A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

iagofelipeh 14/05/2020

Ele se garante...
Shakespeare novamente magistral na arte da comédia!

Primeiro deixo registrado que "cortejei" duas traduções durante a leitura: a de Millôr Fernandes dessa edição e também a grandiosa tradução da rainha do teatro Bárbara Heliodora, cujos empreendimentos em transpor Shakespeare para o Português. São extremamente elogiadas, sendo consideradas, portanto, as melhores traduções de sua obra; portantoas que mais se aproximam da mensagem retratada pelo autor, além de reproduzir muito bem o lirismo e a poesia presente no texto. Já Millôr é também bem competente, trazendo uma versão mais prosaica e com tiradas levemente mais infames, tendo em vista sua veia humorística.

Em segundo lugar, afinal, esta é uma obra machista? Shakespeare era um "macho escroto" e eternizou a misoginia em suas obras? Embora a trama seja de fato permeada por uma tradição patriarcal (subentendendo, desse modo, uma necessidade das figuras femininas submeterem-se aos seus amos, devendo-lhes obediência e servidão), é temerário estigmatizar um autor sob um viés anacrônico, além da impressão errônea típica de quando se tira, sem escrúpulos, a parte pelo todo.

A sociedade de William Shakespeare era infelizmente machista sim, e não há como não ver tais resquícios em sua obra que, além de ser um registro visceral da natureza humana, não deixa de ser também um registro histórico através da literatura e tradição teatral. Embora esse texto tenha alguns desses elementos, basta uma análise mais profunda pra notar que de fato é um problema estrutural, sendo o próprio pai responsável pelo jeito imperioso e mesquinho da tal "megera". As artimanhas utilizadas por Petrúquio, nada ortodoxas ou razoáveis na vida real, não passam de ferramentas para alcançar seus objetivos quando, nas entrelinhas, nota-se um sujeito, no mínimo, carinhoso e que entende o valor de uma dama. Há diversas agressões físicas durante a trama, mas nenhuma desferida contra alguma mulher. Pelo contrário, Catarina agride Petrúquio e, mesmo a ameaça que ele desfere em seguida é também um modo dentro da lógica criada no enredo para "domá-la".

Outrossim, não podemos nos esquecer do teor humorístico extremamente arraigado nesse clássico teatral, principalmente pelo fato de que, ao que tudo indica, toda trama principal era apenas uma peça para a realização de uma pegadinha com um bêbado que aparece no início. Shakespeare apresentou personagens feminina muito fortes e subversivas, como em O Mercador de Veneza, temos Pórcia como a personagem mais sagaz, mais inteligente, sem dúvidas quem mais se destaca! É uma mulher a frente de seu tempo, atua como advogada mesmo antes de mulheres serem aceitas no ramo jurídico. Shakespeare sabia muito bem que não havia diferenças potenciais entre os sexos, todavia vivia num contexto de supremacia masculina.

Me alonguei ao tratar sobre situações periféricas. Tratar do mérito em si é a questão mais prazerosa (e não irei entrar em mais detalhes), uma vez que é de uma qualidade acima da média. W.S. é extremamente crítico, irônico e até metalinguístico. Sem dúvidas uma aula pra quem curte comédias teatrais. Leiam, vejam também os textos de Heliodora sobre. Aproveitem este que foi único na história!

Sayonnara 22/05/2020

Sei que o texto retrata costumes de outra época, mas a vontade de voltar no tempo e chacoalhar Shakespeare foi grande. Gostei muito da personagem Catarina, ela demonstrou uma adaptação, em vista das mudanças que ocorreram em sua vida, muito inteligente. Não está sendo fácil ler teatro, mas sigo determinada a acompanhar o projeto da Tatiana Feltrin.

Maria.Batagin 07/10/2022

Rindo demais
Megera Domada´ é uma bela comédia de costumes, repleta de movimento e alegria. É a história da indomável Catarina e de Petruchio, o fidalgo de Verona, seu pretende.
Tivemos uma novela com essa peça.

Jessika.Frizzero 14/07/2021

Eu já tinha lido as adaptações e assistido diversos filmes, series e novelas inspiradas nessa peça.
Sempre foi a minha preferida do autor, guardada às devidas datas de publicações, porque ler essa peça com o olhar de hoje é difícil de aceita-la, mas entendendo-a com os olhos do passado é uma das melhores na minha opinião.
Para quem gosta de teatro e de Shakespeare, recomendo muito.

