Mil Novecentos e Oitenta e Quatro

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro George Orwell

Resenhas - 1984

AnaThalita 14/04/2024

2+2=5
Bom, infelizmente fazendo essa resenha um pouco atrasada, mas vamos lá.?
1984 fala sobre uma sociedade que vive em constante vigilância, essa foi a melhor forma de controle que criaram para manter a ?paz? entre si e claro, centralizar o poder.
Todos passam a ser vigiados de suas casas através de uma tv, essa os vigia a todo o tempo. O próprio governo, os mantém ocupados através de atividades diversas, a fim de mantê-los ocupados.
A ideia por trás de toda essa estratégia vigilante, é não sobrar espaço para o questionamento, o pensar, que nessa sociedade passa a ser crime.
Diante disso, toda a evolução dessa sociedade está na regressão ou esgotamento do pensamento, quase que como bonecos, não questionam mais nada.
Tal intenção chega ao próprio idioma, passam a mudar tudo para que não haja contradições nesse ?novoidioma?, excluem verbos, adjetivos, etc.
No decorrer dessa trama teremos Winston, como personagem principal para o desenrolar dessa história, ele quem vai dar voz a voz da sua consciência que questiona constantemente como era o mundo, em que hoje vivem, antes do ?grande irmão?? Ninguém tem mais lembranças do passado além de Winston, estaria ele louco?????

molivvv 14/04/2024

Distopia foda, achei a leitura meio densa e confesso que senti um pouco de dificuldade pra ler pq tem muita muita coisa acontecendo, gostei das criticas, é um bom livro

vsamia 14/04/2024

Possível Spoiler ??

1984 se trata de uma distopia, nela acompanhamos a vida de Wiston trabalhando para o Partido e como ele percebe as coisas absurdas no qual o Partido faz. Toda a sociedade é observada por teletelas e não podem mostrar nenhum sinal de rebelião com o Grande Irmão, devem o idolatrar  e só aceitarem que as coisas são como são.

Wiston começa a andar fora dos trilhos quando compra um diário e começa a escrevê-lo anotando seus pensamentos. Logo após um tempo começa a se encontrar as escondidas com Julia e os dois desenvolvem um relacionamento amoroso, algo proibido no Partido pois os casamentos só aconteciam no intuito de gerarem filhos e não por amor ao parceiro.

Durante toda a história vemos coisas absurdas que acontecem naquela sociedade totalitária, como a alienação que aquela população sofria e nunca questionavam o Grande Irmão, o fato de não poderem ter amigos, a família ser colocada em segundo lugar, as crianças denunciado os próprios pais e as condições de vida horríveis que eles tinham.

Um dos fatos mais chocantes para mim, aconteceu depois que o Wiston foi preso e descobrimos que os traidores do Partido não eram mortos imediatamente, mas sim torturados e passavam por uma reeducação para entenderem que o problema estavam neles e não no Partido e a sua morte só acontecia depois que eles entendessem isso e admitissem amar o Grande Irmão mesmo nunca tendo o visto, pois ninguém poderia morrer não acreditando nele.
Rosieee 14/04/2024minha estante
Pensa em um livro que te choca e aluga um triplex na sua cabeça? Então, é esse livro.

leobalarin 14/04/2024

1984
Uma história bem complexa, dura e que em muitos momentos é muito claro e simples você relacionar com coisas que acontecem/aconteceram durante toda a história política do mundo até então.
Acho que tem partes boas e ruins, o começo é bem interessante, pois você quer muito entender o que significa cada ponto dessa realidade distópica criada para a história, temos Winston como o personagem principal que vai vivendo e trazendo alguns pontos de como esse governo atua e mostrando o tão famoso Grande Irmão (Big Brother) que é o ponto que mais me chamou a atenção para ler.
A história vai passando e fica claro que o governo e mídia são controlados pra você acreditar e entender o que esse Grande Irmão deseja, você é vigiado o tempo todo, você tem inúmeras proibições, como por exemplo, não se relacionar com ninguém e vai deixando e dando um choque e revolta muito grande.
O meio é bem chato, na minha opinião, pois fica por muitas páginas contando o contexto histórico trazendo referências da Europa, Ásia e uma grande guerra que acontece na Oceania, que no livro é uma grande potência.
Winston se resolva em certo momento e quer ir contra a esse sistema e é claro que vivendo nesse contexto de ser vigiado e não poder ser “livre” ele vai pagar um preço bem caro por tentar se rebelar, e aqui tem cenas de tortura e mostra de forma mais escancarada possível como você é manipulado e para simplesmente estar vivo e dentro de uma sociedade você vai acreditar no que eles querem, e o exemplo 2+2=5 é o auge disso.
O livro é bom, não foi a minha leitura favorita, talvez tenha ido com muita sede ao pote por ser uma história tão famosa e conhecida, mas se você é fã que universos distópicos e questões políticas, vai de cabeça que é um prato cheio.

Maduu2 14/04/2024

1984
Comecei a ler por conta da escola, que pediu que os alunos fizessem a leitura, e me surpreendi muito com o livro, pois nunca avia tido qualquer tipo de contato com essa história.
Confesso que esse mundo distópico me assusta muito, principalmente parando pra pensar que de alguma forma, essas coisas acontecem hoje em dia na nossa realidade...
Enfim, não vou entrar em detalhes, mas eu confesso que gostei dessa história, por mais que tenha mexido um pouco comigo!

