Túneis

Brian Williams

Resenhas - Túneis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

zoni 19/03/2021

É como obra de metrô, simplesmente não tem fim. Meu eu de 12 anos teria odiado essa história, o de agora ainda tolerou e insistiu por dias.
Nem consigo acreditar que finalmente terminei essa história. Me arrastei tanto por estas páginas, que chegar ao fim me traz até um certo alívio, de verdade.

O livro narra a aventura de Will, um pré-adolescente que gosta de escavações. Quando seu pai, o dr. Burrows, um homem obcecado por escavações arqueológicas, desaparece, Will pede a ajuda de seu melhor amigo Chester, e juntos, eles seguem os passos do homem desaparecido e tropeçam em uma civilização subterrânea que existe em segredo, milhas abaixo de Londres e que guarda alguns mistérios. E com esse plot eu realmente cheguei a imaginar que iria me divertir com a história, porém estava enganado, já que do começo ao fim o livro é arrastado e sem graça. A aventura perigosa não é de fato perigosa e os mistérios não me despertaram interesse nenhum, mesmo com os autores sendo tão detalhistas, na verdade, todos esses detalhes são os maiores problemas do livro, são tantas descrições desnecessárias, que o ritmo da história é mais lento que uma lesminha tentando atravessar o Sambódromo do Anhembi.

Para um middle grade/infantojuvenil, esse livro peca em muitas coisas e comete alguns equívocos, é longo demais, tem pouca ação, é bastante rebuscado e tem uma trama morna em que não há lições a serem tiradas, não existe nada que faça você sentir que aprendeu algo com a história, e não tem nada que te incentive a procurar pelas sequências.

Túnelers 02/01/2009

Diferente de tudo que eu já li!
Os primeiros capítulos servem de estacas para o desenrolar da História.

Mostra o amor de pai e filho pela arqueologia.

Quando o pai de Will desaparece, ele começa a cavar as verdades sobre o pai. Descobrindo um diário que está relata o aparecimento de homens muito esquisitos em Highfield(Cidade onde se passa a história, localizada em Londres).

Os homens de chapéu preto, óculos de sol e sobretudo preto. E há algum tempo estão caminhando com freqüência por Highfield.

Está parte cria todo o mistério de Túneis.

Pois O Sr. Burrows acaba sabendo demais sobre os homens pálidos, e depois disto ele desaparece.

Logo Will e seu amigo Chaster descobrem um Túnel escondido atrás de uma estante, no escritório de seu pai.

Os dois embarcam em uma aventura muito suja e cheia de mistérios nos subterrâneos de Londres!

E acabam descobrindo a origem dos homens que andam por Higfield.

Uma Colônia perdida debaixo de Londres, com suas próprias leis e seus mistérios.

Lá não tem sol, apenas, uma esfera que produz uma luz que faz com que os Colonos que habitam nela sobrevivam.

Seres estranhos também marcam está história.

E fica uma grande dúvida para o livro 2. O que poderá ter nas Profundezas da Colônia?

Eu indico para quem gosta de livros em que você não consegue fechar enquanto não terminar.

Pelo menos eu fiquei assim.

Se você esta cansado destas fantasias viajantes, onde o personagem principal se preocupa só com o que vai acontecer em seu futuro, porque um ser muito mal esta á sua procura. Túneis vai de frente com todo este tipo de ficção contraditória e irrealista onde você fala " Nossa como isto pode ser verdade". Em Túneis temos a sensação de que tudo na história pode ser REAL.

Envolve temas como a família. Pois não sabemos se nossa real família é nossa mesmo.
O mundo esconde muitas coisas de nós, e descobrir um lugar subterrâneo embaixo de Londres ao ler um livro com 480 páginas não é fascinante?

Terminei de ler faz dois meses. E posso dizer que Will não tem toda aquela ajuda de amiguinhos preciosos. Seres incríveis. Túneis é mais reservado aos detalhes do mundo subterrâneo.

Tem sim coisas fictícias, pois a própria Colônia subterrânea é ficção, mas o realismo nas descrições são tão chocantes que nos fazem acreditar que existe sim um mundo debaixo da terra que não conhecemos.

Novo Potter? Túneis não merece ser comparado assim, pois são obras distintas e de temáticas diferentes.

Túneis têm seus próprios direitos.

Vale a pena ler.

Uma frase:

Túneis era meu Túnel e meus olhos minha pá.

