A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

FNEVES 04/02/2011

Divertida...
“O que não dá prazer não dá proveito.” – Bem conveniente a frase de Trânio.

“Pois é a mente que faz o corpo rico.” – Outra fase conveniente mais é essa é do asno do Petrúquio, que não deixo de concordar com ele.

Eu juro, pela filha da minha mãe, que não é muito bom ler Shakespeare.

naniedias 21/09/2013

A Megera Domada, de William Shakespeare
Nova Fronteira - 120 páginas
Uma comédia divertida, embora extremamente machista (ou não...)!

Título: A Megera Domada
Título Original: The Taming of the Shrew
Autor: William Shakespeare
Ano Original de Lançamento: 1593
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Uma mulher destemida, independente e até mesmo um pouco brava. Com seu temperamento explosivo e confiante, acaba espantando todos os possíveis futuros consortes. Ao contrário dela, porém, sua irmã é um anjo e tem muitos pretendentes interessados nela.
Mas o pai das duas resolveu que a mais nova só poderá se casar depois que a mais velha encontrar um marido.

Já ouviu essa história antes, certo?!
Pois claro que sim!
Essa é a premissa de "A Megera Domada", clássico de William Shakespeare, poeta e dramaturgo da Inglaterra Elisabetana. Talvez você ainda não tenha lido o original escrito pelo Bardo (e está perdendo, garanto!), mas certamente já se deparou com ao menos uma das milhares de adaptações já feitas dessa obra.

Sabe aquela novela que a Globo não cansa de repetir?! Que já passou umas três mil vezes no Vale a Pena Ver de Novo? Tenho que dizer que eu assistiria se desse, porque ela é muito divertida...
Estou falando de O Cravo e a Rosa.
Claro que você já ouviu falar dessa história de Catarina e Petruchio, certo? Pois a trama principal dessa novela foi baseada no clássico do qual estou falando! E o nome dos protagonistas não foi escolhido à toa!

A trama original escrita no final do século XVI é protagonizada por Katherina E Petrucchio. Não pense, porém, que por já ter visto alguma adaptação conhece de cor a história. Garanto que Shakespeare tem surpresas para você! E algumas muito boas.
Eu nunca tinha lido o livro e me diverti bastante, inclusive com algumas gargalhadas, com o dramalhão dessa peça. Não é uma história séria ou com um forte ensinamento moral, é simplesmente uma comédia para fazer rir.

Entretanto, ao mesmo tempo que eu gosto da história eu desgosto. E vou explicar o porquê.
Primeiro a parte boa! É uma delícia ver uma protagonista tão forte, tão decidida, tão dona de sua vontade. Quase meio século depois, ainda é raro encontrar heroínas que não sejam frágeis, submissas e precisem de um verdadeiro herói... quão triste é isso?! Eu acho desesperador.

Ao mesmo tempo, porém, vem a parte triste. O livro foi escrito há quase quinhentos anos atrás... se o machismo ainda impera nos dias de hoje, nem preciso dizer o quão mais forte era há tantos séculos, certo?
A querida Kate (que, diga-se de passagem, não curte esse apelido), apesar de protagonista, poucas falas tem durante a peça. Além disso, acho que você já imagina qual seja o final do livro, certo? Não vou contar (apesar de pensar que tudo mundo já conhece! Hey, clássico do século XVI! Você pode até não ter lido, mas desconhecer completamente é meio difícil, né?!), mas é quase óbvio. A última fala de Katherina me fez odiar Shakespeare um bocado.
Ok, eu quase compreendo que só por ter imaginado uma personagem como Kate ele já fez algo grande... mas mesmo assim eu desejaria um final diferente.

Não sou a única a ficar dividida ao dizer se esta é uma peça misógina ou se no fundo está realmente querendo troçar com o ridículo que é a atitude machista ao finalizar a peça com aquele final.
Realmente é algo que dá horas de discussões acaloradas e te faz amar e odiar Shakespeare no processo...
Vamos discutir?! Quem quiser, no Facebook, no Twitter ou aqui mesmo pelo Disqus será um prazer falar sobre esse ponto da obra!

A edição da Nova Fronteira, que faz parte da coleção Saraiva de Bolso, não vale a pena!
A tradução não é péssima, mas também não é muito boa e a edição do livro está simplesmente horrível. Além de ser um livro de bolso, cuja qualidade já é inferior para oferecer um preço mais acessível ao consumidor (e nem acho que o preço está tão bom assim para uma edição que é tão fraca), a revisão e a diagramação também deixam muito a desejar.
Leia A Megera Domada, mas escolha outra edição!

