autor ficou com pressa de terminar e escreveu o final de qualquer jeito.

Samara 25/04/2021

Confuso e apesar das várias mortes grotescas e violentas a história falhou em despertar emoções fortes. Apesar do final inconclusivo eu não me importei com o destino dos personagens. As vezes o horror sutil impressiona mais.
Racestari 08/11/2021minha estante
Também achei. O autor parece que se perde nas propostas...

Tatiane Buendía Mantovani 02/10/2019

livrinho ruim. Mal desenvolvido, final totalmente bleargh.
O ponto de partida e alguns personagens são interessantes, mas não chega a lugar algum. Eu já tinha lido (e gostado) do outro livro do autor, "Na escuridão da mente" mas esse foi uma decepção.

Rittes 27/04/2020

Irritante!
A maneira de Tremblay ter construído uma trama que deixava dúvidas em seu primeiro livro (Na escuridão da mente) foi um mérito dentro de um tema um tanto desgastado. Pena que o que era qualidade em sua primeira obra se torna irritante neste ridículo chalé. Personagens chatos, trama arrastada e todo o non sense não cativam o leitor e, muito menos, provocam arrepios. Apesar de curto, ainda é muito longo e consegue irritar até o mais paciente dos leitores. Não recomendo. Se não leu seu primeiro livro, leia... e esqueça este aqui.

Carla.Ribeiro 18/04/2021

Loucura ou apenas o fim?
Se um dia alguém chegasse para ti e falasse que o mundo vai acabar se você não fizer uma certa tarefa, você acreditaria? Pois eu não caro leitor, e por isso esse livro me pegou de jeito com personagens entre o ceticismo e a crença e o medo de que "e se acabar mesmo?" se tornar real. E o melhor de tudo é não só apenas se identificar com os questionamentos que o livro nos traz, como questionar o lado que está certo, será a pessoa que te traz a noticia do fim, ou seu companheiro que começa a pensar em realmente cumprir essa tal tarefa?

Isabela Louise 14/05/2020

Sem expectativas
Comecei esse livro só pelo título, sem a mínima ideia do que se tratava.
Ainda bem.
Assim não criei nenhuma expectativa e elas não puderam ser frustradas
As coisas se desenrolam devagar, já tinha lido 1/3 do livro e não tinha acontecido nada.
E todo o resto do livro não tem nenhuma explicação.

Fabby 05/04/2021

Não gostei
Gosto de histórias que me tirem da zona de conforto mas desde o primeiro momento eu achei que estava vivendo um filme de Shyamalan (não me entendam mal, gosto dos filmes dele mas qdo são DELE) e depois de certo tempo eu me cansei do que estava acontecendo, talvez se fosse um conto seria mais interessante.
Considerei um livro cheio de uma violência desnecessária e com um final aberto (dos quais eu não gosto, prefiro que os autores deixem claro os caminhos que os personagens tomaram) que não me agradou em absolutamente nada, pensar na única perspectiva que foi apresentada não foi agradável, não trouxe esperança. É isso, foi uma leitura que me tirou a esperança e os bons sentimentos do meu coração, não gosto disso nas leituras. Em um mundo egoísta e violento em que vivemos, quero coisas que me façam bem.
Não julgo a qualidade da escrita ou a competência do autor dentro do que ele propõe, apenas não é uma leitura pra mim.
Racestari 08/11/2021minha estante
Também achei que o choque que o autor desejava era gratuito.

Epha Silva 06/11/2022minha estante
E o pior é que agora vai ter um filme dirigido pelo Shyamalan kkkkkk

Fabby 07/11/2022minha estante
Vixi, não sabia do filme!!!! Kkkkkkkk mas é o tipo de coisa que é a cara dele

Epha Silva 10/11/2022minha estante
Vê o trailer. Fiquei interessada em ler o livro por causa dele, mas depois dessa resenha, acho que é melhor nem perder meu, mas confesso que ainda sinto curiosidade em saber o final.

Fabby 11/11/2022minha estante
Se vc gosta de finais abertos talvez goste do livro... Participei de um debate e as pessoas que não gostaram estavam em mesma quantidade das que amaram.

Ana Ceci 06/05/2023

Bom desenvolvimento, péssimo desfecho
Em primeiro lugar, já gostaria de avisar que esse livro tem cenas bem gráficas de t0rtura, de agressã0 e de v!iolência, então atenção a isso!

Bom, o começo da história é muito bom! É o momento em que conhecemos a fofíssima Wen, seus pais Andrew e Eric (sim, a representatividade LGBTQIA+ está on por aqui!), mas também Leonard, que já começa a levar o terror para dentro da casa dessa família que só quer ser feliz!

Conforme a trama vai avançando, a resistência e o desespero de Wen e seus pais é palpável e me deu MUITA agonia! Contudo, os “invasores” acabam entrando no chalé e é aí que o verdadeiro terror começa! Sem muitas informações para não dar spoilers, o que posso dizer é que a interação entre todos vai ficando cada vez mais nerv0sa e os acontecimentos são frenéticos a partir daí, o que me agradou muito e me fez querer continuar lendo a todo custo!

No entanto, depois de um certo acontecimento em específico, o qual não gostei, a história desandou! Infelizmente, o encaminhamento para o desfecho e as cenas finais não me agradaram! Nada fez sentido ali e ficou completamente “sem graça” se comparado a todo o resto da história!

Enfim, a trama é boa, principalmente por tratar de temas como fanatism0, s4crifíc!o, apresentar cenários apocalípticos e por ter sido adaptada recentemente (Batem à porta), mas deixa a desejar em sua conclusão!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Welington 14/03/2023

Poderia ter sido muito bom.
Um livro que funcionária muito bem se fosse um conto, mas como um romance, deixa muito a desejar. Ele tem uma prremissa muito interessante, mas falta um desenrolar, uma exploração melhor do que nos foi apresentado, só que o autor opta em gastar as páginas com repetições.