1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Ogaiht 24/10/2021

A Distopia Suprema
1984 foi o último livro escrito por George Orwell, tendo morrido alguns meses após sua publicação. É, sem dúvida, sua obra mais conhecida e influente. No universo do livro, o mundo se dividiu em 3 grandes nações (Oceânia, Lestásia e Eurásia) que estão guerreando entre si constantemente. Ao longo da narrativa, acompanhamos a trajetória de Winston Smith, funcionário do governo da Oceânia, encarregado de mudar a história dos registros escritos desse país de acordo com as conveniências do governo. Nesse mundo, não há liberdade de expressão, toda informação é censurada, o povo vive sob um governo totalitário que controla todas os aspectos de suas vidas. Smith, por ser funcionário do governo, possui uma tela instalada em sua casa que o vigia 24 horas. Mas ele se sente diferente do resto das pessoas e começa a se questionar sobre a estrutura daquele mundo e o porquê das coisas estarem daquele jeito. E, ao conhecer Júlia, suas convicções sobre de que é preciso lutar contra o sistema se fortalecem, pois até o amor não permitido aos membros do Partido. Orwell sempre foi um crítico feroz do totalitarismo, algo que já vimos em obras anteriores dele como A Revolução dos Bichos (ou A Fazenda dos Animais), e aqui nos mostra as consequências quando flertamos com ideias anti-democráticas e o que pode acontece à sociedade quando se abrem esses precedentes. Apesar de o livro retratar um cenário extremante radical, ele nos mostra muito da nossa realidade. E apesar de ter sido escrito nos anos 40, ele permanece extremante atual, em tempos de fake news, onde governantes tentam impor ao povo suas verdades, mesmo todas as fontes confiáveis lhes contradizendo. Essas contradições ficam bem explícitas pelos nomes dos ministérios: Ministério da Paz, Ministério do Amor e Ministério da Verdade, pois eles representam exatamente o oposto de seus nomes. Isso também fica evidenciado nos lemas do governo: ?Guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força.? 1984, é um livro fantástico, e nos faz refletir sobre como o homem está fadado a repetir os mesmos erros ao longo de sua história.

Anny50 11/01/2023

Ótimo livro para pensar sobre a sociedade
1984 é um livro fantástico, que mistura um pouco da narrativa romântica e como Winston e outras pessoas vivem dentro do Partido e da sociedade autoritária que é a que o Grande Irmão comanda. E sim, da para fazer um paralelo até mesmo com o BBB, sobre ser vigiado, não ter liberdade e essas coisas... Recomendo também como um leitura crítica à mundos distópicos e mundos em que o socialismo é uma realidade.
Luís 11/01/2023minha estante
o BBB foi justamente inspirado em 1984. ABAIXO O GRANDE IRMÃO ??

Mari 16/07/2021

O polêmico Orwell não poderia faltar na minha estante.
De tempo em tempo lá está ele, ?1984?, em destaque nas vitrines das livrarias. Há sempre um movimento ou um momento político que o faz ressurgir com força. O maior legado de Orwell como escritor é, com certeza, sua lucidez política.

No entanto, é preciso muito cuidado ao interpretar Orwell, aliás, desde os primórdios ele é interpretado e compreendido com argumentos muito distoantes. Cada um interpreta Orwell à sua maneira - o próprio Orwell já precisou se explicar em diversas ocasiões.

Eu vejo, hoje em dia, muitos usarem Orwell para justificar suas próprias interpretações sobre o totalitarismo ou fazerem alusões um tanto forçadas a respeito. É importante ir com calma, entender o contexto histórico em que Orwell se encontrava quando escreveu o livro e conhecer sua história de vida para então refletir sobre a obra e poder traçar, com comedimento, os paralelos e semelhanças com os dias atuais. Há muito com o que relacionar, não há dúvida, mas precisamos fazer com maturidade e bom senso.

