Mil Novecentos e Oitenta e Quatro

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro George Orwell

Resenhas - 1984

Cristina 11/04/2024

1984
É uma distopia sobre como seria o mundo no ano de 1984. Tem uma linguagem fácil, mas o ritmo é bem lento. O autor se preocupa muito em descrever como a sociedade funcionava.

Na 11/04/2024

Esse livro é atemporal!
1984 de George Orwell nos leva a uma sociedade totalmente controlada pelo "Grande Irmão", onde a liberdade é um conceito quase inexistente. A leitura é instigante e provocativa, e embora não tenha sido um dos favoritos dos últimos tempos, é inegável dizer que o livro tem muitos pontos fortes, principalmente eu relação ao protagonista, o Winston.

site: https://www.instagram.com/p/C5oB6juLdIU/

Leticianeub 10/04/2024

Chato
Uma grande decepção... esperava uma distopia interessante, mas o livro é super arrastado e tive a impressão que várias vezes ele fica se repetindo nas descrições desse mundo

Marcelinha 08/04/2024

Li o livro por conta da escola e acabei me impressionando com a história e em como tá se tornando real.

Nata36 08/04/2024

1984
"1984" de George Orwell é uma obra clássica da ficção distópica que continua a ressoar com relevância até os dias de hoje. Publicado originalmente em 1949, o livro transporta os leitores para um futuro sombrio e totalitário, onde o governo exerce controle absoluto sobre todos os aspectos da vida dos cidadãos.
A história se passa em uma sociedade fictícia governada pelo Partido e liderada pelo Grande Irmão, uma figura onipresente e autoritária que busca reprimir qualquer pensamento ou ação considerada dissidente. O protagonista, Winston Smith, trabalha no Ministério da Verdade, onde sua função é reescrever a história para se alinhar com os interesses do Partido.
Uma das maiores qualidades deste livro é a sua capacidade de explorar temas como vigilância governamental, manipulação da verdade e controle do pensamento. Orwell cria um mundo distópico convincente e perturbador, que serve como um aviso sombrio sobre os perigos do autoritarismo e da perda da liberdade individual.
Além disso, "1984" apresenta personagens cativantes e complexos, com Winston lutando contra seus próprios conflitos internos enquanto busca resistir ao controle opressivo do Estado. Sua jornada de autodescoberta e rebelião contra o sistema é comovente e emocionante, mantendo o leitor engajado até o final.
No entanto, a escrita de Orwell pode parecer um pouco datada para os leitores mais jovens, com algumas passagens sendo densas e filosóficas. Além disso, a atmosfera sombria e pessimista do livro pode ser pesada para alguns, deixando-os com uma sensação de desesperança e desânimo.
Em resumo, "1984" é uma leitura essencial para os jovens adultos que buscam uma reflexão profunda sobre os perigos do autoritarismo e da perda da liberdade individual. Apesar de seus aspectos desafiadores, o livro oferece uma experiência de leitura enriquecedora e estimulante que certamente deixará uma impressão duradoura em quem o lê.

Lucas1429 08/04/2024

Um livro massante. E ainda assim vale a pena
A linguagem antiga aplicada no livro não acompanha a atual, geralmente. Isso me incomodou um pouco (embora seja uma questão de gostos individuais).

Para mim, o livro começou a ficar realmente bom da metade em diante. Até lá, existem muitas repetições de cenários e acontecimentos simples, mas que constituem todo o universo. Ou seja, não em vão.

Em resumo: um livro que conseguiu me surpreender. Mas que custou continuar lendo até que esses momentos chegassem. Eu pretendo ler futuramente outra vez.

Karla.Colmanetti 08/04/2024

Sem palavras
Eu nem sei por onde começar, são tantos pensamentos que despertaram essa leitura que eu fiquei complementarmente sem palavras, dúvidas e mais dúvidas de tudo invadiram minha cabeça.
Ele era anti comunismo ? Anti socialismo ? Ou está apenas retratando a nossa realidade capitalista em algumas partes?
Os capítulos do livro de Goldstein pra mim foi a melhor parte do livro todo.
Apesar de ser um retrato perverso do comunismo, recomendo a leitura.

Luiz111 07/04/2024

Incrível!
Um dos melhores livros que li, já está entre os meus favoritos, agora compreendo todas as críticas positivas sobre esta obra de George Orwell. Um clássico da literatura.

Franciele289 07/04/2024

Um clássico, muito bom como já esperava vindo de George Orwell .A leitura é fluida na maior parte ,uma leitura que realmente vale a pena, porém não acho que seja a melhor obra dele.

Rafaela1996 06/04/2024

Se me dissessem que era um livro de terror eu não discutiria
Acho que o George Orwell sentou um dia e pensou: "Até onde o ser humano conseguiria ir na busca pelo controle total e pelo poder?" e assim criou essa obra prima. Eu, com certeza, não teria chegado tão longe em imaginar a podridão humana, e por isso Orwell é um gênio e eu sou só eu. Achei um livro bem intenso, te faz viajar em linhas de raciocínio nas quais você talvez nunca teria chegado sozinho sem ler esse livro. E essa é uma viagem muito assustadora, porque você fica o livro todo "será que poderia acontecer na vida real?". O fato é que eu amei a leitura e que o livro cumpriu todas as expectativas que eu tinha para ele e até mais, mas de um jeito que eu nunca imaginaria.

Laura 05/04/2024

Livro excepcional! Não tenho palavras pra explicar como me senti no final da leitura, simplesmente boquiaberta. A história é muito envolvente, o autor faz a gente se sentir no personagem e sentir seus sentimentos e motivações como se nós estivéssemos dentro do livro, na pele dos personagens. Além disso, o contexto da história é muito bem elaborado e gera reflexões sobre diversos aspectos da sociedade. Sobre o final, é tão impactante e cheio de significado que me deixou sem palavras, definitivamente em choque, foram tantas "verdades" jogadas na minha cara que sinceramente me impactou. Amei e recomendo, principalmente pra quem gosta de história e sociologia.