A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Beatriz.Linhales 05/04/2021

10 coisas que eu odeio em você é inspirado nessa peça
Título apelativo pra influenciar todo mundo a ler essa coisa linda!!!
A cada nova cena você tem a impressão de que já leu isso em algum lugar e sim, você leu e ouviu e viu e vivenciou isso a sua vida inteira. É um clássico que tomou um lugar tão forte na história, que até hoje se fazem livres adaptações e obras inspiradas nessa história. 10 coisas que odeio em você está nessa lista, mas poderia ficar aqui citando mais 100000!
É muito legal ver o tanto de coisa pode surgir de uma ideia só. Não se deixem acanhar por ser do Shakespeare, é leve e bem humorado, além das gargalhadas que se dá no meio do caminho. :)

manu 09/04/2021

talvez seja porquê não estou acostumada com esse modelo de escrita (roteiro) mas o livro foi confuso pra mim diversas vezes principalmente pela quantidade de personagens
além disso também esperava uma melhor construção da personagem kate e acabei me decepcionando com o final mas no geral foi uma experiência interessante e o livro tem suas partes boas

Lari 22/04/2022

Minha segunda obra lida de Shakespeare
Uma peça extremamente engraçada, porém é lamentável que muitos considerem a obra sexista. Em considerações gerais do livro eu pensei que fosse ter um desenvolvimento melhor em termos de "domar a megera" kkk foi algo que me decepcionou um pouco, o desenvolvimento do casal, eu gostei bastante acredito por estar bem familiarizada com várias adaptações dessa obra como: a novela o cravo e a Rosa, ou por exemplo o filme: 10 coisas que odeio em você, é uma boa peça como falas bem humoradas, e bastante alfinetadas,porém não gostei muito do final, do discurso da Catarina.

Maria 09/10/2022

nnsei dar título
dei sinceras risadas e não sei se foi por realmente ser engraçado ou pelo humor quebrado

de qualquer forma foi uma leitura legal
vero 09/10/2022minha estante
Sou assim kakakaka

Gab 22/05/2021

Shakespeare É BOM SIM
Foi minha primeira experiência com Shakespeare e eu adorei! Os personagens são muito engraçados e bem feitos, a história é interessante e claro a confusão e briga que desde aquelas tempos são um claro entretenimento.
Recomendado!

Marreco. 30/08/2023

Sois um móvel!
Uma verdadeira comédia, não lembro da última vez que eu ri tanto de um papel.

Não foi bem essa a edição que eu li, mas na falta da correta vai essa, mesmo. Fiquei meio receosa quanto a fidelidade da tradução após ler umas resenhas, mas o original vai ter que esperar.

Sempre leio Shakespeare rapidinho, mas esse aqui superou, só larguei quando já tinha terminado. Os enredos secundários não me prenderam taanto assim, mas gostei de ver como ele vai dando nó e amarrando firme a história. Fiquei um pouco surpresa com a capacidade de fazer humor de alguém viveu sérios séculos atrás, essa já se tornou minha peça favorita dele. Como tenho uma sede por reclamar, digo que o final forçou demais minha simpatia, mas se a gente forçar um pouco mais e pensar na extrema submissão de Catarina como além de algo que ela só aceita por aceitar seu "lugar de mulher" e ver isso com uma estratégia para levar a vida que quer, as coisas melhoram. E, se alguém aqui souber outra forma de domar uma megera...

Florence7 16/04/2022

A megera foi domada?
Essa é a segunda peça teatral de Shakespeare que eu leio e eu amei! O livro conta sobre duas irmãs que vivem brigando, uma é a santinha e querida e a outra é o próprio cão. Em determinado momento é estabelecido que a jovem bondosa só poderá se casar com um de seus pretendentes se sua irmã (a megera) se casar primeiro. E é aí que entra Petruquio, que tenta doma-la e faze-la ser mais gentil.
Achei o livro muito bom e muito rápido de ler. Se parar para reparar tem várias críticas socias sobre coisas que aconteciam naquela época e que acontecem nos dias atuais também.
Recomendo a leitura!

Reccanello 18/05/2023

Pastelão
Uma comédia bem pastelão, parece, bem ao gosto da época. Divertida, simples e atemporal, que influenciou e inspirou dezenas de outros trabalhos pelo mundo. Vale a pena conhecer a história do bronco Petrucchio e da briguenta Catarina.

Shirley.Peixe 16/10/2020

Relacionamentos no Sec. XVI.
Complicado uma leitura dessas se baseando nos dias de hoje, então já aviso quem for ler para se prepararem.
A leitura é fluida - após identificarmos bem os personagens, tem doses de humor que me divertiram bastante.
O enredo me surpreendeu pois, apesar de ter ótimas obras inspiradas, são exatamente isso, inspiradas. Dá pra reconhecer alguns personagens, algumas cenas, algumas citações, mas a forma como a história vai sendo construída é bem particular, então foi uma experiência completamente nova.
Mas, nem tudo são flores e, numa época onde está em alta falar de machismo, os rumos dados podem incomodar algumas pessoas.
Então, se você for uma dessas pessoas, recomendo as obras inspiradas que já assisti - e acredito que a maioria que hoje lê este livro também já viu, como "O Cravo e a Rosa" e "10 Coisas que Odeio em Você". São adaptações em épocas mais avançadas e com mais delicadeza e romantismo.
Façam suas escolhas, e enquanto a mim gostei da experiência e quero ler mais de Shakespeare.

