A Faca Sutil - Pocket

A Faca Sutil - Pocket Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Nathalya.Roberta 21/09/2022

Muito mais incrível que o primeiro
Achei que a história não poderia ficar melhor, mas ficou. É incrível a forma que o livro faz a imaginação aguçar e os sentimentos que criamos e sentimos com os personagens, além do fato da história ser fluida e "leve" (pois acredito que há muito o que interpretar na história). O fato da história ser narrada em terceira pessoa faz com que os personagens sejam mais nítidos e palpáveis. Amei e recomendo.

IGuittis 17/09/2022

Luta atravessa o portal aberto por Lorde Asriel. Will encontra uma janela aberta no ar em plena Londres. E assim eles dois se encontram em um mundo completamente diferente e assombrado por espectros. Entre se ajudarem e tentarem cumprir suas missões, encontram antigos amigos, encontram a faca sútil e encontram o significado do que eles tem que fazer.
Continuação ótima, um pouco mais lenta que o primeiro livro, mas começa a trazer profundidade para a história.

Daniel Hideki 04/09/2022

Melhor livro da saga His dark materials
Geralmente em trilogias, a segunda obra tende a ser a mais chata pois o autor precisa preparar terreno para o ápice, mas sem acabar com o conflito da trama. Felizmente, não é o caso aqui. Na realidade, o melhor da saga. A inserção do Will é excelente. Seus dramas e motivações são bem apresentadas e críveis, além do carisma. A trama se desenvolve com mais mistérios e a revelação do que se trata toda a saga de maneira espetacular, mas sem ser enfadonho ou sem ritmo.

Indy 01/09/2022

Eu fiquei extremamente cansada com a dinâmica deste livro. Uma das únicas coisas legais foi a mudança de enredos de histórias, que a cada momento contava um pouco de cada um dos personagens.

Para mim, achei a história meio machista. O personagem Lee só fica falando da beleza das feiticeiras, o arco dele foi muito muito muito chato pra mim neste livro. Todo o tempo que ele encontrou o outro personagem, só ficava falando das feiticeiras... Chatice. Além disso,t em duas feiticeiras novas que aparecem, com comportamentos de "obsessão " por macho. Tipo, as feiticeiras aue vivem anos e anos vão se preocupar com estes machos humanos? Achei incoerente.

A Lyra foi diminuída demais na história. O autor deu muito mais força e visibilidade ao Will. A Questão dela ser uma criança, eu entendo, porém, ele deixou o comportamento dela mais infantil e mimado. Não gostei muito porque ela ficou meio esquecida em algumas partes. Porém, a amizade fraternal entre ela e o Will foi bem legal e a interação entre eles foi uma das que mais gostei! E o Will é um dos personagens que mais gostei. O desenvolvimento dele foi muito legal, e para um garoto novo, ele tem maturidade e, como livro mesmo diz,é um "guerreiro".

Além dele, temos a Serafine, que é uma das melhores ali, junto com a Dra Marlone. Gostei dos arcos delas, foram elas e o Will que ajudaram a manter a história para mim. Ambas são mulheres fortes, inteligentes, espertas, determinadas e líderes natas, pois também tomam a frente e as decisões em momentos importantes.

Este volume 2, achei que foi um livro mais introdutório, que até começou a pincelar algumas coisas que ainda não estão nada claras. Contudo, a questão desta guerra entre ciência x região, mundos paralelos, controle, manipulação, foram assuntos interessantes e que se forem mais desenvolvidos no próximo volume, a história se enriquecerá muito.

Para um livro mais curto que o primeiro, achei a escrita muito mais chata. O autor descreve, ao meu ver, cenas inúteis, detalhes que só arrastaram a história... E outras partes que dele deveria descrever, a cena fica extremamente confusa.

Enfim... Esperava mais. Que o terceiro livro seja melhor!

Gabi 01/09/2022

Adorei
No segundo livro conhecemos o forte, guerreiro e encantador Will que pensa em primeiro lugar em sua família, Will se tornará o grande protetor de Lyra e ao seu lado juntamente com a faca sutil desvendaram grandes mistérios.
No novo mundo que os protagonistas vão vivenciar é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar.
Como sempre Pullman mantém o nível de sua escrita e é impossível não se apaixonar por esse universo inteligentíssimo que ele nos apresenta. O único detalhe deste livro é que ele é mais cansativo em determinadas partes, mas acho que isso é normal em triologia. Enfim, há novos personagens, novos mundos, novas batalhas que não como não gostar.

