A Faca Sutil - Pocket

A Faca Sutil - Pocket Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Elaine 19/01/2023

UMA OBRA PRIMA, ESTE LIVRO É UMA OBRA PRIMA, é muito bom você acompanhar o desenvolvimento da trama e ir descobrindo as coisas aos poucos, Mary Malone minha fav nesse segundo volume.

Usagi a coelha 16/01/2023

esperava mais.
Talvez eu tenha sido vítima da expectativa alta novamente, porque eu não estou conseguindo me apegar muito a essa trilogia. Muitas pessoas falaram super bem dessa trilogia porém até agora eu não consegui ver muita coisa que me chamasse atenção. O livro de fato não é ruim, a questão é que sabe quando você sabe que falta um "tcham" pra você se apegar ao universo do autor? pois é. Eu achei a leitura chata e maçante, apesar de ser um livro "pequeno" para os meus padrões, eu demorei demais para acaba-lo justamente por acha-lo desinteressante. A ideia do multiverso foi interessante no primeiro livro, no entanto aqui para mim não funciona.

Lara 14/01/2023

A Faca Sutil
Comprei assim que terminei o primeiro livro, esse segundo volume é magnífico. E na minha opinião é melhor que o primeiro livro, estou ansiosa pelo próximo livro. E cada vez mais curiosa pra saber o final!

maria 11/01/2023

A forma que eu avalio esse livro é um reflexo de como avalio a trilogia inteira, é boa mas constantemente fico confusa em certas partes.
Esse livro é pessoalmente o meu favorito dos três, tem uma leitura mais fluída que os outros, é mais simples e mais cativante, e poucos incidentes de partes confusas.
Em geral, um bom livro e uma boa trilogia, mas que acho que poderia ser melhor

_wondermandy 11/01/2023

Todos os meus átomos e todos os seus átomos ?
"E quando eles usarem seus átomos para fazer novas vidas, não poderão pegar um, terão que pegar dois, um de você e um de mim"

LidosdaCris 10/01/2023

É uma trilogia para jovens e adultos.

A linguagem é bem complexa e aborda temas bem pesados, o autor faz várias críticas, principalmente a igreja. Toda a construção do universo é arrastada e difícil de entender no início.

A Lyra e o Will são personagens marcantes, cheios de camadas e bem desenvolvidos ao longo da história.

Vic 10/01/2023

Intenso, eletrizante e hipnotizante
Em comparação com o volume anterior, "A Faca Sutil" é bem mais intenso, cheio de reviravoltas e revelações.
A meu ver, algumas coisas foram inseridas na obra sem um desenvolvimento mais cuidadoso, mas acredito (e espero) que se não tudo, alguns elementos serão melhor trabalhados.
Me conectei muito com um dos personagens, que inclusive foi muito bem desenvolvido nesse segundo volume, chorei horrores com o desfecho dele, foi um dos personagens que mais senti a perda, não chorava assim por um personagem há muito tempo.
Também gostei muito do Will, foi um personagem que me cativou bastante.
O desenvolvimento da lógica dos universos foi excepcional, Pullman fez um trabalho brilhante nessa trilogia, as críticas na construção de toda essa lógica são fascinantes e muito ousadas. É incrível como o autor mantém os leitores virando as páginas enlouquecidamente. Já estou ansiosa para o terceiro volume.

Werner 08/01/2023minha estante
Eu fiquei puto com luta no decorrer desse livro. Lyra no primeiro livro é independente, forte e assuem a liderança sempre que possível, já nesse as coisas ficam diferentes, ela começa a ficar muito dependente do Will é isso me deixava puto.

hellensbruzzi 08/01/2023minha estante
Não acho que seja isso. Ela tá num mundo onde não conhece ninguém e acabou de perder um amigo e se culpa por isso. Acho que ela tem medo de fazer algo e acabar perdendo novamente uma pessoa próxima e das poucas que ela pode confiar.

Werner 08/01/2023minha estante
Quero tua opinião dos de terminar de ler todos

Mari._lira 31/12/2022

Sou suspeita para falar pq amo a coleção, mas esse é com certeza meu favorito dos 3 (leiam, a coleção é perfeita). Amo amo amo mto

Kallessa 26/12/2022

Incrível!
Alguém avisa o autor para deixar de matar personagens que nos apegamos? Kkkk
Amei o segundo livro e já comecei o terceiro!

Rebeka43 25/12/2022

devastada
Amei bússola de ouro e comecei o livro meio desanimada pensando que não seria tão bom quanto. Me surpreendi positivamente.
Me apaixonei pelo universo, pelos personagens, pelo Jonh Parry :(.
Só não dei 5 estrelas porque demorei um pouco pra pegar um ritmo de leitura e o começo foi meio arrastado pra mim.

Um Surto 24/12/2022

Simplesmente UAU
Bem, neste livro acompanhamos os acontecimentos logo em seguida do primeiro livro (A Bússola de Ouro), a obra se equipara e muito com o primeiro, muito bem escrito, os plots se encaixam direitonho, e aquele sentimento de ser uma criança jogada num mundo desconhecido ainda estão aqui, porém ele tem o mesmo problema e pode ser até pior que o primeiro, ele demora muito para engrenar e as coisas ficam interessantes mesmo já bem no finalzinho da primeira parte do livro, tirando isso eu diria que algumas coisinhas pontuais aqui e ali incomodam, mas não a ponto de ser um defeito de fato na história.
Eu senti muita falta da Srta.Coulter aqui, os antagonistas principais não tem nem de perto a presença e carisma dessa mulher, mas quando ela aparece de verdade aqui a coisa fica feia mesmo e você volta a amar odiar essa vilã... O que me irritou mesmo foi o desfecho final de alguns personagens, porém eu diria que isso é um ponto positivo, o autor conseguiu desperta sentimentos de revolta assim, ainda mais no finalzinho com um gancho absurdo para o terceiro livro... Recomendo muito, para mim o livro fica levemente a baixo do primeiro por causa de alguns desfechos e não ter o fator surpresa que temos aos montes em A Bússola de Ouro...

Agora uma coisa impressionante foram as críticas e temas centrais desse livro e da saga ao todo... O fato do machismo ser apontado e ser ridicularizado a todo momento é algo muito bem feito( principalmente nesse segundo livro), a sacada do autor para falar de pessoas invisíveis perante a sociedade foi simplesmente boa, se tem também um grande apontamento sobre o que a religião faz com as pessoas, críticas mesmo ao cristianismo em sua vertente católica, porém a saga em si é isso, uma critica aos horrores que as pessoas fazem, tanto no campo da ciência, pessoas que quer a todo custo progredir sem se importar com os outros apenas progredir e, no campo da teologia, que está a todo momento de tando fazer as pessoas ficarem ignorantes, comentando até os mesmo horrores, ou piores, que a própria ciência que eles tanto demonizam... No final é tudo sobre uma grande hipocrisia de ambos os lados.

Rafa 21/12/2022

A história desse livro me pegou desde as primeiras páginas. Sou tentada a dizer que me afeiçoei mais a esse protagonista do que na do primeiro livro (mesmo que nenhum deles seja propriamente dito O protagonista). A obra consegue fluir e avançar onde tinha parado, abrindo ainda mais o universo.