Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva




Resenhas - Feliz Ano Velho


590 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


@entre.as.paginas 22/01/2022

O contexto da ditadura militar nos mostra muita coisa interessante da história do Brasil e do personagem. Marcelo sofreu um acidente e ficou tetraplégico, "simples" assim. Após algo assim acontecer não tem como ser muito otimista, pensar positivo. É uma situação horrível. Ele não tenta nos mostrar o lado bom disso porque não vê nenhum e isso é a realidade. Merdas acontecem e aí você escolhe se vai enfrentar e lutar ou desistir. Nenhuma opção vai ser fácil.
comentários(0)comente



Renata Rocha 17/03/2022

Esse livro é uma coisa complicada, tinham partes que eram muito legais e tinham partes que eram um porre, o autor falava muito sobre sexo de forma desnecessária, as partes em que ele falava sobre como foi todo o processo de adaptação que eram boas e interessantes.
comentários(0)comente



Mari 13/03/2022

A virada na vida de um jovem
Livro conta a vida do autor após um acidente que o deixou paralisado. Relato das memórias envolvendo o acidente, sua consequência, o dia a dia, lembranças de antes, frustrações, vitórias, mas sem romantizacao da doença ou algo assim. Fácil leitura. Recomendo
comentários(0)comente



Duda 28/02/2022

ESSE LIVRO É MTO LOUCO. Eu tinha escolhido que ia começar a ler sem saber que era uma autobiografia e quando comecei a ler eu me apaixonei no livro. Eu acho que um livro nunca me fez dar tanta risada na minha vida! A vida de Marcelo consegue ser mais maluca que ele.
Essa autobiografia me fez pensar em muita cousa sobre a vida, como tudo pode mudar com um simples mergulho.
Marcelo é foda, a história dele é foda, esse livro é foda!
comentários(0)comente



Lucikelly.Oliveira 07/04/2022

Não gostei
Mesmo considerando que o autor Marcelo escreveu o livro quando era jovem eu não gostei nada da narrativa do livro.
comentários(0)comente



Yas 23/02/2022

Feliz ano velho!
Que choque de realidade, adorei a leitura e adorei o Marcelo também, provavelmente iríamos ser muito amigos se nós conhecêssemos, ia ser bem legal, enfim, super recomendo esse livro parece que ele tá te contando a história dele enquanto vocês tomam uma, vou indicar pra todo mundo KKKKK
comentários(0)comente



Gabi Oliveira 14/02/2018

Frustrante
Sempre que termino de ler um livro eu tento absorver algo que tenha feito eu mudar um pensamento, meu modo de agir, minha percepção sobre algo.
Esse livro, em questão, me criou muitas expectativas. Uma professora no ensino médio já o tinha recomendado e da faculdade também.
Tomei este título como uma leitura obrigatória e eu tinha que ler.
A oportunidade veio quando o vi na biblioteca do trabalho, fiquei muito muito empolgada.
Logo no começo já vem o choque: Marcelo Rubens Paiva, ao tentar dar um mergulho mal executado fica paraplégico.
Isso é algo que mexe com a gente. Podia ser qualquer um no lugar dele, mas a história que poderia ser uma grande lição, cheia de superação e aprendizado torna-se um pé no saco.
Que cara machista! Ele objetifica as mulheres ao longo da narrativa, mas você insiste. Crê na evolução da personagem.
Não adianta.
O livro não me impressionou, a parte do acidente me compadeceu, mas só.
Esperava muito mais.
jsou20 29/03/2018minha estante
Penso o mesmo!! Vou até o fim, pois nao gosto de deixar uma leitura incompleta. Mas não me acrescentou NADA, até agora.




William 08/05/2018

Comecei com grandes espectativas mas me decepcionei
Fui ler esse livro com as expectativas altas, todo mundo falando bem do autor, achei que iria ser incrivel: não podia tar mais errado. Cheguei a página 60 e não aguentei mais, fiz uma coisa que nunca faço, abandonei. O livro é RECHEADO de racismo (se referindo a negros como crioulo), machismo e homofobia (se referindo a gays como bicha). Tive um total de ZERO empatia pelo personagem principal, pelo contrário, odiei ele, personagem completamente preconceituoso, machista, e hiperssexualizado. Uma pena! Um assunto tão promissor como um acidente trágico pra uma coisinha mediocre dessas cheia de divagações desinteressantes e dignas de bocejos. NÃO TENHO VONTADE DE LER MAIS NADA DO AUTOR.
comentários(0)comente