P.H. 07/01/2010

Um tanto decepcionante
O livro é legalzinho, mas não é tão empolgante quanto eu pensei que fosse, muita página pra pouca história, muita história pra pouco conteúdo. No final fica claro a necessidade de continuação, mas não senti nenhuma vontade inressistível de ler o próximo volume, pelo contrário, talvez nunca chegue a ler realmente. Tanto faz.

Rafael Pombo 10/01/2010minha estante
Nossa, eu tava pensando em fazer uma resenha, mas você falou exatamente o que eu queria falar e melhor! Hehe. E ainda demos a mesma nota.

Jade 12/08/2009

genteee!
muito bom o livro ,bom mesmooo!
o começo é bem cansativo,e descreve bastante,mas depois a história fica muitoo legal.
vale a pena passar pelo cansaço no começo ;)
o mal é q ainda tem mais dois livros de continuação e não foi traduzido ainda..=/
mas..eu recomendo!

vic 29/12/2009minha estante
exato,exato amiga...boa resenha...

Tata 20/06/2010

Eu posso dizer com honestidade que a partir da página 370 a história deixa de ser um suplício e começa a ficar divertida. O legal é que o livro só tem 480 páginas.

Duas estrelas por dois motivos: Rebecca. De verdade, a melhor coisa no livro é a Rebecca. A segunda melhor coisa é a originalidade da história - uma civilização escondida debaixo da terra comandada por seres violentos e burocráticos... não dá pra não levar em consideração.
Miguel 24/12/2010minha estante
eu não vejo muita originalidade em uma civilizaçao perdida de baixo da terra...

Lucas Testa 27/05/2010

Chato
Esse livro pode ser resumido em uma única palavra: Chato

O livro não possui um personagem se quer que cative o leitor. Os diálogos são chatos, idéia é chata, a descrição do ambiente é péssima, os vilões são ruins e um milhão de etc.
A história em si não tem nenhum atrativo, é um "Viagem ao Centro da Terra" ruim.

Estou lendo a continuação e o autor consegue um feito inédito: piorar o que era ruim.

E pra finalizar os autores pretendem que a série seja composta por 6 ou 7 livros, e eu pergunto: Pra que tanto castigo ?
Tiago 16/07/2010minha estante
Tbm achei super chato. Putz, devia ser muuito bom ja que são 2 autores. Mas que história CHATA! :X

WendelWest 16/08/2010minha estante
O livro é ótimo! Agora eu pergunto, se vc achou o livro um tão ruim assim, por que está lendo a continuação?No minimo já que não gostou não teria nem seguido a leitura. hehehee. Sem querer ser ''chato'' ; ]

LauroCrazy 12/09/2010minha estante
Cara, não tenho nada contra, vc tem todo o direito de ter sua opinião, mas se vc não gostou da série, é só não ler os outros e não ficar falando mal de um livro tão bom.

Bruno Pereira 01/12/2013minha estante
Esse site é para elogiar e criticar, LauroCrazy! Tenho pavor de leitores que não suportam críticas só por que viram "fã-náticos" das histórias.

Matheus 02/04/2020

Mais um de 2 tentativa.
Coloquei um propósito na minha mente para que no ano de hoje eu pudesse reler os livros que eu desisti no meio do caminho e esse livro foi um desses.

Com minha primeira tentativa de leitura aos 12 anos as primeiras páginas (não tinha passado nem da 20) pareciam ser totalmente tristes e sem emoção. Agora aos 17 a história mesmo sendo um pouco infantil se tornou melhor pra mim como leitor.

Com um universo totalmente diferente a história é muito boa e conseguiu me prender nas suas 478 páginas.
Mesmo questionando se é realmente infanto-juvenil recomendo o livro para todos que quiserem ler.