A Megera Domada é um livro especialmente gostoso de ler, principalmente pela sua parte humorística que é bem bacana! Leia, se divirta e tire suas próprias conclusões sobre a misoginia (ou não!) do clássico.

PS: Está curioso sobre outras adaptações desse livro?! Basta dar uma rápida pesquisada na internet para encontrar várias histórias que se inspiraram em A Megera Domada, entre elas o lançamento da brasileira Marina Carvalho lançado pela editora Novo Conceito, Ela é uma Fera.

A minha adaptação favorita desse clássico é 10 Coisas que eu Odeio em Você, um filme americano de 1999 protagonizado por Julia Stiles e Heath Ledger. Se você ainda não viu essa versão cinematográfica do clássico shakespeariano, está perdendo não apenas uma história super divertida, mas também a melhor versão de Can't Take My Eyes Off You, interpretada pelo galã australiano que protagoniza o filme. Vale a pena assistir.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World

Aline 10/10/2013

Divertido, mas no fim...
Me encantei por o livro, porque o achei muito divertido, os personagens são hilários. A historia já é bastante conhecida e existi varias adaptações, uma elas é da novela "O cravo e rosa" da rede Globo.

A historia acontece na Itália, o Sr. Batista pai de 2 filhas Catarina e Bianca.
Bianca sonha em se casar, mas Catarina que é a filha mais velha e pelo o costume tem que se casar primeiro comporta - se como uma fera e espanta todos os pretendentes.
Eis que aparece um homem corajoso chamado Petrúquio que aceita se casar com ela.

Só me decepcionei com o final. O sermão absurdo de Catarina.

Dose Literária 30/10/2013

Como domar uma megera em apenas algumas páginas
Uma coisa que prometi para mim esse ano, foi ler peças. Eu não tenho costume com esse tipo de literatura, mas faz tempo que eu me sentia mal com o fato de gostar tanto das adaptações de Shakespeare para o cinema sem nunca ter lido nadinha de sua obra. Então eu quis me redimir e acho que comecei da melhor maneira possível. Uma comédia.
A Megera Domada é uma peça teatral de Willian Shakespeare que conta a história de um rico fidalgo chamado Batista Minola que tem o desejo de casar suas filhas Bianca e Catarina. O problema é que se de um lado temos a filha Bianca doce, meiga e submissa do outro temos Catarina, um verdadeiro diabo de saias!
Catarina não se submete aos pretendentes e os espanta com suas palavras ferinas e gênio difícil o que faz com que seu pai se preocupe em não lhe arranjar um casamento. Sendo assim ele decide que só irá ceder a mão de Bianca (que tem muitos pretendentes) quando Catarina estiver casada.

A partir daí começam as trapalhadas da história e é uma risada atrás da outra. Lucêncio, um dos pretendentes de Bianca resolve conversar com seu amigo Petrucchio que acabou de perder o pai e está louco para casar-se e aumentar o patrimônio da família. Então o que lhe interessou desde o início foi o dote da noiva e não se deixou assustar com os comentários de Lucêncio sobre o fato dela ser uma "megera". Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/10/como-domar-uma-megera-em-apenas-algumas.html

Mica 02/11/2013

Uma vez Catarina, outra vez Petrúquio: opostos se atraem?
Há muito tempo tinha o desejo de ler este romance, não por tratar de mais um que tem aqueles "blá-blá-blás" rotineiro e comuns em todos os livros que já lemos ou ouvimos falar por aí.
Não significa, com essa análise, que eu como leitora irei desde já julgar as obras dos autores, é apenas uma visão de alguém que ver a fantasia, mas não se entrega de vez as ilusões que o cinema adapta desses volumes...enfim, voltando a questão.
O livro 'A megera domada' é um dos clássicos mais lidos e procurados em todo o mundo, certamente por ter como escritor William Shakespeare - particularmente, era um excelente roteirista de teatro dramático e sensível romancista no que tange as razões do que é amor, ser amor e viver de sentimentos semelhantes a este, razão pelo qual nenhum ser humano vive sem ter passado por isto - neste conto, Shakespeare busca usar de métodos nada convencionais em atrair dois personagens tipicamente rudes, "indomáveis", intolerantes a palavras incoerentes. Catarina e Petrúquio, sejam assim ditos, são a própria forma do romance, são fogo e gelo, água e vinho, luz e escuridão, entretanto algo em comum atraem-nos: dominar sem ser dominado!
O que quero dizer deste conto é que sempre haverá em um relacionamento uma parte que possa transformar o companheiro(a) em alguém melhor e mais coerente, sem dogmas, nem "cabresto", pra que essa pessoa seja ela mesma, porém natural e sensível as coisas mais comuns e livres da vida.
Para concluir esta resenha deixo como questão um pequeno trecho da fala de Catarina:
"- Vamos, vamos vermes teimosos e impotentes. Também já tive um gênio
tão difícil, um coração pior. E mais razão, talvez, pra revidar palavra por palavra, ofensa por ofensa. Vejo agora, porém que nossas lanças são de palha. Nossa força é fraqueza, nossa fraqueza, sem remédio. E quanto mais queremos ser, menos nós somos. Assim, compreendido o inútil desse orgulho..."

