Sol e tormenta

Sol e tormenta Leigh Bardugo

Resenhas -

Keyty 29/02/2024

Esta resenha pode conter alguns spoilers de Sombra e Ossos.

“-Você sabe qual o problema com heróis e santos, Nikolai? - perguntei, fechando o livro e andando em direção à porta. - Eles sempre acabam mortos.”

No segundo volume do GrishaVerso, começamos acompanhando a jornada de fuga de Alina e Maly, porém como esperado por todos os leitores desse universo, Darkling encontra e captura os dois. Sendo levados a bordo de um navio liderado por um corsário imprevisível, Alina descobre que o Darkling possui planos ainda mais grandiosos para conquistar Ravka.
Com ajuda de novos personagens, Alina e Maly conseguem deixar a prisão marítima do Darkling e retornar para Ravka com a determinação de derrotar seu inimigo. Porém a conjuradora do Sol não imaginava que comandar um exército e se preparar para uma guerra poderiam ser responsabilidades ainda maiores do que ela imaginava.
Acompanhamos o crescimento da personagem principal, principalmente quando comparado ao primeiro livro. Ela compreende que precisa se tornar mais forte para derrotar o Darkling mas também sabe que tais escolhas possuem consequências e a principal delas é a solidão que cada vez se torna mais presente. Vemos uma garota assustada com o próprio poder mas ansiosa para usá-lo pois ele a completa. Uma órfã tentando entender quem é e qual seu lugar no mundo. Uma garota apaixonada que tenta se segurar ao amor mas que também o vê se afastar, afinal ninguém é mais o mesmo de antes.
Coadjuvantes ganham destaque merecido neste volume, conhecemos Nikolai Lantsov, segundo filho do rei que busca o melhor para seu reino. Aos olhos de Alina vemos um personagem profundo, que apesar de um grande ego também possui inseguranças.
Contamos também com os gêmeos, Tolya e Tamar, guerreiros incríveis e Grishas talentosos, que apoiaram Alina em toda sua jornada, mostrando que nem sempre a fé trata-se de fanatismo extremo. Por fim temos Maly, que no início do livro se mostra compreensiva e presente mas com a volta a Ravka suas atitudes mudam, mostrando traços de egoísmo que podem gerar irritação nos leitores.
Sol e Tormenta traz um maior aprofundamento na mitologia de Ravka, explorando mais os amplificadores de Morozova e a história dos Santos da nação.
Os capítulos finais de Sol e Tormenta trazem toda a crescente que foi prometida com o desenvolver da história e o livro termina com um gancho tenebroso para motivar a leitura do próximo volume.

Se você ainda não começou a Trilogia Grisha, você deveria fazer isso agora!

francelps 25/02/2024

Literalmente 90% do livro não acontece nada, só ela paquerando 50 caras diferentes
5% ação
5% tédio de novo
meu deus, o universo q a autora criou tinha tanto potencial e aí me coloca esses personagens insuportáveis e quartetos amorosos ?

¡zi 22/02/2024

ÓTIMO
Se um dia eu falei mal desse livro, não me lembro. Acho que foi ainda melhor que o primeiro, a narrativa da Leigh Bardugo divando como sempre e a história que simplesmente não deixa a pessoa parar de ler. Eu comecei meio sem esperança pq vi um monte de gente falando mal, mas depois que engatei na leitura, ninguém me segurava. Foi muito bom. Ansiosa pra esquecer dos spoilers que peguei vendo a série e poder ler o próximo KKKK

Emanuelly201 21/02/2024

Resenha
Alina e uma guerreira e sempre esteve disposta a dar e perder tudo de si para salvar Rakva. Teve que fazer grandes renúncias e sacrifícios, inclusive perder seu grande amor, Maly.

Ela aprendeu o verdadeiro valor da amizade ao longo de sua jornada e nunca se cansou de ir além. Com o apoio dos amigos e com a fé que muitos depositavam nela, ela se mostrou forte e sempre procurou dar o seu melhor.

Uma menina órfã, que não tinha nada e que se descobriu a Conjuradora do Sol, salvadora de Ravka, Santa Alina.

Depois de muita luta pela liberdade, ela conseguiu o que mais queria, uma vida normal, ao lado de quem mais amava.

Gabriela 21/02/2024

Eu queria ter dado 5 porém eu achei que até 60% do livro ta tudo muito parado e tudo se resolve fácil demais ! O final tem de tudo porém muito rápido também ... poderia ter aproveitado mais o caos.