Doug Tods 08/01/2010

YOU ARE MY SUNSHINE - você é meu raio de sol
Túneis narra uma história repleta de mistérios e ação. Após o sumiço de seu pai, Will decide procurá-lo a qualquer custo, nem que pra isso tenha que descer alguns quilômetros em direção ao núcleo da terra. O protagonista conta com a ajuda de seu melhor amigo para desvendar o segredo de uma sociedade perdida, e para exercer seu objetivo principal, reencontrar o pai. Em certos pontos a história torna-se assustadora, e te faz ansiar por mais capítulos. Túneis é um vicio nas mãos de amantes de uma boa aventura. O inicio do livro é cativante, os autores apresentam cada personagem de uma forma que faz com que o leitor encontre algum com que se apegue; na metade do livro segredos tortuosos são revelados; o final é surpreendente e eletrizante. Os autores são muito detalhistas, e isso acaba prolongando a história, ou tornando-a cansativa, mas logo os poucos capítulos monótonos vão ficando para trás, dando lugar a uma emoção de primeira qualidade. Como toda primeira parte de uma saga, TÚNEIS deixa muitas questões pendentes, que fazem os leitores ansiar feito loucos para ler PROFUNDEZAS!

anarobs 09/01/2010

Will Burrows não é o que chama de um adolescente de gostos normais. Tendo com o pai um hobbie único, os dois exploram túneis. Arterfatos. História. Morando com uma família incomum como a dele não tem mesmo como fazer coisas comuns. A mãe é um frustrada por não ter se tornado uma estrela da televisão, passa a vida sentada no sofá assistido a programas em que gostaria de estar. A irmã toma o papel da mãe, paga contas, faz a feira, e tem a responsabilidade de uma dona-de-casa. O pai é o curador do museu da cidade, Highfield. Um homem estudado, que fez faculdades e tudo mais, terminou numa cidade pequena e esquecida por causas pessoais. E, finalmente, Will, o protagonista. Tendo consigo apenas um único amigo em que pode confiar, Chester, os dois passam por maus momentos no colégio, sofrendo na mão de Speed e sua turma.

Tudo isso muda completamente quando o pai de Will desaparece. Do nada some e não deixa pistas, pelo menos visíveis. Com muita determinação Will e Chester encontram um diário com descrições muito interessantes de uma suspeita do Dr. Burrows. Com isso descobrem de um segredo incrível o que nunca pensavam que existisse.

A narrativa apesar de muito boa é a única coisa que me deixou um pouco chateada. Os detalhes não são bem desenvolvidos e em alguns momentos é difícil de entender. Mas tirando isso em muitos momentos (mais do que as partes difíceis) você se sente dentro da história, sentindo realmente o que está acontecendo e os autores conseguem esse efeito de uma maneira muito simples e objetiva, o que me deixa muito feliz.

Os personagens são muito bem feitos e você consegue imaginá-los sem nenhuma dificuldade, pois foram feitos com muito cuidado e são desenvolvidos uma maneira encantadora. O meu preferido é Cal, uma surpresa no meio da história.

Dos vilões eu não tenho muito o que falar, ainda não fui apresentada de uma maneira correta, eles ainda são um mistério, mas sei que nos proximos livros eles vão aparecer e dar bem mais trabalho do que nesse.

Enfim, Túneis foi uma leitura ótima e deliciosa, com um final surpreendente, de verdade, ele me conquistou e merece, com certeza, ser reconhecido por muitos.

Christian David 28/05/2010

O estranho mundo de Will
Túneis, de Roderick Gordon e Brian Williams, não é só mais uma saga juvenil. O livro um, do que promete ser uma série empolgante, nos apresenta para o estranho mundo de Will, o garoto protagonista. É o nosso próprio mundo, ou pelo menos parece, mas com um olhar diferente, um olhar inglês que eternamente tenta resolver a dualidade discrição/bizarrice.
Will Burrows é um jovem de quatorze anos com uma obsessão: cavar. Obsessão que ele julga ter herdado do pai, Dr. Burrows, um arqueólogo e curador de museu de cidade pequena que coleciona quinquilharias inúteis da revolução industrial doméstica do século vinte, leia-se eletrodomésticos quebrados. A família de Will é toda confusa e fora de padrão, na verdade os personagens parecem ter sido retirados do século dezenove e vestidos com roupas atuais, como se fossem sombras dos estereótipos familiares. Com o desaparecimento do pai Will se embrenha na terra para tentar encontrar a trilha do excêntrico arqueólogo e acaba se envolvendo em um mundo de perigos, novidades e desafios que podem lhe custar a vida. Depois de um início enganosamente devagar e com pouco emoção a segunda parte nos brinda com o deslumbramento de um mundo bizarro, antigo, cafona e possível. Aventura, crueldade, ansiedade e heroísmo também fazem parte da trama. É um livro estranho no bom sentido, quebrou e reconstruiu minhas expectativas de literatura fantástica urbana juvenil, o que é uma bela façanha. É uma boa aquisição para qualquer biblioteca desejosa de aventura e fantasia.
O texto foi descoberto por Barry Cunningham, o primeiro editor da série Harry Potter. Túneis é um best-seller internacional já publicado em diversos países. Lá fora a saga já está no segundo volume e a torcida para o lançamento desta continuação aqui no Brasil é grande. Aguardemos que a Rocco Jovens Leitores nos dê boas notícias em breve.

