Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Cynara.Maira 16/01/2017

Criticas ainda atuais
Apesar de ter tido um pouco de dificuldade com a língua, a forma como são criticadas situações comuns da época e algumas até dos dias atuais, é bastante interessante.
Talvez se tivesse lido este livro na escola não seria tão bom como ele foi, muito pela pressão que teria.
Acho que a parte mais interessante foi a do procurador e do corregedor, mostrando as atividades corruptivas que muitos da área fazem, além da proteção com pessoas mais simples. Li rápido porque além de curto é um livro muito prazeroso

Gaby 12/05/2017

Recomendo :)
Apesar de ser um pouco difícil ler ele, eu amei, apesar de ser bem velho têm coisas no livro que podemos relacionar com atualmente. Achava que iria achar ele bem chatinho, mas quando comecei gostei muito.

Duda 27/06/2017

Parvos somos
Foi minha primeira leitura obrigatória e foi muito bom. Achei interessante, principalmente, o fato de abordar a crença do Inferno e do Paraíso, e para onde você vai após a morte, para onde você "merece" ir. A leitura é curta e simples, apesar de ter uma crítica enorme por entre as linhas.

Isa 24/07/2017

Auto da barca do inferno
O "Auto da barca do inferno", quando li pela primeira vez, achei muito chato, com uma leitura complicada (já que está no antigo português) e de difícil compreensão. Porém, após várias releituras, consegui compreender o ponto principal e a gostar mais do livro, até esqueci que a leitura era complicada, pois você entra na dinâmica do livro e do que Gil Vicente queria retratar.

toriviane 28/04/2024

Auto da barca do inferno
Mesmo a escrita sendo de formal e do velho português, eu consegui pegar bem o conto e achei ele fluido, a ideia das barcas e da recusa das pessoas a embarcar é muito boa.

gostei muito do tom irônico e debochado que as críticas são passadas, trouxe um alívio cômico ao mesmo tempo que trabalha a hipocrisia humana e nossas ações. achei bem divertido!

Volnei 06/02/2018

Auto da Barca do Inferno
O auto da barca do inferno é de certa forma uma critica a sociedade que valoriza mais os bens materiais que os bens espirituais. O livro descreve um fidalgo que deve embarcar em uma barca que o levara para o inferno. Há duas barcas onde uma leva ao céu e outra ao inferno, mostrando as diferenças entre aqueles que valorizam mais os bens materiais que os bens espirituais. Esta é uma obra que pode ser comparado ao livro de Dante Alighieri. . cujo titulo é A divina Comédia.Gil Vicente mostra nesta obra os valores da época, fazendo uma sátira social e demonstrando que aqueles que acumulam e não pensam no bem e nas leis de Deus em vida, merecem o inferno como destino.

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Breno 02/04/2018

sendo bem sincer...nao entedi porra nenhuma desse livro kkkkkkkkk
eu li a versão de portugal e pouca coisa do diálogo eu entendi pelo fato do português ser muito arcaico

Vitor 20/04/2018

Considerado o criador do teatro português. Gil Vicente escreveu. encenou e até representou mais de quarenta autos ao longo de sua vida. No Auto da barca do inferno. uma complexa alegoria dramática que satiriza o juízo final católico. Gil Vicente apresenta duas barcas. a do inferno e a da glória. Muitas almas são julgadas e a maioria é condenada ao inferno.

Mesmo que escrito há muito tempo, [O auto da barca do inferno] é um livro muito atual e importante. O defeito principal no começo do livro é a linguagem, que a partir da metade do livro não se torna um fardo, mas simplesmente o modo de diversão.

Matheus_Morandi 21/06/2018

Uma comédia muito impressionante.
No livro Auto da Barca do Inferno, nos conta que quando alguém morre, dois barcos estão esperando para levar essas pessoas.Um leva para o inferno e outro leva para o céu.O diabo e o anjo são responsáveis por recepcionar quem vem aos seus barcos, portanto, durante o decorrer da peça, Gil Vicente manda muitos personagens até eles.
Ao todo temos 11 personagens, esses são: um nobre Fidalgo, um Agiota, um Parvo, um Sapateiro, um Frade, uma Cafetina, um Judeu, um Corregedor, um Procurador, um Enforcado e os Cavaleiros Cruzados.
Ao longo da peça vamos descobrindo para qual barco eles irão, da forma mais irônica possível.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Primeiro Da Trilogia
O Auto da Barça do Inferno", de Gil Vicente, foi escrito num momento de transição, quando o homem abandonava as trevas medievais e emergia para a luz do humanismo e esse conflito domina a obra, isto é, ao mesmo tempo que o autor critica a sociedade de seu tempo, seu pensamento continua centrado em Deus.

Também denominado "Auto da Moralidade", ele foi representado pela primeira vez em 1517 e é a primeira parte de uma trilogia da qual também fazem parte o "Auto da Barca do Purgatório" e " O Auto da Barca da Glória".

Dividido num único ato e com um linguajar de acordo com o nível sócio-cultural das personagens, seus versos são Redondilhas Maiores, exceto em alguns trechos e como Gil Vicente sempre manteve um padrão constante em suas obras, esse fato sugere possíveis erros de impressão.

Seu cenário é um porto onde estão ancoradas duas barcas: uma com destino ao paraíso cujo comandante é um anjo e a outra com destino ao inferno que tem na chefia o diabo. Todas as almas, assim que se desprendem dos corpos, são obrigadas a passar por esse lugar, para serem julgadas. Dependendo dos seus atos, elas são conduzidas a uma ou outra embarcação e tanto o anjo quanto o diabo podem acusá-las, mas somente o primeiro pode absolvê-las.

Nesse auto, só serão julgados representantes típicos da sociedade lusitana: o fidalgo, o onzeneiro ou agiota, o parvo, o sapateiro, o frade, a alcoviteira metida com bruxarias, o judeu, o corregedor, o enforcado e quatro cavaleiros que combateram nas Cruzadas.

Entre mortos e feridos, só resta descobrir quais figuras do seleto grupo ganharão o direito de uma bem-aventurada existência no Paraíso. Faça sua aposta.

AriAri0 09/08/2018

O diabo é o mais encantador desta leitura, haha

Diogo.Kuchnir 30/08/2018

Auto da barca do inferno
O livro nos conta que quando alguém morre, dois barcos estão nos esperando e os responsáveis por nos receber no primeiro barco é o diabo e no segundo o anjo ao decorrer do livro são ao todo 11 personagem que ao longo do livro vamos descobrindo em barco cada um vai.

Tay 14/03/2019

Rápido e Incrível
Quando eu vi a quantidade de páginas que a edição que pegara emprestado na biblioteca tinha, fiquei preocupada de o livro não ser muito completo e confuso. Para minha grande satisfação, toda a história foi lindamente construída, me fazendo inclusive querer ter mais páginas, querer saber sobre o destino de cada alma ali presente. Gil Vicente escrevera há muitos anos atrás, mas, ainda consigo ver um encaixe perfeito com a obra e os dias atuais. Achei que se assemelharia com Dante, talvez por se tratar do lugar para onde nossas almas vão após a morte, mas é uma obra totalmente diferente, e isso me deixou muito feliz. Recomendo bastante!

Renivaldo.Cordeiro 27/03/2019

Uma das coisas mais incríveis que já tive o prazer de ler. Dinâmico, em prosa. Excêntrico e sensacional.
Gil Vicente teve nessa obra um filing que poucos escritores conseguiram durante a carreira.
Uma obra surpreendente.