A mercadoria mais preciosa

A mercadoria mais preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Lara.Bia 29/05/2020

"O amor faz com que, apesar de tudo, a vida continue"
O conto é terrível, sombrio, triste e extremamente belo. A obra é tão maravilhosa quanto curta.
Leitura rápida e densa, senti meu peito sendo esmagado ao passar das páginas. Que nunca fechemos os olhos para a crueldade desse mundo

Bookster Pedro Pacifico 02/03/2023

A mercadoria mais preciosa, de Jean-Claude Grumberg
Uma leitura que pode facilmente ser feita em um único dia, mas que fica muito tempo nos seus pensamentos. Essa pequena obra, construída quase como se fosse uma fábula, encanta pela sensibilidade e incomoda pela tristeza dos acontecimentos descritos.

É na simplicidade da narrativa e de seus personagens que o autor conquista ao descrever a brutalidade do nazismo e dos campos de concentração. O autor francês, conhecido pelo seu trabalho como dramaturgo, nos traz um acontecimento histórico que foi por ele vivido. Quando ainda criança, viu seu pai ser levado para um campo de concentração, do qual nunca voltou. Essa relação pessoal que o Grumberg tem com o fato histórico com certeza trouxe mais sensibilidade na hora de escrever o texto.

Um casal de lenhadores, muito humildes e pobres, tentam sobreviver ao frio inverno em que a escassez de comida é uma preocupação constante. Ao leitor pouco é apresentado sobre o casal além do sofrimento diário. Mas suas rotinas imutáveis acabam se transformando quando um trem que atravessa seus caminhos lhes fornece uma surpresa.

Não posso contar mais sobre o enredo, porque a descoberta de cada passo desse caminho literário que o autor constrói para nós é uma experiência marcante. Recomendo você começar a leitura sem procurar mais saber sobre o que encontrará.

Um livro sobre escolhas dilacerantes e sobre o amor como laço que une o desconhecido.

Com essa curta resenha, deixo a minha forte recomendação que, sendo bem clichê, não leva tem joia só no nome, mas também em suas páginas.

Nota 10/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Thamiris.Treigher 08/03/2023minha estante
Já coloquei na minha lista!

Carla Maria 27/03/2023

Tocante e Encantadora
A mercadoria mais preciosa (Le plus précieux des biens), publicado em 2017, é um livro que possui uma história comovente, onde a sobrevivência e a resistência, se fazem presente.

A história de A Mercadoria Mais Preciosa, é sobre a busca incessante de uma mulher (casada com um lenhador) que todos os dias, com a passagem daquele fascinante comboio repleto de pessoas, sonha em ganhar um aceno ou até quem sabe, um presente. E eis que um belo dia, diante de um ato impensado, um viajante rumo ao campo de concentração, aproveita a baixa velocidade do trem, e arremessa sua filha com poucos dias de nascida, pela fresta do vagão. E para a surpresa da mulher do lenhador, o seu maior sonho, acabava de se realizar. A criança tão almejada, lhe é presenteada. A partir daí, somos arrebatados por uma história tocante e encantadora.

Super Recomendo!

Ana 17/04/2022

Não diga mais nada, conheço o negrume do coração dos homens.
O autor usa de uma narrativa sensível bela e muito poética, cumpre muito bem a missão de elucidar o reflexo da maldade humana sem esquecer que a humildade do bem transborda e reverbera por gerações.

Ainda que fique gritante os traços biográficos das próprias perdas enraizadas de um período destrutivo da vida do autor, cada personagem é tão bem construído pela face do amor que torcemos por ele, ainda que o fatídico resultado da guerra seja aparente.

Os trens de guerra que atravessavam o país trazendo as mercadorias indesejadas dos chamados senhores da guerra, que em tempos mais simples eram chamados vizinhos, pais, mães, filhos e amigos, mas que agora são números e mercadorias, São esses, os mesmos trens que através de suas janelas puderam dar uma segunda chance nos frios bosques, da provável Polônia, com a dor da separação do pai e com a coragem do coração gentil de uma humilde lenhadora que ainda cultivava o sonho de ser mãe.

Uma criança, uma luz, uma ameaça e a mais doce esperança.

Um estilo literário clássico com uma escrita impecável que conecta o leitor com um episódio doloroso preservando valores fundamentais da sobrevivência humana.

Rafa 20/11/2020

Comovente
Jean-Claude Grumberg aplica toda a sua destreza numa escrita fluída e repleta de ótimos personagens, ainda que inominados. Além disso, o livro consegue retratar uma passagem histórica de forma simples, mas profunda. Isso porque, a fábula nos remete à superação e fé daqueles que sobreviveram ao holocausto.

Bia.Ribeiro 30/01/2021

``Eles passaram e repassaram ,noite e dia, na indiferença total...´´
10/10
Curto e emocionante. Gosto muito de como o autor abordou o amor, tanto como sacrifício quanto como empatia, e a parte histórica ,que foi retratada de forma simples sem deixar de ser triste e profunda. Me deixou muito emotiva ver a dor dos personagens tendo que lidar, infelizmente , com esses acontecimentos sombrios e desumanos.`

``... ninguém ouviu os gritos dos comboiados, os soluços das mães misturando-se aos estertores dos velhos, às orações dos crédulos ,aos gemidos e aos gritos de terror das crianças separadas dos pais já entregues ao gás´´

Thadeu.Barcelos 31/01/2021minha estante
Esse livro é muito bom! História simples, mas te pega de jeito na emoção. Irado!

Bia.Ribeiro 31/01/2021minha estante
Muito! O epílogo mexeu muito comigo , principalmente quando ele falou do pai e do avô.