Maithe 28/04/2022

Feliz Ano Velho
O livro é bem escrito, com uma linguagem fácil de entender e a história é interessante. Apesar do foco ser o acidente e o que mudou na vida do Marcelo com isso, ele fala também do passado dele, o que evita que o livro seja monótono. Mas, em vários momentos ficou confusa a linha do tempo e tem pessoas que aparecem do nada, deixando confuso sua relação e relevância na vida do autor.
comentários(0)comente



Edson 20/09/2018

Não fazendo julgamento de sua pessoa, a novidade e o frescor que esse livro trouxe para a literatura brasileira dos anos 80 é muito grande.
comentários(0)comente



Altieres 07/01/2019

Feliz tempo velho
Alguns leitores, infelizmente, se esquecem da época em que o livro foi escrito. O Marcelo, personagem central e real do livro, utiliza sim termos que hoje soariam (seriam, na verdade), racistas, como "crioulo". Mas isso não fazia dele racista; era o que se dizia e como as pessoas se comportavam na época. Em relação aos seus relacionamentos, convenhamos que não é muito diferente de como os homens jovens de atualmente agem (que dirá naquela época); ele foi sincero em relação aos fatos e aos seus pensamentos. O livro é tocante, mostra a dor, o sofrimento e a superação de um cara comum (que tá, podemos considerar hoje meio playboy - mas que para a época não era). Alguém comentou em tom crítico que ele era comum, que não tinha nada de especial. Exatamente! Era comum; poderia seria ser qualquer um. Talvez, ou melhor, com certeza minha percepção sobre a história foi diferente por já ter lido Ainda estou Aqui, lançado recentemente e no qual o Marcelo fala do seu pai, da doença de sua mãe e cita, às vezes, seu primeiro livro. A única parte que achei um pouco arrastada é quando ele começa a falar sobre música e sobre sua dupla, mas faz parte da história dele. Vale à pena a experiência dessa leitura e o exercício da empatia.

site: https://www.instagram.com/joaocomumlivronamao
comentários(0)comente



Leticia.Miranda 07/01/2019

A história do Marcelo pode ser tocante, mas o livro, não. É mal escrito e não foi instigante, pelo menos pra mim. Como ponto positivo, posso colocar a facilidade da leitura que proporcionou rapidez e fluidez na lida (excesso de coloquialismo não é necessariamente ruim) Mas levando em consideração que era só um garotode 20 anos que não tinha ligação direta com literatura e a arte da escrita, em si, podemos dizer que a jogada do Marcelo foi boa. Hoje em dia, em entrevistas, ele afirma veementemente que a melhor época da vida é depois dos 40, inclusive no que diz respeito à interpretação literária e à escrita; por isso eu gostaria de ler outro livro dele com esses vinte e tantos anos de diferença para comparar e perceber se ele realmente amadureceu a escrita e pegou os jeitos dessa arte.
comentários(0)comente



Tecio Ricardo 31/12/2021

Um dos melhores livros que já li na minha vida.

Impressionante como o autor conseguiu criar uma leitura fácil, ágil e envolvente de um período complicado pelo qual ele passou.

Recomendo a todos a leitura desse livro.
comentários(0)comente



Luisa1033 17/02/2019

Eu li "Feliz Ano Velho" quando era adolescente. E nunca mais me esqueci da história de Marcelo Rubens Paiva e sempre fico um pouco impactada com a figura dele e que representa. O livro é para um público jovem pois, apesar de tratar de temas pesados(por si só) como o acidente e o desaparecimento de seu pai, levado pelo Governo Ditatorial da época, você consegue ler como se fosse uma leitura "leve". Para mim, ele tenta contar a sua história porque ela é realmente fascinante sem te chocar (dentro do possível).
Leitura obrigatória!
comentários(0)comente



Barbie 29/04/2019

Estarrecedor
Sim, assustada e encantada com a sensibilidade e naturalidade com que é tratado um assunto tão em alta e tão rodeado de preconceitos e vitimizações. Marcelo nos mostra o quão precioso é viver e fazer de cada instante único e transformar o imediato em algo intenso e prazeroso...nos mostra ainda que somos uma fagulha e que em um instante estamos bem e no outro, por consequências de decisões impetuosas, somos um nada. É possível enxergar "cor" em todos os momentos de nossas vidas, é preciso olhar e sentir fielmente com o coração.
comentários(0)comente



590 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR