Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

sophia280 19/01/2022

Ponte para Terabitia resenha
Eu simplesmente amei esse livro,ele mexeu muito comigo me incentivou a ver o lado bom das coisas e ter mais imaginação, só achei o final um pouco aleatório E achei que não combinou muito com o gênero do livro ? me emocionei tanto pelo Jess e leslie fiquei bem decepcionada com o final,mais tirando isso o livro em si é muito bom recomendo

Liria3 04/09/2020

Preconceitos podem privar momentos inesquecíveis.
Lembro-me de ter visto o filme quando tinha uns 8 ou 9 anos, provavelmente em um domingo nas idas ao sítio da família, eu, minha irmã e meus primos. Lembro-me de termos procurado uma das maiores árvores e como Jess e Leslie começado o nosso reino, demos o nome de "tribo caracol". Ler o livro, hoje, depois de tanto tempo me trouxe um quentinho no coração, ver a amizade tão pura de duas pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas. Ponte para terabitia ensina o quão cruel pode ser julgar alguém e o quão feliz e sortudo tu podes ser caso resolva ultrapassar as barreiras do preconceito e dos olhares de reprovação. Então, tá esperando o que para amar sem limites e usufruir das oportunidades incríveis que a vida oferece através de anjos disfarçados?
Elyene 04/09/2020minha estante
Aaaai, vou ler e volto aqui pra ler tua resenha

Liria3 05/09/2020minha estante
Amo que amo

sofia 26/03/2022

Ponte para Terabítia Katherine Paterson
que livro incrível! o livro tem um desenvolvimento perfeito e a escrita é muito levinha. tem assuntos mega importantes ao longa da história, e eles não são tratados como ?qualquer coisa? e são muito bem desenvolvidos. em determinado momento o livro deixa o coração partido em pedacinhos, mas mesmo assim eu amei o livro e recomendo para quem quer um livro curtinho e gostosinho de ler. ?

Felicidade Clandestina 10/04/2022

Uma preciosidade
Sabe aquelas histórias que fazem a gente pensar que são apenas infantis, mas que carregam um mundo de aprendizado, sensibilidade e acolhimento?
Que preciosidade essa história! A gente devora em algumas horas, tamanho poder da autora em nos fazer viajar por temas tão delicados sob a perspectiva infantil. Adorei!

Cris Compagnoni 30/07/2012

Fazia tempo que um livro não me arrancava tantas lágrimas, foi aquele choro sofrido que vem acompanhado de soluços e tudo mais, ainda estou sob o efeito dessa história, que pode até ter sido escrita para crianças, mas acho que nenhum adulto poderia deixar de ler.

Dessa vez eu fiz o contrário, eu assisti o filme antes de ler, mas quando o fiz não tinha conhecimento do livro, isso foi em 2007 quando o filme foi lançado, eu lembrava superficialmente da história, ainda bem, e por isso a minha leitura não foi prejudicada. Engraçado que quando leio uma história ela fica por muito mais tempo na minha memória, dificilmente me esqueço de detalhes, e quando apenas assisto poucos anos são suficientes para que a lembrança dessa história se esvaia.

Peguei esse livro para ler por que depois de ler três biografias seguidas eu precisava de alguma coisa de fantasia, algo que me tirasse do mundo real, mal sabia eu que Ponte para Terrabítia é uma fantasia real, uma fantasia que acontece, é a pura imaginação das crianças, do mesmo jeito que eu tantas vezes fantasiei na minha infância e tenho tanta saudade, foi assim que aprendi a sonhar.

Essa é a história de Jess Aarons, um garotinho de 10 anos, o único menino da uma família pobre, tendo duas irmãs mais velhas e duas mais novas. Ele acaba de ingressar na quinta série, treinou as férias inteiras para ser o campeão de corridas da escola, mas no primeiro dia de aula a sua nova vizinha, uma menina esquisita que se veste como menino vai correr com os meninos e acaba ganhando.