Jéssica | @jehbreda 14/12/2022

Duro e belo
Um conto triste e delicado. É incrível como em poucas páginas e capítulos o autor consegue nos mostrar uma realidade tão sofrida e deprimente e ao mesmo tempo leve e bonita.

Os contrapontos nos levam a segunda guerra mundial e todas atrocidades que até hoje muitos se negam a admitir que acontecerem?

Lara1522 24/04/2024

Recomendo
Eu amei esse livro, foi o primeiro livro que li que ocorre no ano do holocausto, leitura rápida, mas, muito forte, me fez chorar um pouquinho, pois como é um acontecimento na época no holocausto te faz parar e pensar e querer chorar, a forma como o autor desenvolve a história é muito real, muito maravilhosa, você sente a dor das pessoas em você, a fome, mortes, tudo isso te faz refletir e pensar sobre esses acontecimentos. Muito perfeito!

Vania.Cristina 13/07/2023

E assim, nos tornamos menores
Pequena novela estruturada como uma narrativa tradicional popular, levemente inspirada em O Pequeno Polegar. Conta a história de um casal de lenhadores que vive numa mata, num país do leste europeu, num rigoroso inverno, durante os tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial. Eles passam fome e tudo falta. A mulher sonha em ser mãe mas já estão maduros e isso nunca aconteceu. Ela é fascinada com um trem que passa naquela região afastada e que supostamente leva misteriosas mercadorias. Sonha que esse trem cheio de bens pode ser um enviado de Deus, e que a qualquer momento pode lhe deixar um presente. Um dia, isso acontece... Essa fábula foi escrita em 2019 como se fosse um conto antigo. Na verdade, trata de uma triste história recente da humanidade: a perseguição aos judeus, tão disseminada e normatizada em tempos de dor e miséria. A história revela como os povos podem ser manipulados e contagiados por essa narrativa de ódio e preconceito.E como cada vez que isso acontece, a humanidade fica menos humana... menor.

fabio.orlandini 19/12/2020

Lindo
Um conto triste e feliz ao mesmo tempo, em feio a todos os horrores da Segunda Grande Guerra. Uma boa reflexão sobre o que é importante para a vida das pessoas e que o amor é a maior mercadoria de todas

Letty 16/07/2020

Leitura necessária!
A mercadoria mais preciosa é uma fábula que retrata duas situações/visões do holocausto. De um lado o pobre lenhador e a pobre lenhadora alemães, de outro um casal de judeus em um trem sendo levados para os campos de concentração nazista.

Certo dia a lenhadora vê o trem passando e uma "mercadoria" é jogada para ela. A partir desse momento tudo muda e percebemos o verdadeiro significado de amor, sobrevivência e esperança.

Enfim, é uma leitura extremamente necessária e rápida, mas que em poucas páginas nos faz parar e refletir muito.

"O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue."

Gabs 09/03/2022

uma leitura rápida, mas extremamente emocionante
relata a crueldade do mundo, mas mostra também que há amor, mesmo nas situações mais difíceis

Lara 11/10/2020

Dolorosamente sutil
Muito bom esse livro, sai com depressão.

Ana Cláudia 17/04/2022

"Pequenos e grandes, os sem coração têm um coração que bate no peito."
Muito bom, uma fábula bem curtinha sobre uma criança judia abandonada pelo pai no trem que a teria levado à morte e resgatada por uma lenhadora idosa.

Fernando Lafaiete 08/07/2020

A Mercadoria Mais Preciosa: Uma fábula sobre o Holocausto.
*******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br/

Iniciar a leitura de "A Mercadoria  Mais Preciosa", a "fábula" de Jean-Claude Grumberg foi uma das escolhas mais assertivas que fiz como leitor. Com muita sensibilidade, o autor tece uma narrativa comovente que nos envolve e nos emociona de forma direta e desde o início da leitura. Sua escrita fácil e seu desenvolvimento rápido nos puxa para a narrativa e nos imerge em uma trama repleta de reflexões necessárias que agregam muito, e que fazem a emoção da história transbordar das páginas nos deixando presos à leitura.

Situado no período da Segunda Guerra Mundial e tendo como um de seus principais temas o holocausto, o conto do autor francês é recheado de críticas ao sistema pré-julgatório da época, sem pesar a mão e sem perder a ternura e leveza da escrita. Com bons personagens e uma linguagem fácil de ser digerida, Grumberg nos entrega uma história de superação, fé, amor ao próximo, preconceito e perdão. Diante de tantas atrocidades é possível o amor vencer? Uma questão cuja resposta é bem desenvolvida pelo autor apesar das singelas 70 páginas.

"Em cada estação onde o trem parava, livravam-se dos mortos, e o trem tornava a partir com os sobreviventes. Às vezes partia no outro sentido, andava na direção contrária. O trem não ia para lugar nenhum, o único objetivo da viagem era este: jogar na plataforma, em cada estação..."

Com maestria, o premiado escritor francês conquista pela simplicidade e pela capacidade de retratar de forma simples um doloroso período histórico. De uma edição primorosa à uma história comovente, a fábula de Jean-Claude Grumberg é o tipo de leitura que acalenta, que revolta, que emociona e que nos deixa pensativos. Trata-se de uma mensagem profunda que deve ser lida e digerida de forma a nos marcar em todos os cernes de nosso ser.

Se me perguntassem sobre como exatamente eu resumiria o conto aqui resenhado, eu afirmaria sem medo de errar que trata-se do amor. Pois como diz o próprio autor da obra..."O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue."