Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Feplip 07/06/2024

Essa história como um livro seria umas 3,5 estrelas mas acredito que como uma peça provavelmente é 4,5 estrelas.

Alc 05/06/2024

Bom pra oq promete (não promete muita coisa)
Gosto muito das sátiras e críticas, perfeito pra época

millsbooks 04/06/2024

Um pouco de literatura portuguesa...
Essa obra-prima representa perfeitamente o teatro português e o auge de Gil Vicente. Escrita em castelhano, trata-se de uma leitura rebelde e cheia de críticas a sociedade do século 15 de Lisboa (e também a Europa como um todo).

O livro em geral tem um propósito de sátira social, assim como de sátira profana, já que a Igreja Católica era até então a dominante da época. Dividido em estruturas de cenas de teatro, podemos ver no decorrer da leitura, diálogos do Diabo com personagens e do Anjo com estes mesmos personagens, personagens estes que representam todas as camadas da sociedade, desde judeus até mesmo agiotas.

Enfim, é um livro curto, no entanto não deixa de ser desgastante pela escrita ultrapassada. Podemos ver muitas críticas em forma de piadas, como um verdadeiro teatro cômico, o que de fato revolucionou na época. Porém, se você não tem o hábito de ler similares a este, no fim se torna apenas um livro chato e rasante.

Estela 04/06/2024

Auto Da Barca do Inferno
Oiii, li esse livro por conta da escola, confesso que contra a minha vontade. Contudo, é uma obra bem rápida e em certos momentos até divertida. Devido a linguagem da época as vezes é meio difícil de entender, além de ser escrito para a encenação de uma peça. Mas em geral é bacana e foi um texto muito importante devido às críticas para a Igreja Católica e sociedade da época.

Luana 02/06/2024

O livro em si é muito bom, tem uma linguagem rebuscada, mas é gostoso de ler. Por ser escrito em versos, é uma leitura rápida.
Mas pra mim não foi tão bom assim, porque tive que fazer a leitura pra um trabalho de português, então... poderia ter sido mais confortável, sabe?
Enfim. No geral, é bom sim. O PDF que eu li tinha explicações de termos difíceis, traduzia trechos em latim e trazia um pouco de contexto histórico em algumas partes, como na cena do Judeu, sobre o antissemitismo de Gil Vicente.
Foi bacana, mas se tivesse com menos coisa em jogo acho que eu teria aproveitado muito mais.

Patty Lima 24/05/2024

Apesar de ser uma releitura escrita em um gênero diferente do original, a linguagem reflete fielmente a época em que foi escrita. As imagens caricatas traduzem as personagens criadas por Gil de forma fiel e bem-humorada. Recomendo a leitura a todos interessados na época do Humanismo.

Lisa 24/05/2024

Não diria que tenho muita propriedade pra fazer uma resenha deste livro, pois não costumo ler livros com a escrita tão complicada, antiga. Em grande parte, por conta disso, não gostei do livro.
Entretanto a história é boa, foi enorme para a época, claro.
Ainda assim, não é um livro que me deu prazer algum em ler.

Nanda 23/05/2024

O auto da barca do inferno
Foi uma leitura para um trabalho da escola, mas no fim acabei gostando da leitura e de como as palavras eram, achei um livro interessante e com uma forma de mostrar a hiprocrisia social

giovannhastore 23/05/2024

Bom para o contexto
Li esse livro por causa da escola, mas acabou sendo uma leitura interessante, legal a crítica que Gil Vicente faz a sociedade, apesar de no início eu achar difícil de entender por causa do português, com o decorrer da leitura(que por sinal é bem rápida) fica fácil de "calcular" a língua na cabeça

FoorBernardes 22/05/2024

Se você gosta de teatro, não tem com tu estudar essa arte sem passar pelo texto de Gil Vincent e seus Autos, é simplesmente sensacional. A denúncia que ele faz à sociedade da época, entretanto se formar cômica, é muito pika! Leiam que vale a pena

Lara328 22/05/2024

Só li pq vou ter prova desse livro amanhã
Muito chatoooooooóoooooooooooóooooooooooooooooooóooooooook

Mariana 20/05/2024

Para fins totalmente acadêmicos...
Ultimamente só tenho conseguido ler livros para a escola, então vou salvá-los aqui também.

Esse, de uma forma resumida, conta que existia duas embarcações: uma que leva para o céu e outra para o inferno.

Ali seria uma forma de representar o juízo final, onde a vida da pessoa em terra era avaliada e seu destino designado.

Apesar do português antigo utilizado, por ser uma obra antiga, as vezes pode ser complicado de entender alguns trechos, mesmo tendo sido realizada a adaptação e facilitado alguns trechos mais complicados.

Lucas.soster 19/05/2024

Um livro interessante, uma crítica muito boa aos homens e mulheres da época em que foi escrito.
Uma obra que mostra os erros e acertos nas pessoas da época.
Bebelll 20/05/2024minha estante
Como você fez para ler tão rápido esse livro??

Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2024

Suas críticas não poupam ninguém - fidalgos, padres e magistrados mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo. Ninguém é salvo ou condenado em função de sua classe social.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8516050238