A Faca Sutil - Pocket

A Faca Sutil - Pocket Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Julianna 13/11/2022

Amor e ódio
Muitas vezes parei e tive vontade de jogar longe, muitas reviravoltas que me deram explosões de alegria e tristeza, ao menos é menos triste do que a realidade.

Vitti 10/11/2022

Uma experiência revigorante
Após ler a bússola de ouro fiquei curioso em relação ao caminho que a história tomaria, esse livro foi uma ótima forma de expandir, de forma excepcional, um universo (ou universos kk) que é extremamente rico e interessante. Foi tudo tão bem feito que, pensando de forma injusta, eu agora acho o 1º livro chato. Pôde-se dizer que não é esperado que tudo progrida de uma forma tão extrema.

Leitora 09/11/2022

É uma ótima continuação, com personagens novos muito bem apresentados. A única coisa que eu não gostei é que o autor fez o will sofrer muito, como se ele já não tivesse passado por coisa o suficiente, mas depois desse final, eu mal posso esperar pelo terceiro livro

Nathalia.Vargas 26/10/2022

Ótima continuação
Envolvente, ainda acho que o fundo é bem fantasioso onde crianças de 10 anos fazem e acontece
Mas a apresentação de personagens novos foi muito bacana estou gostando

juliana 22/10/2022

A Faca Sutil
Sabe aquele livro que a cada duas páginas vc faz várias marcações? essa fui eu lendo A Faca Sutil. Esse livro foi um encanto pra mim, juntamente com os outros dois livros da trilogia, me apaixonei pelo Will e pela Lyra(mais ainda). Recomendo muito esse livro pra quem gosta de aventuras e fantasia.

vininho 19/10/2022

Segundo da série Fronteiras do Universo, é difícil defender!
Há muitos spoilers sobre A Faca Sutil e A Bússola de Ouro

Continuação das aventuras de Lyra da Língua Mágica, A Faca Sutil (publicado em 1997) segue o grandioso final de A Bússola de Ouro (1995), onde uma porta para outros mundos é aberta e Lyra precisa descobrir mais sobre a existência do Pó. Menor do que seu antecessor, este livro é considerado pelos fãs como o melhor da saga, porém, não consigo desfrutar dessa história e fico incomodado na maior parte da leitura.

Will é uma criança calejada demais para sua idade, e se vê na pré-adolescência precisando se virar sozinho e cuidar de sua mãe, que sofre com problemas psicológicos - ou relacionados a alguma magia. De início, acho muito fantasioso (até mesmo para um livro situado em um universo fantástico) o personagem deixar sua mãe com sua ex professora de música e sair dali como se nada estivesse acontecendo. Ademais, acho o personagem extremamente chato e grosseiro com Lyra; obviamente entendo seu passado e as justificativas para o personagem agir desse jeito, mas há algumas cenas que se tornam insuportáveis com sua presença.

Além disso, Lyra parece estar um pouco fora de cena aqui, além de parecer um pouco descaracterizada. A personagem passa por um arco no primeiro livro, onde sai de Oxford como uma menina boba e arteira, até chegar a um estágio onde consegue impor melhor seus desejos. Em A Faca Sutil, ela passa o tempo inteiro chorando e pedindo desculpas para Will. Pode ser que eu tenha perdido algo no caminho, ou houve alguma alteração que eu não consegui associar, contudo, em alguns momentos não consigo enxergar como a mesma personagem do livro anterior.

Além do mais, essencialmente gostei de como os daemons (ou a falta deles em alguns personagens) fora abordada. Em uma cena, Lyra afirma a Will que com toda certeza ele possui um também, porém, diferentemente de seu mundo, ele fica dentro de Will e não está visível para os outros ? aqui é um exemplo de como a personagem é esperta demais para passar um livro inteiro chorando. Ademais, pela falta de daemons, Will consegue fazer a leitura de uma pessoa através dos trejeitos e das reações ou expressões faciais, algo que a Lyra não é capaz por estar acostumada a interpretar as pessoas através de deus daemons.

Assim como no primeiro livro, Pullman não poupa ninguém das descrições viscerais das mortes e torturas que acontecem nesse universo. A sra. Coulter consegue estar mais vilanesca neste do que no passado, ao torturar feiticeiras, matar ao bel prazer e controlar os espectros ? quase como uma rainha deles. Já lorde Asriel, na construção de uma fortaleza e reunindo um grande exército para matar Deus, acaba não aparecendo neste livro. Entretanto, acredito que fica mais claro a distinção entre esses dois personagens: um deles é movido pela fé cega e por um falso moralismo, e o outro é o ?cientista louco? das histórias que quer acabar com alguma força maior. O mais interessante disso tudo, é como eles dois, que personificam essa antítese, se apaixonam no passado.

Lee Scoresby é o único que posso defender nesse livro. A conexão que ele possui com Lyra ? que, diga-se de passagem, talvez necessitasse de um maior desenvolvimento ? é muito fofa. Sua morte é impactante demais, e o contato final que ele possui com Hester mostra o quão os dois eram ligados, apesar das friezas. Além dele, devo dizer que amo a dra. Mary Malone, mas isso é mais por saber do papel que ela irá desempenhar no último livro, do que por achar que ela tenha sido um destaque neste ? apesar disso, amo a cena onde ela rejeita a ajuda do sir Charles, enquanto seu colega de trabalho deixa para trás todos os seus valores para conseguir o financiamento do projeto.

?Me parece que o lugar de combater a crueldade é onde ela está, e o lugar onde se presta socorro é onde ele é necessário.?

