A Faca Sutil - Pocket

A Faca Sutil - Pocket Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Kallessa 26/12/2022

Incrível!
Alguém avisa o autor para deixar de matar personagens que nos apegamos? Kkkk
Amei o segundo livro e já comecei o terceiro!

Rebeka43 25/12/2022

devastada
Amei bússola de ouro e comecei o livro meio desanimada pensando que não seria tão bom quanto. Me surpreendi positivamente.
Me apaixonei pelo universo, pelos personagens, pelo Jonh Parry :(.
Só não dei 5 estrelas porque demorei um pouco pra pegar um ritmo de leitura e o começo foi meio arrastado pra mim.

Um Surto 24/12/2022

Simplesmente UAU
Bem, neste livro acompanhamos os acontecimentos logo em seguida do primeiro livro (A Bússola de Ouro), a obra se equipara e muito com o primeiro, muito bem escrito, os plots se encaixam direitonho, e aquele sentimento de ser uma criança jogada num mundo desconhecido ainda estão aqui, porém ele tem o mesmo problema e pode ser até pior que o primeiro, ele demora muito para engrenar e as coisas ficam interessantes mesmo já bem no finalzinho da primeira parte do livro, tirando isso eu diria que algumas coisinhas pontuais aqui e ali incomodam, mas não a ponto de ser um defeito de fato na história.
Eu senti muita falta da Srta.Coulter aqui, os antagonistas principais não tem nem de perto a presença e carisma dessa mulher, mas quando ela aparece de verdade aqui a coisa fica feia mesmo e você volta a amar odiar essa vilã... O que me irritou mesmo foi o desfecho final de alguns personagens, porém eu diria que isso é um ponto positivo, o autor conseguiu desperta sentimentos de revolta assim, ainda mais no finalzinho com um gancho absurdo para o terceiro livro... Recomendo muito, para mim o livro fica levemente a baixo do primeiro por causa de alguns desfechos e não ter o fator surpresa que temos aos montes em A Bússola de Ouro...

Agora uma coisa impressionante foram as críticas e temas centrais desse livro e da saga ao todo... O fato do machismo ser apontado e ser ridicularizado a todo momento é algo muito bem feito( principalmente nesse segundo livro), a sacada do autor para falar de pessoas invisíveis perante a sociedade foi simplesmente boa, se tem também um grande apontamento sobre o que a religião faz com as pessoas, críticas mesmo ao cristianismo em sua vertente católica, porém a saga em si é isso, uma critica aos horrores que as pessoas fazem, tanto no campo da ciência, pessoas que quer a todo custo progredir sem se importar com os outros apenas progredir e, no campo da teologia, que está a todo momento de tando fazer as pessoas ficarem ignorantes, comentando até os mesmo horrores, ou piores, que a própria ciência que eles tanto demonizam... No final é tudo sobre uma grande hipocrisia de ambos os lados.

Rafa 21/12/2022

A história desse livro me pegou desde as primeiras páginas. Sou tentada a dizer que me afeiçoei mais a esse protagonista do que na do primeiro livro (mesmo que nenhum deles seja propriamente dito O protagonista). A obra consegue fluir e avançar onde tinha parado, abrindo ainda mais o universo.

leaoliterario 21/12/2022

?Tinha a sensação de ter chegado ao fim do mundo; se ali fosse também o fim da sua vida, iria lutar, e lutar até cair.?

Nilsinho 20/12/2022

Gostei muito desse livro. Ansioso demais pro terceiro e como essa história vai ser finalizada.
Obs: apesar de ter gostado muito, achei q o 1 livro é um pouco melhor que o 2.

karine 16/12/2022

achei esse livro muuuuito melhor que o primeiro, as críticas foram muito melhor exploradas, o universo também foi mais expandido e finalmente estou entendendo o rumo que a história tá tomando! queria ter visto mais da lyra nesse livro e fiquei MUITO TRISTE com um certo acontecimento, mas tô bem ansiosa pra ler o último e ver a última temporada da série também.

Elida 14/12/2022

Marcante
Nesse livro nós entendemos TUDO que está acontecendo e porque está acontecendo o terceiro livro vai ser o desfecho. Tem a abertura de outros mundos, conhecemos muito sobre o pó, aparecem novas criaturas, conhecemos mais da Lyra e sobre o Will e do universo.

Maria 13/12/2022

A faca sútil
Livro incrível, entrega o que promete, simplesmente amei, me dá um gosto de quero mais para o terceiro livro, o início da amizade de Will e Lyra, amei demais esse livro!!! Leria ele várias e várias vezes

Mialle @mialleverso 11/12/2022

Eu chorei um monte, na moral.

O mundo criado em Fronteiras do Universo é maravilhoso.

O desenvolvimento da protagonista segue muito bom. A Lyra é uma criança ligeiramente chata, mas a maioria das coisas burras que ela faz é perfeitamente compreensível o que nem sempre é comum em protagonistas que tendem a ser apenas muito desprovidas de raciocínio.

O ritmo do segundo volume é menos intenso que A Bússola de Ouro, mas os riscos agora são maiores e o livro dá algumas explicações sobre algumas coisas e introduz alguns novos personagens, especialmente o outro protagonista da história, Will Parry, que tem um papel muito grande parar desempenhar na história.

Vi gente falando que o primeiro volume era melhor, mas sinceramente acho que os dois são bons de formas diferentes: a ação e as novidades do primeiro são mais interessantes, mas o desenrolar dos acontecimentos no segundo é melhor.

Bela 04/12/2022

Uma leitura um pouco cansativa, mas gostei muito da introdução do Will na estória. Um ótimo personagem e forma uma bela dupla com a Lyra.

No mais, não é um universo tão fantástico quando imaginei no início do primeiro livro, mas ainda tenho esperança de me surpreender com A Luneta Âmbar.

BArbara 21/11/2022

Assim como o primeiro é bem demorado pra engatar na história e tem muitos detalhes. Tem capítulos que eu fiquei surtada e e tem capítulos que eu quase dormi, mas como sequência da história tá ótimo, tudo bem explicado e sem perder o fio da meada

Janaina.Aoki 19/11/2022

Ótima continuação
Comecei a ler com um alto volume de expectativas e o livro caminhou para um lado místico e com criticas bem relevantes.

Me agrada a construção do universo, no entanto todos os seres "mágicos" inseridos me deixa um pouco confusa e ansiosa para o que irá se desenrolar no término da saga.

A leitura é tranquila e suave. Conseguiu me prender de forma especial com sua fantasia e reviravoltas. Recomendo a leitura.

Julianna 13/11/2022

Amor e ódio
Muitas vezes parei e tive vontade de jogar longe, muitas reviravoltas que me deram explosões de alegria e tristeza, ao menos é menos triste do que a realidade.

Vitti 10/11/2022

Uma experiência revigorante
Após ler a bússola de ouro fiquei curioso em relação ao caminho que a história tomaria, esse livro foi uma ótima forma de expandir, de forma excepcional, um universo (ou universos kk) que é extremamente rico e interessante. Foi tudo tão bem feito que, pensando de forma injusta, eu agora acho o 1º livro chato. Pôde-se dizer que não é esperado que tudo progrida de uma forma tão extrema.