A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Bárbara 27/12/2013

A Megera Domada conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se casar achando que perderia sua independência e se tornaria submissa. Assim, ela afasta todos os que desejam se casar com ela de uma forma nada delicada, através de gritos e faltas de educação ela ganha fama de megera. No entanto, Catarina sente que desse jeito atrapalha a vida da irmã mais nova Bianca, que é o oposto da megera, meiga, delicada e gentil, pois seu pai, muito tradicional, só permitirá que a mais nova se case depois da mais velha.

Os pretendentes de Bianca, cientes da decisão do Sr. Batista Minola resolvem arrumar um pretende para Catariana, ai surge Petrucchio amigo de Hortêncio, um dos pretendentes de Bianca, que chega á Pádua a procura de uma noiva com bom dote para aumentar sua fortuna. Petrucchio ao saber da fama de Catarina e querendo ajudar o amigo resolve pedi-la em casamento disposto a domar a fera.

site: http://fontesdeilusoes.blogspot.com.br/2013/08/a-megera-domada.html

Kamy 25/06/2014

Surpresa
Muito escutei falar quando era menor, do grande Shakespeare, e de sua forma estranha porém muito verdadeira de relatar o "amor" este que é muito comum em textos, pinturas e outras muitas formas de expressão do sentimento mais temido e admirado pelo mundo.
A megera domada retrata o sentimento que nasce pela "persistência" sei que parece no minimo estranho, mas é lindo, e vale muito a pena ler.
Não vou me aprofundar no contexto, vou simplesmente me limitar a dizer, que é um livro singular, que acrescenta na vida, e que sem sombra de dúvidas será apreciado por muitas gerações.

Mica 02/11/2013

Uma vez Catarina, outra vez Petrúquio: opostos se atraem?
Há muito tempo tinha o desejo de ler este romance, não por tratar de mais um que tem aqueles "blá-blá-blás" rotineiro e comuns em todos os livros que já lemos ou ouvimos falar por aí.
Não significa, com essa análise, que eu como leitora irei desde já julgar as obras dos autores, é apenas uma visão de alguém que ver a fantasia, mas não se entrega de vez as ilusões que o cinema adapta desses volumes...enfim, voltando a questão.
O livro 'A megera domada' é um dos clássicos mais lidos e procurados em todo o mundo, certamente por ter como escritor William Shakespeare - particularmente, era um excelente roteirista de teatro dramático e sensível romancista no que tange as razões do que é amor, ser amor e viver de sentimentos semelhantes a este, razão pelo qual nenhum ser humano vive sem ter passado por isto - neste conto, Shakespeare busca usar de métodos nada convencionais em atrair dois personagens tipicamente rudes, "indomáveis", intolerantes a palavras incoerentes. Catarina e Petrúquio, sejam assim ditos, são a própria forma do romance, são fogo e gelo, água e vinho, luz e escuridão, entretanto algo em comum atraem-nos: dominar sem ser dominado!
O que quero dizer deste conto é que sempre haverá em um relacionamento uma parte que possa transformar o companheiro(a) em alguém melhor e mais coerente, sem dogmas, nem "cabresto", pra que essa pessoa seja ela mesma, porém natural e sensível as coisas mais comuns e livres da vida.
Para concluir esta resenha deixo como questão um pequeno trecho da fala de Catarina:
"- Vamos, vamos vermes teimosos e impotentes. Também já tive um gênio
tão difícil, um coração pior. E mais razão, talvez, pra revidar palavra por palavra, ofensa por ofensa. Vejo agora, porém que nossas lanças são de palha. Nossa força é fraqueza, nossa fraqueza, sem remédio. E quanto mais queremos ser, menos nós somos. Assim, compreendido o inútil desse orgulho..."