Danielson4 14/04/2024

Distopia muito bacana e mesko escrita em 1949 parece muito atual.
Essa é a segunda obra que leio do autor (a primeira sendo a clássica A Revolucão dos Bichos) e acho super legal a forma como prende o leitor mesmo sendo uma.obra repleta de detalhes!!!
Yarlley.Fernandes 14/04/2024minha estante
Simm, muito bom mesmo

Amanda 14/04/2024

1.984 uma leitura densa, porém necessária.Senti um pouco de dificuldade de embalar na estória, principalmente nas partes do Apêndice e do livro do Goldstein, até porque esta ficou muito repetitiva, pois recobrou assuntos que já tinham sidos abordados anteriormente. Confesso que fiquei a espera do surgimento de um super herói( Goldstein) ou de um grupo revolucionário (a Confraria) que surgiria e se juntaria a Winston na luta contra o Partido levando assim a queda do Grande Irmão rsrs. Inocente não.... mas até nisto o autor acertou! Não há super-herói! Ninguém virá nos salvar! Retratou bem a realidade, aonde mesmo sabendo em nosso íntimo que as coisas não estão corretas, preferimos nos acovardar e aceitar o que nos é imposto, dá menos trabalho assim, não é mesmo? O estado de aceitação das pessoas me lembrou muito uma frase de Martin Luther King " O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Meu mundo caiu com a queda do quadro, foi ali naquele exato momento que entendi que não haveria final feliz! Aconselho a leitura, embora não leria novamente.
Raul.Grenchi 14/04/2024minha estante
Ótima resenha

Também achei a obra densa, não é uma leitura fácil, mas é importantíssima, faz refletir muito

Amanda 14/04/2024minha estante
E como faz! Terminei a leitura e ainda me pego pensando toda hora, acho eu que na tentativa de digerir

Amanda 14/04/2024minha estante
Obrigada!

mysteriesflashing 16/04/2024minha estante
Incrível tua resenha, foi exatamente como me senti. Também fiquei esperando uma reviravolta e que o Winston e a Júlia tivessem um final decente no mínimo. É exatamente como tu pontuou.

mysteriesflashing 16/04/2024minha estante
Só parei de pensar no livro quando iniciei outra, eu tava arrasada kkk

Amanda 17/04/2024minha estante
Obrigada! Comecei outro mais leve agora kkk

Sra.Batista 13/04/2024

Incrível!
Ultimamente, estou me sentindo um pouco dentro desse livro!.?
Gostei muito!. Foram tantos sentimentos!.
Um filme seria muito bacana!

Helô 13/04/2024

1984 é um livro que fala sobre uma realidade futura e negativamente distópica transcrita por George Orwell.
Nele, acompanhamos o dia a dia de Winston trabalhando para o Partido do Grande Irmão com um Estado extremamente autoritário que estabelece um regime de vigilância entre a sociedade.
O livro relata um futuro onde o homem já não é nada além de um número qualquer, sem consciências de seus atos e completamente autômato. Winston, porém, é uma das únicas pessoas que faz questionamentos e críticas ao Partido, sabendo que há muita coisa escondida por trás do sorriso que se esconde debaixo do bigode negro.

mevs 13/04/2024

Certo que ele é um clássico e merece tal título, mas as pessoas idolatram muito este livro sem nenhum motivo abrangente.
mysteriesflashing 13/04/2024minha estante
É uma distopia que se assemelha muito com a realidade tanto da época da sua publicação por todos os conflitos que viviam naquele período quanto atualmente. Orwell foi genial, não atoa é o segundo na lista dos cem melhores

mevs 13/04/2024minha estante
Claro, não discordei. Mas ainda continua sendo "?" Para mim, por se assemelhar a realidade lido neste século, não leva a minha adoração.

Kamili19 13/04/2024

Surpreendente
Adorei a escrita, as intrigas, o enredo, os personagens, e principalmente as intrigas políticas e governamentais, o modo como as pessoas são controladas pelo partido e como são moldadas por ele é uma ideia muito real. O final me surpreendeu demais e é um final diferente do que estamos acostumados aos livros, um final que diga-se " real" .

BinaBee 12/04/2024

De cair o 🤬 #$%!& da bunda
Mano, essa facilmente é uma das melhores distopias que li na minha vida inteira! George foi tão preciso, criativo... Na obra toda nos sentimos fugindo e correndo em um corredor escuro e estreito atrás da luz no final, até que percebemos que aquele local nunca teve saída e a luz era uma armadilha. Confesso que fiquei meio pá com o romance e com a personagem da Júlia, mas o final me fez compreender tudo. A escrita é fácil de entender, Orwell expõe o cunho político da obra de maneira fácil de entender. A filosofia política do partido é amedrontador, a vigia, os fanáticos e até às CRIANÇAS!! ( são as coisas que mais me dão medo na obra ) Enfim, LIVRO FODA! NARRATIVA FODA! PERSONAGENS mais ou menos, FINAL FODA! Recomendo pra todos!
Lara1291 13/04/2024minha estante
Concordo super!!! Confesso que senti medo real desse livro, MDS, alugou um triplex na mente?

Sra.Batista 13/04/2024minha estante
Siiiim! Me senti fugindo, me escondendo, procurando e conspirando com ele!.

Geise 12/04/2024

Difícil definir
Sabe-se que essa estória vai além de ser apenas uma estória e que toca em assuntos importantes envolvendo política. Tirando essa parte e a posição do autor, pelo que entendi do livro, é sim uma boa estória, muito original e crível. Não me entreti muito por volta da metade, mas gostei no geral e achei um livro bom.