1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

thays 31/05/2021

esse livro é igual um copo d'agua: não tem gosto
O livro é bom, mas 70% da leitura é muito mais muito entediante. Só começa a ficar bom de verdade depois da página 130 e ainda assim em alguns momentos volta a ser aquela coisa maçante. Se prepare pra reviravolta que acontece pq é MUITO FODA (e é o que salva o livro).
Nina 31/05/2021minha estante
Dropei na página 200 e pouco. Não tava entendendo nada, desisti real. Queria mt conseguir terminar, mas só de pensar eu sinto dor de cabeça e preguiça

thays 31/05/2021minha estante
é exatamente aí que o bicho pega nina kkkkkk, mas super compreendo você ter desistido, é uma leitura chata

Nina 31/05/2021minha estante
Li tantos comentários falando o quanto a leitura é maravilhosa e todo mundo ama. Achei que fosse todo mundo mesmo, eu sou de romances, achei que ia amar mesmo sendo uma distopia kkkk que negócio chato, eu gostava na parte que tinha o romance proibido

thays 31/05/2021minha estante
eu fico tão frustrada e brava quando isso acontece, chego até a questionar se eu sou a única chata que não gostou ou se o povo ta tudo doido surtado por ter feito comentários tão bons por um livro tão zzzzzzzz.

gui 30/01/2022

Foi muito bom revisitar Winston
Lembrei de vários nuances da história que eu havia não percebido/esquecido desde a primeira vez que li. Muito doido ler a história toda sempre se lembrando do peso da última frase da última página. Tinha na memória que um bom pedaço da terceira parte era meio chato, mas na verdade a palavra certa é "burocrático", uma etapa necessária pra enriquecer a história de algum modo. Com certeza lerei mais vezes, espero que da próxima seja mais como da primeira.

Alexia 21/04/2021

1984
Para ser sincera, fiquei na dúvida se esse livro me deixou em uma ressaca literária ou não. Li ele em um período de muita exaustão e acho que isso contribuiu para que eu o achasse cansativo. O livro traz muitos pontos a se refletir. No geral, eu gostei da obra, apesar de ter tido algumas partes que considerei um pouco repugnantes.

Jane.Mello 04/12/2021

Não foi uma leitura fácil ... Quase não consegui acompanhar direito o que o autor quis colocar na história, mas depois de certo ponto comecei a entender a dinâmica e a leitura fluiu, se vê muito o que acontece hoje em dia no meio político, tbm mexe com psicológico das pessoas é de pensar com a mente do ser humano é traiçoeira ... Gostei mas foi uma leitura arrastada ...
Kaah 04/12/2021minha estante
Mano, não sei por em palavras o quanto esse livro é atual... Foi uma das melhores leitura desse ano

Ritcharla 24/08/2021

Ah?.
Sabe quando a gente cria MUITA expectativa? Foi assim com 1984.
A leitura foi bem arrastada, as coisas demoraram um pouco pra ficarem interessantes e quando ficou, acabou.
Mas gostei da reflexão e da essência do livro.

Dan 25/04/2023

Pesado e necessário
O livro trata de questões sempre atuais e se torna intensamente mais pesado na segunda metade. Infelizmente vemos várias similaridades com os dias atuais.

Micaasantos 03/04/2021

Descobri um ótimo gênero literário: a distopia. Essa já é a segunda distopia que leio e gosto bastante. A história narra a vida de Winston Smith, um homem que vive sob um regime repressivo; totalitário, vigiado a todo momento, cada movimento, cada palavra, inclusive seus pensamentos. Abaixo o Grande Irmão tudo é controlado, o passado pode ser alterado, mas nunca foi alterado e os registros são sempre verdadeiros. Esta é a função de nosso personagem principal no Ministério onde trabalha: reescrever os registros a fim de torná-los verdadeiros. Este homem, assim como todos os outros, perde sua identidade nessa sociedade. O livro em nenhum momento é repetitivo o que torna a leitura bem fluida, e tem fácil escrita, recomendo muito.

Raquel 21/04/2021

Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.
?Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.? A frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazista resume bem a premissa deste livro.

Para mim, o que torna este livro tão fantástico é a construção psicológica de toda a história.
A maneira como o Partido consegue influenciar as pessoas, entrando em suas mentes, é de tirar o fôlego e deixar o coração ora apertado, ora agitado demais.

Orwell mostra como a desintegração do homem a partir de uma sociedade em regime totalitário se consegue com nossas próprias fraquezas e crueldades. ?1984? não é somente uma crítica à esses governos totalitários, mas também, um alerta sobre a corrupção do homem, um mal a que estamos sempre fadados a viver.

Com isso, podemos fazer vários paralelos com o período em que vivemos atualmente. E com o que ainda viveremos. Livro atual a cada página lida, infelizmente.
Tatu 23/04/2021minha estante
Esse foi meu sentimento também, que esses regimes fazem com que se perca a humanidade, e isso em sentido amplo...se perde a empatia, se perde a solidariedade, se perde O amor e cresça nas pessoas.

Raquel 23/04/2021minha estante
Uhum! Perde-se a identidade e individualidade. Acho que isso é o ponto principal do livro.

Luan 15/07/2021

Resenhando livros que já li 1984
· Primeira distopia lida, e também, primeiro contato que tive com George Orwell. Foi interessante do início ao fim. Assustador? Também. Acho incrível como muitas coisas que há no livro também há na nossa realidade hoje em dia.

· Foi uma experiência e tanto, valendo a pena passar, e também, mais precisamente, refletir. A parte final é genial na minha opinião. Com certeza lerei novamente para desfrutar e ler com outros olhos, um olhar mais ?atualizado? por assim dizer (entendedores entenderão)

Roberta.Chamberlain 07/06/2021

?Quando se deixa levar pela ilusão de que vê alguma coisa, supõe que todos os outros veem o mesmo que você.?

Posso dizer que o final é bem melhor do que o de Admirável Mundo Novo, faz mais sentido.. pareceu (pelo menos pra mim) que as coisas se encaixaram melhor. Dei meia estrela a mais pra 1984 justamente pelo final, que mesmo sendo previsível, não imagino outra forma de terminar.

Mesmo sendo um livro de 1949, contém cenas muito atuais, possíveis de perceber sem muito esforço que já ocorrem na atualidade. Tem vários momentos marcantes e a parte 3 é meio pesada, especialmente o capítulo 5 que me deu pesadelos, mas é necessário para a história.

Enfim, gostei!

Gabriel 04/07/2020

Leitura obrigatória
Absolutamente genial. Perfeito. Incrível.

Esse livro deveria ser leitura obrigatória a todas as pessoas. Um retrato de uma realidade terrivelmente assustadora porém cada vez mais próxima dos dias de hoje. De explodir a cabeça. Entrou no meu top 10.

Thiago662 29/09/2023

Uma obra de arte essa adaptação
George Orwell e "1984" dispensam apresentações. Que belezas a adaptação e as ilustrações de Fido Nesti! Muito impactado em como ele conseguiu apreender todas as tensões de "1984", o terror, a opressão, o sofrimento?

Agora é ler a edição da Antofágica?

Silas Jr 03/06/2021

Tenso
Quando penso nesse livro muita coisa vem em minha mente, principalmente a tensão. Uma história que bagunçou minhas estruturas.