Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

diogo_fbs 09/03/2022

Um bom livro de Marcelo. Conta sua vida após um horrível acidente onde o tornou paraplégico.
Um livro escrito por Marcelo quando ainda era jovem. Marcelo não tinha papas na língua, mas não acho que é algo que chegue a sujar a obra do escritor.

Um livro bacana de ler, legal viver um pouco o dia a dia dos jovens no final dos anos 70, com os flashbacks que Marcelo inclui na história.

Carol 10/01/2022

Comecei a leitura por obrigação, já que é uma das leituras obrigatórias de uma universidade... Mas acabei realmente gostando dessa "biografia". O livro fala da vida, antes e depois da cadeira de rodas de Paiva! A leitura é muito tranquila, ele usa palavras estranhas para adjetivação o que as v zes soa estranho. Em síntese, do meio para o final do livro parece que o leitor é um amigo do Marcelo e tá conversando sobre a nova realidade de um jovem que agora é uma pessoa com deficiência. Leiam!

Bianca Nami 07/01/2010

Um ótimo livro, real, forte, na escrita ímpar do Marcelo Rubens Paiva. Imperdível.

Tecio Ricardo 31/12/2021

Um dos melhores livros que já li na minha vida.

Impressionante como o autor conseguiu criar uma leitura fácil, ágil e envolvente de um período complicado pelo qual ele passou.

Recomendo a todos a leitura desse livro.

Lucikelly.Oliveira 07/04/2022

Não gostei
Mesmo considerando que o autor Marcelo escreveu o livro quando era jovem eu não gostei nada da narrativa do livro.

Daycir 04/02/2012

Relembrar é viver....
Só mesmo o Skoob pra me fazer relembrar de algo tão remoto!!!
Lí esse livro na adolescência, assim como" Christiane F. 13 anos...." foram meus primeiros passos na leitura!!! Marcelo R. Paiva retrata de maneira perfeita a tristeza que pode ocasionar um acidente bobo, quase infantil. Desde a fatalidade até o retorno lento à vida, Marcelo desenrola uma historia cheia de energia da juventude, das amizades, das lembranças e claro, das dificuldades de começar tudo de novo....

Isabella 09/02/2012minha estante
Sr Daycir,
Me vi nas suas palavras. Também li esse livro por volta dos meus 13 anos. Peguei-o na biblioteca do colégio, e e não queria entregá-lo. Rs.
Me emocionei com a história, entrei dentro dela e a vivi em meus pensamentos, como se fosse eu mesma.
Gosto de livros assim, que te levem para dentro da história, e te fazem arrepiar, com simplicidade e leveza.

Renata Rocha 17/03/2022

Esse livro é uma coisa complicada, tinham partes que eram muito legais e tinham partes que eram um porre, o autor falava muito sobre sexo de forma desnecessária, as partes em que ele falava sobre como foi todo o processo de adaptação que eram boas e interessantes.

Camilla Galvão 13/06/2012

Levíssimo, o Paiva
Numa noite meio vazia, abri o livro pra dar uma olhadinha no texto. O abri e até a madrugada não o fechei mais. Impressionante como o texto é levíssimo tratando também de um assunto tão denso.
O Marcelo, muito jovial, conta sobre si mesmo, sobre casos do seu passado, sobre a sua nova situação física e psicológica e como a encara. Ele estabelece habilmente uma conexão com o leitor, que o tem logo como um amigo, que conversa sobre amenidades e coisas sérias numa mesa de bar... Enfim, o livro é delicioso, nada moralista, atípico, levíssimo.

Hellen Reis 22/06/2012

O Futuro é uma quantidade infinita de incertezas
Simples.Pop. Uma delícia de leitura. Catarse. Lição de vida. Com muito bom humor, tiradas inteligentes e erotismo, Marcelo Rubens Paiva conta a história de sua própria vida.Adorei!

Yas 23/02/2022

Feliz ano velho!
Que choque de realidade, adorei a leitura e adorei o Marcelo também, provavelmente iríamos ser muito amigos se nós conhecêssemos, ia ser bem legal, enfim, super recomendo esse livro parece que ele tá te contando a história dele enquanto vocês tomam uma, vou indicar pra todo mundo KKKKK

@entre.as.paginas 22/01/2022

O contexto da ditadura militar nos mostra muita coisa interessante da história do Brasil e do personagem. Marcelo sofreu um acidente e ficou tetraplégico, "simples" assim. Após algo assim acontecer não tem como ser muito otimista, pensar positivo. É uma situação horrível. Ele não tenta nos mostrar o lado bom disso porque não vê nenhum e isso é a realidade. Merdas acontecem e aí você escolhe se vai enfrentar e lutar ou desistir. Nenhuma opção vai ser fácil.

Mari 13/03/2022

A virada na vida de um jovem
Livro conta a vida do autor após um acidente que o deixou paralisado. Relato das memórias envolvendo o acidente, sua consequência, o dia a dia, lembranças de antes, frustrações, vitórias, mas sem romantizacao da doença ou algo assim. Fácil leitura. Recomendo

Duda 28/02/2022

ESSE LIVRO É MTO LOUCO. Eu tinha escolhido que ia começar a ler sem saber que era uma autobiografia e quando comecei a ler eu me apaixonei no livro. Eu acho que um livro nunca me fez dar tanta risada na minha vida! A vida de Marcelo consegue ser mais maluca que ele.
Essa autobiografia me fez pensar em muita cousa sobre a vida, como tudo pode mudar com um simples mergulho.
Marcelo é foda, a história dele é foda, esse livro é foda!

Gabi Oliveira 14/02/2018

Frustrante
Sempre que termino de ler um livro eu tento absorver algo que tenha feito eu mudar um pensamento, meu modo de agir, minha percepção sobre algo.
Esse livro, em questão, me criou muitas expectativas. Uma professora no ensino médio já o tinha recomendado e da faculdade também.
Tomei este título como uma leitura obrigatória e eu tinha que ler.
A oportunidade veio quando o vi na biblioteca do trabalho, fiquei muito muito empolgada.
Logo no começo já vem o choque: Marcelo Rubens Paiva, ao tentar dar um mergulho mal executado fica paraplégico.
Isso é algo que mexe com a gente. Podia ser qualquer um no lugar dele, mas a história que poderia ser uma grande lição, cheia de superação e aprendizado torna-se um pé no saco.
Que cara machista! Ele objetifica as mulheres ao longo da narrativa, mas você insiste. Crê na evolução da personagem.
Não adianta.
O livro não me impressionou, a parte do acidente me compadeceu, mas só.
Esperava muito mais.
jsou20 29/03/2018minha estante
Penso o mesmo!! Vou até o fim, pois nao gosto de deixar uma leitura incompleta. Mas não me acrescentou NADA, até agora.

William 08/05/2018

Comecei com grandes espectativas mas me decepcionei
Fui ler esse livro com as expectativas altas, todo mundo falando bem do autor, achei que iria ser incrivel: não podia tar mais errado. Cheguei a página 60 e não aguentei mais, fiz uma coisa que nunca faço, abandonei. O livro é RECHEADO de racismo (se referindo a negros como crioulo), machismo e homofobia (se referindo a gays como bicha). Tive um total de ZERO empatia pelo personagem principal, pelo contrário, odiei ele, personagem completamente preconceituoso, machista, e hiperssexualizado. Uma pena! Um assunto tão promissor como um acidente trágico pra uma coisinha mediocre dessas cheia de divagações desinteressantes e dignas de bocejos. NÃO TENHO VONTADE DE LER MAIS NADA DO AUTOR.