A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

@ALeituradeHoje 16/03/2021

Não foi pra Mim
Meu primeiro Shakespeare... nao sei se não tô no clima, se denovo, fui com muita sede ao pote, o fato é que não me conquistou.
Achei machista ao extremo (entendo a época que foi escrito, mas não consigo desligar muito qdo o tema é machismo).
Quem sabe um outro momento, um outro livro dele... enfim...
Faffys 16/03/2021minha estante
Adoro Shakespeare, mas tb foi oq menos gostei até agora. Recomendo o Mercador de Veneza. Espero que goste mais.

@ALeituradeHoje 16/03/2021minha estante
Aaa. Vou ler. Tenho aqui. Fiquei bem triste porque tava ansiosa pra Shakespeare,.. mas faz parte, né...

Marta Skoober 17/03/2021minha estante
Olhando por esse viés talvez você ache As alegres matronas maus interessante. Embora da Megera tenha visto a história mais como crítica do que como apologia, mas posso estar redondamente equivocada.

@ALeituradeHoje 18/03/2021minha estante
Então Marta... eu fiquei pensando muito no meu sentimento. Será que eu exagerei? Não sei... vou anotar As Matronas. Quem sabe...

Jessika.Frizzero 14/07/2021

Eu já tinha lido as adaptações e assistido diversos filmes, series e novelas inspiradas nessa peça.
Sempre foi a minha preferida do autor, guardada às devidas datas de publicações, porque ler essa peça com o olhar de hoje é difícil de aceita-la, mas entendendo-a com os olhos do passado é uma das melhores na minha opinião.
Para quem gosta de teatro e de Shakespeare, recomendo muito.

bobbie 13/04/2022

Deliciosa!
Esta peça do grande bardo inglês é deliciosa. Que personagens principais incríveis são Patruquio e Catarina (esses mesmos, que inspiraram a novela global O cravo e a rosa). Que cena incrível é a da primeira interação do futuro casal: sacadas e tiradas ácidas, debochadas, certeiras, escritas sobre o gume da faca da comédia. Enquanto lia, eu praticamente conseguia me enxergar na plateia de um teatro elizabetano assistindo à encenação. A peça envelhece mal porque tal transformação de uma mulher, de maneira que é literalmente domada, como diz o título, não é mais tolerada nos dias de hoje. Mas a genialidade de Shakespeare pulsa nessa peça.

Gabi 21/06/2021

A única coisa que eu gostei desse livro é que a bianca tem mais personalidade que a catarina e fica com o homem que ela gosta no final. De resto, a única coisa que gostei foi a linguagem e o fato de ser bem rápido de ler.

Cris 08/11/2020

A megera domada
A Megera Domada é uma comédia escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare. A peça passa na cidade de Pádua, situada no nordeste da Itália, e narra a história de Catarina, uma das filhas do senhor Batista Minola e de Petrúquio. Recomendo a leitura!

carlos 13/02/2020

Com ironia ou não, A Megera Domada é uma representação brutal da forma como mulheres eram tratadas e comercializadas para casamento na sociedade da época.

Nessa releitura, o que mais me pegou de surpresa foi que eu não me lembrava do quão pouco a Katherina de fato aparece. Sua personalidade de megera é mais em teoria do que na prática – em cena, seu temperamento forte e atos de agressividade nunca são gratuitos, e mesmo assim ela é constantemente pintada como alguém com quem é difícil de lidar.

No geral, é uma leitura bem incômoda pra mentalidade da sociedade da contemporaneidade – não dá nem pra dizer que é uma peça divertida porque boa parte da graça é às custas da vilanização de uma mulher que simplesmente discorda de homens e fala por si mesma.

Pensamentos contemporâneos à parte, gosto mais da premissa da história do que do desenvolvimento em si – toda a questão de a irmã mais nova não poder casar antes da mais velha, cuja exposição cobre o primeiro ato. O prólogo também sempre me pareceu dispensável, apesar de gostar do conceito de uma peça dentro de outra peça. Megera não é a comédia que menos gosto de Shakespeare, mas também está longe de ser uma das favoritas.