João Vitor 07/03/2023minha estante
Oi Guilherme, tudo bem? Poderia me dizer sua idade? é para minha pesquisa de doutorado. Meu corpus são resenhas do scoob. Vc não será mencionado, nem nada. Só sua idade e seu comentário.

Barb 08/08/2022

Melhor que o primeiro livro
Pra mim, este segundo livro superou o primeiro (talvez o fato de esta história ser 100% nova pra mim tenha afetado neste meu julgamento). A princípio eu estava bem confusa com a introdução do personagem novo, mas é muito interessante ver como o autor vai desenrolando a história e desenvolvendo os personagens. Claro que tem algumas coisas que sinto que são meio que pra "encher linguiça", maaaas quero saber onde tudo isso vai dar no último livro. Enfim, é sempre uma aventura acompanhar este(s) universo(s) maravilhoso(s) criado(s) pelo Philip Pullman. Espero que ele não deixe nenhuma ponta solta no próximo livro, porque ainda tem muuuuita coisa a ser resolvida/esclarecida.

miquiverso 06/08/2022

Esperava mais, porém, excelente
Não é atoa que a trilogia de Mundo sem Fronteiras é considerada uma das melhores 100 do mundo. Phillip Pullman Mais uma vez ao nos apresentar um personagem novo, num novo mundo e ideologia nos fazer querer adentrar as páginas e fazer parte daquela história assim como os personagens fazem.

Tanta coisa acontece que tu pode ficar perdido, tantas revelações, tantos segredos ainda para serem revelados, e tantas descobertas. Como eu já tinha visto a série da HBO MAX antes de ler o livro já sabia de bastante coisa, mas não tantas quanto ler essa obra magnífica.

Apesar de ser o mais fraco dos três, a continuação de ?A Bússola de Ouro? não é de se jogar fora, é de devorar.

Souza417 04/08/2022

O perigo nos força a amadurecer
Nesss livro conhecemos Wyll, um garoto, quase criança, mas que tem responsabilidades de adulto, como de cuidar da casa e da mãe. Enquanto foge da cena de um crime acaba passando por um portal e indo para num mundo onde conhece Lyra.
Os dois logo se tornam amigos e começar a se a ajuda em suas missões: saber mais sobre o pó e encontrar o pai de Wyll.

A história é bem mais intensa que a primeira no aspecto da aventura e tem seus personagens mais destrinchados. O fim nos deixa uma carga dramática tão forte e fuei olhando pro nada tentando entender o que houve, enquanto se formava um clima de guerra.

Aline 04/08/2022

Saga Fronteiras do Universo é incrível! - Parte 2
Esse foi o livro que mais gostei da saga. Me senti mais próxima dos personagens, sentindo suas emoções. O livro tem uma leitura fluida e que te faz imaginar tudo acontecendo bem na sua frente. Você fica "NÃO PODE SER!" várias vezes na história.

Comento mais sobre o livro no meu blog: https://ehoradoshow.wordpress.com/2022/08/04/saga-fronteiras-do-universo-e-incrivel-saiba-o-porque-parte-2/

Let 03/08/2022

Ótima continuação
A Faca Sutil tem uma continuação excelente, nessa história descobrimos mais sobre os planos de lorde Asriel e o destino da Lyra, além de descobrir mais sobre a existência de outros mundos.
Eu particularmente gostei bastante da construção do personagem novo que adentrou a história, o Will, e de como a amizade dele com a a Lyra se formou.
Também adorei como várias histórias e enredos se entrelaçam em algum ponto, e gostei também sobre certas discussões que tem no livro, envolvendo ciência e religião.
Sem dúvidas eu realmente gosto muito do universo que Pullman criou, desde que era criança e vi o filme A Bússola de Ouro eu não imaginava que a continuação dessa história que me marcou tanto fosse tão boa e A Faca Sutil realmente foi uma ótima leitura que sinto que agregou bastante coisa em mim por não ter sido algo raso de ler.
Já estou ansiosa para ler a continuação ??

@imthestargirl - bookstagram 19/07/2022

que mundo!
eu sou simplesmente apaixonada nesse mundo que o Pullman criou!
Will é maravilhoso, Lyra então nem se fala! Queria um Pan pra mim.
Esse livro me deixou meio meh no final, mas porque eu esperava que algumas coisas acontecessem diferente, mas não significa que seja ruim. Pelo contrário, é ótimo!
Ainda sou mais o primeiro livro, talvez por esse ter focado mais no Will do que na Lyra e a Lyra é minha bebezinha, coisinha que eu mais amo UHAEURHUIHAER
Sem coragem de ir pro próximo livro pq dizem ser ruim, já to triste.