O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Alessandra 13/05/2022

O jogo da Mentira possui cinco regras: 1) Conte uma mentira 2) Insista na sua história 3) Não deixe que descubram 4) Nunca mintam umas para as outras e 5) Saiba quando parar de mentir.

Achei uma premissa muito boa. Esperava um suspense intrincado, com reviravoltas, várias mentiras e traições, mas me deparei com um suspense OK. Quatro amigas: Isa, Thea, Fátima e Kate são amigas que se conheceram na adolescência quando estudaram em um colégio interno – uma tragédia envolta em muitas mentiras acontece e muda o rumo da vida delas. Quando essas mentiras começam a emergir, elas se reencontram para encobri-las (nem tentaram realmente...rsrs); na verdade, elas ficam revivendo o passado num looping.

A autora começa bem ambientando o local e descrevendo características das quatro amigas que protagonizam a história, porém o suspense central apresentado cai no comum, não me prendeu tanto. Nos últimos 20% do livro, uma pequena reviravolta acontece e melhora um pouco. Como ponto positivo, os capítulos são curtos, a escrita da autora é boa, fluída.... Talvez se ela tivesse ficado em um jogo como o próprio título sugere, eu gostaria mais.

7/10

site: @simeuamolivr0s
Thaíssa Pereira 13/05/2022minha estante
Olá,eu criei um Instagram literário e ficaria muito feliz em ter você por lá! Se puder seguir ficarei grata @livros.por.thai muito obrigada!! Boas leituras ?

Alessandra 13/05/2022minha estante
Oi, to seguindo pelo meu literário tbm @simeuamolivr0S

Tati.Tatiana 26/04/2022

Tão bobo, tão sem graça
4 amigas se reúnem depois de anos afastadas.
Uma única mensagem "preciso de voces" e elas fazem uma "viagem ao passado"
Medos, angústias dos anos da escola voltam a tona.

Achei as 4 muito infantis. A grande mentira do livro seria facilmente resolvida com uma ligação para policia.
Sabemos desde o início que o pai de uma delas morreu, e só no meio do livro descobrimos o motivo.
Mas a atitude delas diante da morte dele não faz sentindo nenhum.

Enfim bobo, sem graça e infantil.

Cacau 06/04/2022

Achei a temática massa, fiquei curioso para saber onde tudo acabava mas achei um desfecho comum sem surpresa. Protagonista fraca.

Ana 04/04/2022

No começo achei o livro bastante tedioso, mas vai ficando melhor com o desenrolar da história.
Também nos faz refletir sobre o perigo da mentira e suas consequências.

Ana Claudia 31/03/2022

Isa, Thea, Fátima, Kate são amigas desde a época da adolescência, quando estudaram em um colégio interno de Salten, uma cidade da Inglaterra.

No internato, as quatro amigas criaram um Jogo da Mentira e logo todos os alunos passará a conhecer as quatro amigas que mentiam. A cada vez que elas criavam uma mentira, mais elas se tornavam mais amigas.

O Jogo da Mentira possui 5 regras: 1) Conte uma mentira 2) Insista na sua história 3) Não deixe que descubram 4) Nunca mintam umas para as outras e 5) Saiba quando parar de mentir.

No internato, uma tragédia aconteceu que marcou e uniu essas quatro moças quando uma das regras estabelecidas foi quebrada.

Passados 20 anos, elas se afastaram e cada uma seguiu a sua vida. Só que uma mensagem de texto vai aproximá-las novamente. E elas vão precisar voltar a Salten e reviver toda aquela noite que ficou marcada em suas vidas.

Isa está casada com Owen e tem uma filha, Freya, de 6 meses. Quando recebe a mensagem e vai ao encontro de Fátima, Kate e Thea levando consigo sua filha.

Kate era filha do professor Ambrose, que dava aula no internato e tem um irmão adotivo, Luc.

A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Isa Wilde e com uma linha temporal entre o passado e presente.

Eu tive dificuldade em me conectar com essa história. Achei muito arrastada até uns 70% do livro. Fiquei bastante incomodada com a Isa levando um bebe para cima e para baixo em Saltem e expondo a criança a riscos desnecessários. A trama em si não me convenceu. Achei muito enfadonho e pensei em largar várias vezes. O suspense achei morno e só teve um pouco de adrenalina no final, mas nada que mudasse a minha percepção do todo.
gabihott 31/03/2022minha estante

Vencemos sofrendo kkkkk

Ana Claudia 31/03/2022minha estante
Gostei não Cris? afff

gabihott 28/03/2022

É triste dizer mas se eu tivesse o hábito de abandonar os livros, esse livro seria um forte candidato.
A narrativa da autora é ótima, os capitulos são curtos o que facilita a leitura mas a trama é fraquinha, não me despertou muito interesse. Até 60% do livro essa sendo uma leitura sem graça e sem emoção nenhuma. Nem teoria eu estava criando para o desfecho. Não acontecia nada de interessante que despertasse minha curiosidade. Talvez o fator suspense que a autora inseriu na narrativa não foi suficiente para que eu ficasse curiosa e com vontade de não parar de ler até descobrir. Após isso, algumas coisas foram acontecendo e melhorou. Mas não o suficiente pra melhorar minha experiencia. É um livro OK. Nada de mais e nada de menos.