Moranguette 01/11/2022

Espetacular e muito mais.
Começo minha resenha citando o quão esta leitura foi prazerosa, com diversas analogias e reflexões sobre a política mundial, faz críticas fantásticas ao sistema opressor totalitário.
Estou me segurando para não contar spoiler. O livro se divide em três partes, a primeira é menos dinâmica, mostra a distopia opressora praticada pelo partido; telemonitores, comida regrada (rações), filhos contra pais, desejos inibidos, culto e adoração ao líder, entre outros. A segunda parte é a melhor ao meu ver, desenrola tudo e aparenta está indo bem, mil flores (INCRIVEL, PEEFEITO, LI EM UMA HORA), a terceira reforça o quanto o cidadão é inútil perto da coligação e o quanto podem ser alienados facilmente. Apresento comentarios negativos somente à edição que eu comprei; da editora Via Leitura, a letra é muito pequena e com pouquíssimo espaçamento, cansa a vista, porém, nada que prejudique a história do livro. Todos deveriam ler esse clássico da literatura, talvez seríamos levados muito menos pela alienação...

Super recomendo. Perfeito.
Karol 01/11/2022minha estante
Livro perfeito, digo que é uma leitura obrigatória

Reccanello 10/11/2020

Pensocrépitos desventresentem o Socing.
Ao mesmo tempo em que percebe seu mundo como absolutamente sem sentido, Winston Smith nada pode fazer para fugir de sua desesperança, porque tudo o que faz (mesmo durante o sono) é vigiado pelo Grande Irmão, que tudo vê e tudo sabe. Mesmo assim, existe uma voz interior que lhe diz que já houve (ou deveria ter havido) um mundo diferente e melhor, e que ele não e o único a ter esse sentimento. E aí começa sua derrocada!
===
Originalmente publicada em 1949, esta distopia futurista é inquestionavelmente um dos romances mais influentes do século XX. Lançada poucos meses antes da morte de George Orwell, é uma obra magistral que ainda se impõe como poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de totalitarismo. Entretanto, seu ponto nevrálgico costuma passar despercebido a muitos: mais importante que a utilização do poder militar ou que a limitação forçada da vontade das pessoas é, simplesmente, o controle absoluto da informação. Para muitos que, como eu, leram o livro nas priscas eras antes da Internet, ele trouxe uma sensação incômoda, de medo, de receio de que alguém - algum dia, de alguma forma - pudesse realmente adquirir um poder e um controle tal sobre a informação que, por meios completamente avessos à própria vontade, lhes tolhesse toda e qualquer privacidade, toda e qualquer liberdade, toda e qualquer capacidade de amar. Hoje, e com o advento da internet - mais especificamente, da Deep Web -, não é que aquele receio tenha diminuído, mas seu impacto sobre o mundo não é mais o mesmo: ao se perceber que, justamente por estar disponível a todos, na distância e na velocidade de um clicar do mouse, o passado não pode mais ser constantemente alterado da forma como é feito naquele mundo distópico, vê-se que fica muito mais difícil a obtenção de todo aquele poder. Ainda assim, o medo do Quarto 101 permanece!
===
Interessante na obra é perceber que o autor não era contra o socialismo (o que se nota em alguma defesa de uma igualdade entre todos e de uma distribuição de riquezas), mas apenas contra o socialismo de Stalin.

site: https://www.instagram.com/p/CVRWdZKAN6I/

Giovanni.Herdy 18/04/2021

Apesar de ser um livro da década de 1940 ele continua sendo bem atual, e deve permanecer assim por muito tempo, boa leitura para entendimento inicial sobre um governo totalitário.

Jane.Mello 04/12/2021

Não foi uma leitura fácil ... Quase não consegui acompanhar direito o que o autor quis colocar na história, mas depois de certo ponto comecei a entender a dinâmica e a leitura fluiu, se vê muito o que acontece hoje em dia no meio político, tbm mexe com psicológico das pessoas é de pensar com a mente do ser humano é traiçoeira ... Gostei mas foi uma leitura arrastada ...
Kaah 04/12/2021minha estante
Mano, não sei por em palavras o quanto esse livro é atual... Foi uma das melhores leitura desse ano

Ritcharla 24/08/2021

Ah?.
Sabe quando a gente cria MUITA expectativa? Foi assim com 1984.
A leitura foi bem arrastada, as coisas demoraram um pouco pra ficarem interessantes e quando ficou, acabou.
Mas gostei da reflexão e da essência do livro.