Obs: Achei interessante como o livro dá menos ênfase à Catarina e ao Petruchio, como as adaptações dão.

Meury3 17/09/2020

Diversão garantida aliada a genialidade de Shakespeare!!!
Procurei ler a peça levando em consideração o período em que foi escrita, e o resultado foi a possibilidade de me deliciar e divertir com um texto único, inteligente, sarcástico, uma peça dentro de outra peça, escrita por um dos maiores escritores de todos os tempos.

(...) Pois é a mente que faz o corpo rico. E assim como, através das nuvens mais espessas, o sol irrompe, assim a honra brilha nas vestes mais humildes.

Bruno 05/06/2022

Um bom jeito de começar a ler Shakespeare
Este foi meu primeiro contato com o autor e li sem grandes expectativas, porém me surpreendi positivamente.

A obra apresenta um enredo e personagens interessantes, conseguindo me arrancar algumas risadas.

O único personagem que odiei foi o Petrúquio. A forma convarde com que ele ?doma? sua esposa me incomodou bastante. Catarina não era um amor de pessoa, mas não merecia casar com alguém como ele.

Ao contrário da obra, que tenta nos convencer que Catarina é um ?demônio?, eu a vejo apenas como uma pessoa que, por falta de atenção paterna e também por ofuscamento de sua irmã mais nova, ?criou? essa personagem megera para se proteger.

Duda 05/02/2022

Não foi o que eu esperava.
Já começo dizendo que li por causa da novela!
Gosto muito de Enemies to lovers e esperava algo nesse tipo; a novela tava passando e achei engraçado e legal o jeito que a Catarina e o Petruquio se bicavam, como não sou de assistir novela fui procurar o livro (que é bem curtinho) para saber mais e ver melhor o desenvolvimento desse relacionamento, resultado: quebrei a minha cara.
Primeiro pq, por algum motivo que não sei qual, esqueci que Shakespeare escrevia peças para teatro e não livros como estamos acostumados hoje.
Segundo pq achei que estava lendo o livro errado pq começa com um Lord trolando um bêbado, ou seja A megera domada é uma peça dentro de uma peça.
Terceiro, o relacionamento é 0% desenvolvido e a troca de farpas só teve uma vez. O restante é ele tratando ela mal para burro e não deixando ela comer e dormir com a explicação de que era por amor, para "domar" a megera.
Quarto, mal aparece dinâmica entre os dois, aparece mais os homens fazendo de tudo para casar com a irmã mais nova da Catarina.
Quinto pq não entendi essa "desmegeralização" da Catarina. Depois fui procurar e vi várias outras resenhas explicando o que se quis dizer, mas mesmo assim continuo sem entender e ver sentido.
Sexto pq é chato para car@lho.
Mas agora já posso dizer que li Shakespeare!
Kkkkkkkkk
voaveronica 10/02/2022minha estante
irmã, achei a sua resenha bem corajosa, concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas assim.. acho que têm-se que levar em consideração muito mais coisas do que as que você pontuou, exemplo: achei que o livro era uma "sátira" aos costumes da época e por ser uma comédia é normal ser tão escrachado assim (o desespero dos homens para se livrar de Catarina).

Ellen 21/09/2021

Não foi dessa vez, Shakespeare
"Quando dois fogos violentos se defrontam, consomem logo tudo que lhes alimenta a fúria."
Eu achei o começo muito bom, me prendeu até, por ser comédia. Mas com o passar da leitura, eu percebi umas coisas que para a época poderia ser razoável, mas hoje em dia (ainda bem) não é aplicável. Pesquisei e vi uma peça recente com a inversão de papéis de Petrúcio e Catarina que me agradou muito, onde é a mulher que tem o controle.
Não posso julgar Shakespeare por retratar algo comum da época, mas o livro realmente não me agradou porque não faz parte daquilo que acredito.
Lilian.Cava 21/09/2021minha estante
Nossa, comigo foi a mesma coisa. Começou engraçado e cada vez ia ficando mais sem graça, no sentido de que o machismo da época mesmo foi me incomodando. Gostaria de ver essa peça que tu citou, vou procurar. ?

Ellen 21/09/2021minha estante
Exatamente, Lilian.Cava. Eu vi apenas um trecho dela no youtube, mas já aliviou muito ver que no teatro eles fazem essa adaptação.

Tamires 28/02/2020

Difícil
Tive dificuldade de acompanhar. Me confundi com os personagens. Tinha que ler várias vezes pra entender o que estava acontecendo. Mas bem, desvantagens de peças né. São praticamente só diálogos. Sem descrições...
rebeccavs 28/02/2020minha estante
Eu tive a mesma sensação ao ler Sonho de uma noite de verão. Além da linguagem arcaica da época que foi traduzida, precisei reler alguns trechos pra saber o que ocorria.

Tamires 28/02/2020minha estante
Pois é... Acho que é pq é peça né... Tô lendo um Shakespeare por mês. Uma hora vou ler Sonho de uma Noite de verão.