Ju Nancy 03/03/2023

Um livro cheio de polêmica, mas muito engraçado. Não sabia que precisava ler esse livro até finalizá-lo :)

Thaís de Souza 08/12/2021

A megera domada
Uma encantadora comédia que gira em torno das confusões que os pretendentes de Bianca causam. Confesso que algumas passagens me deixaram incomodada visto a sociedade que vivemos atualmente, para apaziguar esse incomodo acredito fielmente que esta peça foi escrita como uma crítica aos costumes da época. É uma rápida e clássica leitura.

yvnvitx 13/12/2021

A Megera Domada, De William Shakespeare
A peça de comédia de Shakespeare trata de duas irmãs, Bianca que é doce e gentil e Catarina que tem a fama de ser rude e grosseira, ambas lindas. O Plot tem início quando o pai dss duas decide que só vai deixar que Bianca se case quando Catarina, que já estava um tempinho encalhada, arranjasse um pretendente, isso faz com que os candidatos a par de Bianca se mobilizem para encontra alguém corajoso o suficiente para "domar" Catarina.

A peça é muito boa, muito gostosa de se ler, Shakespeare sabe utilizar as palavras e metáforas de forma impecável, além de criar personagens muito originais e momentos para lá de engraçados.

O único problema do livro pra mim foi o machismo exagerado, principalmente no fim da história, chega a ser caricato de tão machista algumas passagens.

Eu que não gostava de Shakespeare, me transformei num grande fã o bardo sabe brincar com as palavras e pintar sentimentos como nenhum outro

_.evequeiroz 19/05/2021

Rasoavél
A princípio eu não gostei desse livro, mas eu entendo que é um livro de época e essa era a visão deles na época. O livro de fato tem algo cômico, ri em muitas partes dele entretanto, a ?moral? da história é péssima, ridícula e extremamente machista. Eu estava gostando até a parte em que a Catarina chega na casa do Marido, dali para frente só foi ladeira abaixo. O discurso que ela deu repreendendo as amigas pq o marido tinha mandado, mds, me deu nojo. Foi triste ver a Catarina perdendo sua personalidade. Esse livro retratou um relacionamento abusivo, o marido dela deixou ela passando fome para que ela o obedece-se, fazendo isso dizendo que a amava e dizendo que era o melhor para ela.

Conclusão: O livro é bom até certo ponto, depois disso só retrata uma história extremamente machista. Conheço algumas outras obras de Shakespeare, e essa, de longe, não é a melhor delas.

casteloale 28/10/2021

Uma baixaria
Logo no primeiro ato, temos uma palhaçada, alguns homens nobres pegam um bêbado que está desmaiado em um bar e o levam para uma casa chique, adornando ele com coisas caras e o fazendo acreditar que ao invés de ser um bêbado é um homem muito rico, mas que vive acamado delirando.

Com o intuito de fazer com que ele acredite nisso, os homens que pregam a peça, mandam que um pajem se vista de mulher e se passe por sua esposa e pedem a grupo de atores que façam a encenação de uma peça para o ?nobre?.

A peça que encenam é justamente sobre uma megera, chamada Catarina, que além de ter uma língua afiada, não leva desaforo para casa. Ela tem uma irmã, Bianca, que além de ser bonita e delicada, também é um poço de educação, com quem tantos homens sonham em se casar.

O grande problema da trama é que o pai das duas irmãs, Batista, nobre homem e de grandes posses, não quer casar Bianca, a filha mais nova, sem antes casar Catarina, sua filha mais velha. Mas a barreira principal, é que ninguém quer casar com Catarina, por causa de sua fama de ?mulher do diabo? e de ?megera?.

Os pretendentes de Bianca começam então a caçada por um marido que aceite casar-se com Catarina, pois só assim, terão permissão para cortejar a tão amada Bianca.

É aí que surge Petrúquio, um homem destemido e também cheio de posses, que se atreve a cortejar Catarina, garantindo que irá conquistá-la e casar-se com ela, e aí começa sua ?batalha? tentando domar a megera, que para muitos é indomável.

É um livro bem fácil de ler, apesar de ser clássico, eu sorri bastante porque a história tem muita fofoca e muita confusão, fora os trocadilhos de p*t*ria que te fazem gargalhar de rir. Recomendo muito pra quem quer começar a ler Shakespeare.

Gabriele487 21/04/2022

Gostei, mas não tanto quanto "Romeu e Julieta", foi uma leitura agradável e eu queria muito ler o livro que inspirou um dos meus filmes favoritos; "10 coisas que eu odeio em você"
Foi interessante, Shakespeare não decepciona!

gabi 04/05/2022

doido
assim, acho que se eu não tivesse um apego muito forte pela novela o cravo e a rosa, teria gostado menos desse livro. é fácil e bobinho, e tem que ter sempre em mente a época em que foi escrito pra não passar um pouco de raiva

erika 22/03/2020

Pura metalinguagem
Encenação dentro de encenação, enganação atrás de enganação, essa comédia de Shakespeare é uma leitura gostosa e fluida, muito embora o enredo não esteja entre os meus favoritos do Bardo.