Jess sempre se sentiu rejeitado na escola, não queria ser amigo de Leslie, a vizinha que lhe ganhou na corrida, pois achava que seria mais um motivo para rirem dele, já que ela era uma menina completamente diferente das que moravam ali, no interior. Leslie veio da cidade, seus pais eram escritores e muito carinhosos com ela; na casa dela tinha muitos livros e discos mais não tinha televisão pois seus pais acreditavam que o aparelho destruía o cérebro.

Mas o contato com Leslie foi inevitável, e a amizade que surgia entre os dois era cada vez mais forte, em pouco tempo eles começaram a brincar juntos em todas as tardes depois da escola. Terabítia foi como eles batizaram um bosque próximo às suas casas, para chegar até ele Jess e Leslie atravessavam pendurados em uma corda um riacho que há muito tempo estava seco, e só tinha água quando chovia muito.

Atravessar o riacho pendurado na corda era como passar por um portal, que os levava à um mundo mágico, Terabítia, um mundo só deles onde se coroaram rei e rainha, eram aclamados por seus súditos, lutavam contra monstros, se divertiam. Terabítia era o segredo deles, ninguém mais deveria saber.

Na escola eles sentavam longe um do outro, conversavam apenas na hora do recreio, protegiam-se mutuamente dos valentões da escola, e também sempre estavam junto no ônibus a caminho da escola. May Belle, a segunda irmã mais nova de Jess estava sempre atrás dele e morria de curiosidade de saber onde eles iam todas as tardes, e a professora de música era a única de que eles gostavam, e era a única que sabia da paixão de Jess por desenhos e o incentivava a continuar desenhando.

No Natal Jess queria muito dar um presente a amiga, mas não tinha dinheiro para tal, não adiantava pedir para os pais pois sabia que eles também tinham. Mas o menino ficou sabendo de um casal que estava doando os filhotes da sua cachorra, Leslie ficou tão contente e disse que esse tinha sido o melhor presente que ela já havia ganho. Da amiga ele ganhou um bloco de desenho e tintas, para ele não poderia haver presente melhor.

Com as chuvas da primavera o riacho encheu, e como Jess não sabia nadar ele tinha medo de dizer a Leslie que não queria ir para Terabítia, ele não poderia deixar que ela percebesse a sua falta de coragem, e a corajosa menina, mesmo debaixo de chuva queria ir para o mundo secreto deles e eles foram, mas Jess já havia decidido que no dia seguinte não faria o mesmo, inventaria uma desculpa qualquer para a amiga.

Fica muito difícil para mim explicar o que senti sem contar o final da história, por isso abrirei uma exceção para essa postagem. Recomendo á quem deseja ler o livro que pare a leitura desta por aqui.

No dia seguinte a professora de música de Jess ligou cedinho na sua casa e o convidou para ir com ela a Washington visitar um museu, ele nunca havia estado em um museu, pediu permissão para a mãe que ainda dormia e esperou que a professora passasse para buscá-lo. Pensou em chamar Leslie para ir com eles, mas resolveu não o fazer, pois ele nutria uma paixão secreta pela professora e pensou que aquela seria uma oportunidade de estar a sós com ela, e também Leslie já fora a muitos museus.

O dia de Jess fora perfeito, mas quando chegou em casa encontrou a sua família aflita mas aliviada por ele estar ali, a mãe disse que chegou a achar que ele havia morrido junto com Leslie, e lhe contou que a amiga caiu quando a corda em que eles se balançavam perto do bosque havia arrebentado e a menina bateu com a cabeça em uma pedra.

A essa altura da história eu quase não conseguia mais ler por causa das lágrimas, aquela menina diferente que chegou e mudou completamente a vida dele havia ido embora dessa forma trágica. Ela contava para eles as histórias dos livros que havia lido, criou com ele Terrabítia, o ensinou a sonhar.