Midi.Gomes 15/02/2020

Ler este clássico me fez questionar a essência da comédia. Com algumas ressalvas, o que faz algo continuar sendo engraçado mesmo transcorrido 500 anos?
Porque pessoas hoje em dia ou num passado bem recente fazem humor que não são bem aceitos. E alguém de séculos atrás, cria uma obra que foi considerada engraçada na sua época, e diante da sociedade atual continua tendo graça. Será que é porque ele está diante de uma nova sociedade, mas o ser humano (em sua essência) continua o mesmo? É algo interessante.

Luiza Riveiro 16/02/2020

Uma peça incômoda, mas necessária
A megera domada, de William Shakespeare, é uma peça controversa e incômoda.
Katherine é uma mulher ?intoleravelmente brusca, irritada e voluntariosa?, conhecida como megera. Sua irmã, Bianca, é o oposto: doce e delicada, é desejada por todos. Apaixonado por Bianca, Hortensio fica desesperado ao saber que Bianca só poderá casar depois da irmã mais velha e pede que Petruchio case-se com Katherine. Petruchio, então, procura ?transformar uma Katherine selvagem em uma Katherine submissa como as outras gatinhas caseiras?. Ao longo da peça, fica claro o motivo de Katherine ser uma megera: o defeito não é a falta de educação, mas sim sua não submissão ao homem. É interessante notar, também, as técnicas de Petruchio para domá-la. ?Ela, hoje, nada comeu, nem comerá. Não dormiu a noite passada, nem dormirá esta noite?. Ele age de forma pior do que Katherine, mas, por ser homem, ninguém o julga.
Considerando essas questões, essa é uma peça que deve ser abordada com cuidado. É muito fácil lê-la com olhos de leitor do século XXI e, por conta disso, abominá-la completamente. Precisamos lembrar que ela foi escrita entre 1590-1592. Sua leitura deve sim desencadear discussões sobre o papel e os direitos da mulher, mas sem invalidar a obra em si. É uma obra interessante que merece ser discutida.

Se você gostou desta resenha, não deixe de dar uma olhada no ig literário @nocaminhoumlivro Lá, eu e minha amiga Isa postamos resenhas, indicações, trechos e fazemos leituras conjuntas!

agathatriste 18/07/2022

A novela da Globo, O Cravo e a Rosa, foi inspirado nessa peça de 1594 livro e foi o que me levou a essa leitura. Os mesmos personagens principais da novela Batista e suas filhas Bianca retratada como a moça bela e com muitos pretendentes e sua irmã Catarina conhecida por ser uma megera, que não quer se casar. No entanto, Batista só permitiria que Bianca se casa-se, após o casamento de Catarina. Petrúquio é um homem tosco e vê em Catarina a oportunidade de ganhar um bom dote e de doma-la através do casamento.

Diferente da novela, no livro, Catarina é apenas uma pessoa querendo um espaço dentro de toda adoração a Bianca. Apesar de ser uma sátira sobre o casamento e a idealização da mulher perfeita para casar no século XVI. Confesso que esperava que Catarina resistisse mais esse homem tosco. Envelheceu mal, mas não perdeu a genialidade da escrita! Um clássico que teve seu sucesso garantido na nossa sociedade do século XXI pela novela da globo que é primorosa!

Maria.Batagin 07/10/2022

Rindo demais
Megera Domada´ é uma bela comédia de costumes, repleta de movimento e alegria. É a história da indomável Catarina e de Petruchio, o fidalgo de Verona, seu pretende.
Tivemos uma novela com essa peça.

lucas_leituras 05/01/2022

Um clássico
A Megera Domada é uma das obras de Shakespeare que devorei, não que as outras fiquem para trás. A tradução é ótima e de qualidade, o que mantém o conteúdo da história. Recomendo.