Dose Literária 30/10/2013

Como domar uma megera em apenas algumas páginas
Uma coisa que prometi para mim esse ano, foi ler peças. Eu não tenho costume com esse tipo de literatura, mas faz tempo que eu me sentia mal com o fato de gostar tanto das adaptações de Shakespeare para o cinema sem nunca ter lido nadinha de sua obra. Então eu quis me redimir e acho que comecei da melhor maneira possível. Uma comédia.
A Megera Domada é uma peça teatral de Willian Shakespeare que conta a história de um rico fidalgo chamado Batista Minola que tem o desejo de casar suas filhas Bianca e Catarina. O problema é que se de um lado temos a filha Bianca doce, meiga e submissa do outro temos Catarina, um verdadeiro diabo de saias!
Catarina não se submete aos pretendentes e os espanta com suas palavras ferinas e gênio difícil o que faz com que seu pai se preocupe em não lhe arranjar um casamento. Sendo assim ele decide que só irá ceder a mão de Bianca (que tem muitos pretendentes) quando Catarina estiver casada.

A partir daí começam as trapalhadas da história e é uma risada atrás da outra. Lucêncio, um dos pretendentes de Bianca resolve conversar com seu amigo Petrucchio que acabou de perder o pai e está louco para casar-se e aumentar o patrimônio da família. Então o que lhe interessou desde o início foi o dote da noiva e não se deixou assustar com os comentários de Lucêncio sobre o fato dela ser uma "megera". Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/10/como-domar-uma-megera-em-apenas-algumas.html

Aline 10/10/2013

Divertido, mas no fim...
Me encantei por o livro, porque o achei muito divertido, os personagens são hilários. A historia já é bastante conhecida e existi varias adaptações, uma elas é da novela "O cravo e rosa" da rede Globo.

A historia acontece na Itália, o Sr. Batista pai de 2 filhas Catarina e Bianca.
Bianca sonha em se casar, mas Catarina que é a filha mais velha e pelo o costume tem que se casar primeiro comporta - se como uma fera e espanta todos os pretendentes.
Eis que aparece um homem corajoso chamado Petrúquio que aceita se casar com ela.

Só me decepcionei com o final. O sermão absurdo de Catarina.

Edmara 19/11/2013

A Fera Indomável.
Neste livro, retrata-se da história de Catarina, mais conhecida como fera, por colocar todos os pretedentes que aparecem para correr, mesmo passando da idade não pretende se casar e viver como dona de casa. Sua irmã mais nova, Bianca, romântica e sonhadora, pretende se casar e ter filhos, porém para ela se casar precisa primeiro que sua irmã Catarina se case. Uma história divertida, em enfase, a novela "O Cravo e a Rosa", foi baseada nesta história de Shakespeare.

Bruna 15/04/2011

Algumas obras de Shakespeare sempre me despertaram interesse. Entre elas, está A Megera Domada.

Não sei porque demorei tanto tempo para lê-la, uma vez que é uma história bastante curta, mas, quando o fiz, não era nada do que eu esperava.

Achei a história insossa, e algumas partes, enfadonhas. Ademais, detestei a transformação de Catarina - ela conseguiu ficar mais tonta que a irmã! Todavia, dou 2 estrelas ao livro por sua objetividade e pelas partes divertidas, como os diálogos entre Catarina e Petrúquio.

Mas ainda não desisti de Shakespeare.

Mariana 15/04/2012

A Megera Domada - W. Shakespeare
Meu interesse por Shakespeare é mínimo. Não gosto de ler peças e apesar de toda a balbúrdia ao redor dele, colocando o cara em um altar, a única obra dele que me interessa é Hamlet. Li A Megera Domada porque o filme "10 things i hate about you" é um dos meus preferidos. Chegando ao final da leitura, eu não consegui decidir se eu gostei ou não do livro. Acho que deixo minha opinião dividida entre duas partes da história, uma delas é amada e a outra odiada.

O dividor de águas foi o casamento de Catarina e Petrúquio. Na primeira parte, temos uma personagem que não abaixa a cabeça, que manda em si mesma e rebate as opiniões dos outros com as suas próprias opiniões fortes e decididas. Isso é notável porque uma mulher nessa época devia ser como o modelo de perfeição Bianca, irmã de Catarina. O mais notável é que Catarina é encarada como a Megera, a mulher indomável, apenas porque tem opinião.