Cíntia Mara 16/07/2011

Nunca fui fã de ler roteiros e peças. Aliás, foram pouquíssimos os que já li. Por isso o início da leitura foi difícil. E no final, acabei gostando menos do que esperava. Achei estranho, tudo muito rápido, a relação de Bianca com Lucêncio foi meio confusa, e a “transformação” de Catarina muito forçada. Esperava mais pra uma história cuja premissa é excelente.

Um ponto interessante e, pelo que vi na internet, bastante controverso é a questão do feminismo x machismo na relação de Catarina e Petrucchio. Alguns acham que a obra exalta o feminismo e que Catarina apenas fingiu ter sido domada. Eu fico com os que a acharam totalmente machista. Devo dizer que, para mim, ambas as correntes são igualmente repugnantes (sou a favor do “igualismo”), por isso não simpatizei nem com o comportamento de Catarina, nem com o de Petrucchio.

Num balanço da leitura, digo que foi razoável. A história é bacana e valeu por conhecer um dos mais famosos escritores de todos os tempos. Nunca tinha lido nada de Shakeaspere, apenas adaptações, e, apesar de não ter gostado muito desta, pretendo ler outras de suas obras.

Bruna 15/04/2011

Algumas obras de Shakespeare sempre me despertaram interesse. Entre elas, está A Megera Domada.

Não sei porque demorei tanto tempo para lê-la, uma vez que é uma história bastante curta, mas, quando o fiz, não era nada do que eu esperava.

Achei a história insossa, e algumas partes, enfadonhas. Ademais, detestei a transformação de Catarina - ela conseguiu ficar mais tonta que a irmã! Todavia, dou 2 estrelas ao livro por sua objetividade e pelas partes divertidas, como os diálogos entre Catarina e Petrúquio.

Mas ainda não desisti de Shakespeare.

Mariana 15/04/2012

A Megera Domada - W. Shakespeare
Meu interesse por Shakespeare é mínimo. Não gosto de ler peças e apesar de toda a balbúrdia ao redor dele, colocando o cara em um altar, a única obra dele que me interessa é Hamlet. Li A Megera Domada porque o filme "10 things i hate about you" é um dos meus preferidos. Chegando ao final da leitura, eu não consegui decidir se eu gostei ou não do livro. Acho que deixo minha opinião dividida entre duas partes da história, uma delas é amada e a outra odiada.

O dividor de águas foi o casamento de Catarina e Petrúquio. Na primeira parte, temos uma personagem que não abaixa a cabeça, que manda em si mesma e rebate as opiniões dos outros com as suas próprias opiniões fortes e decididas. Isso é notável porque uma mulher nessa época devia ser como o modelo de perfeição Bianca, irmã de Catarina. O mais notável é que Catarina é encarada como a Megera, a mulher indomável, apenas porque tem opinião.

E então, temos a segunda parte. Numa guerra de egos, Petrúquio sai vencedor e Catarina discorre sobre a obediência da mulher e a inferioridade dela. Simplesmente, eu não consegui engolir o desenrolar da trama.