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para www.LivrosEmSerie.com.br
Sempre que via Túneis nas prateleiras das livrarias, sentia uma vontade enorme de levar ele pra casa. Mas os livros que eu conhecia melhor acabavam sempre passando à frente e nunca dei a devida oportunidade para esse livro, acho que principalmente pelo fato de nunca ter recebido nenhuma indicação de conhecidos sobre ele e, nem ao menos ver o nome do livro correr pelos blog literários da vida. Eis que enfim recebi o livro em casa para resenha e, ainda com um pouco de relutância pela falta de indicações, iniciei a minha leitura. Demorou um pouco, mas acabei me interessando demais pela história e “me joguei” no enredo do livro junto aos personagens.

Túneis, o primeiro livro da série, apresenta a nós leitores a estranha família de Will Burrows, um garoto solitário, vítima do bullying entre os colegas da escola por ser albino. Esse detalhe chamou muito a minha atenção no livro, pois geralmente os heróis são excluídos de algum forma na literatura – ou são órfãos, ou tímidos, ou criaturas sobrenaturais e etc. – mas essa foi uma das primeiras vezes em que a característica diferencial do personagem principal é trabalhada com naturalidade. É algo que faz parte da personagem e isso não a incomoda, nem a faz pensar menos de si mesma, em momento algum, tanto que esse fato é somente mencionado nas primeiras páginas do livro.

Will tem uma irmã, Rebecca, que é o pilar central da casa. Extremamente organizada a irmã assume o papel de mãe, arrumando a casa, lavando as roupas, fazendo compras e cozinhando, além de cumprir com os seus estudos. A mãe de Will é viciada em programas de TV e em poucos momentos ela aparece sem estar sentada na frente do aparelho, assistindo aos seus programas favoritose completamente alheia ao que acontece ao seu redor. Já o Dr. Burrows é um arqueólogo extremamente inteligente que trabalha “temporariamente” em um museu e que compartilha com o filho Will a paixão por escavações. O Dr. também é obcecado por fazer parte de grandes descobertas científicas.

Um dia, o Dr. Burrows desaparece misteriosamente por um túnel que seu filho Will não conhecia. Intrigado, o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai com a ajuda de seu melhor (e único até então) amigo, Chester. Os amigos acabam descobrindo uma civilização "esquecida" debaixo da Crosta e a partir daí, começa a se desenrolar a grande aventura subterrânea de Will e Chester. O livro é extremamente descritivo, e a história demora um pouco para engrenar, o que pode desanimar alguns leitores, fazendo-os desistir do livro. Porém, se você gosta de aventuras, adora tentar desvendar mistérios e ler sobre o desconhecido, vale - e muito! - a pena investir nessa saga. Os preços dos livros são um tanto salgados, mas sempre tem um pessoal disposto a trocar livros no Skoob e também dá pra recorrer aos sebos pra conseguir exemplares mais em conta, então pesquisem!

Uma vez debaixo da terra, na busca pelo seu pai, Will acaba passando por maus bocados nas mãos dos Styx, um grupo cruel que domina todo o subterrâneo. Porém ele encontra também pessoas boas, que o acolhem e acaba descobrindo verdades reveladoras sobre o seu passado. As personagens mais cativantes que ele encontra por lá são Cal e Tam, mas fica complicado discorrer mais sobre eles sem revelar spoilers do enredo todo, então fica por conta de vocês.

Eu gostei muito da temática do livro de civilizações subterrâneas, é engraçado pensar na possibilidade de existir um mundo inteiro debaixo de nossos pés. A abordagem é bem diferente do que temos nos lançamentos da literatura infanto-juvenil ultimamente e por isso o livro se destacou no meu conceito. Pelo fato do enredo se passar em média de 70% do tempo com as personagens debaixo do solo terrestre, algumas passagens são - literalmente - sufocantes. Houve horas na leitura em que eu era capaz de sentir o cheiro de terra, de bolor, e sofria de claustrofobia ao acompanhar Will pelos túneis da Colônia e da Cidade Eterna.