E então, temos a segunda parte. Numa guerra de egos, Petrúquio sai vencedor e Catarina discorre sobre a obediência da mulher e a inferioridade dela. Simplesmente, eu não consegui engolir o desenrolar da trama.

FNEVES 04/02/2011

Divertida...
“O que não dá prazer não dá proveito.” – Bem conveniente a frase de Trânio.

“Pois é a mente que faz o corpo rico.” – Outra fase conveniente mais é essa é do asno do Petrúquio, que não deixo de concordar com ele.

Eu juro, pela filha da minha mãe, que não é muito bom ler Shakespeare.

JJ 26/11/2010

A edição da Martin Claret de A Megera Domada é perfeita para os amantes de literatura que desejam começar a ler os escritos daquele que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. Com um texto introdutório didático intitulado “Shakespeare e a Crítica” esse estudo que antecede a obra clássica explica o porquê do fascínio que o autor exerce e qual o alvo dos críticos ao seu trabalho.

No momento em que o autor desse texto trata da dicotomia fascinante das maiores peças de Shakespeare, misturando comédia e tragédia, poderia ter sido feita uma remição à fala do personagem Trânio no início do I Ato. É fácil imaginar o próprio Shakespeare, ao ser indagado sobre seu trabalho, usar as palavras de sua criação e dizer: “Não sejamos tão devotos das restrições de Aristóteles, que consideremos Ovídio como um proscrito digno de ser repudiado. Julgai a lógica com o conhecimento que tenhais dela e praticai a retórica com vossa conversação ordinária” (pgs. 41/42 da edição lida).

Destarte, A Megera Domada é o texto indicado para principiantes nos belos escritos do inglês. Apesar da gama de tipos, a trama é bem simples. Por tratar-se de uma peça dentro de outra e havendo personagens que se passam por outros, há exigência de total atenção. Todavia, é fácil consumir a história, muito bem dividida.

Longe de ser sua obra mais inesquecível, Shakespeare acerta em cheio no II Ato, separando este para o conflito direto entre Catarina, a personagem que dá título à peça e Petruchio, pretendente que tenciona domar a megera. Quando na Cena 5 do IV Ato em que Petruchio rebate Catarina até amolecê-la e se mostra bem sucedido em seu intento, fica claro um dos motivos dos admiradores do teatro anterior a Shakespeare criticarem seu trabalho. Isto porque A Megera Domada é uma trama totalmente desprovida de vilões. O que dita o ritmo da comédia de costumes é a transformação que os personagens passam, mais humanos do que a maioria daqueles criados por quase todos os artistas pré-shakespearianos.

O final machista e paternalista, pregando a idéia do homem como o Rei da casa soa claramente como uma ironia nos dias de hoje. Tenho dúvidas se o público da época entendeu da mesma maneira. Para que começa a ler Shakespeare é bom que se diga que não se deve parar com a leitura de A Megera Domada. Pode ser apenas o começa da descoberta de textos que marcarão o leitor pelo resto da vida.

Joice (Jojo) 24/10/2010

Queria ler "A megera domada" porque, reza a lenda, essa peça de Shakespeare serviu de base para um dos filmes que mais gosto: "10 coisas que eu odeio em você". Durante a leitura, realmente é possível identificar semelhanças entre um e outro - nomes de personagens e cenas, por exemplo - mas não gostei da história original.

Com todo o respeito à capacidade literária de Shakespeare, não sou partidária da forma que Petrúquio utilizou para dobrar a "megera" Catarina e, muito menos, do discurso que ela faz ao final da peça (talvez mais adequado à época do escritor).

Penso que vale a pena conhecer as obras de Shakespeare. E agradeço que seu trabalho tenha servido para a criação de outras obras bem mais agradáveis ao meu gosto.

Jéssica Stern 28/12/2010

um livro bastante interessante
e divertido e não é longo nem cansativo. E pra quem gosta do filme '10 coisas que eu odeio em você', este livro é perfeito (y)