FEbbem 20/11/2009

A MEGERA DOMADA

Muitos hão de alegar que uma resenha sobre as obras de Shakespeare é ultrapassado, inútil e impraticável. Mas como bom quebrador de regras que sou, vou me arriscar a discorrer sobre uma das mais vistas e conhecidas comedias do Bardo Inglês – A Megera Domada.
Em uma época em que ser apenas bela e elegante á uma donzela pouco valia se esta não tivesse a oferecer um dote significante e atraente, viveu Catharina, Filha de Batista e irmã da tão estonteante Bianca.
Catharina semeava o pavor entre os homens, por seu temperamento genioso, cruel e abominável e não havia sequer um homem em Pádua capaz de desposá-la, mesmo sendo o seu pai, Batista, um grande comerciante e homem poderoso da cidade do nordeste italiano.
Sua crueldade tinha como único fundamento, causar infortúnio à bela Bianca, por esta ser a preferida de seu pai; como era de costume, Batista só autorizava que Bianca se casasse, depois de Catharina, e mesmo prejudicando a si própria, Catharina tinha em mente a infelicidade eterna de sua irmã caçula; já que esta possuía vários pretendentes, Lucêncio, Grêmio e Hortênsio.
E foram estes, que deixaram suas desavenças de lado, e de forma amigável, tendo em comum o mesmo objetivo, arquitetaram um plano no qual encontrariam “um louco” para que este desposasse Catharina, mesmo sabendo que a missão se não impossível era de veras muito difícil. Eis que surge Petrucchio, velho amigo de Hortênsio, que padece na falência, vendo em Catharina o que ninguém antes pudera ver, se atreve a pedir a mão da mesma imediatamente, com o propósito de recuperar sua riqueza outrora perdida.
Condenada por muitos como uma obra machista, esta comedia de Willian Shakespeare, tem grande repercussão ate nos dias de hoje, sendo novamente apresentada em varias versões, seja nas telas do cinema (como no filme de 1967, estrelado por ninguém menos que Elizabet Taylor e Richard Buton), em novelas (O Cravo e a Rosa – GLOBO – 2000), e nos teatros ao redor de todo mundo.
É preciso se ambientalizar em uma época em que o amor pouco valia, e que casamentos eram feitos à base de favores financeiros; ter uma visão medieval para que possa ser possível a compreendida a intenção do autor em relação ao humor e o inesperado. E não tratar a comedia como uma obra de criação chauvinista e ultrapassada de alguém que é mundialmente conhecido por ser o pioneiro do romantismo.

LaFilipe 31/12/2009

AMOR ATEMPORAL E ANORMAL
Uma obra prima da coméda de Sheakspeare. Catarina e Petrucchio ainda arrancam risadas de leitores do século XXI e inspiram histórias de amor. Semelhanças entre O Machão, O Cravo e a Rosa e 10 Coisas que Eu Odeio em Você não são mera coincidência.

Edmara 19/11/2013

A Fera Indomável.
Neste livro, retrata-se da história de Catarina, mais conhecida como fera, por colocar todos os pretedentes que aparecem para correr, mesmo passando da idade não pretende se casar e viver como dona de casa. Sua irmã mais nova, Bianca, romântica e sonhadora, pretende se casar e ter filhos, porém para ela se casar precisa primeiro que sua irmã Catarina se case. Uma história divertida, em enfase, a novela "O Cravo e a Rosa", foi baseada nesta história de Shakespeare.

Bárbara 27/12/2013

A Megera Domada conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se casar achando que perderia sua independência e se tornaria submissa. Assim, ela afasta todos os que desejam se casar com ela de uma forma nada delicada, através de gritos e faltas de educação ela ganha fama de megera. No entanto, Catarina sente que desse jeito atrapalha a vida da irmã mais nova Bianca, que é o oposto da megera, meiga, delicada e gentil, pois seu pai, muito tradicional, só permitirá que a mais nova se case depois da mais velha.

Os pretendentes de Bianca, cientes da decisão do Sr. Batista Minola resolvem arrumar um pretende para Catariana, ai surge Petrucchio amigo de Hortêncio, um dos pretendentes de Bianca, que chega á Pádua a procura de uma noiva com bom dote para aumentar sua fortuna. Petrucchio ao saber da fama de Catarina e querendo ajudar o amigo resolve pedi-la em casamento disposto a domar a fera.

site: http://fontesdeilusoes.blogspot.com.br/2013/08/a-megera-domada.html

Bruna 11/06/2013

A história é simplesmente encantadora, a maneira como os fatos ocorrem, dá uma vontade de entrar dento da história. Para mim quem estava mais para "megera" no livro era o marido de Catarina, haha, mas naquele tempo as coisas eram muuuuuito diferentes, só fiquei com curiosidade porque, não foi contado o que aconteceu com Sly. Enfim, uma obra magnífica!