Paula 26/03/2022

Longo, muito longo...
Não costumo dizer que um livro é ruim. Nunca escrevi 350 páginas, então como posso dizer que quem fez essa façanha tenha realizado um trabalho ruim? Não, o livro não é ruim.... Mas eu não gostei!

Descrições exageradas, histórias forçadas, enredo que não engrena, final que tentou surpreender, mas... Não conseguiu!

Gabriela.Jeronymo 07/03/2022

Bom!!!
Não vou dizer que foi o melhor livro que li nesse estilo, mas vale a pena tirar um tempinho pra conhecer essa autora.
Eu comecei achando um pouquinho arrastado como muitos disseram e não via a hora de realmente acontecer algo que me deixasse muito curiosa, e isso não aconteceu tanto como eu esperava.
Em alguns momentos desconfiei da pessoa errada, mas no fundinho sabia quem era o culpado.

Syl Tobaldini 25/02/2022

Até quando você seria capaz de sustentar uma grande mentira?
Que preço você estaria disposto a pagar para conseguir guardar um segredo?

Neste livro, Ruth Ware explora mais uma vez fortes personagens femininas. Quatro garotas que se conhecem na escola, quatro realidades distintas que vão se unir para sempre por um jogo: o jogo da mentira.

Uma forma de se sentirem superiores? Protegidas? Intocáveis? Parte um grupo exclusivo? Acho que todas as alternativas explicam o motivo de Kate, Isa, Thea e Fatima terem deixado esse jogo, aparentemente inocente, ter chegado tão longe.

As regras eram claras: conte uma mentira; insista na sua história; não deixe que descubram; nunca mintam uma para as outras, e, o mais difícil, saiba quando parar de mentir.

É essa última regra que vai prender para sempre essas amigas a um grande segredo.
Mas, como já sabemos, grandes segredos são difíceis de ser esquecidos e, mais cedo ou mais tarde, toda mentira é descoberta.

Esse grande segredo vai cobrar seu preço quando as quatro amigas já são adultas, com suas vidas bem (ou mal) resolvidas, virando suas rotinas de cabeça para baixo e obrigando-as a se reunirem após mais de uma década separadas.

A trama começa lenta e vai esquentando mais para a metade do livro. Tenho que confessar, esse não foi o meu livro favorito da autora, apesar de ter, sim, gostado da leitura. Achei um pouquinho arrastado e repetitivo, algumas idas e vindas nas memórias de Isa (vemos os acontecimentos pelo olhar dela) foram bem cansativas. Mesmo assim, é uma leitura que vale a pena para quem gosta do gênero e quer um bom entretenimento.

Gostei demais das personagens, tirando alguns poucos pontos (pelamordedeus, Isa, quem leva um bebê para tantas situações perigosas?? 😰). A autora também aborda (de forma um pouco rasa e apressada) alguns temas muito importantes, como transtornos alimentares, questões de fé e até onde podem ir os pais na tentativa de protegerem os seus filhos.

site: https://www.instagram.com/p/CaYUhlhLGHh/?utm_source=ig_web_copy_link

Minha Velha Estante 31/01/2022

Eu poderia começar essa resenha dizendo que O jogo da mentira é mais um clichê que envolve um grupo de amigas do colégio que guardam um segredo inominável. Mas se eu dissesse apenas isso, não estaria fazendo jus à incrível narrativa da Ruth Ware.

Isa, protagonista e narradora desse drama, não pensa duas vezes ao atender o chamado que Kate enviou para ela, Fátima e Thea. As quatro melhores amigas estudaram juntas em um colégio interno na cidade de Salten. Mas o que as unia de verdade eram os encontros na casa de Ambrose, pai de Kate e professor de Artes da escola, cuja casa ficava nos arredores da mesma e que também abrigava Luc, seu filho adotivo. Além, é claro, do jogo da mentira, em que elas competiam entre si para ver quem enganava melhor colegas e professores. A única regra era não mentir uma para as outras. Mas será que todas cumpriram essa regra???

Após uma expulsão discreta cuja motivação nunca foi muito bem explicada e o desaparecimento de Ambrose, as amigas, agora adultas e com suas vidas encaminhadas, ainda se sentem unidas por um segredo que as assombra e força esse novo reencontro.

Alternando a narrativa entre presente e passado, a autora vai dando pistas para que o leitor construa esse intricado quebra-cabeças junto com Isa, que não se deixa levar pelo obvio e vai em busca de respostas numa tentativa de proteger a si mesma, a sua filha e à vida estável que ela construiu com o seu esposo.

Ruth Ware foge do tema inicial que era a brincadeira da mentira mas nos entrega um suspense interessante, com muitas nuances e surpresas que faz a leitura valer a pena.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2021/12/o-jogo-da-mentira-ruth-ware.html

Ka Antonelli 29/01/2022

Surpresa
Meio enrolado no início, mas me surpreendi com o final, todas as minhas apostas estavam erradas... Meu faro pra detetive hoje falhou miserávelmente hahahha
Rafael Kerr 29/01/2022minha estante

Barbara 26/12/2021

Como sempre, eu passei boa parte do livro suspeitando das pessoas erradas.
Mas a historia é boa, o enredo me prendeu e o final foi oque eu esperava. Amei a ambientacao e até procurei no google se a cidade de Salten realmente existe.

Um quatro estrelas sólido pra mim :)