A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Bárbara 27/12/2013

A Megera Domada conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se casar achando que perderia sua independência e se tornaria submissa. Assim, ela afasta todos os que desejam se casar com ela de uma forma nada delicada, através de gritos e faltas de educação ela ganha fama de megera. No entanto, Catarina sente que desse jeito atrapalha a vida da irmã mais nova Bianca, que é o oposto da megera, meiga, delicada e gentil, pois seu pai, muito tradicional, só permitirá que a mais nova se case depois da mais velha.

Os pretendentes de Bianca, cientes da decisão do Sr. Batista Minola resolvem arrumar um pretende para Catariana, ai surge Petrucchio amigo de Hortêncio, um dos pretendentes de Bianca, que chega á Pádua a procura de uma noiva com bom dote para aumentar sua fortuna. Petrucchio ao saber da fama de Catarina e querendo ajudar o amigo resolve pedi-la em casamento disposto a domar a fera.

site: http://fontesdeilusoes.blogspot.com.br/2013/08/a-megera-domada.html

Kamy 25/06/2014

Surpresa
Muito escutei falar quando era menor, do grande Shakespeare, e de sua forma estranha porém muito verdadeira de relatar o "amor" este que é muito comum em textos, pinturas e outras muitas formas de expressão do sentimento mais temido e admirado pelo mundo.
A megera domada retrata o sentimento que nasce pela "persistência" sei que parece no minimo estranho, mas é lindo, e vale muito a pena ler.
Não vou me aprofundar no contexto, vou simplesmente me limitar a dizer, que é um livro singular, que acrescenta na vida, e que sem sombra de dúvidas será apreciado por muitas gerações.

Stefani 16/06/2017

Final incompleto...
Shakespeare é leitura obrigatoria sempre ne, por tudo q esse autor agregou a literatura mundial, apesar de eu ja ter lido outros livros do autor esse foi o q realmente mais gostei.
Quem nao se lembra da novela da Globo O Cravo e A Rosa? Foi baseado nesse livro! A Megera Domada conta a historia de Catarina e Petruchio e sua relacão gato e rato, impossivel nao gostar, todos os personagens sao muito doidos o q rende situacoes bem divertidas a historia.
Mas teve 2 coisinhas q eu nao curti: primeiro o livro é muito machista, ta eu entendo q na epoca q o livro foi escrito a mulher nao era tao respeitada na sociedade como é hoje, mas mesmo assim incomoda ler algo onde a mulher é definida como inferior e submissa ao homem, mas vou tentar relevar isso porque naquela epoca as coisas eram diferentes ne...(graças a Deus q isso mudou!)
Outra coisa q eu nao curti: toda a historia de Petruchio e Catarina é uma historia narrada ao mendigo Sly, so q o livro deixa incompleta a historia do Sly, enfim nao vou comentar mais detalhadamente pra nao dar spoilers mas a historia dele ficou totalmente aberta.
Mas pra resumir foi uma leitura bem divertida. Pra quem gosta de ler classicos essa é sem duvida uma boa leitura ;-)

Braguinha 13/07/2017

Obra menor
Uma obra que não pertence às melhores do gênio romancista.

Simone Brito 03/11/2017

Divertido
Livro: A MEGERA DOMADA
Autor: Willian Shakespeare
Literatura Inglesa

Muito interessante esse livro! Todo estruturado em forma de peça teatral.
Os personagens são preconceituosos, malucos, enrolados e tornam a história dinâmica e bastante engraçada, que gira em torno de Catarina.
Catarina, tida como megera, por conta de seu gênio forte acaba sendo domada, literalmente, por um maluco que consegue casar-se com ela e lhe faz provar de seu próprio veneno.

Sheilla Reis 08/11/2017

A FÁCIL megera domada
A peça é BEM curta.
A introdução do começo aparece no meio mas não tem um final (não lembro se peças são assim) e a megera é facilmente domada. Achei que haveria mais complicações, por já ter lido outras peças do Shakespeare, mas é uma peça muito simples.
Outra coisa que "bagunça" a cabeça da gente são os personagens como nomes muito parecidos (Grêmio, Grunio, Trânio, Vicencio, Lucencio...) e como eles ainda trocam de "lugar" na peça, tudo fica mais confuso ainda.
Sequer quis reler pra entender. Vou assistir alguma peça pra compreender melhor.
Apesar disso tudo, eu ri bastante com várias cenas!

Fabíola 22/01/2019

Megera Domada
Uma estória deliciosa e simples... Como domar uma megera? Com muito amor e cuidados kkkkkk.

Carol 26/02/2019

Frustrante
A peça é ótima, porém o final é um pouco frustrante. Não é uma das melhores de Shakespeare, com certeza

@zurcenila 05/01/2020

(Resenha) Livro – William Shakespeare – A Megera Domada
Sempre preferi livros mais atuais do que os grandes clássicos, no entanto era puro preconceito e ainda bem (com um certo incentivo dos amiguinhos das leituras coletivas), que esse preconceito vem sendo vencido ao longo dos anos.

O título não me atraia até eu ler em algum lugar que este livro serviu de inspiração para a novela "O Cravo e a Rosa" da TV Globo. A princípio eu achei que só a parte que envolvia Petrucchio e Catarina, mas lendo o livro vi que tem mais coisa nesse meio aí!

Trata-se de um conto em tom de comédia onde o sr Batista declara que só dará a mão da sua filha Bianca em casamento depois de ver sua filha mais velha Catarina casada! Assim como na novela global, Bianca é uma jovem bonita, educada, recatada e disputada por vários pretendentes. Ao saber da condição do sr Batista, os jovens Grêmio, Hortênsio, Lucêncio e Cia tem a missão de encontrar um noivo para a cunhada e prover professores que contribuam para a educação das jovens.

Tudo fica mais fácil quando Petrucchio vem à cidade em busca de um bom partido e não se abala com as duras críticas que cercam o temperamento de Catarina e ele aceita cortejá-la.

Sobre os personagens, eu esperava uma Catarina muito mais forte, talvez apoiada na lembrança sobre o papel interpretado pela atriz Adriana Esteves. O conto é curto e a jovem Megera foi facilmente domada. Quanto Petrucchio, apesar de astuto, não despertou em mim simpatia, pelo contrário, o jovem extremamente calculista e truculento, determinado em conseguir domar a sua jovem esposa não demonstra sinais de ter se apaixonado.

Em tempos onde são tão discutidos o papel da mulher na sociedade, o casamento e todas as formas de amor, acho que o livro serve como reflexão sobre o avanço nos assuntos como liberdade de expressão, autonomia, poder sobre suas escolhas, seu corpo e suas conquistas e empoderamento.

Boa Leitura!

site: https://pelamente.wordpress.com/

Suzana 05/02/2020

null
A história de Petruchio e Catarina sempre será uma das minhas favoritas de Shakespeare. Até porque mostra uma mulher diferente das outras na época, quando casamentos eram combinados por dinheiro ou posição social (será que mudou?). Também gosto do formato de peça de teatro, embora não seja exatamente um roteiro, o que facilita a leitura. Além disso, Shakespeare é o precursor das histórias românticas, o que torna seus textos essenciais.