Mariana 18/01/2021

"A história se interrompeu. Nada existe além de um presente interminável no qual o Partido sempre tem razão."

1984 é o tipo de livro "difícil" de ser resenhado. Não por que sua escrita ou seu conteúdo são complicados, mas porque é BRILHANTE e NECESSÁRIO (e claro, atemporal).
Imagine que você está sendo vigiado, mas não tem certeza de quando isso está acontecendo. Agora imagine que seus próprios pensamentos podem também estar sendo vigiados... É de enlouquecer, não?! Junte isso ao fato da história ser modificada dia após dia: quem saiu no jornal ontem como "inimigo" hoje é "amigo" e não há evidências (provas escritas) de que antes era inimigo; ou então alguém que ontem existia, falava, trabalhava hoje não há provas físicas, concretas de que de fato existiu, a não ser pela sua própria consciência... Como provar? "Se tanto o passado como o mundo externo existem apenas na mente, e se a própria mente é controlável - como fazer então?" - BEM VINDOS À 1984!

A história é dividida em 3 partes:
Parte I introduz o leitor sobre esse "novo mundo" (utilizando esse termo porque me fez lembrar muito de Admirável Mundo Novo), apresentando-nos o Partido e suas artimanhas, o Grande Irmão (figura que me fez lembrar do Panóptico e do "vigiar e punir" de Foucault) e a vivência de Winston nesse novo tipo de sociedade onde o sexo, a vaidade, o casamento, as instituições são proibidas e a história e o passado são mudados constantemente.
Parte II acompanha com mais profundidade os pensamentos de Winston a respeito da nova forma de viver (política) e de brinde trás um romance, em um cenário onde esse tipo de relação é estritamente proibido.
Parte III trás a tensão maior, os embates e claro, o aprofundamento sobre as questões políticas, sobre "o que há nas entrelinhas" de cada decisão que o "Partido" toma.

Não há muito como dizer sobre recomendar, a não ser dessa forma: LEIA 1984!!!!, com capslock ligado como se estivesse gritando (implorando), então... LEIA 1984!!!!!!!!

Ygor60 01/04/2024

Distopia sinistra
Quando tento me imaginar vivendo num mundo como esse, apresentado no livro, não acho que daria conta. Um mundo onde o governo não lhe mata, mas destrói a sua mente e a sua alma a ponto de você ser nada além de uma carcaça ambulante que serve à vontade soberana do partido (governo/Estado). Esse livro também serve para percebermos o que o sistema e a mídia tentam fazer conosco na vida real hoje em dia.
csflower 01/04/2024minha estante
Nossa, eu queria muito ler esse livro!

Ygor60 01/04/2024minha estante
Eu escutei o áudio-livro no Spotify, e dps assisti o filme no prime video. Vai em frente!

Alexia 21/04/2021

1984
Para ser sincera, fiquei na dúvida se esse livro me deixou em uma ressaca literária ou não. Li ele em um período de muita exaustão e acho que isso contribuiu para que eu o achasse cansativo. O livro traz muitos pontos a se refletir. No geral, eu gostei da obra, apesar de ter tido algumas partes que considerei um pouco repugnantes.

scofieldju 04/12/2020

Uma obra extremamente inteligente
Mais uma vez me impressiono com a inteligência do autor para representar questões políticas por meio de distopias. O livro é muito bem escrito e é atemporal, sendo usado até hoje como repertório quando se trata de controle de dados para a manipulação em massa. Simplesmente maravilhoso!

Dan 25/04/2023

Pesado e necessário
O livro trata de questões sempre atuais e se torna intensamente mais pesado na segunda metade. Infelizmente vemos várias similaridades com os dias atuais.