O que mais me emocionou é a forma com que Jess passa por tudo isso, ele voltou a Terabítia para prestar uma homenagem a amiga, construiu uma ponte para que isso nunca mais voltasse a se repetir, e corou May Belle rainha daquele mundo. Ele sabia que em qualquer ligar em que Leslie estivesse era isso que ela desejaria que ele fizesse. Ele aprendeu a relacionar melhor com o pai e com toda a família, com a professora da qual ele não gostava também. Os pais de Leslie que havial se mudado para o interior apenas por causa da filha voltaram para a cidade, e lhe deixaram de presente todos os livros que eram da menina e a madeira para que Jess construísse a ponte.

A principal lição que eu tiro dessa história triste é que não podemos deixar de sonhar nunca, temos que ser como Jess que mesmo tendo perdido a sua melhor amiga ele nunca deixou de ir para Terabítia, levou a sua irmã para conhecer aquele mundo e a fez prometer que no tempo certo levaria a caçula também. Ele não deixou que tudo aquilo que Leslie lhe ensinou morresse com ela, nem o que eles viveram juntos, talvez tenha sido isso que deu força para que ele continuasse.

manufstudies 08/01/2022

Livro que me fez chorar que nem uma condenada?
Eu li esse livro para um trabalho para escola (li em um dia, devorei na verdade) outro livro que merece 5 estrelas, não me surpreende a autora ganhar a Medalha Jhon Newbery em 1978 por esta obra.
Esse livro é perfeito apesar do final triste, ele me mostrou que a vida nem sempre é como a gente quer, mas que tudo acontece por um propósito e que em qualquer situação podemos tirar uma lição. Eu chorei horrores na morte de Leslie e até hoje eu choro relendo e reassistindo o filme.

geovana 12/05/2021

é o tipo de livro que você lê em duas/três horas de boa, com uma linguagem super simples e é tranquila de se ler, porém, diria que não é um livro tão cativante, pelo menos pra mim não foi tanto, pelo fato de eu já ter assistido o filme antes e não percebi muita diferente entre livro e filme. mesmo assim, não deixa de ser uma história incrível, e pra quem não assistiu ainda o filme, acho que vai ser mais surpreendente o final.

Ana Lee 28/09/2020

Bem menos fantasioso que o filme, eles eram só crianças brincando mesmo. Ainda assim, muito bom.

Dâmares Liberato 12/04/2022

Esse livro tem um filme que foi baseado nele que vi já faz muito tempo, na época eu nem sabia que era baseado em um livro.
Por já saber da história pensava que não iria me emocionar tanto, engano meu? me encontrei chorando no final.
A leitura é muito rápida, te prende e com certeza vale a pena.

ni (taylor's version) 16/07/2021

ponte para terapia
ai gente, não consegui fazer essa resenha assim que terminei o livro porque estava tentando me recuperar
bom, o livro é muuuito fácil de ler e tem pouquíssimas páginas! ao decorrer do livro a gente vai acompanhando o desenvolvimento da amizade do jess e da leslie
dei 4,5 pra esse mas confesso que achei muito difícil dar uma nota pra esse livro, que por mais que seja um livro muito fofo e como eu disse antes, seja muito fácil de ler, é um livro que eu não ache que vou ter vontade de pegar lra ler de novo (mds falei a palavra livro 8492 vezes)...... enfim, recomendo muito o livro e chorei no final? fofo e depressivo

Alyen 01/04/2022

É um ótimo livro, e emocionante. Fala principalmente de superação e imaginação
É uma história maravilhosa, me fez lembrar a infância e mesmo que tenha partes que me deixaram triste, foi o que me fez perceber o quão me dei ao livro.

A leitura é leve e bem desenvolvida. O livro é curtinho, terminei em algumas horas

amei.

AndrA.Medeiros 20/03/2023

Meu chodó
Tão fofo e tão triste, amo mt. O livro é de um cuidado, muito bom mesmo!
Eu li quando era criança e até hoje nunca saiu de meus pensamentos