Vini Vieira 21/02/2024

Leitura de altos e baixos
Não consigo muito classificar esse livro kkkk tem hora que tá super legal, várias coisas acontecendo, e tem momentos em que aparece que nada acontece, e que não vamos sair do lugar.

Gostei bastante da ideia de Grishas "piratas", com seus navios voadores e pretensão destemida!! O corsário com autoestima elevada, raciocínio perspicaz e humor ácido que, no final das contas, é um príncipe perdido/fugitivo foi um plot bem legal pra mim.

Também gostei bastante da construção da relação entre a Alina e o Darkling, com essa coisa do poder obscuro que ele adquiriu na última batalha na dobra, e a ligação deles através dessas "visitas" fantasmas com as quais a Conjuradora do Sol precisa lidar.

Agora essa história de Santa Alina é uma viagem pqp kkkkkkk esse fator me irrita um pouco. Outra coisa que me tirava do sério era o irmão do Nikolai, que cara burro!!

Enfim, apesar da lentidão, eu gostei!!
Vamos ver como será o último volume :)

Ana Lívia Mourão 18/02/2024

Ain eu ainda tinha esperanças desses ser bom sabe?! Gostei do 1º, mas nesse a Alina é totalmente iludida e abobalhada?o Maly me da nos nervos, pq ele se acha ?a última coca-cola do deserto?. O Darkling é um doido e o Nicolai é o mais inteligente e que mais barganha na história toda!

luisa499 18/02/2024

Sol e Tormenta
Comecei lendo esse livro esperando que ele fosse melhor que o primeiro mas... não foi. O começo e o final são bons, mas o desenvolvimento no meio foi chato demais. Não tinha nenhuma emoção. O casal principal não tem química e a Alina ainda é muito sem sal. Confesso que comecei a torcer pelo Darkling ou queria que a Alina virasse uma vilã, só pra dar mais graça na história.

As coisas ficam muito paradas no livro, não tem nenhuma ação ou avanço, Maly e Alina simplesmente não CONVERSAM e fica naquela coisa de "ah, você não me quer", "a gente nunca vai poder ficar junto" e acho que essa foi a coisa que mais me irritou nesse livro.

A única coisa que salvou foi o Tolya, a Tamar e, principalmente, o Nikolai (personagens secundários salvando um livro, uau). O resto foi bem ruim. Inclusive, não gostei tanto do plot, mas vou ler o último livro porque fiquei curiosa.

B.Dias 16/02/2024

Não consegui absorver muito da história, fiquei distraída em muitos momentos, apesar de ter tido muito mais ação do que no primeiro livro. Temos a introdução de novos personagens, dilemas e tomada de decisões que colocaram a vida de muita gente em risco e romance que não andou.

bia 16/02/2024

Bem melhor que o primeiro livro. Fato!
Em Sol e Tomenta temos mais ação e acontecimentos que movimentam a história.
Conhecemos novos personagens incríveis e muito engraçados, que dão um ar mais cômico à história (menção honrosa a Sturmhond e a Nikolai).
E houveram também reviravoltas muito bem construídas e inesperadas.
Só não me agradou muito que:
1) a Alina continua deixando as maquinações do Darkling entrarem muito na mente dela;
2) o casal principal não teve nenhum avanço, eles ainda estão naquela mesma complicação de "você não me quer por perto", "não podemos ficar juntos", "eu sou uma pobre coitada que não tem futuro com você". E pior, tudo isso só por causa de falta de comunicação, eles literalmente >não conversam

Akta 15/02/2024

Interessante
As vezes penso como a arrogância é a burrice de um personagem podem ser tão grande ao ponto de colocar vidas em riscos e perde muita coisa
Teve situações que poderiam ter sido evitadas na conversa
Qual o problema de falar a verdade pra aquele que você ama?
Enfim, terminou em um bom momento, me falaram que o terceiro livro é muito bom, espero que realmente seja

Ferrante 15/02/2024

O mally e a alina tavam insuportáveis nesse livro mas eu amei ver a ?politica?, amei ver a alina sendo ativa e começando a era girlboss, treinando a galera e pa e o nikolai é um tchuco, animada para o livro final!! eu to lendo essa serie de livros dps de ter visto a adaptação e eu fiquei chocada com as mudanças, muita coisa q aconteceu na serie de tv n apareceu ainda no segundo livro, achei interessante? os livros todos tem essa vibe anos 2010, adolescente fanfiqueira mas eu amo #nostalgia

Livros.Bichos 14/02/2024

É um livro bom, mas revoltante. Os personagens simplesmente não sabem tomar decisões, parecia um circo.