Estes capítulos adjacentes à narrativa de Lyra e Will (Lee, as feiticeiras, a dra., o pai de Will etc.) são extremamente superiores, não dá nem para fazer muitas comparações. Já que mencionei o pai de Will, a sua morte é bem chocante e dolorosa ? apesar de ser um pouco antecipada, devido ao enredo trágico que Pullman vem costurando desde o primeiro livro. Ademais, sir Charles representa um personagem muito interessante por ser um cavalheiro honrado... ou, pelo menos, deveria ser. Acredito que sua apresentação na história seja uma grande crítica a corrupção e a existência desses personagens políticos esguios na nossa vida real. Em conclusão, o final é bastante promissor, com a chegada dos anjos e a Lyra raptada pela sra. Coulter ? não vejo a hora de reler A Luneta Âmbar.

Moon 15/10/2022

Uma continuação boa
RESENHA: A faca sutil

#Livro2
Autor: Philip Pullman
Editora Suma
Ebook Kindle
Nota: 4 ?

"A faca sutil" é a continuação de "A bússola de ouro", onde acompanhamos Lyra em um novo mundo, após ela atravessar a passagem entre mundos feita por seu próprio pai.

Lyra vai parar em uma cidade fantasma habitada apenas por crianças, chamada Cittágazze, onde encontra Will, um menino que assim como ela não é dali. Ele estava fugindo de pessoas interessadas em roubar informações sobre seu pai, quando por acidente acha uma passagem para outro mundo e é assim que conhece Lyra.

Will está buscando respostas sobre seu pai, John Perry, um explorador e militar que sumiu há anos atrás em uma expedição científica no Ártico. O que ele e Lyra não sabem é que, além da busca pelo pai de Will, existe uma outra missão que conecta o destino dos dois e eles não foram parar em Cittágazze por coincidência.

Nessa continuação, acompanhamos uma Lyra muito mais madura e consciente dos seus propósitos. Ela acaba abandonando a ideia de achar o pai e descobrir mais sobre a origem do Pó e foca na missão de ajudar o Will. Personagens queridos e cativantes do primeiro livro dão as caras novamente aumentando nossa conexão e afeição por eles. Apesar de não ser tão surpreendente e intrigante quanto o primeiro livro, "A faca sutil" também cativa o leitor, através de novos cenários e personagens e com o desenrolar da história como um todo.

Philip Pullman é um ótimo escritor de fantasia e vale muito a pena dar uma chance para essa história.

Se você já leu, me conte o que acha do livro nos comentário ??

Sávio 01/10/2022

Expansão e reviravoltas
Depois do final do livro anterior, eu voltei para a aventura de Lyra e agora junto com Will, se no livro anterior o universo já é bem construído, aqui ele é expandido mais ainda. Os personagens, antigos ou os novos apresentados, me cativam cada vez mais, é visível que eles estão crescendo e se aproximando do seu próprio destino, cada um tem seu papel a cumprir, tal acontecimento no capítulo 14 me deixou extremamente triste, no meio de uma guerra as perdas são cruelmente necessárias e inevitáveis. Reviravoltas de explodir a cabeça.
O que vemos no céu é o possível nome inglês da trilogia "Seus materiais obscuro"
O que é o pó? qual será o fim dessa história?
falta apenas o ultimo livro e nele estão as respostas . (Novembro 2019)

Maduu2 28/09/2022

A Faca Sútil
MEU DEUS! QUE LIVRO FOI ESSE??!!!
Primeiramente: Will eu te amo.
Segunda coisa: PAIS DA LYRA E PAI DO WILL, EU TENHO NOJO DE VOCÊS!!!
A história simplesmente acabou assim! Agora vou ser obrigada a ler o último livro! Socorro!
Eu não posso falar muito porque vai ser muito spoiler então... Enfim, LEIAM!

heymilak 28/09/2022

?A Faca Sutil? é o segundo livro da saga ?Fronteiras do Universo?, e a partir dessa obra a trama fica cada vez mais envolvente e interessante. Nesse livro em específico, introduz-se Will Parry como parceiro de jornada de Lyra, mas não somente isso: percebe-se que Will também tem uma missão grandiosa tal qual Lyra e ele acaba virando um segundo personagem principal. Confesso que se não fosse pela maneira como o personagem do Will é desenvolvido, me incomodaria com o fato de Lyra ter virado um mero suporte ao Will. Isso é com certeza o ponto fraco do livro: Lyra cai na passividade e passa o seu protagonismo para Will. No entanto, também percebe-se que ela cresce de certa forma e torna-se mais madura, humana e menos egoísta. Por fim, o final do livro é extremamente emocionante e engaja o leitor a querer ler a próxima obra.

Iagne 23/09/2022

A faca sútil - Fronteiras do Universo II (Philip Pullman).
No segundo livro, da trilogia Fronteiras do Universo, Philip Pullman introduz os universos paralelos, inicialmente por meio do novo protagonista Will Parry que mora em um universo igual ao nosso, é através dele que conhecemos as 'janelas' entre os universos e também através dele que reencontramos Lyra, no novo mundo.
Nesse novo livro descobrimos vários novos mistérios os Espectros, os Anjos, a Faca Sútil, a origem do Pó e sua contraparte no mundo igual ao nosso, as intenções de Lorde Asriel, a Autoridade e a antiga batalha, a verdadeira identidade do pai de Will, a importância de Lyra e Will, entre muitos outros. Tudo isso se passa em quatro universos diferentes, a partir do ponto de vista de vários personagens como Lyra, Will, Lee, Serafina, dra. Mary Malone, o que enriquece e amadurece bastante a obra.
Com o fim do segundo livro, a espectativa pela conclusão da trilogia fica ainda maior, Pullman terá trabalho para concluir perfeitamente todas as histórias em apenas um único volume.
Daniel 24/09/2022minha estante
? e não será fácil para o autor. ??