O único ponto negativo do livro são os excessos de descrições. Entendo perfeitamente que os autores tentam detalhar o máximo possível para que possamos imaginar esse mundo subterrâneo e nos ambientar na história, mas eu não sou muito fã de descrições longas e detalhadas. O ritmo do enredo não é acelerado, mas ao contrário do que parece isso não torna a leitura monótona. O fato dos capítulos não serem tão longos e sempre adicionarem uma pitada de suspense no final de cada um deles, ajuda a manter a curiosidade do leitor. O enredo dos autores surpreende e toma rumos inesperados e alguns personagens nos deixam boquiabertos - em todos os sentidos (bons e ruins) possíveis.

Deixo aqui um alerta. Túneis é daqueles tipos de livros que tem uma resolução final, mas deixa muitas pontas abertas e ideias sem resolução, que - acredito eu - devem ser desenvolvidas em sua continuação: Profundezas, já lançado aqui no Brasil. O primeiro volume da série vai virar filme e o projeto está em desenvolvimento.
Bruno Pereira 12/01/2012minha estante
Oi,Bru Duda. Adorei sua resenha,serviu para esclarecer muito de minhas dúvidas pessoais.Principalmente pela continuação do livro. Suspeitei que houvesse mesmo uma continuação pelo final incrivelmente vago de túneis. O único problema é que meu personagem favorito passou para o lado mal da força. Não queria que a Rebeca (ALERTA DE SPOILER)fosse uma Stix, mas fazer o quê. Abraços.

Nati 26/12/2009

Sinceramente, eu me decepcionei muito com este livro, pois estava muito empolgada para lê-lo, mas quando comecei a ler não gostei, nem do ínicio meio e fim. O livro parece ser até de aventura, porém eu me senti angustiada com as situações que aconteciam com os personagens, ao invés de me aventurar junto com eles. Fora que eu tive dificuldades em imaginar as cenas dos persongens no meio daquela cidade subterrânea.

Júlia 21/12/2010

Embora a narrativa se torne cansativa em algumas partes, o livro nunca perde o mistério e o suspense. Gostei muito do livro e estou ansiosa pra ler profundesas!

ironist 18/09/2009

chatinho
O livro começa com uma narrativa cansativa e chata, depois vai ficando mais legalzinho e tal, mas não chega a ficar interessante.
Juro que demorei muito mais que o normal pra terminá-lo de tão cansativo que é. A história é fraca, e a única coisa que salva são os personagens.
Mas eu quero ler a continuação para saber o que irá acontecer com o Will e com o Cal e se eles vão encontrar o Dr. Burrows.
Não Recomendo (N)

Bruno 27/04/2010

Túneis é um livro apaixonante.Conta a história de um menino que vai procurar o pai desaparecido, e acaba encontrando um mundo embaixo da terra, onde é torturado, submetido a trabalho forçado, e descobre ser alguém que nunca sonhou ser. Desde quando vi a capa do livro pela primeira vez, tive uma grande vontade de ler.
O livro me surpreendeu do começo ao fim. Quando comecei a ler, não achei que a história iria até onde vai. Não achei que seria tão magnifico, diferente, e por que não dizer, em certos momentos doentio.
A figura do personagem principal, é tão inusitada, que eu tinha que me obrigar a imaginá-lo do jeito que é descrito no livro. Li esperando mais uma daquelas tentativas de ser o novo Harry Potter, mas ouso dizer, que o livro não se preocupa nem um pouco com isso. Não quer saber de ser popular, muito menos de agradar a todos. Ele só quer contar uma história bem contada, e de levar os jovens leitores à um lugar onde nunca foram antes. As três partes do livro(A escavação, A colônia, e A Cidade Eterna)funcionam quase como três livros dentro de um. Confesso, que é necessário um pouco de paciência para a primeira parte, já que se passa totalmente, na Crosta Terrestre. Mas mesmo assim, o clima sobrenatural, e misterioso já paira no ar. Ás vezes, eu ficava angustiado pois os mistérios são tantos, que você quer devorar o livro cada vez mais rápido para saber até onde tudo aquilo vai. O final, é ainda mais angustiante. É daqueles que te fazem só conseguir pensar na continuação. Te fazem sentir ansioso. É incrivel, vale muito a pena. Me fez rir, me emocionou, e, principalmente, me angustiou. Autores tãp talentosos assim, hoje em dia, são raros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6